Sra. Fletcher

Sra. Fletcher Tom Perrotta

Resenhas - Sra. Fletcher

MarcusASBarr 04/09/2023

“Vc é minha MILF!” seria uma forma de descrever que a escrita do livro é bem crua
... com uma abordagem bem atual das paranoias da atualidade, que vão da falta de trato entre as pessoas ao mergulho de cabeça da protagonista em novas possibilidades que vão sacudir seu conceito estabelecido de sexualidade.
Eve Fletcher é uma protagonista que transita entre a maturidade e o desejo de recuperar o tempo perdido... divorciada e cortando os laços com o filho, que segue para sua aventura no mundo universitário, ela tem diante de si as inúmeras oportunidades de uma nova vida que se inicia, tanto no mundo real quanto virtual.
Volta a estudar, inicialmente para ocupar o vazio que ficou, mas, consequentemente, esta investida passa a redirecionar por completo a sua vida, e cria possibilidades que não imaginava vivenciar... um abrir de portas.
Temos uma abordagem forte quanto aos relacionamentos que margeiam o comportamento humano, sua sexualidade e as consequências das ações.
A narrativa prende e nos apresenta personagens e suas trajetórias de uma forma bem peculiar. É um excelente livro... mas com abordagem pesada em alguns momentos.

mari 25/08/2023

Gostei da história e da personagem. Em vários momentos o trecho acaba no meio de uma cena que te deixa imaginando o que aconteceu. Foi ótimo achar um livro que foge do clichê e trás uma protagonista mais velha.

Berenga 23/10/2022

Por incrível que pareça, a série de TV é melhor que o livro
Na série pelo menos os personagens são melhores construídos e a trama tem mais foco. Uma pena pois eu tinha expectativas quanto ao livro. Achei fraco.

cristal reis 22/04/2021

Soube do livro através da minissérie da HBO, que amei demais e se tornou uma das minhas favoritas. No entanto, esse livro foi um pouco decepcionante. Achei a abordagem utilizada para construir a personagem da eve, de certa forma, superficial (fizeram bem melhor da série) e o final, por mais que inesperado, parece que não condiz com a personagem, sem contar a falta de química gigante entre a Eve, Amanda e Julian. Porém, um dos pontos altos do livro foi o Brendan, que foi abordado de uma maneira melhor e mais aprofundada. Foi um dos poucos livros em que a série televisiva é melhor e aborda a natureza dos personagens de forma mais profunda e envolvente.

Riga 24/03/2021

Decepcionante (não é exatamente spoiler mas comento sobre o teor do final)
Nunca fiquei tão decepcionada na vida com um final de livro, não sou do tipo que diz que o final estraga o livro porque muitas vezes a jornada vale a pena. Talvez eu tenha tido sorte na maioria das vezes, mas nesse caso é inevitável. Toda a construção contestadora de normativismo de gênero e moral progressista que se forma em 90% do livro na personagem principal são eliminadas completamente no capítulo final. Pra quem viu a minissérie e curtiu. Melhor ficar só nela mesmo. Parabéns ao roteirista que adaptou e cortou fora o que tinha de errado nesse livro.

Miyako.Matsumoto 08/02/2024

Desconexo e arrastado
Infelizmente, essa foi a primeira decepção do ano.

A premissa do livro é intrigante e engraçada, uma mãe divorciada que está passando pela síndrome do ninho vazio e que, de repente, recebe uma mensagem provocadora de um admirador secreto. Parece algo meio sessão da tarde, mas achei que seria divertido o bastante para ler. Me enganei.

Acontece que a história parte desse princípio e só volta a ele no final do livro, o que faz com que todo o meio da história seja solto e chato de ler. A personagem não se desenvolveu e muito menos o filho dela, que era um babaca e continou sendo. Achei estranho o tipo escolhido de narração, pois o autor alterna diversas vezes entre vários personagens e entre a primeira e a terceira pessoa. Achei confuso e desnecessário.

Em certos momentos nem acreditei no que estava lendo, porque parecia tão irreal que não podia estar ali, mas estava. E até os momentos de sustos e repulsa pareceram jogados e sem propósito, servindo de reflexão para a personagem, mas que não a levaram a conclusão nenhuma.

A cena final foi interessante e mórbida, tendo margem para um desenvolvimento, mesmo que raso. Infelizmente, o autor preferiu finalizar o livro nesse momento. Para completar, demorei dias e dias pra ler 300 páginas, porque simplesmente não tinha vontade de voltar a leitura e nem de saber o que aconteceria.

Adriana1161 30/01/2021

Família real
É a história de uma mulher de 46 anos, a Sra. Fletcher, divorciada, mãe de Brendan, e que trabalha em um centro de acolhimento de idosos. O filho está indo para a Universidade e ela tem que lidar com questões que se apresentam: solidão, sexualidade, relacionamentos.
O livro é bem verdadeiro, apresenta alguns temas com bastante crueza.
Vai alternando entre o ponto de vista da mãe, e do filho.
Acho que levanta muitas questões, porém não se aprofunda em nenhuma, não se apega a nenhuma, e fica tudo um pouco solto...
O que me incomodou um pouco, foi o fato do autor ser homem, ter um ponto de vista masculino e um pouco estereotipado sobre as mulheres (quando fala da menopausa, por exemplo).
Mas é gostoso de ler, e depois fiquei sabendo que ele é autor de um outro livro, Little Children, que virou o filme Pecados Íntimos, com a Kate Winslet, que eu adoro, é um filme ótimo! Subiu no meu conceito!
Personagens: Eve Fletcher, Brendan, Zach, Sanjay, Amber, Becca, Amanda, Juian, Margo, Dumell. George, Ted Bethaby, Jon-Jon
Local: Massachussets - EUA/ atual

Butakun 01/01/2021

Essencial
Esse é o terceiro livro do Perrotta que leio, sendo que no segundo deles (foi "A Professora de Abstinência", lançado pela Benvirá há uns vários anos), eu já o tinha por um dos meus escritores favoritos. Ele nunca discute o desnecessário, sendo extremamente perspicaz e abordando elegantemente os temas a que se propõe - embora que a sua própria maneira, e sem pudores rasos. No momento presente, em que a questão da identidade de gênero está em pauta contínua, acompanhar a sra. Fletcher em suas breves e diversificadas desventuras (de como lidar com a pornografia e com novas experiências afetivas e sexuais quando na meia-idade) é gratificante e enriquecedor. Leitura obrigatória, e recomendadíssima, mesmo com a ressalva do amontoados de erros, entre bobos e grotescos, que passaram pelos revisores da editora.

Clara1844 07/04/2024

Um livro vivo
O livro é muitissimo bom, aborda diversas pautas importantes, faz o leitor mergulhar na vida de cada um dos personagens e como eles lidam com a existência dessas pautas, das mesmices do cotidiano, do sexo... como eles lidam com a própria vida e com as próprias escolhas!
durante a metade do livro foi um tanto tedioso, o livro me prendeu mais no final, e sobre o final, eu lembrei de "Tudo é rio"! Quando o tio (q nn lembro o nome) diz que é mais fácil se manter na mesmice (não exatamente com essas palavras), imaginei q ela fosse voltar atrás da sua decisão

Sabrina320 10/04/2024

Realista
A ponto de perturbar até? mas fiquei com a impressão de inacabado? faltando desenrolar mais alguns personagens, ou essa é a intenção, porque muitas pessoas passam mesmo pela gente?.

Sophii 28/04/2024

Final de merdaaaaaaaaaa
tinha tudo pro livro ser bom, conseguiu estragar tudo nas últimas 50 páginas!