O mal-estar na cultura

O mal-estar na cultura Sigmund Freud

Resenhas - O mal-estar na cultura

Gabi 12/04/2024

UM DOS MELHORES
O mal estar na cultura é genial!!!!! De tudo que li do Freud, foi o mais gostei. Eu perdi tudo quando ele meteu o louco e disse: não tem isso de amar ao próximo como a ti mesmo, isso não existe, pois se ofereço meu amor a alguém, esse amor é percebido como predileção, preferência! Se amo a todos igualmente, amigos e inimigos, então não amo ninguém. Além disso, as ideias de superego cultural e tudo que tange o paralelo filo-onto, me fascinou demais! obrigada mestre ??

Camila 03/03/2024

O mal-estar na civilização
Nesse livro Freud busca explicar as causas dos diversos desconfortos/insatisfações/ angústias que os indivíduos encontram na vida dentro dos padrões de civilidade. É uma leitura que faz referências a outras obras de Freud e tem trechos que muito provavelmente serão melhor interpretados e aproveitados quando se tem um certo grau de conhecimento sociologico/psicanalico/filosófico (minha opinião pois foram os pontos que senti algum nivel de dificuldade). Gostei muito da leitura, das reflexões e das explicações. Valeu Freud, até a próxima :)

bucof 05/02/2024

Repressão de impulsos
Freud nesse livro fala sobre vários assuntos, um deles é uma crítica a religião e ao sentimento que ele denomina como "oceânico", mas no livro ele foca bastante entre a dicotomia entre indivíduo e sociedade e onde os impulsos sexuais e agressivos são reprimidos pela civilização e por isso causam mal estar, também há o conflito de "Eros" e do impulso de morte, que seria a vontade de se preservar e de se multiplicar contra esse impulso destrutivo que sempre vai acompanhar o ser humano.

Gostei bastante da leitura, meu primeiro livro de Freud e minha iniciação em psicologia, a definição de sentimento de culpa que ele explica na parte final mexeu bastante comigo no momento que li e me fez entender muito sobre situações que passei e estou passando.
Gustavo.Mazuchi 05/02/2024minha estante
emocionante review Eduardo, muito bom ver seu aprendizado e crescimento individual.

Vitoria.Milliole 29/01/2024

A definição antropológica de cultura, de acordo com o dicionário, é o "conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social". Dessa forma, faz sentido que a maioria das versões desse livro utilizem "civilização" no título, no lugar de "cultura". No ensaio, Freud discorre sobre o constante estado de infelicidade do homem e como a cultura ? ou a civilização ? tem culpa nisso. Assim, ele determina três principais fatores que determinam a predominância desse sentimento: a fragilidade do corpo, as forças do mundo externo a nós e as relações interpessoais.

"O sofrimento ameaça de três lados: a partir do próprio corpo, que, destinado à ruína e à dissolução, também não pode prescindir da dor e do medo como sinais de alarme; a partir do mundo externo, que pode se abater sobre nós com forças superiores, implacáveis e destrutivas, e, por fim, das relações com os outros seres humanos. O sofrimento que provém desta última fonte talvez seja sentido de modo mais doloroso que qualquer outro".

Freud também destaca as fugas às quais o homem recorre para fugir desse sentimento, sendo elas as distrações (que entendi como sendo hobbies e ocupações), o uso de entorpecentes e satisfações que substituam o sentimento de insatisfação, sendo este último um tanto redundante, já que engloba diretamente os dois anteriores.

"O programa que o princípio do prazer nos impõe, o de sermos felizes, não é realizável, mas não nos é permitido ? ou melhor, não nos é possível ? renunciar aos esforços de tentar realizá-lo de alguma maneira."

Apesar de sabermos, quase todos nós, não ser possível alcançar a plena felicidade, tendemos a recorrer a formas de alcançá-la não por ingenuidade, mas por instinto. E, para isso, recorremos à arte, aos prazeres carnais ou à religião, por exemplo, sendo esta última criticada por Freud como a mais prejudicial à escolha, já que impõe a todos o mesmo caminho para obtenção da felicidade.

O autor e pai da psicanálise destrincha e passeia por muitos temas, como os impulsos carnais, a incoerência presente em mandamentos cristãos e a beleza como inutilidade esperada pela cultura.

Freud tem uma escrita mais fluida do que eu esperava, levando em conta a época e o seu campo de estudo ? a psicanálise. Não é uma leitura difícil, confusa, com palavras desnecessariamente complicadas, mas é uma leitura densa, com termos inevitavelmente desconhecido para muitos, que pode exigir uma maior atenção ou uma segunda leitura.

Um pouco repetitivo especialmente no capítulo final, confesso que não absorvi muito dele. Não por estar difícil, mas porque a essa altura tinha realmente se tornado maçante pra mim, tanto é que este é iniciado com um pedido de desculpas pelo exato motivo que acabo de reclamar. Mas isso não tira em nada o mérito da obra, que foi a minha primeira de Freud e com certeza eu espero ler outras.

Roberta.Kist 29/01/2024

Achei uma leitura densa, mas acho que ainda não estou acostumada com esse tipo de texto. Foi bastante desafiador.

Nath Oh 25/01/2024

Era pra ter marcado 5
Sou fã do Freud. Importante demais pra psicologia, filosofia, sociologia, etc etc etc. Confesso que tenho pouco conhecimento de psicanálise, então algumas coisas ficaram confusas, alguns termos, como super eu. Então vou precisar reler algumas partes. Mas no geral, um ótimo livro. Muitas reflexões interessantes.

madu 10/01/2024

Essa foi a primeira obra de Freud que li, e foi uma experiência curiosa. ?O mal-estar na cultura? é dedicado a refletir a questão dos impulsos, da libido e da agressividade, na humanidade e seus efeitos na cultura.
Acredito que tenho que pensar um pouco mais a respeito do que esse livro significa, visto que traz diversas questões dignas de aprofundamento. Mas, uma certeza, é que essa leitura abriu minha mente para uma série de pensamentos que não tinham me ocorrido antes. E isso é sensacional.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/09/2023

Ao investigar por que o ser humano é tão pouco dotado para ser e permanecer feliz, Freud revela que um dos principais e invencíveis obstáculos à felicidade é a constituição psíquica do homem. Ele examina de perto, lançando mão de ferramentas psicanalíticas, o processo de desenvolvimento cultural necessário para que as pessoas possam viver em sociedade. A conclusão é a de que não só a civilização, mas a própria cultura humana implicam uma diminuição na felicidade dos indivíduos, tendo como subproduto um alienável e generalizado sentimento de culpa.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525419972
Furabolo 19/09/2023minha estante
Tb fiz uma resenha a respeito dele. Ótima leitura.

Furabolo 28/08/2023

Ahh, as pessoas e sua miséria voluntária...
O livro, como o nome sugere, teoriza sobre como o Homem precisa se manter em constante estado de insatisfação para se manter em um estado dinâmico com o meio. Metas ainda não alcançadas podem ser o combustível para não morrer na inércia. Porém, alcançar tal meta gera instantâneo tédio e ânsia por um novo mal-estar que nos mova em uma nova direção.
Estaria a real alegria humana mais em perseguir do que em alcançar? Seria todo auge apenas o patamar para novos degraus? Seria o próprio Deus a meta inatingível que o homem criou para que nunca alcançasse a plenitude e pudesse gozar da eterna busca pelo intangível?
A essas e outras questões, Freud responde de maneira pretensamente cética, mas não sem deixar transparecer alguns dos traços de suas próprias questões psicológicas, que contaminam as conclusões a que ele chega, em minha opinião.

Alice126 25/01/2023

Esperava mais (?)
Parece que o próprio Freud sabia que não tava tão bom porque pediu desculpa umas 3 vezes kkkk algumas coisas pediam um aprofundamento, outras poderiam ser abreviadas. Esperava mais exemplos e análises de eventos específicos da cultura para que conseguisse conectar à teoria do autor (que não me é estranha, mas preciso me debruçar mais sobre a psicanálise para captar alguns trechos).
No geral, é muito bem escrito, como julgo ser um talento do Freud. Sinto que se tivesse lido Totem e Tabu ou O futuro de uma ilusão antes desse, faria melhor aproveitamento.

Áquila 09/11/2022

Culpa primordial
O autor trabalha a noção da culpa "autoimposta" como parte necessária do funcionamento da sociedade, que prioriza a comunidade em relação ao prazer individual.

Karinny 24/09/2022

Livro muito interessante, fácil de acompanhar, um prato cheio para quem se interessa por psicanálise.

Sonaly 17/04/2022

?Descobriu-se que o ser humano se torna neurótico porque não é capaz de suportar o grau de frustração que a sociedade lhe impõe a serviço dos ideias culturais, e disso se concluiu que suprimir ou reduzir consideravelmente essas exigências significaria um retorno a possibilidade de ser feliz?

Após ler o texto de Theodor Adorno "Educação após Auschwitz" fiquei muito curiosa para ler esse livro. Li e não me arrependo, Freud traz ótimas reflexões sobre a infelicidade do indivíduo e sociedade.
Thata 17/04/2022minha estante
Comprei um do Adorno que em breve vou ler.Bom saber que ha relaçao com a psicanalise de Freud.

Thalyta 29/03/2022

"Afinal de contas, todo sofrimento é apenas sensação, existe
apenas na medida em que o percebemos, e apenas o percebemos em consequência de certas disposições de nosso organismo."

É muito interessante como ele relaciona o modo com que nossa sociedade se desenvolveu com o desenvolvimento psicológico em relação às nossas emoções.

Observar como construímos nossa sociedade com base em uma moral questionável que foi muito influenciada por fatores como a religião é assustador, e observar a influência que esta ainda tem sobre a maior parte da população é ainda pior.