O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Victor 09/12/2009

Eu, eu mesmo e Eduardo
Cuidado quando for ler! Você corre o risco de ser fisgado com mais rapidez do que pensa e acaba imerso na personagem de Eduardo, com seus erros, acertos, confissões e buscas.

Afinal de contas, quem não tem um pouco de Eduardo Marciano em si? Quem marcou um encontro há tanto tempo e ainda assim o outro/outra ainda não chegou? Sequer deu notícias... Resta a espera por algo que talvez não virá. Mas essa espera não é inerte, porém cheia de descobertas sobre si e sobre o mundo, que, embora não sejam conclusivas ou às vezes importantes, são ainda material daquilo que o ser humano é feito.

A mensagem mais reconfortante e inspiradora do livro é a de continuar vivendo, não importando as dores, dúvidas. Veja Eduardo! O grande Eduardo! Tinha dúvidas sobre sua carreira, seu amor, seus amigos, sua sexualidade, sua religião, sobre si mesmo! Mas veja o seu fim? Seria Eduardo o próprio Sabino? Seria Eduardo eu mesmo?

Seria você?

*Mais do que recomendado.
Jhennifer 27/09/2011minha estante
O livro é realmente fascinante!
E sim, é muito fácil ser fisgado pela história de Eduardo...
E sim, Sabino já confessou em diversas entrevistas, que o livro é, em diversas passagens, uma autobiografia...
E, novamente, sim! Todos nós temos um pouco (ou muito) de Eduardo Marciano...

Amanda Miranda 27/06/2012minha estante
Já estou com saudades dos personagens.

Valecia 17/10/2012minha estante
Voc~e viaja... sai de um mundo e entrar no mundo de Eduardo... No encotro Marcado!

Nathy 19/10/2012minha estante
Maravilhoso e inesquecível esse livro! Li junto com um amigo na sétima série, hoje ão estudamos juntos já há dois anos, mas desde que lemos temos um encontro marcado! *-*

Nanda 20/01/2013minha estante
Adorei o livro!!É um dos meus favoritos. Acho que no fim das contas trata de algo que todos buscam ,que é se encontrar.

Karinny 03/04/2013minha estante
Realmente o livro é fantástico.

karina 13/09/2013minha estante
Fernando sabino é demais. o Eduardo é um cara comum que quando a gente lembra desta historia parece que são lembranças de algum conhecido... muito bom

Venus in Furs 29/07/2014minha estante
Este livro marcou minha adolescência.
Quando eu cursei a oitava série do ensino fundamental em 2007, eu tinha treze anos. E diferente dos meus colegas que gostavam de passar a hora do intervalo passeando, namorando e tal, eu ia para a biblioteca do colégio e ficava lá lendo até o fim do intervalo. E foi na biblioteca do colégio que descobri O Encontro Marcado, foi lá que comecei e terminei de ler esta história fantástica.
Sete anos se passaram e não consigo esquecer Eduardo Marciano, vivi com ele todos os seus tropeços, suas desventuras, seus amores e desamores, é como se eu tivesse presenciado todo o desenrolar da trama.
Porque os melhores livros são estes, os que te deixam amigo dos personagens e quando acabam te deixam com saudades, como se você tivesse se despedido de um amigo muito querido.

Lelouch_ph 20/01/2022minha estante
Tô lendo agora, tá indo de 0 a 100 muito rápido mas tô amando.

Vittorio.Freitas 21/09/2022minha estante
Porra já tô acabando o livro que tiro

Guilherme 01/04/2023minha estante
Mano, que livro sensacional!

Lelouch_ph 02/04/2023minha estante
Voltando aqui só pra dizer que eu me apaixonei pela escrita de Sabino mesmo.

Alê | @alexandrejjr 17/03/2018

Simples, bem escrito e realista

Esta é uma das principais obras do Fernando Sabino e foi o segundo livro que li do autor, sendo que o primeiro foi "Deixe o Alfredo Falar!".

O grande barato deste livro, na minha opinião, está na escrita simples, direta e muito clara da história. Acompanhar a vida de Eduardo Marciano pode te fazer rir, pensar, sentir tédio e ter esperança. Outro ponto que vale destacar é como a narração se confunde entre o autor e a personagem principal, algo muito difícil de se fazer (bem). E, por último, a quantidade absurda de referências a literatos, filósofos e alguns personagens históricos mostram como o autor, enquanto romancista, dominava a técnica literária.
Vitoria 27/06/2022minha estante
Um dos primeiros livros que me recordo ter lido na adolescência! Passei anos com a história em mente, tentando relembrar qual era - não recordava autor nem título - até que finalmente o reli.

Alê | @alexandrejjr 27/06/2022minha estante
E a experiência? Continuou satisfatória, Ana?

Vitoria 28/06/2022minha estante
Continuo fã da obra!

clara 24/08/2022minha estante
é uma leitura difícil??

Alê | @alexandrejjr 25/08/2022minha estante
Não acho, Maria Clara. Acho um livro bem acessível, inclusive. Todas as referências são colocadas naturalmente na história, é bem interessante.

clara 25/08/2022minha estante
obrigada!!? aproveitando o comentário, queria pedir indicações de com qual começar clarice lispector

Alê | @alexandrejjr 26/08/2022minha estante
Pois então. Eu li apenas três livros da Clarice, Maria Clara. Dos três, achei mais interessante e acessível "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres". "Perto do coração selvagem" é muito bem escrito também, mas menos redondo (afinal é a estreia dela). Agora, o que eu definitivamente não indico pra começar é "O lustre", pois esse é muito denso e desafiador.

Bookster Pedro Pacifico 25/12/2023

O encontro marcado, de Fernando Sabino
“Parece qualidade fora de moda, essa de um livro ‘’prender’’. Acho qualidade essencial, invejável. (…) A primeira pausa, a primeira mesmo, vem exatamente e apenas no fim.” Foi assim que Clarice Lispector descreveu a experiência de ler esse clássico da literatura brasileira. Publicado em 1956, a obra do escritor mineiro Fernando Sabino é um brilhante romance de formação de um jovem escritor, Eduardo Marciano.

A nova edição comemorativa pelo centenário de Sabino já inicia com um texto do autor brasileiro Michel Laub - de quem gosto muito - sobre a relevância da obra para a literatura nacional. Comecei a narrativa sem muito saber sobre o estilo do autor e fiquei impressionado, logo no início, com o ritmo que ele consegue impregnar em seu texto.

Com o passar dos anos, o protagonista passa a viver uma longa crise existencial, questionando o verdadeiro sentido da vida. Em uma história marcada por bares e conversas filosóficas com seus amigos e com outros personagens que encontra ao acaso, Eduardo acaba descortinando os conflitos de uma geração. São relacionamentos problemáticos, insatisfações profissionais e falta de sonhos. E, para complementar, Eduardo é um personagem que não gera qualquer admiração pelo leitor (para dizer o mínimo).

A forma com que o autor construiu o texto é peculiar. Diálogos que vão se alternando, em
situações e com personagens distintos. Em alguns momentos, o leitor precisa ficar mais atento, mas nada que tenha prejudicado a leitura. Pelo contrário: achei um estilo interessante, que refletiu um pouco do ar caótico que o protagonista transparecia. Um caos sem solução e, até mesmo, que sequer consegue ser compreendido.

Para mais resenha, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/C0SaHZsrFRR/
Amanda 26/12/2023minha estante
Le O Menino no Espelho, Pedro (:

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: O encontro marcado, de Fernando Sabino
“Mauro tinha mania de inventar provérbios:
– Quem de si faz alarde, cedo o rabo lhe arde.”
“Casando ou deixando de casar, a gente se arrepende sempre.”
“Não sei quem, acho que foi Guardini – aquele livro que eu estava lendo, sabe? – que disse: “o homem que quer justiça tem de colocar-se em nível superior ao da simples justiça”. Pois bem: isso serve para tudo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/01/o-encontro-marcado-fernando-sabino.html

RicardoKelmer 24/07/2009

O ENCONTRÃO MARCADO
O ENCONTRÃO MARCADO
Ricardo Kelmer - blogdokelmer.wordpress.com

Há livros tão especiais que deviam fazer parte do álbum de fotos da pessoa, você não acha? Eles são decisivos, apontam caminhos, mudam o rumo da vida. Você deve ter livros assim. Difícil eleger o mais importante, né?, há sempre o risco de ser injusto. No meu caso, já passei dos quarenta, acho que minha opinião não seria suspeita. O livro da minha vida se chama O Encontro Marcado. Seu autor: Fernando Sabino.

Para falar dele preciso antes voltar à infância, eu na biblioteca do colégio Santo Inácio encantado com os livrinhos infantis, o melhor brinquedo que poderiam inventar. Mais tarde descobri aquela coleção Para Gostar de Ler, crônicas de vários autores brasileiros. Que delícia! Ainda agora sinto na alma o gosto de susto e descoberta que vinha daqueles textos, horizontes que se abrem, possibilidades desveladas. Hoje eu sei: foi naquele momento, aos dez anos, que as sereias da literatura me fisgaram para sempre e eu saltei no mar. A minha procura encontrava um sentido. Foi lendo aquelas crônicas que decidi ser escritor.

Sabino era meu predileto. Suas crônicas ilustraram toda a minha adolescência. O humor, a ternura, o modo econômico, o olhar ao mesmo tempo leve e agudo pousado sobre as pequenas questões do dia-a-dia… Seu estilo me fascinava. Eu já escrevia historinhas e os professores gostavam de minhas redações. Eu ainda não sabia mas já procurava. Porém quando tentava crônicas me batia uma terrível sensação de impotência. Lembrava de Sabino e aí pesava sobre mim sua sombra gigantesca. Não, eu jamais conseguiria escrever como ele, melhor nem tentar. Maldito! Como podia incentivar e ao mesmo tempo destruir um jovem candidato a escritor?

Meu pai me presenteava com os livros do mineiro, que eu lia com renovado fascínio. Adolescente, espinha no rosto, eu sonhava ser escritor. Mas era algo difícil de visualizar… Que caminhos percorrer, a quem pedir ajuda? Como ser cronista se as melhores crônicas já estavam escritas?

Então deu-se o encontrão. Dezoito anos, dividido entre o velho sonho literário e as dez mil coisas do mundo, peguei na biblioteca da faculdade um romance chamado O Encontro Marcado. Putz, que pedrada! Comecei a ler de manhã, não almocei, entrei pela tarde, faltei à aula. A noite veio e eu lá extasiado, sem conseguir largar o livro. Foi um clarão de luz que iluminou de vez o caminho. Eu fechei o livro, fui até a janela e olhei pro mundo lá fora. E disse baixinho, com a leveza que só as grandes revelações permitem: tenho que ser escritor.

Aquele livro em minhas mãos dizia tudo. Eu estava ali! Eu era Eduardo Marciano brincando no quintal, querendo ser atleta, descobrindo os livros. Eu era Eduardo puxando angústia, porres homéricos de poesia, promessas de amizade. Eu era aquilo tudo, otimismo, amargura, ironia, paixão, solidão. Eu, mais um marinheiro ensadecido a quem as formosas sereias das letras olharam nos olhos.

A criança já havia decidido. Mas agora o jovem confirmava. Eu não tinha saída: simplesmente não poderia ser outra coisa na vida senão escritor. Eu trombara com meu próprio destino, um esbarrão que me encheu dessa estranha liberdade de quem abraça a própria sina. Sabia que não seria fácil e que, como a maioria, eu provavelmente desistiria pelo caminho. Sabia também que deveria beber em muitos estilos para encontrar o meu próprio. E entendi que não devia temer as grandes sombras.

O tempo passou. Vão-se mais de vinte anos. Combinei com amigos encontros solenes aos quais não fomos, roubei esqueletos, fiz de muitas quedas um passo de dança, fui interrompido antes de terminar. Reli O Encontro Marcado outras vezes. Certo dia comprei um e deixei sobre o banco da praça, com dedicatória ao desconhecido que o encontrasse. Pois é, o tempo passou. E o destino se cumpriu, tornei-me escritor. Culpa daquele livro diabólico.

Há encontros que marcam para a vida inteira. O meu foi aquele. E é ao romance de Sabino que agradeço. Pelos céus e infernos que passei e passarei em nome das sereias da literatura. Por ter me ajudado a fazer do medo uma ponte. Por ter feito da minha procura um encontro.

Ricardo Kelmer 2004

Este e outros textos você encontra no livro "Blues da Vida Crônica"
Victor 08/12/2009minha estante
Muito bom!!! xD

AdriBoeck 06/08/2015minha estante
Muita sorte, Ricardo!
"tem gente que vem ao mundo de caminhão, tem gente qe vem de bicicleta" (Leila Ferreira)
Encontro Marcado é a pedrada, é para O caminhão, mas minha luta é para estar de bicicleta.
Belo texto!

Joao.Alessandre 29/12/2023

F
Ficção fresca, fluída e fascinante...muitos outros "f" poderiam ser listados pra resenhar esse livro de formação de Fernando Sabino. Fantástico, fértil em desdobramentos e feliz nas conclusões finais. O autor nos apresenta Eduardo com características precoces e intempestivas num crescente de complexidade na medida que os anos vão avançando. Seus desafios, fracassos, vitórias e iniquidades são expostos de maneira leve, engraçada intercalados por passagens de extrema dramaticidade. Fala muito no subtexto. A prosa mineira nos envolve totalmente. Formidável!

Erica 05/05/2023

Adorei a forma como foi escrita a história de Eduardo e seus amigos e amores. Foi uma leitura agradável.
Fabiolla Rabelo 05/05/2023minha estante
Eu amo esse livro em um grau!!!

E. Dantas 02/03/2010

ESTRANHO
Esta é a palvra que tenho para o "Encontro Marcado". Exatamente essa palavra: Estranho. Que aliás, é como me sinto agora, que acabei de le-lo faz cinco minutos.

Diferente da minha obra predileta ( não só de Sabino, mas da vida ), "O grande Mentecapto", Eduardo Marciano é real demais. Não existe em sua vida, o tom lúdico da vida de Viramundo, e isso, desculpem-me pela repetição, é estranho.

Estranho porque é uma vida contada em poucas páginas, mas com uma densidade e declínio avassaladores. Você jura que a vida do poeta seria diferente, muito diferente...

Eu ainda estou meio assustado, talvez eu devesse escrever essa resenha depois, mas achei que seria interessante compartilhar essa visão menina da obra.

Sou artista, como Eduardo Marciano, e espero com todas as forças, ser artista diferente de Eduardo Marciano.

Estranho e curioso.

Curioso e obrigatório.

Obrigatório e esquecível.

Esquecível e Estranho.

Beijos e inté!

DeBee-SaN 10/04/2010minha estante
Concordo plenamente com você!

Ju 05/05/2010minha estante
Ju 05/05/2010minha estante

Acabei de ler O Encontro marcado e entrei pra colocá-lo como lido e classificá-lo. Vi que vc também tinha lido e resolvi ler o que vc escreveu. Precisava de alguém pra compartilhar esse turbilhão de sensações que foi ler esse livro. Nossa tive a mesma sensação, é um livro assustador, é visceral! E tô meio no ar ainda e como vc tive vontade de escrever minhas impressões logo que acabei de ler e nem dá pra publicar, mostraria na verdade pra poucas pessoas pelo que foi saindo no impluso da emoção... fiquei assustada como vc.É isso!

Claudia 08/03/2022

A história é como uma biografia do personagem. Conta sua vida desde a infância até depois dos 40 anos.
~
Não posso dizer que a história é ruim por que tem boa temática. Mas as vezes é tão arrastada que me fez questionar o por que de ter começado a ler.

05/06/2020

Eu vou deixar esse trecho aqui gravado.

?O silêncio é a linguagem de Deus. No princípio era o Verbo, vocês sabem o que é isso? O silêncio, o espantoso silêncio do princípio. Ah! o verbo e o silêncio são a mesma coisa. Que coisa bonita que eu falei, minha Nossa Senhora. É preciso escutar o silêncio, não como um surdo, mas como um cego! O silêncio das coisas tem um sentido. Quem não entende isso não entende nada.

Eduardo se viu de súbito transportado a uma noite já longínqua, no Parque, diante da estátua de Anita Garibaldi. O demônio mudo.
? E a música? ? desafiou.
? A música ? o velho traçou com o dedo uma pausa no ar ? é a expressão mais completa do que estou dizendo. Ou do que não estou dizendo, pois é preciso ouvir apenas o que não se diz. Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Eu ia chegar nela. A música também é silêncio. Bach sabia disso, Mozart também. Beethoven só soube quando ficou surdo. O ar não é silencioso? O vento não faz barulho? E que é o vento senão ar? A música é o silêncio em movimento.
? O mesmo com as palavras.
? Não senhor: as palavras estão em quem fala e em quem escuta. O silêncio fica entre os dois, intocado, um silêncio enorme, intransponível. Ao passo que a música está nela mesma, isto é, no que resta além de nós. E o resto é silêncio. Adeus.?

Alinesmne 02/06/2022

"Sua razão de viver era essa, ? não morrer."
A gente fica íntimo de Eduardo Marciano por conta da escrita fabulosa do Fernando Sabino. Mesmo não sendo em primeira pessoa o leitor consegue saber o a personagem pensa, como se estivesse dentro da cabeça dele. As frases curtas muito usadas na primeira metade do livro mostram a rapidez de pensamento da criança e do adolescente Eduardo, e o adulto miserável e desapaixonado da vida também fica evidente nas frases soltas mas não sem sentido. É uma leitura muito gostosa apesar de densa.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Pedróviz 20/08/2011

Personagem que não quer crescer
O Encontro Marcado é um dos melhores livros que li até o momento. Fala da vida de Eduardo, que cresce com muitos talentos, mas que se torna um homem solitário. Vou comentar várias coisas aqui, menos sobre o encontro propriamente dito.

O Encontro Marcado mostra a vida de uma forma nua e crua, não cai em momento nenhum em sentimentalismos ou clichês. Seu único defeito, talvez, fique por conta dos personagens ainda jovens e boêmios, metidos a intelectuais, enchendo parágrafos com trivialidades filosóficas, simplesmente para retratar uma fase de puro entusiasmo e ilusão.

É uma obra que desenvolve bem os personagens sob o ponto de vista psicológico, especialmente Eduardo, que acompanhamos desde a infância até a idade adulta. Eduardo é um personagem que desde jovem vai mostrando várias vocações e vai fazendo suas novas escolhas esquecendo amizades, relacionamentos, mudando de vida como quem muda de roupa. Por reunir tantas aptidões e ser tão competente nelas, seria de se esperar um final feliz, entretanto, Fernando Sabino quis que Eduardo, pela sua dificuldade de relacionamento, pela sua dificuldade de se doar, acabasse pagando, como pagam todas as pessoas na vida real.

O romance passou a impressão clara da solidão vivida pelo protagonista nos momentos finais do livro. Um importante aspecto que me chamou a atenção na obra foi o caráter efêmero das coisas e principalmente das relações, as quais precisamos aprender a valorizar para não nos vermos isolados no mundo. Mas,aparentemente, essa dor da solidão não parece ser um preço muito alto para o protagonista em troca dos prazeres da sua liberdade; simplesmente não sei a troco de quê ele procurou a companhia de uma esposa na sua vida se ele é avesso a compromissos, é o seu lado impulsivo e obsessivo, um poço de vícios o nosso pobre herói.

No final do livro, ele largou tudo, iniciou uma viagem sem destino, acredito que ele começou a cultivar outro modo de vida, conversando mais francamente, falando menos dos seus méritos, citando menos autores, ouvindo mais, aprendendo mais. Até pouco tempo ele vivia como um adolescente entusiasmado e agora ele pretendia cair na realidade de um modo peregrino - ao que tudo indica, ele continua não se sujeitando a uma vida normal e sua mãe viúva vai morrer sozinha mesmo. Eduardo é um homenzinho que só pensa em si mesmo, o que até era aceitável na sua infância, mas o personagem de fato demonstra que não quer crescer. Ou, talvez, essas viagens fossem moda na época para os intelectuais recém abandonados.

O Encontro Marcado é um livro inesquecível e é sujeito a muitas interpretações na medida em que nos aprofundamos na sua análise.
Rodrigo C. Pereira 22/09/2020minha estante
???

Joel.Martins 21/08/2021

Um homem que precisa de terapia
Aqui temos muitas mensagens sensacionais, daquelas que passamos a vida inteira refletindo.
Infelizmente, não tive tanta conexão com Eduardo. Contudo, as fases da vida do personagem me retrataram lembranças marcantes.
Um grande gostei para essa leitura ??

Sira Borges 10/08/2023

O encontro marcado
Li esse livro na época da faculdade. Lembro que comentei com meus colegas de república sobre a história e resolvemos marcar um encontro pra dali a tantos anos... Só que não fomos tão eficientes quanto aos métodos e perdemos o contato. Só me lembro que o encontro seria na igreja do Bonfim, em Salvador... uma pena!!! Mas o livro é muito bom mesmo!!!
Guilherme 10/08/2023minha estante
Projeto "resenhas"?

Sira Borges 10/08/2023minha estante
Sim!

Guilherme 10/08/2023minha estante
Tenho que seguir seu exemplo

Sira Borges 10/08/2023minha estante
Bora!