Mona Lisa Overdrive

Resenhas - Mona Lisa Overdrive

1 | 2 | 3 | 4 | 5

BowWow 06/02/2023

Cansativo mas bom :/
Diferente de Neuromancer ou Count Zero senti q nesse a escrita foi bem mais descritiva e cansativa. Muitas das vezes me sentia perdido na história ou no q acabei de ler por causa das bombas q acontecia com os personagens, e vc tinha q assimilar e passar para frente, o q n me deixou apegar com os 3 personagens do livro. Nas primeiras 150 páginas vc vai sendo arrastado pela história e o resto começa a fazer sentido e vc começa a gostar. Mas achei fascinante a maneira como o autor consegue nos transportar para o mundo do Cyberpunk com a forma q ele descreve o cenário. É uma narrativa não-linear e q vc precisa prestar atenção.

Marcel 21/01/2023

Livro difícil
O livro é interessante mas para quem não é muito bom de leitura ele se mostra difícil na compreensão, devido a ter múltiplos núcleos. São muitos personagens e os núcleos se alternam.

Laiza 31/12/2022

Dos três esse eu achei o melhor. Com o universo já estruturado, a lore já consolidada e os personagens melhor escritos. E eu adorei a evolução de escrita do Gibson em relação ao primeiro livro.

@shaneingrado 29/10/2022

Um final digno
Tenho que confessar que minha expectativa para "Mona Lisa Overdrive" era altíssima devido os livros anteriores e ela não foi completamente atendida.
O livro passa longe de ser ruim, muito pelo contrário, ele é ótimo, mas ainda sinto que falta alguma coisa. A história é contada em três pontos de vista diferentes que se interligam e amarram toda a saga em um final explosivo.
Ele pode ser meio confuso para um leitor desatento, mas se você se apegar aos detalhes não terá nenhum problema de compreender.
O único defeito do livro e a falta de desenvolvimento de alguns personagens. Isso não afeta a história, que é completamente "plot driven", mas acho que umas páginas a mais aprofundando alguns dos coadjuvantes (e até os protagonistas) seriam bem vindas.
Por fim, é uma leitura que recomendo, principalmente se você é fã do gênero "cyber punk".

Clio0 20/07/2022

O último volume da trilogia Sprawl é o mais polêmico justamente por ser aquele que mais inova no estilo, pois o autor embora ainda carregue pesado na ficção científica, começa a se valer de enigmas. Esse tipo de tática narrativa começou a se popularizar na década de oitenta, justamente quando Gibson escrevia a obra, e os famosos rpgs (jogos interpretativos de estratégia e enimas) chegavam ao seu auge.

Similar às campanhas dos jogos, temos um grupo de personagens com motivações complexas - e nem sempre claras - que conduzem a narrativa, mas que são eventualmente descartados se seus papéis no desenvolvimento da trama já terminaram. Isso pode ser um tanto broxante para aqueles que preferem narrativas fechadas ou não estão acostumados com capítulos divididos por pontos-de-vista.

Tudo isso permite que a Inteligência Artificial, tida como tema principal na série, conduza a história. Para aqueles mais interessados no gênero, é possível encontrar as referências que várias obras modernas fazem (como a Matrix) e outros assuntos que não deixaram de ser pertinazes: a Deepweb, Snuff, o Avatar.

Esse último merece um comentário a parte. Gibson retoma tanto o conceito dos jogos de rpg quanto do "alter ego" já utilizado na internet na época para mostrar o que seria equivalente no mundo real. O resultado é uma mistura esquizofrênica de teorias da conspiração e questões filosóficas abrangendo a noção de ser e existência.

Alguns personagens dos livros anteriores reaparecem e alguns pontos continuam. Os conglomerados mafiosos permanecem controlando o mundo, e a subcultura dos integrantes da Matrix ainda se confundem com joguetes e/ou anarquistas.

Enfim, Mona Lisa Overdrive se destaca pela riqueza de propostas fornecidas pelo autor, porém sua densidade é o que pode justamente afastar o leitor não habituado. É possível lê-la individualmente, porém isso pode fazer com que uma leitura complexa se transforme num trabalho hercúleo.

Daniel Andrade 15/03/2022

Uma boa conclusão
Sinto que esse foi o melhor livro da trilogia. Todos os personagens aqui são interessantes, em especial a Kumiko e a Mona. Em alguns momentos a narrativa fica extremamente confusa pela quantidade de termos específicos que a história possui, mas o glossário ajuda a resolver. Acho que se possuísse mais 50 páginas para aprofundar, teria dado mais meia estrela.

Campos 27/02/2022

Gostei
A trilogia, para mim foi arrastada nós dois primeiros volumes, mas nesse ela fluiu bem melhor, com uma trama mais interessante e fácil de entender

GabrielGawlouski 29/01/2022

A descida final da montanha russa de Neuromancer
Achei esse muito melhor que o Count Zero, pecando talvez apenas no exagerado número de núcleos narrativos (dessa vez são 4).

Ao contrário de Neuromancer e Count Zero, Mona Lisa Overdrive NÃO funciona como livro solo, um pouco óbvio já qu se trata de uma trilogia, mas essa era uma característica que não estava presente nos dois volumes anteriores.

Como fechamento de trilogia o que realmente interessa aqui são as respostas de algumas lacunas não fechadas ao longo da série.

Duda.Leto 05/01/2022

A HUMILDE OPINIÃO DE QUEM COMPROU OS LIVROS PELA CAPA
O universo da trilogia é muito rico e a história é bem escrita. Infelizmente não é uma história que me cativou fazendo com que a leitura dos 3 livros fossem uma tortura em alguns momentos, simplesmente porque a história era incrivelmente esquecível para mim, mas para pessoas que gostam de histórias ligadas a cyberpunk, cyber space pode ser uma leitura muito divertida e envolvente.

Ps: as capas dessa edição tem uma arte perfeita, sendo o principal motivo para que eu adquirisse os livros.

Helena.Melo 02/01/2022

Final da Trilogia do Sprawl
O melhor do 3 livros, pecebe-se evolução da escrita de Gibson, considerando tambem nossa familiaridade com o cenário e acontecimentos. Confesso que achei que partiria do final do outro livro, o que me decepcionou um pouco.

Nimrod 21/12/2021

Encerramento digno para trilogia Sprawl.
A narrativa do livro segue a mesma linha do antecessor, contando a história de quatro personagens de maneira simultânea e que se intercalam. O que é perfeito. O grande diferencial que a vemos aqui é o ritmo da história. Não é aquela ação que havia no segundo, mas algo mais investigativo que instiga o leitor através da curiosidades por meio de grandes mistérios que ao meu ver funcionam com maestria. Principalmente como pólvora para cenas mais de ação.

O principal é a conclusão e nostalgia de personagens antecessores dos livros que até então não sabíamos um final certo. Mona lisa Overdrive não supera o antecessor mas mantém o padrão de qualidade alto.
MachadiAninha 17/03/2022minha estante
Concordo super contigo! Saber que, de fato, Case e Molly nunca mais se viram e que aquilo, de certa forma, a afetou... O Filandês, ver o Bobby e a Angie de novo... Ai ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5