Querido John Nicholas Sparks

Resenhas - Querido John

DearieSarah 25/02/2023

Querido John
Muito mais do que eu esperava. Uma dose de romance avassalador com gotinhas de realismo amargo para engolirmos de uma só vez.

John termina o ensino médio sem nenhuma perspectiva de vida. Rebelde e inconstante, o jovem vive, por um tempo, uma vida boêmia, mas, um dia, percebe que não pode mais viver desse jeito e decide fazer algo da vida se alistando ao exército. Ele acaba indo para a Alemanha e começa a subir de cargo. Aprende a viver uma vida regrada e começa a mudar.

Após um ano, em uma curta folga de verão, ele volta para casa e, por um empurrãozinho do destino, encontra Savannah, uma jovem estudante que está na cidade para trabalho voluntário. John e Savannah se encontram um no outro. Ela o faz sentir de uma forma que nunca imaginou, mas, como John precisa voltar para o trabalho, a distância se torna um grande empecilho. Apesar disso, eles decidem manter contato por cartas e telefonemas. Mantêm viva a chama de amor na esperança de se casarem quando acabar o período de alistamento dele.

Porém, o destino acaba mudando seus planos quando, após o atentado de 11/9, John sente a urgência de se realistar e continuar a ajudar seu país. Mais dois anos longe um do outro, mas Savannah sabe que o amor é paciente.

A história não fica só no romance. Podemos ver o desenvolvimento dos personagens, principalmente o de John com seu pai e como Savannah foi uma chave importante para ajudá-lo a entender que o relacionamento poderia ser mais leve, sem pressão.

LavAnia.Arantes 19/12/2020

Paixão, paixão e paixão.
"Paixão é paixão. É o entusiasmo intercalando o espaço do tédio, e não importa a que se dirige.
Paixão e satisfação caminham lado a lado. Sem elas, qualquer felicidade é apenas temporária, porque não há o que a fala durar."
E mais uma vez, Nicholas Sparks me emocionou com esse romance, essa história de John, alguns momentos risadas, outros raiva, mas no final como sempre um pouquinho de lágrimas.
Mas como na vida, nem tudo são flores e acho que podemos aprender muito com isso. Amar nem sempre é estar junto, amar é deixar quem amamos ser feliz, mesmo que não seja conosco.

Só eu que queria viver um romancesinho arrebatador desse? Mas com um final sensacional?

Aline Mendes 11/11/2013

A história é impecável é daquelas que tem que manter não só na estante, mas também no coração. Não tem como não ficar emocionada.
Fran Baraldi 25/08/2016minha estante
Um livro que traz um espetáculo para os amantes por romances e cheios de surpresas. O Livro é incrivel fala da realidade sobre a distância e um relacionamento, porèm não concordo com a atitude de Savannah pois se você ama vai esperar a pessoa amada não importa o tempo ou a distância, nada disso vai importar, colocar fim em um relacionamento com uma carta a onde já avisa que está noiva de outra homem é um pouco dificíl de aceitar depois que ela se mostrou uma menina cheia de princípios e caráter, pobre John. Más mesmo assim o livro é incrível é uma obra linda uma história maravilhosa me encantei, com certeza vou ler mais livros de Nicholas Sparks.

SSandes 20/03/2020minha estante
Eu passei da metade para o fim achando o John um completo idiota, por não entender que ela nao o queria. Mesmo sabendo a boa intenção por trás da escolha dela. Ainda achou que tinha oitra solução e eles nao precisavam ter tomado esse caminho.

Vanessa_RC 20/03/2020minha estante
Nossa, eu meio que não percebi isso nela. Achei o final bem "real"

N.S.Lima 24/05/2021

O amor não egoísta
Não há como não se emocionar com esse livro. Antes de iniciar a leitura eu já havia assistido o filme, se não me engano, umas 3 vezes. Há algumas alterações no filme, claro, para que se tornasse mais emocionante, embora na minha opinião não fosse preciso, o próprio livro é muito tocante. Isto porque, a história trata do amor não egoísta, se bem que pensando bem, o verdadeiro amo não é nada egoísta, nós humanos é que fazemos uma definição errônea.
A história é contada em primeira pessoa por John, um rapaz que tem uma vida de curtição e que ao se tocar que não era aquilo que ele queria, decide se inscrever no exército para curar seus demônios. Em uma de suas folgas, ele volta para casa do seu pai, e é aí que ele conhece Savanna, o grande amor da sua vida. Ele passa a experimentar algo que nunca sentira antes, e que é retribuída por ela também. Com os obstáculos de sua vida militar, ambos decidem se comunicarem por cartas e telefonemas, crentes que seu amor iria superar a distância de que duraria por pouco tempo. No entanto, ocorre o atentado de 11 de setembro, e o prazo previsto por eles, é prolongado mais que o esperado e é aí que o amor é colocado a prova. Eu sinceramente, esperava um outro final, fiquei realmente muito triste, mas tb fiquei tocada. Talvez esse seja o amor que o nosso mundo precisa, aquele amor que faz sacrifícios pelo próximo, aquele que é feliz em propor felicidade ao outro, mesmo que não ao seu lado. E é essa a mensagem que o livro trás.

Laura.Cunha 03/10/2020

Querido John
Um livro maravilhoso. A forma que os personagens amadurecem no decorrer da história, a escrita, os personagens, o livro em si, e tudo envolvente e cativante.

Bia 01/08/2010

O livro me chamou a atenção pelo autor ser Nicholas Sparks, que também escreveu "Um amor pra recordar", "Noites de tormenta", "Diários de uma paixão", etc. Mas nunca havia lido um livro dele. Os filmes foram o que me levaram a comprá-lo.
O que gostei no livro: romance gostoso de acompanhar a cada página; a expectativa do que irá acontecer com o casal, mensagens bonitas sobre o amor e superação...
Mas, em si, não acho que mereça mais de 3 estrelas. O romance é muito bonito, mas senti aquela melação das estórias "água com açucar", e até demais.
Achei alguns diálogos com a escrita incompleta, não no sentido de que não entendia o que ele queria dizer, mas como se fosse a primeira redação da adolescência de Sparks, como se ele tivesse começando a escrever e não tivesse maduro ainda. Mas posso dizer que quando não houve diálogo entre os personagens e o autor ficou filosofando, compensou um pouco a falta que senti no resto.
Bom, de qualquer maneira recomendo pra quem gosta de romance.
E ainda quero conhecer outras obras de Nicholas Sparks.

Luana 18/07/2020

"Quando estávamos juntos, tínhamos o poder de mantê-lo girando e o resultado era beleza, magia e um sentimento quase infantil de espanto; quando estávamos separados, o movimento inevitavelmente começava a desacelerar. Nós nos tornávamos vacilantes e estáveis, e sabia que tinha de encontrar um modo de nos impedir de tombar".

"Acho que meu pai era feliz. Digo isso porque ele raramente demonstrava emoções. Abraços e beijos foram raros durante minha infância, e, quando os recebia, me pareciam sem vida, algo que ele fazia por dever, não por desejo."

" Quando penso em você e mim e no que compartilhamos, sei que para os outros seria fácil menosprezar o tempo que passamos juntos simplesmente como um subproduto dos dias e noites à beira-mar, uma "aventura" que, ao longo prazo, não significa absolutamente nada. É por isso que não conto às pessoas sobre nós. Elas não iriam entender, e não sinto necessidade de explicar, simplesmente porque sei em meu coração como foi real. Quando penso em você, não posso deixar de sorrir, porque sei que você me completa. Eu te amo, não só agora, mas sempre, e sonho com o dia em que você vai me abraçar novamente."

"Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento único em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre."

" Mas eu a conheci; e é isso que torna a minha vida atual tão estranha. Eu me apaixonei por ela enquanto estávamos juntos, e me apaixonei ainda mais nos anos em que ficamos separados."

" O amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importando quão dolorosa seja sua escolha."

" As pessoas mais tristes que já conheci na vida são as que não se importam profundamente com nada. Paixão e satisfação caminham lado a lado. Sem elas, qualquer felicidade é apenas temporária, porque não há o que a faça durar."

@escritadecabeceira_ 25/07/2020

Querido John conta a história de John Tree e Savannah Curtis, que acabam se conhecendo nas férias e se apaixonando, ele é um jovem soldado e ela é uma jovem universitária. O relacionamento deles começa a ser interrompido pelas missões que John é chamado, para amenizar a distância começam a se comunicar por meio de cartas românticas, mas até quando esse relacionamento conseguirá suportar?

Literalmente Ju 22/07/2020

Caraca
Achei meio besta no começo mas aos poucos entendi a diferença dele, contando que chorei bastante então provavelmente gostei.