Querido John Nicholas Sparks

Resenhas - Querido John

Regiane 02/08/2010

Emocionante? Não, muito mais que isso!

Não sei nem por onde começar. Se falo primeiramente da história ou do que senti ao decorrer da leitura. Uma coisa eu sei, Nicholas Sparks é o cara, pois ele sabe muito bem como emocionar alguém.

Esse livro foi um tiro no escuro, porque eu nunca tinha lido nada do autor, até então. Mesmo se tratando de um best-seller, eu tive a consciência de que não seria garantia de que iria me agradar, mas felizmente foi assim. Não me arrependo nenhum um pouco em tê-lo adquirido, pelo contrário.

Uma boa história de amor sempre consegue me emocionar, de uma forma ou de outra pois sou uma pessoa romântica mas em Querido John foi diferente, como posso dizer... Mais profundo, me abalou demais, como há muito tempo não acontecia. Bom, os livros que me causaram algo parecido foram Romeu e Julieta e Tristão e Isolda. Posso estar sendo pretensiosa demais ao comparar tais clássicos com essa obra atual, mais aí que está! Por ser uma história que se passa praticamente nos dias de hoje, faz parecer real, onde o leitor consegue se identificar com os personagens, com as situações, enfim, com o enredo em geral.

John, quando criança adorava acompanhar seu pai - um colecionar - na busca de moedas raras, mas com o tempo, percebeu que ele não conversava mais nada, além disso, sempre moedas. Cansado de não ter a atenção do pai e por não saber detalhes sobre o abandono de sua mãe, ele tornou-se um típico adolescente rebelde. Quando terminou o colégio não quis fazer faculdade, mas após sofrer sua primeira decepção amorosa, resolveu mudar de vida, se alistando ao exército.

Em uma de suas licenças que ele retorna para ver o pai, acaba conhecendo Savannah por acaso. Uma garota surpreendente, madura e responsável. Com tantas qualidades foi praticamente impossível não despertar interesse em John. Ela gostava do seu jeito e ele mais ainda. Ambos acabaram se aproximando muito, e se apaixonando, estavam felizes, mas após duas semanas juntos, havia chegado o momento que John deveria partir. Voltar a Alemanha - onde servia o exército.

O amor deles se tornou tão forte, que foi capaz de resistir à saudade, ao tempo. Eles enfrentaram de tudo para ficarem juntos. Tiveram diversos momentos difíceis, onde brigavam, discutiam. Coisas óbvias de uma vida a dois - um amor próximo a realidade, que tem falhas, defeitos, onde nem tudo é belo e maravilhoso.

Uma das coisas que mais me emocionaram, foi à proximidade e dedicação de John ao seu pai - graças a Savannah que fez com que ele aprendesse a entender mais seu único parente.

Eu me identifiquei muito com esse livro, em várias ocasiões. Acho que é pelo fato da história ter um lado muito familiar - já que sou muito ligada às pessoas que amo.

Ainda estou impressionada com a emoção que o autor conseguiu passar nessa obra. Arrancou-me lágrimas e soluços. Um dos mais maravilhosos romances que li em minha vida. Um amor incondicional, sem limites.

Recomendo mesmo! Com toda certeza! Quem gosta de romance, vai amar e muito!
Jaque 14/07/2012minha estante
Realmente o livro é extremamente emocionante! Supera todas as expectativas e deixa de ser mais um romance 'água com açucar', me senti dentro do livro e não conseguia mais parar de ler... Certamente, chorei no final e não o mudaria.

Natália 28/08/2012minha estante
Concordo com você! Também amei o livro...me emocionei também principalmente quando falava sobre o pai dele. Não dava vontade de parar de ler e quando chegou o fim fiquei um pouco decepcionada. Queria um final melhor, hehehe...

Jonathan 29/11/2012minha estante
No final, o valor das moedas salvaram uma vida, haha

Jonathan 29/11/2012minha estante
No final, o valor das moedas salvaram uma vida, haha

Emily 07/01/2013minha estante
Certamente, um livro maravilhoso, elhor romance que já li, e já li muitos ... A intensade dos personagens é fantástica. Meu sentimento a respeito de uma hitória como esta? Fiquei não só comovida, mas abalada ... Chorei, e não só isto, o envolvimento que temos com John e Savannah é tão impressionante que vou levar para minnha vida. Amei, Amei, Amei ....Concordo com o comentário acima e se me permite vou recitar "
Uma boa história de amor sempre consegue me emocionar, de uma forma ou de outra ? pois sou uma pessoa romântica ? mas em ?Querido John? foi diferente, como posso dizer... Mais profundo, me abalou demais, como há muito tempo não acontecia" Mais do que recomendado ...

Juliana 13/02/2013minha estante
Nicholas Spark é o cara realmente, apesar de O Querido John não ser o meu livro preferido entre os outros dele, gostei muitoo da história de John e Savannah. Pro pessoal que curtiu Querido John, recomendo que leiam os outros livros do Spark, como Um Amor pra recordar ou a Ùltima música, realmente é muitoo bom...

Geórgia Z 12/04/2013minha estante
Bom, a priori, confesso que eu fiquei confusa... Digo isso, pois assim que li a última linha do livro, fechei-o sentindo uma decepçãozinha... Não sei se seria por esperar outro enredo; ou outro final, sei lá... Mas, algum tempo depois, veio a reflexão e compreendi completamente a proposta do autor, e... adivinhem! : me apaixonei pela estória! "O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?" ... "Qual o real significado do verdadeiro amor?". Essa obra é pura reflexão. Não é daqueles romances que te conquistam de cara. John é bem temperamental e introspectivo. E o casalzinho ?perfeito?, com overdose de romance, não existe aqui.
Obs. (SPOILER) : Só não gostei da parte em que o John leva o pai à clínica. Eu tinha ctz que ele cuidaria do pai... Fiquei morrendo de pena. Como John no início o tratara com rebeldia; e indiferença sempre, até conhecer o real motivo e, considerando que nunca havia feito ?nada? pelo pai, eu esperava muito( no mínino) essa atitude dele. Diante disso, o John caiu um pouquinho no meu conceito, não me conquistando completamente... 90%. Rs.

Alí­cia 19/04/2013minha estante
- Não precisa se despedir, porque despedidas me deixam irritada. Tranca a porta e passa a chave por baixo, por favor. Não deixa bilhete, cheiro ou café. Nenhum vestígio.
(Deem um like na página do texto, se gostarem!)

Manoel.Pereira 28/06/2016minha estante
Achei perfeito! Realmente prende o leitor, emociona realmente quando lê, da raiva do John, outras vezes pena, e se parece com muitos casos do quotidiano, nada de surreal!
Mas eu mudaria sim o final!!

Mah corazza 13/12/2018minha estante
um personagem cativante com uma história emocionante amei o jhon e essa história apesar de ter um ranço da savanna o unico livro do nicholas que já gostei.

Talita.Almeida 18/03/2021minha estante
Gente ??? . Tem como ler de graça esses livros?

Bruna.Gomes 24/03/2021minha estante
Eu nao consigo ler

Biro Biro 03/06/2021minha estante
Eu não consigo lerrrrrrr , alguém me ajuda

Vitoria Milhomes 05/06/2021minha estante
Aaaah como eu amoo ??

Amanda.Guerra 10/06/2021minha estante
Despedaçou meu coração, já li algumas vezes e é sempre assim.. ótima obra ??

Bianca.Sillva 18/06/2021minha estante
Como faço pra ler? Ta só resumido

Kauan 25/06/2021minha estante
oii gente, sou novo aqui! alguém pode me fala como ler? tou tentando faiz horas e nao consigo

aelrss 25/08/2021minha estante
você conseguiu descrever esse livro de uma forma muito perfeita ?
li ele uns atrás, e pensei que nunca fosse me recuperar da tristeza que eu senti. agora tô aqui querendo ler ele de novo

Silvana Almeida 22/02/2022minha estante
Concordo com você.

Isabella 12/05/2022minha estante
esse livro é incrível! já li faz 5 meses, porém, ainda não o superei.

Nii, nick 06/01/2023minha estante
Nossa n esperava esse final de vdd, tinha visto o filme ent esperava mais ou menos o msm final mas já deveria saber q filme e livro são completamente diferentes

AngAlica.Becker 24/01/2023minha estante
Oi boa noite esses livros não são pra ler online??? Será que eu sou tão burra assim ?

Alexandra.Bedin 05/03/2023minha estante
Achei o livro muito bom, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada com o final.Bem na verdade,inconformada!

Gabrielle.Cardeal 29/06/2023minha estante
O livro não é ruim, mas prefiro mil vezes o filme!!!

Smilinguida 09/07/2023minha estante
É um livro, simplesmente, perfeito!!
Acho que nunca vou superar... Esse com certeza é um livro que te tira da ressaca literária!!

Riloca 10/08/2023minha estante
Como faço para ler o livro

Riloca 10/08/2023minha estante
Como faço para ler o livro

Smilinguida 10/08/2023minha estante
Tem PDF no Google do livro para quem quer ler de graça.

Smilinguida 10/08/2023minha estante
Mas, faz tempo que quero comprar o livro e não acho em lugar nenhum.

Lorena1036 23/01/2024minha estante
Não consigo ler esse livro!

Lorena1036 23/01/2024minha estante
Não consigo ler esse livro!

Simplício 17/02/2024minha estante
muito incrível ??

Simplício 17/02/2024minha estante
muito incrível ??

Fabiana 08/03/2024minha estante
Eu amo esse livro

Suelen.Ferreira 20/07/2022minha estante
eu terminei de ler ele hoje e já favoritei!!! muito bom

Mandark 23/07/2010

"O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?"

"É por isso que não conto às pessoas sobre nós. Eles não iriam entender, e não sinto necessidade de explicar, simplesmente porque sei em meu coração como foi real"

Não sei explicar ao certo o que estou sentindo agora que acabei de ler esse livro. Sinto-me simlesmente vazio... Como se cada lágrima que verti com essa história tivesse aos poucos levado tudo de dentro de mim...
Pode parecer piegas e tosco minhas palavras considerando que esse livro já é um best-seller, que milhões de pessoas já o leram, que muitos já viram o filme (que vou fazer questão de não assistir)... E devem ter se emocionado... Mas simplesmente sinto-me abalado... Não sei se a situação que vivencio influenciou, mas o caso é que toda vez que penso nessa história, que nessas últimas onze horas vivenciei com todas as minhas forças... Sinto-me diferente... Essa história me agarrou através de cada frase, cada diálogo... E me marcou de uma forma diferente... Nicholas Sparks é um sacana que sabe emocionar as pessoas com suas histórias... E... Nem sei mais o que dizer...
Simplesmente que amei o livro mais do que imaginei, que foi o dinheiro mais bem gasto até hoje por mim com um livro...
Recomendo sim o livro, por suas qualidades, seus diálogos fascinantes e fáceis, suas descrições precisas, seus personagens reais até demais... E garanto que dificilmente me esquecerei de John e Savannah por muito e muito tempo...
Acho que no final das contas manchei algumas páginas com as minhas lágrimas... E meu travesseiro dormiu ensopado... rs
Bem, é isso... Leiam aí quem quiser, eu acredito que vale a pena... Apesar de achar que muitos não vão ver o livro do mesmo jeito que eu... Com a mesma emoção... Com o mesmo ardor... Mas quem liga? rs. Tudo que sei é que esse livro se tornou um dos meus favoritos figurando sem dúvida entre os melhores livros que já li.
;)
Luana San 23/07/2010minha estante
=O
Se eu já quase chorei com a sua resenha imagine qndo eu ler, acredite com certeza vou chorar mais q vc
^^

24/07/2010minha estante
Eu me senti mais ou menos do jeito que você se sentiu... mesmo depois de uma semana que li o livro, ainda estou abalada pelo o John, pensando na Savannah e nessa história que mexeu tanto comigo...

Regiane 31/07/2010minha estante
Você descreveu tudo que senti ao ler "Querido John", até mesmo o vazio após leitura.
Também acho que foi o dinheiro mais bem gasto por conta de um livro. Um bom e um dos melhores investimentos literário!!!
Adorei sua resenha! :)

Morringhan 26/02/2011minha estante
Nossa, definitivamente lerei!Ia deixar ele mais para frente,mas fiquei curiosa!^_^

Yasmine 15/04/2012minha estante
Aff eu também me sinto assim após ler uns livro que me surpreenderam. Me sinto vazia. O pior é que fico a procura de mais livros que me fazem sentir assim. Quero ler este sem dúvidas, após ler sua resenha. Espero me surpreender. '0'

Alberes 12/10/2012minha estante
Concordo com você que o livro é emocionante, porém, confesso que não chorei. Não chorei porque cada situação retratada no filme se assemelha as quais já passei alguns tempos atrás, onde as mesmas me tiraram muitas lágrimas. Porém, o livro, sem dúvidas é muito bom, e a história... Sensacional.

Karol M. 23/11/2012minha estante
Me senti exatamente assim, a cada vez que a lua cheia aparecia, eu chorava, tambem me senti diferente após a leitura, e marcou profudamente como nenhum outro livro' pena que algumas pessoas não tiveram a sensibilidade de sentir o fascinio deste livro ...

-Koraline 26/09/2023

Não sei o que me deu, mas li 3 livros do Nicholas Sparks no fim de semana, e dos três esse foi o meu preferido, e me surpreende bastante que esse livro tem menos de 300 páginas. Enfim, a história é fofa, emocionante, especialmente a visão do protagonista sobre a morte do pai (não é possível que alguém considere que ainda existam spoilers dessa história), e os personagens são ótimos.

Lista de Livros 20/12/2013

Lista de Livros: Querido John – Nicholas Sparks
“Ela me disse certa vez que a chave para a felicidade é ter sonhos realizáveis.”
“Quando você está em dificuldades, olhe as pessoas ao redor e verá que todas estão sofrendo por algo, e para cada uma delas, a situação parece tão difícil como o que você está passando.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/04/querido-john-nicholas-sparks.html

ap.carneiro 17/07/2023

Querido John
Um livro lindo, com uma história emocionante, entre o amor, a amizade, compaixão e a guerra, um livro que parece uma história real.

marcellaesposito 10/05/2021

deixa o coração quentinho
?o querido john? foi minha primeira experiência com o autor e eu amei muito! a escrita é super fluida, deixando a gente sempre instigado a ler mais um pouco. o único motivo de eu não ter dado 5?? foi porque não consegui me conectar muito com a Savannah. uma dica: não leiam o prólogo! pula direto pro primeiro capítulo e quando terminar o livro volta pro prólogo!
Mary 10/05/2021minha estante
Aaaah não acredito que tem o livroooo

Nanda 12/01/2011

Contrariando muitas pessoas, infelizmente devo dizer que não gostei do livro.
A história é dramática demais, as personagens não convencem e, para piorar, o livro é extremamente previsível. Você sabe exatamente o que vai acontecer antes mesmo de chegar na metade do livro, e não estou falando do fato de o casal apaixonado não ficar junto no fim. Só é preciso ler um ou outro diálogo para saber como toda a trama vai se desenrolar.
No quesito das personagens, foi Savannah, entre todas, a que menos me agradou. O autor quis colocar todas as coisas boas do mundo em uma só personagem e ainda a fez oscilar entre a perfeição e uma garota com inseguranças, medos ou sei lá mais o que. Ficou instável.
O excesso de drama também pareceu forçar a barra. Teve coisas demais ali.
Pontos positivos: a leitura é rápida, fácil. Aquelas que quando voce olha, pensa 'nossa, eu achei que tinha lido tão poucas paginas!'. E, apesar da digitação ter sido terrível, com erros bem graves, a leitura flui. Mas não é o suficiente para sufocar todos os problemas acima. Dei duas estrelas em função da leitura fácil, mas só.

Sinceramente, fiquei decepcionada com o livro. .-.
Victoria 13/01/2011minha estante
Concordo com sua resenha. >.

Isa 23/01/2011minha estante
achei que apenas eu não tinha gostado de Savannah....

Na minha opinião, o ponto mais bonito do livro foi a relação de John com seu pai... o resto foi muito água com açúcar!

Karol 01/02/2011minha estante
Não posso dar uma opinião final, mas sei que não gostei de Savannah também. Ela é tão boa e ingênua, que não parece ter mais de 20 anos. Chega a ser boba!

Mel 11/05/2012minha estante
"personagens perfeitos demais - até nos defeitos" descrição perfeita especialmente para a Savannah, pra mim foi impossível gostar dela.

Carol 06/01/2013minha estante
Concordo plenamente, mas o que mais me desagradou foi a Savannah, achei que só eu tinha achado ela uma santa imaculada no começo do livro, boa demais, que depois começa a beber e se torna confusa. Mas a sua descrição foi a melhor "O autor quis colocar todas as coisas boas do mundo em uma só personagem e ainda a fez oscilar entre a perfeição e uma garota com inseguranças, medos ou sei lá mais o que." Adorei a resenha!

Soffia 04/07/2013minha estante
Concordo...Tb me decepcionei no livro especialmente ao terminar de ler pensei que iria ser surprendida no final oq n ocorreu.

Silvia 24/10/2013minha estante
Odiei Savannah. Pode ser egoísmo, mas com o decorrer das páginas e a descoberta do melanoma em Tim, fiquei extremamente feliz e vingada por Savannah ter o que merecia já que não esperou 2 anos para John voltar.

Juuj 04/06/2021

Um livro que decepcionou
Li esse livro no começo do ano, e com certeza me arrependo de ter lido. Sempre escutei vários elogios sobre a escrita e as história do autor Nicolas Sparks, porém nessa obra, acho que ele não estava em um momento bom, história chata, melosa e eu ODIEI quase todos os personagens (com exceção do pai de John), nas últimas 100 páginas foi um sofrimento pra ler, os acontecimentos e tudo que os personagens faziam eu odiava.

Achei Savannah uma chata e John um boboca. Não sei se é porque eu não gosto de histórias super melosa, mas também não gostei do romance entre os dois. E realmente ODIEI o final, passei só raiva com esse livro, espero que não tenha sido só eu... ?
Leticia 04/06/2021minha estante
Não tenho paciência pra romance água e açúcar

Michel.Almeida 04/06/2021minha estante
Ótima resenha ?. LITERALMENTE resumiu tudo o que eu sentia pelo livro e pelo palerma do jOHN ???

letícia - @leticiacarddoso 04/06/2021minha estante
boboca kkkkkkkkk

Juuj 04/06/2021minha estante
É mesmo, um bobão que deu tudo pra Savannah, acho que deu o cérebro também de tão burro que é.

letícia - @leticiacarddoso 04/06/2021minha estante
KKKKKK livro bom faz assim

Lucyzunino 17/05/2020

Sparks - Querido John
Livro reflexivo, te faz refletir várias vezes o quão, na maioria das vezes, o amor não é suficiente.
Te mostra que uma simples carta pode ser tudo e mudar tudo..de uma hora para outra e te faz ver que você pode se apaixonar, não importa se viveu uma semana ou um ano com uma pessoa..

Talititinha 25/04/2022

Querido John
Primeira leitura que faço do escritor.

Gostei da escrita, a história é extremamente linda e triste, quando terminei de ler o livro fiquei bem tocada e pensando muito nos personagens, principalmente em John que é o principal.

A relação com o pai dele é muito bem construída pelo escritor, ver a evolução do relacionamento entre pai e filho é muito bonito.

Outra parte que me marcou muito, foi a escolha da Savannah em terminar o relacionamento com Jhon,o que está tomada de decisão acarretou para a vida dela, e nos capítulos finais vivi e senti junto com a personagem a sensação que ela sentiu de que a vida dela poderia ter tido outro desfecho se ela não tivesse escolhido ir por outro caminho, o Nicolas conseguiu passar isto real para o leitor.

Me fez refletir bastante sobre a vida, como nosso futuro é definido por consequência de nossas escolhas, que temos que pensar muito bem antes de tomar alguma decisão que vai nos impactar mais adiante, que somos responsáveis pelas decisões certas ou erradas que escolhemos para nós.

Com certeza recomendo a leitura, a história é bem mais real no livro do que no filme e a relação dele com o pai é mais explorada, vale muito a pena ler.

amandaa 05/01/2024

"É estranho como funciona o destino", disse, sua voz quase em um sussurro. "Você imaginou que sua vida iria acabar assim?". Para mim essa é uma boa frase para começar a falar sobre esse livro. Desde o início da leitura o que me cativou na história foi a forma como diversas camadas foram colocadas na história e na personalidade do John, como ele foi crescendo nas mesmice, se sentindo deslocado e principalmente frustrado. E mesmo depois de se alistar a procura de um propósito em sua vida, continua frustrado, até que encontra sua paixão ardente. Quando o romance é introduzido no livro, posso dizer que também me cativei bastante com o desenrolar, me envolvi na história de ambos. Embora, eles dois sempre sendo totais oposto em relações as suas vidas (e como no futuro isso foi um problema para eles). A forma como Savannah foi para aquela menina cheia de sonhos, com a vida totalmente pensada e estável para alguém assim como John frustrada. Mas no fim, o que tenho para falar do romance desse livro é; ISSO NAO É UM ROMANCE. Vi muito mais como um livro de construção pessoal de todos os personagens, cheios de camadas e diversas divergências, personagens realmente realistas. Gostei da forma como foram introduzidas as doenças mentais no livro, a forma que john compreendeu seu pai, em um ponto na qual eu estava mais interessada no relacionamento deles do que no romance em si. E posso dizer que fiquei de coração partido em relação ao desenrolar deles. A forma como paixão, amor foi relatado e mostrada nesse livro é diferente e isso me deixou intrigada, como a realidade é um choque. Se você é o tipo de leitor que espera um romance clichê e gosta disso, não de coisas realistas, irá se frustrar nesse livro, afinal, cada detalhe de todas as situações foram realistas. Agora se aprecia a dor da realidade e gosta de pensar sobre a vida e analisar esses personagens, esse livro alugará um triplex na sua mente.

Suh 25/01/2022minha estante
Esse livro me ensinou sobre finais que não são exatamente felizes, mas que são perfeitos pro desfecho da estória ??

rafa569 25/01/2022minha estante
Siim, acho que representa bem a vida real, mesmo querendo outro final, acho que não teria um melhor que esse, sabe

Suh 25/01/2022minha estante
Exatamente!! ?