Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman




Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1


318 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


xSandman 19/10/2017

O encanto pelas sombras
Sandman é um dos melhores personagens já construídos por Neil Gaiman, seja por sua aparência com Robert Smith vocalista do The Cure o que particularmente me remete à um ambiente sombrio.
Os arcos divididos no primeiro volume de Sandman Absolute são intensos, desde o aprisionamento de Morpheus até uma clara referência a William Shakespeare. A obra de Sandman e os perpétuos, por mais irônico que seja, perpetuam o imaginário. Leitura obrigatória.
comentários(0)comente



bia soares 30/12/2022

Sandman
É incrível, bem melhor que a série da Netflix. Tem muitos mais personagens interessantes.
Te prende de uma forma que não consegue parar
comentários(0)comente



Camille.Pezzino 11/11/2017

O HERÓI DE TODOS OS TEMPOS: AS VERDADES-SOMBRAS DO SONHAR
Entre todas as frases extremamente elaboradas que eu poderia escolher para tentar - o que sempre será uma tentativa - definir The Sandman, ou como é conhecido no Brasil, somente Sandman, se tivesse de ser minha, seria: Mil em um. Essa narrativa abarca tudo, quase que literalmente, e isso tudo em apenas uma história: a história dos sonhos.

Muitas pessoas utilizam a frase central e o slogan dado pela editora, frase retirada do poema "O Enterro dos Mortos", do poeta T.S. Elliot, para tentar dar sentido a essa totalidade imensurável.

"Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó"

Contudo, contrariando todas as pessoas que, acredito eu, tentaram em uma árdua tarefa falar sobre Sandman, tenho talvez uma proposta inusitada, pois com Sandman e Neil Gaiman sempre será um talvez. Na minha humilde perspectiva, a frase que serviria para definir sua história seria:

"As coisas não precisam ter acontecido para serem verdadeiras. Contos e sonhos são verdades-sombras que vão perdurar quando os reles fatos não forem mais do que pó e cinzas esquecidas."

Mas por que eu digo que essa frase seria capaz de definir Sandman muito melhor do que a do poeta T.S. Elliot? Primeiro, porque como diria Eduardo Lourenço, "não há melhor pessoa que Fernando Pessoa para definir a si mesmo" e, entre tudo que é crível e maravilhoso na literatura canônica, não há nada melhor do que o próprio poeta ou escritor para definir sua obra. Como meu segundo argumento - e isso deve contrariar muitos leitores de Sandman -, em nenhum momento eu senti medo. Ou talvez eu tenha sentido, porém, o fascínio cresceu tanto que o medo se tornou diminuto para mim e, nesse aspecto, encontramos algo valioso em Sandman.

O que caracteriza uma divindade senão a dualidade entre medo e fascínio? Nós tememos Deus, como diria Nietzsche; os homens são crentes e devotos não pelo amor, mas pelo medo do castigo - essa é a ideia retirada da frase célebre "Deus está morto". Por outro aspecto e lado, também somos levados a fascinar e a sonhar com essas divindades e sua grandiosidade, porque elas são imensas e nos tiram do chão e também porque elas são o que está entre o chão e nós: os deuses são os nossos pilares de sustento para acreditar no real ou na verdade, independentemente do tempo em que estejamos vivendo.

O meu terceiro argumento é que nós vivemos entre verdade, conto e sonho: os três se misturam tanto em Sandman quanto na nossa própria realidade. O que as histórias contam para você? Todas as que você pode beber ao ponto de saborear uma nova vida? Todas as histórias contam uma verdade que vive na sombra da mente dos autores. Ao mesmo tempo, após a leitura, ela também vive na mente do leitor - e o influencia. Nós somos influenciados por histórias, como, por exemplo, no passado, os grandes reis foram influenciados pela figura do rei Arthur. É nessa miscigenação entre verdade, mito e sonho que vivemos e continuaremos vivendo, como Sandman continua a viver agora e viverá amanhã. Toda narrativa conta a verdade-sombra e nós precisamos nos agarrar a ela quando desejarmos, como fazemos com os sonhos. Como podemos fazer e devemos fazer com Sandman.

Embora eu tenha muitos outros pontos para corroborar porque essa frase define, em minha opinião, Sandman - e talvez a nós mesmos e nossa história -, beberei agora, junto de você, do meu último argumento: todas as narrativas são pontos de vista, nada além de pontos em que alguém fala e o outro enxerga alguma coisa. Essas narrativas geradoras de pontos de vistas podem ser ou não ser além do que foi demonstrado, o mesmo com a própria história e a realidade dos fatos.

O fato é distorcido e, de tão distorcido, o fato que é a verdade - se é que existe uma - se torna apagado na imensidão dos ideais. Sandman é sonho, não porque seu protagonista é o próprio Sonho, mas porque nos faz sonhar com a verdade - a intrínseca e a múltipla - tal como tem a sua função primordial, exatamente igual aos mitos. O que eu quero dizer, com essa frase, é que Sandman é tão mítico e verdadeiro quanto a Ilíada, quanto a Odisseia ou a Eneida, além disso, é a verdade-sombra que prospera e é primordial como os mitos, não ler Sandman é perder um pouco do mítico que há dentro de você e você nunca foi capaz de enxergar.

Não somente de metáforas a questão mítica se faz presente na narrativa, os deuses realmente aparecem, como os anjos, os demônios e os perpétuos. Você conhece os deuses, os anjos, os demônios e os personagens - se é um leitor ávido de histórias de super-heróis ou um assíduo conhecer do cinema contemporâneo - sobre-humanos e super-humanos que aparecem nos quadrinhos da DC Comics, mas e os perpétuos? Personagens incrivelmente bem elaborados por Neil Gaiman, eles são aqueles que existiram antes dos deuses e morrerão - não da forma que conhecemos a morte -quando o último dos homens padecer.

CONTINUA NO SITE: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/
comentários(0)comente



Lih leme 08/12/2017

O Melhor HQ do mundo.
Quando digo que este é o melhor HQ do mundo, eu não estou mentindo.
Gaiman constroi um mundo totalmente diferente do que conhecemos, existem 5 perpetuos, e nesse primeiro volume ele nos apresenta Morfeus, o senhor dos sonhos, ele que controla o sonho de todas as pessoas.
Quando Morfeus é capturado por engano e fica 70 anos preso, as pessoas que dormiam, nao acordavam mais, ficavam presos em seus sonhos.
O HQ gira em torno da volta de Sandman para o mundo dos sonhos e a reconstrução de seu mundo que a muito se desfarelou.
As ilustraçoes no HQ, sao perfeitas, uma leitura que flui muito bem, por maior que seja essa edição definitiva, voce le rapidinho.
comentários(0)comente



Douglas.Eduardo 02/06/2020

Boa leitura
Roteiro um pouco confuso no início, porém se fazer uma leitura tranqüila com calma se torna mais fácil de entender a mensagem..Que história foda do John constantine
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Haru.Kawatake 08/07/2020

Gosto muito
Eu gosto muito do Sandman, o primeiro conto é maravilhoso! Achei bem legal
comentários(0)comente



Rodrigo 16/08/2020

Vou revelar-te o que é medo em um punhado de pó
Comece a ler e não pare mais. O primeiro volume com os números 1 a 20 da série Sandman é simplesmente matador.

Cometi o erro de adquirir os volumes 1 e 3, na esperança de uma promoção dos volumes 2, 4 e 5. Agora todos estão esgotados e quem tem para vender está pedindo preços absurdos acima de 400 reias. A obra é fantástica, mas não justifica o abuso nos preços. Espero que a Panini faça uma nova edição em algum momento.
comentários(0)comente



Kathleen.Campos 28/12/2022

Um dos melhores quadrinhos que já li, os personagens são incríveis, Neil Gaiman é um gênio mesmo. Sonho vc carrega o mundo nas costas.
comentários(0)comente



Haruzinha 20/10/2021

Confuso
Livro com criaturas mitológicas e religiosas tratadas de forma bem diferente. O livro conta como várias histórias com um tema central, porem as vezes foge do assunto, deixando o contexto um pouco confuso
comentários(0)comente



Kelly_domings 15/11/2021

Sandman ?
?Relendo essas histórias hoje, devo confessar que acho muitas delas estranhas e infelizes, embora mesmo a mais desastrada das tenha algo - uma frase, talvez, ou uma ideia, ou uma imagem da qual eu ainda tenha orgulho. Mas elas são o início da história, e as sementes de muito do que veio depois - é muito do que ainda está por vir - foram plantadas nos contos desse livro? Neil Gaiman
comentários(0)comente



Marcio.Losada 31/12/2021

Confuso
A história de Sandman é fascinante, mas demorei para engrenar nessa leitura, achei bem confusoo no início, mas valeu a pena.
comentários(0)comente



@debee 22/01/2022

Que coisa incrível é Sandman! Toda a mitologia da HQ é impressionante e muito bem elaborada. Realmente me importei com os personagens e amei as reflexões. Minhas histórias favoritas foram "Contos na areia", "Casa de bonecas" e "Calíope". Acho que amei mais ainda as personagens femininas, inclusive a perpétua Morte. As reflexões sobre a Morte e o Desejo são fantásticas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Felipe863 02/02/2022

O Livro dos Sonhos
Uma grande graphic novel que eu recomendo a todos, roteiro de Neil Gaiman e ilustração de Dave Mckean, Charles Vess e outros ilustradores. A jornada desse livro começa com ritos de magia de uma seita tentando capturar a Morte, porém acabam capturando Sonho... A obra tem elementos mitológicos, arquetípicos, humanos, personagens de quadrinhos conhecidos, entre outros.
comentários(0)comente



318 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |