Três Mulheres

Três Mulheres Lisa Taddeo

Resenhas - Três Mulheres

Julia Moraes 04/03/2021

Foi um livro difícil de ler no começo, acho que não estava preparada pro nível das histórias que são relatadas nele. Mas os poucos me acostumei e fiquei muito interessada em desvendar os sentimentos e desejos dessas mulheres! Acho que no fim da leitura passei até a olhar pros meus próprios desejos de forma diferente, com mais aceitação.

Emily Amaral @artesdeler 04/03/2021

O desejo
?São as nuances do desejo que guardam a verdade sobre quem somos em nossos momentos mais brutais.?
O livro narra como o desejo, em suas variadas formas de atuação, moldou ou fez papel decisivo na vida de três mulheres. O leitor acompanha suas vidas desde a adolescência até as consequências de diversas crueldades na vida adulta.
É muito pesado de ler os diferentes abusos que aconteceram com essas três mulheres, e como foi/é difícil se recuperar deles, perceber que eles não definem quem elas são, o que podem ser. Lisa Taddeo escreveu de forma quase poética sobre três mulheres que podem representar outros milhares.

Karla.Marisa 04/03/2021

difícil, necessário, um pouco longo
A autora mostrou a história real de um tempo da vida de três mulheres... Com elas, acompanhamos histórias que tratam de solidão, desejo, abuso, traumas etc.
Foi um livro importante por tratar desses temas que ainda são tabus, mas não dei 5 estrelas pois em alguns momentos me cansei e esperava uns finais diferentes.

Pam Xavier 03/03/2021

É impressionante como foi possível se identificar nem que seja um pouquinho com cada uma dessas mulheres e ao finalizar esse livro só consigo pensar em como nós, mulheres, somos sempre facilmente expostas, julgadas e tachadas das coisas mais horríveis pela sociedade de um modo que um homem jamais seria.

De fato, é uma história necessária e que traz muitas reflexões, porém, principalmente a partir da metade para o final, sinto que houve detalhes em excesso que, ao meu ver, não eram necessários para a narrativa e só por isso dei 4 estrelas, mas nada que diminua a importância do livro.

Amanda 02/03/2021

Sem palavras
Acabei de terminar esse livro e não sei o que dizer.
A história dessas três mulheres é tão envolvente que você não sabe o que pensar.
Um livro, como a própria autora diz, sobre desejo, mas muito além de histórias sobre desejo, é um livro sobre o desejo da mulher e como a sociedade trata isso.
Não importa o que esta acontecendo na vida dessas mulheres, elas são julgadas o tempo inteiro, pelo simples fato de desejarem algo.
Esse livro é um soco no estômago de qualquer um que lê e absorve o que aconteceu com essas três mulheres.

Bella.Sprengel 02/03/2021

Que livro! Adorei acompanhar ?de perto? a história dessas três mulheres. Senti muito pela Maggie. Com certeza a história dela mexeu comigo.

Apenas não gostei um pouco de como as vezes a escrita se torna enrolada em detalhes que, no meu ver, são dispensáveis. De resto, 4 estrelas.

Isabella.Magossi 01/03/2021

Sentimentos
Da para sentir tanta coisa lendo esse livro, mas principalmente raiva do patriarcado que rege a sociedade e faz essas mulheres nao serem donas delas mesmas e isso é pessimo. Um retrato muito verdadeiro de como é ser mulher nesse mundo

Yasmin Ramos 01/03/2021

Linha tênue entre a falta, o desejo e o abuso
"Três Mulheres" é um livro de não-ficção, que intercala a história real de três mulheres. Confesso que por vezes me esqueci que se tratava de pessoas reais e não personagens, por não conseguir acreditar no que estavam passando.

Em cada capítulo, a história de Maggie, Lisa e Sloane é contada, e o elo que as une é o desejo. Como o desejo de cada uma se desenvolvia, como elas lidavam com aquele desejo e como a sociedade decidia julga-las por sentirem aquilo. Os desejos dessas mulheres, tão diferentes, na verdade também tinham um elo: o abuso.

Para ler este livro e entender seu propósito, é preciso tentar se desvincilhar do julgamento. É preciso ter em mente que é muito difícil se colocar no lugar daquelas mulheres. Que numa situação de abuso, a pessoa inserida é incapaz de perceber, de escapar, de ver claramente.

É interessante a reflexão também de como a falta pode gerar um desejo, e este desejo ser tão forte a ponto de permitir um abuso.

Juhmunhoz 01/03/2021

Livro importante
Achei um livro muito necessário para todos, mas príncipalmente para as mulheres. Entenderem que podemos ser muito melhores em vários aspectos.
Mas eu não achei que foi um livro que me prendeu muito. Demorei muito para ler pois não me empolgava com a narrativa.

Diana Gomes 28/02/2021

Eu comecei o livro esperando um pouco mais dele, talvez por não saber exatamente a premissa, apenas sabia que iríamos ter detalhes sobre as histórias de vida dessas três mulheres. Foi uma leitura difícil e ao mesmo tempo fluida. Difícil porque toca em assuntos muito delicados (machismo, abuso sexual, sexismo, tudo o que embala os olhos da sociedade referente às mulheres).

Nós enxergamos a história através da vivência dessas mulheres e justamente por isso conseguimos sentir suas dores, angústias, vergonha, medo. Cada uma delas foi julgada e recriminada pelas coisas que acontecem, mesmo quando elas são as vítimas.
Ao longo de toda a história, elas apresentam inúmeros pensamentos tortos e que são obviamente frutos do que a sociedade espelha nas mulheres como um todo!

"Você deve se comportar de tal maneira, porque de outra forma é errada" "Nesse momento você deve chorar porque se não, não acreditarão em você" "Olha as unhas dela feitas, isso não é sinal de alguém que sofre" "Mas esse homem correto e justo e bem sucedido jamais faria isso"

Embora seja um livro sensível e que traz conteúdos importantes para discussão, é importante ressaltar que aqui nós temos a história de mulheres brancas, cis, de classe social consideravelmente alta, dentro dos padrões norte-americanos. Além disso, alguns pontos me incomodaram. Como por exemplo, as cenas com teor sexuais que acontecem (sendo abuso ou não) são bem descritivas e detalhadas, chegando ao ponto de muitas vezes tornarem-se repetitivas — ainda que o desejo seja o ponto chave que conecta essas histórias e a questão principal apresentada no livro. O final faltou um pouco mais, eu senti como se precisasse ali de mais algumas páginas. Por se tratar de histórias reais, é claro que a vida dessas mulheres continuariam, haveria mais detalhes, mais acontecimentos. Mas eu gostaria de ter tido algo que chegasse perto de uma conclusão pelo menos daqueles momentos que foram retratados no livro.

No mais, é uma leitura muito válida, embora não pra todo mundo devido aos gatilhos que apresenta. Foi um livro sofrido pra mim em termos de histórias mesmo, cru, doloroso.

Uma das passagens que me tocou:
"Não há nada mais seguro do que não desejar nada. Mas estar seguro dessa maneira não nos prepara para as doenças, dor e a morte. Às vezes a única coisa que isso mantém são as aparências."

Franciele283 28/02/2021

Sabe aquele livro necessário...?!
Um livro cru e realmente cruel (do ponto de vista social).
Acompanhar 3 histórias com a de Maggie, Lina e Sloane é de ter exposta a vida de milhares de mulheres que têm que todo santo dia passar por abusos, inferiorização, terem suas palavras colocadas em cheque.
Sobre a leitura, extremamente fluída na minha opinião, chega parecer ficção pelo jeito que se desenrola.
Vale demais a leitura, lembrando claro dos vário gatilhos que aparecem, ok?!

Karen.Carvalho 28/02/2021

Três mulheres
Primeiramente obrigada Pam por me tirar da zona de conforto.

Segundamente vamos lá...

Primeira obra de não-ficção que leio, e sinceramente não sei se leria se não fosse por causa do clube. Eu li esse livro com muitos julgamentos pois é muito absurdo o que essa três mulheres aceitam para vidas delas, ambas com traumas e suas dificuldades. Porém pessoas de fora, tanto eu quanto quem já leu, sabe que é muito mais fácil resolver o problema sem estar nele, a facilidade de poder falar ?eu faria desse jeito? sendo que quando estamos na situação faríamos diferente.

Acho que esse livro me faltou algo, mais profundidade? com certeza. Ou um final? mas como podemos exigir um final sendo que estamos falando da realidade e não de uma ficção?

Por fim, recomendo a leitura mas lembrando possui diversos gatilhos. E me incomodou um pouco a forma como a autora aborda alguns assuntos, por isso a nota.

Fecho com esse trecho ?Mulheres têm livre-arbítrio, crianças não?

Lua 28/02/2021

Resenha da Lua
Terminei esse livro com uma revolta enorme pelo caso da Maggie!!
E com a triste constatação d a realizadade, as mulheres e os sentimentos dela (nossos), são sempre menosprezados e reduzidos, principalmente quando analisados por homens e também por outras mulheres (o que é o mais triste).
O desejo de quem é o que sempre prevalece? A palavra de quem é a levada en conta, é a que tem nais credibilidade?
Termino com as lições de não julgar e ter sororidade.
Esse livro me deixou super reflexiva, VOCÊS PRECISAM LER!