As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Marga Maciel 13/09/2023

Perfeito
Uma trama perfeita, suspense do começo ao fim, com um final perfeito e inimaginável.
No decorrer da história você pensa em vários que podem ser o assassino, porém, ao final a grande surpresa com o verdadeiro assassino e a motivação do crime.

Leli 07/09/2021

um bom livro de suspense que tem uma história super interessante e bem amarrada. porém, o final do livro não empolgou.
Giovanna 07/09/2021minha estante
3 estrelas? ?

Leli 07/09/2021minha estante
aiii aquele final arrastado ?

Rafael 21/09/2021

Impecável
As sombras de outubro me mostra como estou certo em ser apaixonado por thriller policial. Os dois detetives Thullin e Hess fazem uma dupla extraordinária. Melhor livro que leio esse ano e me surpreendeu do início ao fim.

Nubia.Franciele 30/09/2021

Frenético
O ritmo desse livro é frenético desde o primeiro capítulo. A forma com que ele é escrito, sempre deixando um gancho em aberto deixa o leitor preso à Leitura, que é muito fluida e imersiva. Agora que o livro está finalizado é hora de maratonar a série da Netflix.

Raphael J. Neves 14/01/2024

Um dos melhores Romances Polícias que já li
Primeiro livro finalizado em 2024.

Isso não é uma resenha, são apenas meus comentários sobre a leitura.

Comecei a ler no meio de dezembro/2023, depois de ver uma resenha da Tati Feltrin no YouTube, e assim como quase todas as indicações dela, o livro é excelente. Acho que vai ser difícil qualquer outro livro que irei ler esse ano superar esse daqui.

Já entrou na minha lista de favoritos da vida.

Para quem gosta de Romance Policial, vai adorar com toda certeza.

A escrita é super fluida, e os capítulos são curtos, o que faz o livro ser lido rapidamente. Tem alguns momentos que simplesmente não tem como parar de ler.

Ele é escrito em terceira pessoa, e os capítulos intercalam a visão de vários personagens, o que dá um dinamismo interessante também.

Esse livro foi adaptado para uma série da Netflix, que se chama "O Homem das Castanhas", e é bem fiel.

Simone MK 24/10/2021

Livro que inspirou a série O Homem das Castanhas da Netflix. Comecei a ler sem grandes expectativas porque queria assistir a série e sempre gosto de ler a obra em que foi baseada antes. Terminei impactada!

Que thriller espetacular é esse?! Trama complexa, personagens muito bem construídos, final bem amarrado, com todas as peças se encaixando perfeitamente, uma escrita envolvente, inteligente, de tirar o fôlego! É um livro perturbador, com algumas passagens bem violentas e descritas de forma bem gráfica, mas inerentes ao gênero! E por falar em gênero...

As Sombras de Outubro é um exemplo de obra Scandi Noir ou Nordic Noir (Noir Nórdico), que é um gênero de ficção policial. A ambientação é normalmente gélida, em países como a Escandinávia ou outros países nórdicos, com paisagens sombrias, clima pesado e moralmente complexo. O gênero geralmente é definido por alguns elementos: Crimes brutais, muitas vezes em comunidades tranquilas, cenário desolador, um protagonista torturado, geralmente um detetive com passado misterioso ou doloroso, enredo forte, com tópicos complexos (misoginia, misandria, estupro, racismo...) e algumas reviravoltas. Outros autores famosos do gênero: Jo Nesbø, Camilla Läckberg, Stieg Larsson, Lars Kepler, entre outros.

Luna 31/10/2021

Leitura que te prende
Foi meu primeiro contato com o noir nórdico e no começo me compliquei um pouco com os nomes, mas isso logo passou. A leitura é fluida, os personagens complexos, tudo é tão bem construído que me senti vendo uma série ou assistindo a um bom filme. As descrições são bem gráficas, quem gosta de true crime vai adorar.

Kelly Karina Martins 14/11/2022

Sombras de Outubro
Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas.
O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos — e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação.
No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia?
As sombras de outubro traz o melhor do estilo thriller noir, acrescentando ao suspense clássico uma boa dose de energia. Sveistrup retrata seus personagens com sensibilidade e mostra como romances policiais podem fazer críticas contundentes às realidades sociais.

Carol.Ramone 10/11/2021

Que livro foi esse??? Chocada! Amei os personagens, a trama, o desfecho. Tudo! Terminei o livro aos prantos. Mais do que recomendado!!!

Ale Lima 10/11/2021

Curiosidade aguçada até o fim
Sim, esse livro cumpre o que promete. Para uma fã do gênero, achei a narrativa bem interessante. Passei o livro todo palpitando e fiquei com cara de ?OH!!!? com a revelação do psicopata. Recomendo.

Annaplima 18/02/2022

Suspense
Esse thriller é suspense do início ao fim. A cada capítulo algo novo que traz emocao a trama. Recomendo.

13/01/2021

Uma trama de tirar o fôlego!!!
Para uma amante de um bom thriller com suspense e toques investigativos, o livro As Sombras de Outubro me surpreendeu muito. Você começa com uma visão no começo (se sente o próprio investigador) e do meio pro final só melhora, porque de fato sempre queremos o desfecho da história e sim fecha com chave de ouro. Super recomendo essa leitura.

Marcela212 30/09/2022

Um suspense policial bem dinamarquês. Gostei do livro do início ao fim, sustentou o suspense e o mistério, com personagens que não se apega muito.

Noemy 19/10/2021

Eu amo thrillers de uma maneira em geral, está entre meus gêneros favoritos. Li esse livro primeiramente na versão portuguesa Como o Homem das Castanhas e tive uma tremenda dificuldade de associar os fatos, aí descobri que tinha no português/Brasil como As sombras de Outubro e decidi ler nessa versão.

Quando estava em um pouco mais de 20% comecei do zero novamente pois estava mais perdida do que cego em meio ao tiroteio. São tantas passagens e personagens que chegou um momento que não sabia mais sobre o que eu estava lendo. Aí eu recomecei fazendo anotações, a partir desse momento a leitura fluiu!!!

O livro é bom, mas muito extenso. Como há capítulos muito curtos com interrupções de raciocínios isso pode confundir o leitor. Sem contar os nomes dinamarqueses que não estou habituada, pois não me lembro de ter feito leituras que se passam nessa região, isso me atrapalhou um pouco no começo.

O assassino não foi de grande surpresa para mim, desconfiei estava entre ele e outro personagem desde o início.

A leitura é boa, mas não é o melhor thriller que já li. Irei assistir o filme para ver se gosto mais.