Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem

Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem Richard Stengel




Resenhas - Os Caminhos de Mandela


33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Vitoria Milhomes 06/12/2020

Inspirador!
Apesar de Nelson Mandela ser um ícone mundial, eu ainda não conhecia direto sua história. Não sabia muito a seu respeito ou sobre sua vida.

Porém, agora que li esse livro pude entender que ele foi um homem com muito a nos ensinar e inspirar.

É um livro de fácil compreensão, escrito por um jornalista que foi íntimo de Mandela e pode descrever claramente a pessoa que Nelson foi.

Aprendi várias coisas com o ensinamento de Mandela, e espero levar comigo sempre.
Diego 14/12/2020minha estante
Depois procura a Autobiografia de Martin Luther King, vai gostar.


Vitoria Milhomes 14/12/2020minha estante
Deve ser muito boa ?


Veronica.Maria 04/01/2021minha estante
Estou lendo a autobiografia de Martin e confesso que é uma obra maravilhosa. Leitura super leve.


Vitoria Milhomes 05/01/2021minha estante
Verdade. Gostei bastante também ?




Cal 14/12/2010

BOAS LIÇÕES
Sabe quando você viaja e resolve trazer uma lembrança? Sei lá, camisa, boné, treco de decorar...enfim, são várias as opções... já colecionei essas coisas, mas de uns tempos para cá, tenho preferido trazer livros. Foi assim que comprei “Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem”.

Nele, a vida de Mandela é descrita sob a ótica do jornalista e editor da revista Time, Richard Stengel, contratado para auxiliar Mandela a escrever a autobiografia (Longo Caminho Para a Liberdade -1993). Presenciando o dia a dia do estimado líder político, Stengel parece ter aprendido muito com Mandela sobre a vida e tenta, de forma simples e direta, transmitir esse conhecimento.

Particularmente, não consigo ver a vida de forma tão estratégica, mas mesmo assim separei alguns trechos dos 15 capítulos. Embora o livro não tenha entrado para a galeria dos meus favoritos, já que é uma coisa meio auto-ajuda e confesso não ser muito fã do gênero, acredito que vale a leitura.


Coragem não é ausência de medo

A maioria das pessoas diria que Nelson Mandela personifica a coragem. Mas o próprio Mandela define a coragem como algo curioso. Ele não a vê como inata, ou um tipo de elixir que podemos beber, ou aprender de algum modo convencional. Ele a vê como a maneira que escolhemos ser. (...) Coragem não é ausência de medo (...) é aprender a superá-lo.

Seja ponderado

Perca o controle e você perderá a situação (...) Não se apresse, pense, analise, então, aja.

Lidere na Frente

Às vezes, liderar na frente é admitir que está errado – mesmo quando ninguém o está acusando de estar errado.

Lidere na Retaguarda

Liderança, em seu âmago, significa mover as pessoas em certa direção e a maneira de dizer isso não é necessariamente lançar-se à frente e dizer: sigam-me, mas possibilitando e empurrando os outros para que se movam à frente, à sua frente.

Represente o Papel

Mandela dizia que não se pode ser completamente aberto a respeito das próprias emoções. Sim, as emoções podem ser autênticas, e autenticidade é uma virtude moderna, mas pode-se ser autêntico sem ser desnecessariamente revelador.

Tenha um princípio essencial – todo o resto é tática

As condições, mais os princípios, determinam a estratégia. (...) quando as condições mudam, você deve mudar sua estratégia, e sua mente. Não é indecisão, é pragmatismo.

Veja o que há de bom nos outros

Mandela procura o positivo, o construtivo. Escolhe passar sobre o negativo. Faz isso por duas razões: porque instintivamente vê o que há de bom nas pessoas, e porque intelectualmente acredita que ver o que há de bom nos outros pode realmente torná-los melhor.

Conheça o seu inimigo

...e conquiste o coração dele.

Mantenha seus rivais por perto

Mandela sabia que não havia método infalível de antecipar os ataques dos seus rivais, mas acreditava que ao manter um rival debaixo de suas asas faria com que ele, ao menos, pensasse duas vezes. E então ficaria perto o suficiente para vê-lo se aproximar.

Saiba quando dizer não

Se você está demorando ou evitando dizer “não” porque é desagradável, melhor dizê-lo na hora e claramente. Você evitará problemas a longo prazo.

É um jogo demorado

Não devemos deixar a ilusão da urgência nos forçar a tomar decisões antes de estarmos prontos.

O amor faz a diferença

Durante toda a sua vida, no cálculo entre o amor e o dever, o dever quase sempre venceu. Há pouco espaço para o amor na vida de um revolucionário e de um prisioneiro. Mas Mandela nunca desistiu do amor, nem mesmo quando ele foi adiado ou inacessível. (...) Finalmente, aos oitenta anos encontrou o amor e a felicidade. Foi o final feliz que esteve buscando por meio século.

Desistir também é liderar

Em vários aspectos, o maior ato de liderança de Mandela foi a renúncia. Ele sabe que não vale a pena lutar por todos os problemas e que às vezes é melhor desistir.

Sempre ambos

Todo problema tem várias causas, não apenas uma.

Encontre sua própria horta

Os homens, ele dizia, podem ser cultivados como plantas.
Poly 28/01/2013minha estante
Adorei a resenha! Aguardando ansiosamente o meu, pra poder ler logo! \o/


Cal 03/02/2013minha estante
Poly, tenho certeza que vc irá adorar a leitura! Beijos




Jacke 30/04/2010

Favorito
Lições de Vida
Indico este livro para quem não lê livro de auto ajuda e gosta de aprender como é possível enfrentar uma prisão de vinte e sete anos como ocorreu com Mandela e aprender e se transformar após este tempo. Entretanto indico também este livro para quem é viciado em auto ajuda e poderá constatar como este livro ensina sobre o amor, sobre como tranformar a dor em novos aprendizados, enfim com certeza será ajudado pelas lições de Mandela. Fazia tempo que um livro não me impressionava tanto, creio que é um livro para todos leitores, de 15 a 95 anos.
comentários(0)comente



mura 29/05/2010

Um livro muito bom.

Mesmo eu não gostando de livros de auto ajuda livro é muito bom.Falo isso porque Os Caminhos de Mandela é quase um livro desse gênero. O autor, Richard Stengel, conviveu em certo tempo com Mandela enquanto colhia material para a escrever a biografia do líder africano. Nesse livro Stengel relata como Mandela reagia aos problemas que surgiam durante a sua vida. Um livro que a gante aprende a admirar ainda mais o grande líder político da África do Sul, Nelson Mandela.



Vale a leitura.

comentários(0)comente



Vivi 01/02/2011

Muito interessante, passa mensagens ótimas sobre liderança e confiança em si mesmo. Amei!!
comentários(0)comente



Sinésio 20/02/2011

Por este trecho, valeu o livro:

p.230
Mandela é um materialista no sentido filosófico. Desconfia de tudo que não possa tocar, e durante anos evitou qualquer referência ou dependência a um poder superior. Confiou em seus companheiros, não em uma divindade distante. Ele não reza; ele pondera e então age. Para os que dizem que tudo acontece por uma razão, ele responde que nós somos a razão e aqueles que fazemos as coisas acontecerem. Não há destino que molde nosso fim, nos mesmos o moldamos.
comentários(0)comente



Eduardo 23/04/2011

A história de um ícone mundial
Esta autobiografia narrada pelo jornalisata Richard Stengel é um testemunho da superação e da garra de um homem que viveu fisicamente preso por 30 anos, mas livre com seus pensamentos e sua alma. Um homem que ao invés de cultivar o ódio pelos seus algozes conseguiu superá-los pela inteligencia e transformou um "canteiro de ervas daninhas" em flores e frutos. Ele conseguiu não só ser presidente de uma das nações mais racistas do planeta, mas mostrar que é possível transformar a alma dos homens pelo exemplo, pela sabedoria e pela diplomacia. Vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



Adri 28/02/2013

Um livro maravilhoso. Admiro demais Nelson Mandela e o respeito muito, vale a pena ler. Mandela distribuiu suas mais perenes lições de liderança e sabedoria. Por meio da vida do estadista, o leitor aprende, por exemplo, por que a coragem é mais do que a ausência de medo, por que devemos manter nossos adversários por perto,por que precisamos encontrar no mundo algo que nos proporcione realização e significado – nem que isso se resuma a cuidar de uma simples horta.
comentários(0)comente



CGarrido 26/06/2013

Lições de Liderança. Cativante e inspirador!
Os Caminhos de Mandela é um livro muito bem escrito por Richard Stengel, editor-executivo da Revista Time. O livro não é longo e sua organização é bem simples, pois o autor organizou o livro em 15 lições (de vida, amor e coragem) da grande pessoa que é Nelson Mandela, como segue:
1. Coragem não é ausência de medo
2. Seja ponderado
3. Lidere na frente
4. Lidere na retaguarda
5. Represente o papel
6. Tenha um princípio essencial - todo o resto é tática
7. Veja o que há de bom nos outros
8. Conheça o seu inimigo
9. Mantenha seus rivais por perto
10. Saiba quando dizer não
11. É um jogo demorado
12. O amor faz a diferença
13. Desistir também é liderar
14. Sempre ambos
15. Encontre sua própria horta
Para a minha surpresa, este não é um livro chato. Surpresa porque, quando minha irmã, que foi quem ganhou o livro, me disse para lê-lo, eu achei que pelo título seria chato, apesar de eu gostar de ler biografias. Todavia, é um livro bem agradável de se ler, pois é muito bem escrito e muito bem traduzido. Eu diria que ambos, o autor e o tradutor, foram muito felizes em seus trabalhos. O autor consegue contar estórias de Mandela como se fosse um romance, pois a forma como escreveu torna a leitura bem fluida.
Adicionalmente, este foi um livro que eu imediatamente associei ao tema LIDERANÇA, e aconselho a todos os que se interessam pelo tema lerem este livro. Longe de ser um livro de auto-ajuda, para os mais céticos, mas sim da experiência de vida de uma pessoa que foi, e é, um grande líder! Assim, é um livro cativante e inspirador, que eu diria até para ser lido mais de uma vez.
Enfim, é um livro que eu recomendaria a leitura!
comentários(0)comente



Charlon 02/11/2013

O ser humano por trás dos rótulos
O livro expõe a vida de Mandela além do líder que todos conhecem... mostra a forma como ele lida e sempre lidou com tudo, a forma como ele vive e enxerga as coisas.
São relatos do autor, que conviveu e fez entrevistas com Nelson Mandela pra poder escrever o livro, sobre como o Mandela pensa, como ele age em diversas situações, mostra as mudanças que os longos anos na prisão fizeram com ele, e como foi pra ele passar por tudo que passou até conquistar a África do Sul.
Enfim, mostra quem é o Mandela além do homem sério e frio que comandou o CNA e foi seu próprio advogado no julgamento que o livrou da morte, mas o levou a prisão perpétua.
É uma leitura gostosa, em que você vai descobrindo pouco a pouco quem é e quem foi o Mandela por trás dos rótulos que conhecemos.
comentários(0)comente



Raffafust 12/12/2013

Amo biografias, volta e meia quando estão em promoção compro de alguma personalidade que acredite que em breve terei interesse em ler, foi isso que aconteceu com essa de Nelson Mandela, morto recentemente aos 95 anos, quis saber mais do que julguei que soubesse sobre a vida do líder africano, e sinceramente senti ao final do livro lido que sabia muito pouco dele.
Narrado em tópicos pelo jornalista americano Richard Stengel, o livro é de fácil leitura, li em um dia e amei saber mais sobre a vida dele. Apesar de muitos trechos me incomodarem um pouco pois o jornalista esquece a imparcialidade e mais parece um fã de boyband que acompanha seu ídolo em uma turnê.
Mas como poderia culpá-lo por completo se pelos relatos que já ouvi Mandela tinha mesmo esse dom de cativar as pessoas a sua volta.
O homem que ficou preso 27 anos de sua vida porque lutava pelo apartheid da África do sul, que preferiu ajudar milhares de famílias a terem uma vida digna sem preconceito a se dedicar a sua, em um dos momentos mais fortes e marcantes do livro ele diz ao seu filho que não pode estar em casa ao lado dele dormindo porque milhares de outras crianças precisam dele.
Relatos de como foi circuncidado quando jovem e foi viver em uma tribo na qual isso era normal e se sentiu até sua morte fraco por ter sentido dor no momento da circuncisão, até o primeiro emprego que conseguiu, temos tudo no livro. O jornalista conta com detalhes a vida de Mandela pois esteve com o ex presidente durante um bom tempo, inclusive em viagens nas quais percebeu o como Mandela sempre mantém o porte, a calma e gosta de estar bem vestido nas ocasiões que iam.
Por mais que possa impressionar trechos nos quais ele conta que Mandela era generoso com seus filhos mas não com quem lhe servia como um garçom , o lado humano dele está presente o livro inteiro.
A vida de Mandela na prisão foi difícil , ele era constantemente agredido e muitas vezes o irritavam inventando mentiras sobre sua então esposa Winnie, a segunda mulher com quem se casou. De acordo com o livro ele foi casado 3 vezes, a primeira esposa com quem teve 4 filhos, Winnie que se separou no início da década de 90, quando se casou com a viúva do presidente moçambicano que ficou casado até sua morte agora em 2013.
O livro é muito bom, lançado antes da morte do líder que de várias formas quis unir seu país, e merecidamente foi ganhador do prêmio Nobel. Super recomendo!
comentários(0)comente



Ju 21/02/2015

Indiscutível é o peso que esse nome traz, Mandela. Citação certa nas aulas de História nas escolas, dificilmente encontraremos alguém que não tenha ouvido falar desse homem, que mais me parecia um mito antes de serem revelados alguns de seus traços de personalidade; traços esses os quais o caracterizam como grande símbolo do perdão e auto-controle.
Durante o texto são muitas as conversas e citações que nos ajudam a entender o homem por trás do nome, e essas mesmas linhas nos ajudam a compreender assuntos do nosso próprio cotidiano.
Com um cunho rápido e até mesmo superficial, o livro torna-se interessante para criar uma visão geral sobre o tema 'Apartheid' e o ícone Mandela, sendo extremamente indicada a leitura de títulos mais completos para os interessados no assunto.
comentários(0)comente



Silvéria 08/04/2015

O unico
No mundo teria que ter milhares Mandela, como ele procurar ver qualidades nos outros esquecer o lado negativo, lutar e fazer tudo por um objetivo, ser paciente e esperar a hora de tudo. Vale ler e reler vários vezes alguns trechos quem sabe assim mudaríamos nossa maneira de ver as coisas..........
comentários(0)comente



Dantas 01/09/2016

Melhor livro que já li!
Fascinante!
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR