Os caminhos de Mandela

Os caminhos de Mandela Richard Stengel




Resenhas - Os Caminhos de Mandela


33 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Kadja 16/08/2019

Um livro que nos mostra um lado diferente sobre Mandela, não que ele tenha um lado negativo diferente do que já conhecemos na história. Mas a visão de um homem sobre a convivência com Mandela, e a parte humana desse ícone
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Preso de 1964 a 1990 pelo segregacionista regime do apartheid, alguns anos após sua libertação ganhou o Prêmio Nobel da Paz e foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul. Em 'Os caminhos de Mandela - lições de vida, amor e coragem', o jornalista americano Richard Stengel enumera uma série de mensagens de sabedoria e liderança que aprendeu com o sul-africano durante a época em que o ajudou a escrever sua autobiografia. 'Nelson Mandela talvez seja o último herói puro do planeta. É o símbolo sorridente do sacrifício e da integridade, reverenciado por milhões como um santo vivo. Mas essa imagem é unidimensional. Ele seria o primeiro a lhe dizer que está longe de ser um santo - e isso não é falsa modéstia', explica Stengel, que reuniu mais de setenta horas de entrevistas e um diário com cerca de 120 mil palavras de Mandela entre 1992 e 1994. Parte deste material transformou-se no livro 'Os caminhos de Mandela', onde o leitor poderá aprender, por exemplo, a importância de conhecer seus inimigos e de manter seus rivais por perto, ou que a coragem não é, necessariamente, a ausência do medo, e que saber desistir também é uma atitude necessária a um líder.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525054616
comentários(0)comente



Fernando Lafaiete 16/01/2019

Os Caminhos de Mandela: O poder de uma boa liderança!

Ler as lições de vida de um dos maiores líderes que já existiu, foi incrível. Os Caminhos de Mandela é e não é uma biografia. É na verdade impressões que Richard Stengel desenvolveu ao longo dos anos que esteve com Mandela e as lições que este fascinante homem lhe ensinou. A relação construída entre Stengel e Mandela me emocionou.

Não sei exatamente o que esperava, só sei que este livro foi mais que satisfatório. Como um apaixonado por liderança que sou, achei os ensinamentos de Nelson Mandela dicas muitas vezes óbvias, mas apaixonantes. Mostram a paixão e toda a dedicação que este corajoso homem tinha por seu povo, por seu país.

Mesmo tendo estudo técnicas de liderança na faculdade, sempre me faço a seguinte pergunta: O que é ser um líder de verdade? Lendo determinadas biografias, percebo que ser líder não é apenas se sentir satisfeito em liderar, em tomar decisões. Para ser líder é necessário ter paixão pelo objetivo a ser alcançado. Ter foco e nunca desistir mesmo diante das adversidades.

Assim como Gandhi e Martin Luther King, Mandela é uma figura que tem o poder de alimentar o meu lado humano. Tem a capacidade de me fazer parar para pensar que posso ser uma pessoa melhor a cada dia. Mandela me ensinou que é preciso muitas vezes parar, se calar e escutar. Mesmo que você não concorde com a opinião ou com o posicionamento de alguém, é necessário escutar, dialogar e se necessário mudar de opinião ou educadamente convencer o outro de que ele está errado. Precisamos entender sempre os dois lados da moeda antes de sairmos julgando o próximo. De gente intolerante o mundo já está cheio, você não precisa ser mais um.

Livros como esse, nos transformam. Claro que não de maneira imediata. A desconstrução de pensamento e de comportamento é algo que vai ocorrendo gradativamente. O importante não é a velocidade a que ela ocorre... O importante é ela ocorrer. Nelson Mandela foi um exemplo de homem, de político, de amigo, de pai e de esposo. Os Caminhos de Mandela, me fez enxergar que ele foi sim um herói. Um herói que lutou até o fim pela libertação de seu país. Um homem que tinha mágoas de quem lhe fez mal, mas que camuflou esta mágoa em prol de um objetivo maior. Um homem que foi em vida o exemplo perfeito de como um líder deve agir. Como ele mesmo dizia: O bom líder é aquele que sabe ouvir, que sabe o momento certo de falar, que dá o exemplo e que não se envergonha de pedir ajuda e de admitir que também erra. Somos todos humanos e juntos, aprendemos e ensinamos. Juntos temos a capacidade de mudar o mundo!
comentários(0)comente



Ueber 09/02/2018

Nelson Mandela
Libertou a África do Sul de um sistema de violência e preconceito e modificou a história de dor e luto daquele país.

Parte marcante no livro quando seu filho lhe pergunta porque ele se ausenta tanto, Mandela resposta que ele lutava para garantir que milhões de outras crianças tivessem o direito de viver em um país livre.

Não há vitória sem sacrifício e os que não lutam pela sua liberdade, não é digno dela.

site: https://www.facebook.com/UeberDeividi/
comentários(0)comente



Dantas 01/09/2016

Melhor livro que já li!
Fascinante!
comentários(0)comente



Silvéria 08/04/2015

O unico
No mundo teria que ter milhares Mandela, como ele procurar ver qualidades nos outros esquecer o lado negativo, lutar e fazer tudo por um objetivo, ser paciente e esperar a hora de tudo. Vale ler e reler vários vezes alguns trechos quem sabe assim mudaríamos nossa maneira de ver as coisas..........
comentários(0)comente



Ju 21/02/2015

Indiscutível é o peso que esse nome traz, Mandela. Citação certa nas aulas de História nas escolas, dificilmente encontraremos alguém que não tenha ouvido falar desse homem, que mais me parecia um mito antes de serem revelados alguns de seus traços de personalidade; traços esses os quais o caracterizam como grande símbolo do perdão e auto-controle.
Durante o texto são muitas as conversas e citações que nos ajudam a entender o homem por trás do nome, e essas mesmas linhas nos ajudam a compreender assuntos do nosso próprio cotidiano.
Com um cunho rápido e até mesmo superficial, o livro torna-se interessante para criar uma visão geral sobre o tema 'Apartheid' e o ícone Mandela, sendo extremamente indicada a leitura de títulos mais completos para os interessados no assunto.
comentários(0)comente



Raffafust 12/12/2013

Amo biografias, volta e meia quando estão em promoção compro de alguma personalidade que acredite que em breve terei interesse em ler, foi isso que aconteceu com essa de Nelson Mandela, morto recentemente aos 95 anos, quis saber mais do que julguei que soubesse sobre a vida do líder africano, e sinceramente senti ao final do livro lido que sabia muito pouco dele.
Narrado em tópicos pelo jornalista americano Richard Stengel, o livro é de fácil leitura, li em um dia e amei saber mais sobre a vida dele. Apesar de muitos trechos me incomodarem um pouco pois o jornalista esquece a imparcialidade e mais parece um fã de boyband que acompanha seu ídolo em uma turnê.
Mas como poderia culpá-lo por completo se pelos relatos que já ouvi Mandela tinha mesmo esse dom de cativar as pessoas a sua volta.
O homem que ficou preso 27 anos de sua vida porque lutava pelo apartheid da África do sul, que preferiu ajudar milhares de famílias a terem uma vida digna sem preconceito a se dedicar a sua, em um dos momentos mais fortes e marcantes do livro ele diz ao seu filho que não pode estar em casa ao lado dele dormindo porque milhares de outras crianças precisam dele.
Relatos de como foi circuncidado quando jovem e foi viver em uma tribo na qual isso era normal e se sentiu até sua morte fraco por ter sentido dor no momento da circuncisão, até o primeiro emprego que conseguiu, temos tudo no livro. O jornalista conta com detalhes a vida de Mandela pois esteve com o ex presidente durante um bom tempo, inclusive em viagens nas quais percebeu o como Mandela sempre mantém o porte, a calma e gosta de estar bem vestido nas ocasiões que iam.
Por mais que possa impressionar trechos nos quais ele conta que Mandela era generoso com seus filhos mas não com quem lhe servia como um garçom , o lado humano dele está presente o livro inteiro.
A vida de Mandela na prisão foi difícil , ele era constantemente agredido e muitas vezes o irritavam inventando mentiras sobre sua então esposa Winnie, a segunda mulher com quem se casou. De acordo com o livro ele foi casado 3 vezes, a primeira esposa com quem teve 4 filhos, Winnie que se separou no início da década de 90, quando se casou com a viúva do presidente moçambicano que ficou casado até sua morte agora em 2013.
O livro é muito bom, lançado antes da morte do líder que de várias formas quis unir seu país, e merecidamente foi ganhador do prêmio Nobel. Super recomendo!
comentários(0)comente



Charlon 02/11/2013

O ser humano por trás dos rótulos
O livro expõe a vida de Mandela além do líder que todos conhecem... mostra a forma como ele lida e sempre lidou com tudo, a forma como ele vive e enxerga as coisas.
São relatos do autor, que conviveu e fez entrevistas com Nelson Mandela pra poder escrever o livro, sobre como o Mandela pensa, como ele age em diversas situações, mostra as mudanças que os longos anos na prisão fizeram com ele, e como foi pra ele passar por tudo que passou até conquistar a África do Sul.
Enfim, mostra quem é o Mandela além do homem sério e frio que comandou o CNA e foi seu próprio advogado no julgamento que o livrou da morte, mas o levou a prisão perpétua.
É uma leitura gostosa, em que você vai descobrindo pouco a pouco quem é e quem foi o Mandela por trás dos rótulos que conhecemos.
comentários(0)comente



CGarrido 26/06/2013

Lições de Liderança. Cativante e inspirador!
Os Caminhos de Mandela é um livro muito bem escrito por Richard Stengel, editor-executivo da Revista Time. O livro não é longo e sua organização é bem simples, pois o autor organizou o livro em 15 lições (de vida, amor e coragem) da grande pessoa que é Nelson Mandela, como segue:
1. Coragem não é ausência de medo
2. Seja ponderado
3. Lidere na frente
4. Lidere na retaguarda
5. Represente o papel
6. Tenha um princípio essencial - todo o resto é tática
7. Veja o que há de bom nos outros
8. Conheça o seu inimigo
9. Mantenha seus rivais por perto
10. Saiba quando dizer não
11. É um jogo demorado
12. O amor faz a diferença
13. Desistir também é liderar
14. Sempre ambos
15. Encontre sua própria horta
Para a minha surpresa, este não é um livro chato. Surpresa porque, quando minha irmã, que foi quem ganhou o livro, me disse para lê-lo, eu achei que pelo título seria chato, apesar de eu gostar de ler biografias. Todavia, é um livro bem agradável de se ler, pois é muito bem escrito e muito bem traduzido. Eu diria que ambos, o autor e o tradutor, foram muito felizes em seus trabalhos. O autor consegue contar estórias de Mandela como se fosse um romance, pois a forma como escreveu torna a leitura bem fluida.
Adicionalmente, este foi um livro que eu imediatamente associei ao tema LIDERANÇA, e aconselho a todos os que se interessam pelo tema lerem este livro. Longe de ser um livro de auto-ajuda, para os mais céticos, mas sim da experiência de vida de uma pessoa que foi, e é, um grande líder! Assim, é um livro cativante e inspirador, que eu diria até para ser lido mais de uma vez.
Enfim, é um livro que eu recomendaria a leitura!
comentários(0)comente



Adri 28/02/2013

Um livro maravilhoso. Admiro demais Nelson Mandela e o respeito muito, vale a pena ler. Mandela distribuiu suas mais perenes lições de liderança e sabedoria. Por meio da vida do estadista, o leitor aprende, por exemplo, por que a coragem é mais do que a ausência de medo, por que devemos manter nossos adversários por perto,por que precisamos encontrar no mundo algo que nos proporcione realização e significado – nem que isso se resuma a cuidar de uma simples horta.
comentários(0)comente



Eduardo 23/04/2011

A história de um ícone mundial
Esta autobiografia narrada pelo jornalisata Richard Stengel é um testemunho da superação e da garra de um homem que viveu fisicamente preso por 30 anos, mas livre com seus pensamentos e sua alma. Um homem que ao invés de cultivar o ódio pelos seus algozes conseguiu superá-los pela inteligencia e transformou um "canteiro de ervas daninhas" em flores e frutos. Ele conseguiu não só ser presidente de uma das nações mais racistas do planeta, mas mostrar que é possível transformar a alma dos homens pelo exemplo, pela sabedoria e pela diplomacia. Vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



Sinésio 20/02/2011

Por este trecho, valeu o livro:

p.230
Mandela é um materialista no sentido filosófico. Desconfia de tudo que não possa tocar, e durante anos evitou qualquer referência ou dependência a um poder superior. Confiou em seus companheiros, não em uma divindade distante. Ele não reza; ele pondera e então age. Para os que dizem que tudo acontece por uma razão, ele responde que nós somos a razão e aqueles que fazemos as coisas acontecerem. Não há destino que molde nosso fim, nos mesmos o moldamos.
comentários(0)comente



Vivi 01/02/2011

Muito interessante, passa mensagens ótimas sobre liderança e confiança em si mesmo. Amei!!
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR