O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Luiza 19/09/2024

Releitura, porém com gostinho de lido pela primeira vez.
Livro lido pela primeira vez aos 12/13 anos para a escola, porém eu não tinha maturidade o suficiente para entender 50% da história, dos sentimentos e emoções de Eduardo e da vida no geral. Coloquei como meta essa releitura, pois sempre olhava para ele na minha estante e não conseguia lembrar de nada que estava escrito ali. Estou muito satisfeita com essa decisão, pois foi uma leitura esclarecedora, de certa forma. Muito triste, cruel, dolorosa, mas também real e comum, como se a vida de todo mundo fosse muito parecida na essência, afinal, todos nós erramos (e muito), nos sentimos perdidos e às vezes pensamos demais. Apesar de ter me irritado durante a maior parte da narrativa, Eduardo é apenas uma pessoa tentando seguir em frente.

"Você nunca mais teve aquelas coisas não? - perguntava Antonieta, preocupada.
- Não: às vezes sinto uma ameaça, mas já tenho minhas defesas. O segredo é ir para a frente e não para trás: é uma espécie de lodaçal em que a gente mete o pé. Se parar para tentar arrancar o pé, acaba deixando o outro e se afundando a cada novo esforço, compreende? Atolando-se no lodo até a boca, sabe como é?".

paula1735 19/09/2024

"Sei apenas que estou vivo. Nada mais sei."
Que soco no estômago, quanta dor, quanto desespero, quantos erros...
nunca fiquei tão imersa em uma história como fiquei nesse livro.
toda a vida de um homem, que arrancava a pele do rosto quando criança e na vida adulta lutou com todas as garras pra permanecer vivendo.
esse livro é muito brutal, é muito doloroso, de verdade.

é o grito de toda uma geração, é o encontro de toda uma geração, em todas duas dores, desesperos e erros

*o livro não é apenas feito de brutalidade e tristezas, possui muita beleza em vários aspectos, destaca muito a importância da amizade, da literatura e da beleza do cotidiano. que livro poderoso

Dunkstl 09/09/2024

Marciano e sua vida
Nunca antes em minha vida estive diante de uma obra tão pessoal quanto a de Sabino e sua prosa. O encontro marcado veio diretamente de um coração, que sente a vida, mas controla a caneta na hora de expressá-la, mostra ao mundo a realidade, suas desilusões, sua tristeza, seus triunfos, tudo que a vida um dia já fora na percepção precipitada de alguém ou até mesmo em uma percepção geral, quem sabe?
Só sei de algo, o encontro marcado é belíssimo, talvez seja uma das obras que mais tenha me afetado diretamente, acredito que muito deste sentimento veio do estilo de escrita jornalística, que surpreende pela simplicidade crua, mas não vaga, nem um pouco vaga.
Uma experiência pessoal tanto ao autor quanto ao leitor.

Maria22510 02/09/2024

Ele faria da queda um passo de dança
É aqueles livros monótonos que conta uma história comum sem grandes surpresas, mas que lhe pregam peças e lhe deixam intrigada com certas situações e ensinamentos que é uma verdade que dá na sua cara!

Monique 16/08/2024

O Encontro Marcado
Eduardo Marciano foi um menino precoce, filho único, aprendeu a ler sozinho e sempre carregou consigo o desejo de ser escritor.
Acompanhamos a sua vida desde a infância, a transição para a adolescência, a primeira paixão, a descoberta da sexualidade, a fragilidade da vida diante da morte de um amigo, a descoberta da amizade e dos elos formados entre eles e um questionamento feito por um padre, na época do ginásio, que o incomodará por toda a vida: Você acredita em Deus?
Na fase adulta, vivemos com ele o encontro do amor, o casamento, a perda de um filho, a infidelidade, o divórcio. Vemos a sua entrega ao vício, adquirido ainda na adolescência, que o leva muitas vezes à fuga da realidade.
Em meio a tantos encontros e desencontros, conquistas e perdas, Eduardo Marciano segue no seu mergulho interno, na busca do encontro consigo mesmo e da resposta àquela pergunta do padre, que por tantos anos o acompanhou...
A reflexão sobre a vida do Eduardo me levou a perceber como que a busca por nós mesmos, o encontro marcado do "eu comigo" e um encontro verdadeiro com Deus é sempre o mais difícil, no entanto o mais necessário e importante da nossa vida.
Essa foi a minha conclusão sobre a leitura, recomendo demais e espero que você tenha um encontro especial com você mesmo... e com Deus! ?

Teti 14/08/2024

Sempre é tarde.
Meu deus, será a vida essa sucessão de encontros, reecontros e desencontros? com o outro, consigo, com a morte, com Deus, com a nostalgia de quem queria ser e de quem foi. com pressa, precoce, gritando literatura num barzinho na pampulha. deixando-se escapar o eu pelas frestas, estou me acabando. pureza? o que sempre permanece é a angústia.

Beatriz3345 11/07/2024

Trajetórias de uma história
Ao longo da obra, há a descrição da jornada pela qual Eduardo vivenciou ao longo de sua infância, adolescência e vida adulta. Acompanhamos as angústias, dúvidas, decisões, pensamentos e emoções do protagonista. Há diversos trechos em que Eduardo contrapõem ideias diante da perspectiva moral e imoral pensando no modo como deve agir. Por vezes, analisa e repensa a situação em que vive, se está mesmo satisfeito com o momento pelo qual está atravessando. Uma leitura fluída e muito interessante.

Leonardo Bezerra 22/06/2024

Tudo aqui é muito sensível e doloroso de ser lido se você se identificar de alguma forma com o protagonista. A história é muito bem escrita - fazia tempo que não lia nada de Fernando Sabino - e o desfecho um pouco agridoce não é suficiente para me fazer desgostar menos da história. Leria várias vezes até enjoar - se fosse meu hábito.

Denilson60 19/06/2024

Em Encontro Marcado, acompanhamos boa parte da vida do personagem Eduardo, desde sua infância até a meia-idade. É uma experiência enriquecedora fazer companhia ao personagem em sua busca de realização pessoal, uma jornada marcada por fracassos, descontentamento, encontros e desencontros, nostalgia e um contínuo sentimento de vazio e falta de sentido na vida que ele tenta, ao longo da história, preencher de várias formas. Como o autor mesmo sintetiza em determinada parte: "Eduardo não sabia o que queria, e vida afora se faria cada vez mais infeliz, agindo como se soubesse"

Eduardo é um personagem multifacetado e complexo que ora causa raiva no leitor, ora causa pena, ora causa empatia, etc, e esses altos e baixos que o tornam tão realista e humano.

É um obra que sabe dosar muito bem momentos bem-humorados e outros mais sérios, reflexivos e até tristes. Faz-nos, a todo instante, parar e pensar em como estamos conduzindo nossa própria vida. Será que ela está seguindo o rumo que gostaríamos? Pois um dia, quando percebermos que a resposta era não, talvez seja tarde, restando apenas arrependimentos.

Grande livro! Recomendo!

erbook 31/05/2024

O encontro consigo
?O Encontro Marcado? é uma obra que se destaca na literatura brasileira, não apenas pela maestria narrativa de Fernando Sabino, mas também pela profundidade com que explora as inquietações humanas. O texto é praticamente constituído por meio de diálogos, com os quais ingressamos no seio das angústias de Eduardo Marciano, desde a juventude em Minas Gerais até a maturidade no Rio de Janeiro. Na primeira parte do romance (a procura), num momento de introspecção e questionamento sobre a vastidão do universo, Eduardo assume a crença pessoal em Deus. Após esse ponto de partida, Eduardo segue a vida espontaneamente, aprontando e brincando com os amigos na flor da juventude no interior de Minas Gerais, sonhando em ser escritor.

Eduardo conhece Antonieta, que passa as férias de vez em quando na casa de uma tia no interior mineiro. Antonieta é filha de ministro de Estado e pertence à alta sociedade carioca. Superando as diferenças, Eduardo se casa com Antonieta e vai morar no Rio de Janeiro, onde reforça o sentimento de se tornar escritor e escrever um grande romance. Entretanto, após o sogro arrumar emprego numa repartição pública, Eduardo faz novos amigos e vive na boemia carioca.

Neste romance de formação, podemos observar o tecido social da geração brasileira que vivenciou a Segunda Guerra Mundial, com um foco particular nas nuances culturais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. As desventuras da juventude de Eduardo são um espelho das transformações sociais e dos desafios enfrentados por seus contemporâneos, refletindo uma época de incertezas e mudanças.

?O Encontro Marcado? culmina na busca de Eduardo por redenção. Após um percurso marcado por angústia, tédio e dúvidas existenciais, ele se dá a oportunidade de se redimir num possível encontro transformador consigo, quando reencontra um amigo que se tornou religioso e reside num mosteiro. ?De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro?.

Recomendo bastante a leitura desta obra, escrita numa linguagem simples e direta.

Por fim, parabenizo a editora por esta belíssima edição, de 2023, comemorativa do centenário do nascimento de Fernando Sabino. A edição, de capa dura, contém ótima diagramação e conta com excelentes textos de apoio (prefácio e posfácio) além de carta escrita por Clarice Lispector ao autor, comentando sua experiência durante a leitura de ?O encontro marcado?.

Silvio 29/05/2024

O autor explora os anseios, medos, dúvidas, crenças, esperanças, amores, tormentos dos jovens; acompanha-os até a idade adulta e mostra que pouco muda nas vidas em geral. Parece que a vida todo mundo é muito parecida, o tempo todo. Mudam alguns detalhes e, com o tempo, introduzem-se novas tecnologias, porém a essência é a mesma.
Eu me vi na obra toda, bem como muitos de meus amigos de adolescência e juventude.

Nandalvesmeira 22/05/2024

Desencontros de um atormentado
Encontro marcado é um livro incrível, extremamente cruel e cheio de desencontros angustiantes.
Fernando Sabino consegue trazer à superfície todas as angústias e reflexões de nossa alma.
O protagonista, Eduardo, é um atormentado, um maluco, um gênio imbecil e um retrato de todos nós.

Um livro incrível, muito bem escrito e que ninguém deve morrer sem ler