Rastros de resistência

Rastros de resistência Ale Santos

Resenhas - Rastros de resistência

Biblioteca Álvaro Guerra 31/05/2022

O livro Rastros de Resistência, do pesquisador e influenciador digital Ale Santos, lançado pela Panda Books, traz vinte histórias inéditas sobre heróis e heroínas do povo negro. O objetivo da obra é apresentar ao público fatos e personagens que foram apagados e silenciados ao longo dos anos de colonialismo e pós-colonialismo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578887360
??

Dudu 01/09/2020

Necessário!
Livo de extrema importância.
Uma breve contextualização sobre 20 histórias reais ligadas à luta contra a escravidão.
Intrigante e emocionante.
Drica 22/01/2021minha estante
Olá Dudu!! Você me pergunto se gostei do livro Moisés Negro!! Gostei!!! Muito bom!! Somente reduziram o final, mas conclui a história! Um pouco tenso!! Mas tem um lado humorístico que quebra um pouco a tensão da história. Um abraço!

Kemilly 20/05/2022

Livro super necessário!!
Eu adorei ler esse livro, além da leitura ser muito boa o conteúdo é riquíssimo! Aprendi muita coisa lendo e conheci através desse livro pessoas maravilhosas e que merecem total admiração. Eu super recomendo a leitura.
Obrigado

Kelly 09/05/2022

Incentivador
A obra nos mostra personagens muitas vezes escondidos da nossa história. Nos incentiva a procurar mais histórias e a referência no final do livro é um ponto de partida.
??

Felibalex 05/03/2022

Uma leitura leve mais imprescindível
Comprei o livro por indicação de um desconhecido na livraria que me disse que eu não poderia perder por nada esse livro, e é justamente esse o sentimento que tenho no momento. O livro apresenta brevemente, como o nome diz, rastros de resistência da cultura africana em nossa sociedade. É um daqueles livros que a escrita te conforta e te abraça ao mostrar todo um lado oculto de nossa história. Personagens, lugares, culturas. Todas esquecidas e apagadas. Todas relembradas e celebradas. O livro é incrível, devorei, não consegui não ler de uma vez. Super indicação.
Obrigado

gabiblioteca401 18/03/2024

Um livro muito importante
Cada história nos mostra um povo que é o que está no título *resistente* e sobretudo poderoso. Importante para conhecer a nossa história, a escravidão e os personagens que sendo reais ou não influenciaram nosso Brasil.

Isabela | @readingwithbells 30/04/2020

Rastos De Resistência nos trás histórias de resistência de mulheres e homens negros contra o período da escravidão. Leitura de extrema importância. Não consigo fazer uma resenha que faça justiça à obra. Aprendi muito lendo esse livro. Recomendo a todos.
O autor Ale Santos é pesquisador e mídia ativista de cultura afro-americana. Registro meu agradecimento pela grande obra que nos foi presenteada.
"Resistência. Essa é a palavra que melhor define a história do povo negro. Neste livro, Ale Santos resgata o passado de grandes reinos que tiveram sua história apagada ou silenciada ao longo dos anos de colonialismo e pós-colonialismo.
Reis, rainhas, guerreiros e amazonas que lutaram bravamente em seus territórios são apresentados com toda sua força ancestral. Conheça a história do líder quilombola Benedito Meia-Légua, da princesa guerreira que invadia navios negreiros, o poderio do Império Axânti, assim como as atrocidades cometidas contra os povos da África e a perpetuação dos discursos de racismo.
Como diz o autor, essas “histórias não são apenas um pedaço de cada povo antigo: são pedras fundamentais para reconstruir novos impérios culturais africanos pelo mundo”. Trata-se de uma obra indispensável, que registra o histórico de lutas e resistência do povo negro."

Natália 27/05/2020

Resistência é o nome.
O livro “Rastros de Resistência – Histórias de luta e liberdade do povo negro”, do Ale Santos é uma leitura muito importante, que mostra histórias de sangue, lutas, reinados, escravidão, força, lutas, lutas e mais lutas.

Muitas histórias de mulheres e homens negros no Brasil, em países da África, na Argentina... em muitos lugares, muitas histórias, e de novo, muitas lutas.
O povo negro lutou muito.
E continua lutando.
Uma luta constante contra o racismo e suas derivações.
Uma luta difícil.
Uma luta injusta.
Uma luta que nunca deveria ter começado.
Pois a abominável escravidão, nunca deveria ter existido.

A escravidão apagou registros de muitas famílias, apagou histórias, apagou vidas.
Mas a escravidão nunca vai apagar esse rastro de sangue que deixou, e também não vai apagar o rastro de resistência.

Algumas passagens são difíceis de ler, devido a crueldade humana envolvida.
Mas necessárias de leitura para que coisas atrozes assim não se repitam.
Totalmente necessárias para aqueles que mantém os olhos fechados até hoje ao que aconteceu, e acontece.

O Ale Santos diz “histórias não são apenas um pedaço de cada povo antigo: são pedras fundamentais para reconstruir novos impérios culturais africanos pelo mundo”.

Resistência foi a luta,
Resistência é a luta,
Resistência é a história,
Resistência foi necessário,
Resistência é necessário,
Resistência não é apenas rastro,
Resistência é o nome.

(Resenha publicada na página "Radialista é o nome")

site: https://www.facebook.com/radialistaeonome/posts/158414575686360

Allisson 11/06/2020

Representativo
Rastros de resistência, do Alê Santos.
Neste livro, Ale Santos traz a representatividade que precisamos à tona. Mostra a resistência de rainhas, escravizados e guerreiros ao sistema opressor, seja ele qual for.
Li a 1ª edição publicada pela editora Panda Books, com 136 páginas.
Apresentando de maneira bastante didática os mecanismos de defesa e contra-ataque dos negros contra o sistema imposto, o livro se torna o próprio marco de resistência. Associado a isso, enfaticamente, Alê Santos desconstrói vários mitos erguidos criminosamente contra os negros ao mesmo tempo em que denuncia as atrocidades cometidas com a população africana e afrodescendente. É um livro essencial para quem quer passar para as próximas gerações o que aconteceu com nossos ancestrais, ressignificar o presente e fortalecer um futuro diferente (sim, me lembrou a interpretação de Abdias do Nascimento para a Sankofa).
As histórias apresentadas são ricas em conteúdo e muito bem selecionadas, a arte complementar aos textos são atuais e inovadoras e o acabamento da capa e diagramação do miolo mostra o cuidado que o autor teve com o peso das informações e o impacto que traria para todo um grupo.
Quer saber a origem do termo ?será o benedito?? ou o poder do Império Axânti? Confere no livo.
É um livro de leitura fácil e rápida. Indico para todos.
Boa leitura!

#literarura #literature #negro #negros #blackpower #blacklivesmatter #negritude #resenhadelivros #instabook #instagram #bookstagrammer #books #livrosemaislivros #livroseleitura #resenha #consciencianegra #livros #defendaolivro #instabookers #DicaDeLivro #IndicaçãoDeLivros #representatividade #antiracismo #leianegros #literaturanegra #rastrosderesistencia #resistencia

Van Jales 13/06/2020

Rastros de resistência
Soube no twitter pelo próprio autor do livro. Excelente livro, excelente sabermos um pouco de nossa história e que deveria ser mais contada?

Kezices 02/08/2020

O livro é excelente! Uma rica pesquisa histórica, que resgata heróis e narrativas de resistência e luta.

Muito interessante também a ideia de usar QR Code em alguns capítulos, com links para registros históricos, vídeos e documentários, o que ampliou a imersão nos temas discutidos. Esse é um livro de leitura necessária. A escrita do Ale Santos é prazerosa e muito bem fundamentada.

Christmas 23/12/2020

Sensacional
Já conhecia o trabalho do Ale através do podcast que ele possui Infiltrados no Cast e pelo insta e sempre admirei muito seu posicionamento e sua forma de passar conhecimento.
Em Rastros da Resistência essa admiração só cresceu, a sensibilidade com que ele apresenta as hisórias desses guerreiros e guerreiras que resistiram a escravidão é incrivel, sem contar que a qualidade do material é excelente, as páginas, os QR Code inseridos de modo a redirecionar para videos que complementam a informação que está sendo apresentada.
Vale cada segundo da leitura. É uma verdadeira aula!

Lucão 05/01/2021

Sucinto e essencial
Alê recupera algumas de suas threads no Twitter e aprofunda um pouco a história de pessoas negras que foram apagadas pelo supremacismo branco.

Paula Cristina 04/02/2021

Livro atual e necessário
Numa sociedade que insiste no apagamento das lutas do povo negro pela sua emancipação, este livro torna-se extremamente necessário. Com textos curtos, apresenta muitas histórias dos verdadeiros heróis do nosso povo. Achei que pode ser bem aproveitado no trabalho com adolescentes.

cafepreto 09/05/2021

Apenas uma recomendação
Descobri pesssoas incríveis aqui! Inteligência, resistência e orgulho negro. Espalhem essas histórias! Chega da narrativa do sofrimento!