Três Mulheres

Três Mulheres Lisa Taddeo

Resenhas - Três Mulheres

Lyla 13/03/2021

Gostei do livro, das dores que ele levanta, que são comuns a tantas mulheres! Mas acredito que por não ser tão adepta de não ficção, para mim faltou fluidez.

Wander.Antoni 13/03/2021

Livro muito bom, mexeu comigo .
Nunca tinha lido um livro de não ficção .
Livro que mexeu muito comigo eu indico esse livro

touryu 10/03/2021

Não são só três
Li esse livro por indicação da Pam (@apamgoncalves) e, se não tivesse sido por isso, talvez eu nunca tivesse sequer o conhecido. É uma obra de não ficção que retrata a história de três mulheres, todas naquele padrão norteamericano branco heteronormativo (infelizmente), com um tema não muito explorado ou discutido na sociedade em geral, que é o desejo feminino.

A autora explora muito a relação entre o abuso, o medo e o desejo. Quando o abuso é pegar o desejo de uma pessoa e usá-lo contra ela mesma, ela vai sentir tanto medo de perder o acesso ao que ela deseja que não vai ter coragem de dizer "não", ou "chega".

A escrita é dramática e poética, às vezes com uma abordagem até preocupante. Por se tratar da vida dessas mulheres, o livro aborda tópicos que podem ser gatilhos, como distúrbios alimentares e suicídio, e a história é contada do ponto de vista dessas mulheres, então a visão desses assuntos pode não ser das melhores.

Em muitos momentos precisei lembrar a mim mesma que essas eram histórias reais, que (no ponto de vista dessas mulheres) as coisas de fato haviam acontecido daquela forma. E eu precisei me policiar para não ficar julgando (por ex: se fosse eu no lugar dela teria feito dessa forma) porque na verdade é muito fácil resolver o problema dos outros quando se está vendo de fora.

Não só as três mulheres principais têm as suas histórias compartilhadas. Outras mulheres presentes também marcam muito com suas vivencias, sendo quase impossível não se identificar ou ter empatia.

Esse livro me fez refletir sobre várias coisas, principalmente comportamentos que são considerados normais socialmente, como as mulheres serem dependentes da atenção e aprovação dos homens.

Você, mulher, sabe dizer exatamente o que deseja? Sabe diferenciar o que é o seu desejo e o que é o desejo de seu parceiro ou parceira? Você é satisfeita ou só satisfaz e recebe o mínimo de volta?

Maria3897 10/03/2021

Muito incômodo
Eu quase desisti de terminar o livro diversas vezes. Ele me trouxe, sim, reflexões, mas, em troca disso, tirou um pouco da minha paz. Além disso, as cenas +18 são tão nojentas que eu me senti pior ainda. Sinto que sou um pouco mais realista depois dessa leitura, mas não tenho certeza até que ponto isso é um benefício.

Mari 10/03/2021

MAIS QUE TRÊS MULHERES

Esse livro não é para qualquer um mas também deveria ser leitura obrigatória pra todo mundo. Conheci Três Mulheres a partir da leitura do Clube dos Favoritos da Pam - @apamgoncalves - e só com a indicação da nossa Reese brasileira, já sabia que seria uma leitura importante e de qualidade.

Três Mulheres é uma não-ficção que conta a história de três mulheres e suas respectivas histórias de vida, intensas, fortes, por vezes cruéis, mas vasta de ensinamentos e experiências.

Num mundo onde o machismo está vívido e presente, Lisa acompanhou de perto essas histórias, e se dispôs a nos contar com uma riqueza de detalhes e uma intimidade com a escrita inexplicável. Em determinados momentos, me confundi na leitura imaginando que seria uma ficção.

As histórias de Lina, Maggie e Sloane são histórias completamente diferentes mas que ao mesmo tempo é a história de todas nós mulheres. E Lisa Taddeo foi certeira na forma que contou sobre estas vidas, desde o prólogo, quando a autora começou contando da sua própria vida.

Três Mulheres é um livro para mulheres, mas também para homens! É um livro que ensina a enxergar por outra lente as decisões de uma mulher, sem antes condená-la. É um livro que ensina sobre empatia. Sobre força. Sobre luta. Não de uma, nem duas, nem três mulheres… Mas de todas as mulheres do mundo.

Atenção: Este livro contém gatilhos de abuso sexual, suicídio e outras questões.

Mar 10/03/2021

Achei uma leitura densa em alguns momentos. A autora fez um retrato vivo das três mulheres. Cada uma vivendo em contextos diferentes e compartilhando as dores de ser mulher na sociedade em que vivemos. É possível se identificar e ter empatia pelas vivências de cada uma delas.

Lemon 10/03/2021

Três Mulheres
Foi um livro que me chocou bastante com a história dessas três mulheres, sendo essa história forte, extremamente pesada e necessária.

Nesse livro é levantada muitas pautas que são de extrema necessidade, pois é a realidade de muitas mulheres na sociedade. Acho que por isso a maioria das mulheres que lerem esse livro irão se identificar com alguma parte desse livro.

Recomendo já que foi um livro em que chorei de raiva por algumas situações e aprendi com elas levando ensinamentos sobre diversas pautas.

"Eles devem vê-la triste. Se virem que você é feliz, tentarão destruí-la."

Taaie 09/03/2021

O livro conta a história de três mulheres que tem suas vidas baseadas em desejos de outras pessoas. Me fez refletir a respeito de como colocamos nossos desejos abaixo dos desejos de homens, e, de como a imagem de um homem vale mais do que a verdade que uma mulher conta.

Lorena1155 09/03/2021

Cheguei neste livro através do clube dos favoritos da Pam Gonçalves, mas já estava na minha lista de leitura para o futuro depois de ter visto alguma live onde a própria Pam estava lendo e comentando sobre o livro. Ali já ficou claro que seria um livro forte e pesado, mas ainda assim me surpreendi com as histórias e com as dores de cada uma das personagens. Me revoltei em diversos momentos, sofri e chorei em outros, me identifiquei com algumas situações e pensamentos de cada uma das mulheres... Foi pesado e inesquecível. Coincidentemente terminei de ler na madrugada do dia 08 março, as sincronias da vida né...

Camilla 08/03/2021

Não me pegou
Tive que me esforçar pra engatar e pra terminar a leitura. Temas importantes são debatidos ao longo da história, mas achei que o fim deixou a desejar...

yomaeli 07/03/2021

O que mais gostei na obra foi o trabalho que a autora teve em não apenas compilar histórias, mas de se conectar e acompanhar realmente a vida de três mulheres: Lina, Maggie e Sloane.

Em comum, as três tem, infelizmente, suas existências, personalidades e vontades atravessadas pela ação de homens que já tiveram um papel significativo em suas vidas em algum momento.

No caso de Maggie, é revoltante acompanhar sua história e a busca por uma justiça lenta. Além de precisar a todo momento se provar a vítima da situação às pessoas que ignoram sua dor e abuso em prol do abusador.

Lina também tem sua personalidade afetada. Tanto por um amor de adolescência quanto pelo casamento monótono com outro homem. Ela nos faz pensar que muitas vezes recorremos a alguém que nutra nossa autoestima e felicidade, que no fim acaba apenas sugando o que nos resta ou nos oferecendo migalhas.

Sloane foi a que eu queria ter visto muito mais. Com uma vida marcada por transtorno alimentar, expectativas sufocantes, busca pela perfeição, tem hoje uma postura mais "liberal" que em essência apenas parece tentar mascarar o que realmente sente. E também fica a questão: ela faz o que faz por ela ou pelo marido?

As relações e os desejos são explorados declaradamente nesse livro e de modo cru trazem à tona todo julgamento que nós, mulheres, sofremos durante a vida por toda e qualquer ação e sentimentos.

Glynda Ferreira 07/03/2021

Para refletir!
Esse livro conta a história de três mulheres, um recorte da vida dela que nos faz refletir demais. São três histórias completamente diferentes, mas com um sentimento em comum, o desejo. Achei a leitura bem densa no começo, mas depois deslanchou. Recomendo!

Beladpaula 05/03/2021

Forte e necessário!
Por várias vezes durante a leitura me vi em situações iguais, sinceramente que livroooo! Perfeito!

teteguitton 05/03/2021

Três mulheres
Fantástico! Uma história não ficção sobre três mulheres com vidas totalmente diferentes mas todas passaram por algo igual (não serem ouvidas pela sociedade).

"Nós, mulheres, não devemos julgar a vida umas das outras, se não tivermos enfrentado as dificuldades umas das outras."
"Nós não lembramos o que queremos lembram . Nós lembramos o que não conseguimos esquecer."