As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Ju Fornazier 04/09/2020

Sem fôlego...
Foi assim que terminei o livro: de queixo caído com o desenrolar da trama e desfecho. A riqueza de detalhes nas descrições das cenas são perfeitas, a tensão é quase palpável!! Recomendo muito a quem curta um bom livro de suspense, investigação e com riqueza de detalhes!!

Deca 11/09/2020

Resenha no meu canal
As sombras de outubro foi escrito pelo Søren Sveistrup, roterista da série The Killing, a minha favorita de suspense policial. E ele não me decepcionou como escritor. Já estou torcendo para que o livro seja adaptado para série!

site: https://youtu.be/c3Wa5fDwsPs

Dri 27/12/2021

Faltou emoção
Um suspense que é difícil não agradar os fãs do gênero, ele tem muitos elementos típicos dele, uma boa e detalhadíssima investigação, um asssassino invisível com motivações misteriosas que só são reveladas no fim, dramas familiares que levam a situações extremas e várias questões sobre os próprios investigadores.

Eu não consegui me envolver com os conflitos dos personagens e achei um pouco cansativo no geral. E parece que toda vez que uma cena era super emocionante e tinha tudo pra render, o autor cortava no meio e isso cortava junto a emoção.

Esse livro é pra quem ama acompanhar as idas e vindas da investigação mesmo, com todas suas nuances, erros e apostas da polícia.

O final achei muito bom, apesar de ser muito expositivo e explicativo nos diálogos, coisa que não curto muito, prefiro que o autor mostre.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 16/11/2020

Arrepiante, angustiante e viciante. Apenas incrível
AS SOMBRAS DE OUTUBRO é o tipo de livro que não dá muita margem para se comentar o enredo em si, pois é uma história carregada de surpresas e pistas falsas, que te jogam de um lado para o outro na narrativa minando suas suspeitas. Um quebra-cabeça com peças espalhadas e embaralhadas que te fazem acreditar estar montando mais de um, e que no final por incrível que possa parecer, se encaixam com perfeição.

Tudo começa em 1989 e uma cena de filme de terror, em uma casa de fazenda, toda uma família foi massacrada, inclusive um policial. Corta para o tempo presente e a cena que se desdobra a frente da detetive Naia Thulin e seu novo parceiro Mark Hess, é tão brutal e sangrenta quanto, uma mulher foi espancada, morta, pendurada e ainda teve um dos membros decepados. Se tudo isso não fosse estranho o suficiente, os peritos ainda encontram um boneco de castanhas pendurado próximo ao seu corpo, poderia ser apenas um objeto aleatório na cena, mas não é, e isso fica bem claro quando descobrem uma digital parcial que aponta para Kristine Hartung, filha da ministra Rosa Hartugn, que foi dada como morta recentemente, mas que nunca teve seu corpo encontrado, na época um jovem assumiu a autoria do crime e foi condenado, mas se negou a contar onde o corpo estaria. Poderia ser apenas uma coincidência, mas uma sequência de crimes hediondos com a mesma assinatura segue acontecendo e quanto mais se investiga, mais confuso e complicado tudo vai ficando. O assassino parece estar sempre um passo à frente, e apesar da mudança do modus operandi, teria a morte de Kristine alguma relação com os novos assassinatos?

“(...) Parece que a situação está se repetindo e passa por sua cabeça que o inferno deve ser assim, ter que reviver as mesmas cenas horríveis uma vez atrás da outra.”

Naia Thulin, é uma mulher destemida, obstinada e ambiciosa, que está cansada do chefe machista, e da pouca ação no departamento no qual trabalha. Ela quer mais, sabe que merece mais, e, portanto, está lutando para conquistar uma vaga no Centro Nacional de Crimes, entretanto enquanto tenta conseguir a indicação de seu chefe, uma onda de crimes brutais começam a acontecer, com o departamento defasado e sem pessoal o suficiente, resta a Naia receber o novato que veio expulso da Europol, Mark Hess, um homem misterioso, introspectivo, nada feliz por ter sido rebaixado, ansioso para voltar para sua antiga função, mas que cresce absurdamente ao longo da narrativa, que precisarão deixar suas diferenças de lado e pensarem juntos se caso quiserem solucionar os crimes antes que seja tarde demais.

UAU! Caros leitores, que baita livro, que história viciante, eletrizante, onde não temos nenhum momento para monotonia. AS SOMBRAS DE OUTUBRO, é um livro de enredo inteligente, que provavelmente foi meticulosamente bem pensado e construído, com uma narrativa fluida, cheia de pistas falsas e um desfecho surpreendente, o final deste livro... apenas INCRÍVEL. É ação do começo ao fim, ficamos angustiados temendo o que irá acontecer, vendo cada uma das nossas certezas serem destruídas, desejando devorar uma página seguida da outra. O que mais me cativou é que este é o primeiro livro do autor e ele conseguiu trazer um equilíbrio absurdo para o enredo, temos diálogos bem empregados, capítulos curtos e diretos, que terminam com ganchos para os próximos, vários pontos de vistas que farão total sentido na conclusão da leitura, protagonistas bem trabalhados, personagens interessantes e ainda, em meio a toda a investigação e violência, um drama familiar marcante, que confesso, me emocionou e fez derramar algumas lágrimas. E ainda preciso mencionar as criticas a realidade social, a sistemas que deveriam cuidar do bem estar, da segurança e se revelam cada vez mais falhas.

“É uma coisa pequena, mas importante. Não se pode deixar que os mortos ofusquem os vivos. Foi o que disseram os psicólogos e terapeutas, e ele sente com todas as fibras do seu corpo que estavam certos.”

Fica aqui essa forte recomendação de leitura, porque é uma leitura maravilhosa, envolvente e viciante, que te deixa angustiado, arrepiado, até mesmo assustado porque as descrições de algumas cenas são realmente difíceis, vívidas, palpáveis, é tudo muito gráfico, é como se você sentisse na própria pele. O assassino é um ser frio, calculista, paciente, percebemos desde o inicio que o ódio é sua principal motivação, pela forma como ele tortura, mata e decepa suas vítimas, ele quer mais do que apenas matar e ver essa construção acontecer é... agonizante. E não tenha medo de se jogar, de se sentir meio perdido, com muitas perguntas ao longo da leitura, porque no final tudo se resolve e fica esclarecido.

Como mencionei no início, não posso falar muito sobre o enredo, porque a surpresa é o grande destaque desta leitura, é gostoso ler sem saber o que esperar, o que vai acontecer, e qualquer spoiler pode quebrar essa experiencia. Caso não tenha ficado claro ainda, eu AMEI, me surpreendi, fiquei com a cara no chão, encantada com a maestria do autor em manipular nossas emoções e entregar um enredo genial que ficaria perfeito adaptado tanto para uma série, quanto um filme... aguardando ansiosamente.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/04/as-sombras-de-outubro-sren-sveistrup.html

Luna 31/10/2021

Leitura que te prende
Foi meu primeiro contato com o noir nórdico e no começo me compliquei um pouco com os nomes, mas isso logo passou. A leitura é fluida, os personagens complexos, tudo é tão bem construído que me senti vendo uma série ou assistindo a um bom filme. As descrições são bem gráficas, quem gosta de true crime vai adorar.

joedsonfrl 04/12/2020

Bom thriller policial
Gostei bastante da escrita do autor!
A questão do desenvolvimento da história e delineamento dos personagens são bem executadas. Achei o livro bem gráfico nas descrições e aborda diretamente a violência contra mulheres, o que pode ser gatilho para algumas pessoas!
Tem alguns clichês típicos de thrillers policiais (?acasos? e ?insights? repentinos), mas no geral o autor entrega bem o suspense, segurando as motivações e identidade do antagonista da história até os momentos finais do livro!

Karla Lima @seguelendo 15/02/2020

@seguelendo
Não farei mistério: essa foi uma das melhores leituras de 2019! Quem me acompanha sabe que amo thrillers, romances policiais e suspense e, justamente por isso, sou bastante exigente com as obras que leio do gênero. Quero compartilhar com vocês a experiência dessa leitura, mas sei que dificilmente conseguirei expressar em palavras o quanto me diverti lendo? Espero conseguir!
Nessa obra espetacular, somos apresentados à detetive Naia Thulin e a Mark Hess, seu novo parceiro, um investigador expulso da Europol. Ambos dividem o protagonismo nessa história, mas Hess se sobressai por sua sagacidade, personalidade e perspicácia. Thulin é maravilhosa, mas um pouco mais linear e previsível.
A narrativa é envolvente e mantém o ritmo: ponto positivo, pois em muitos thrillers o final acaba sendo apressado e a resolução muitas vezes surge do nada. Nesse caso não: tudo é costurado em cada uma das páginas, de forma correta, mantendo o leitor interessado. Ainda sobre a narrativa, o texto é mais denso do que a maioria dos thrillers que li nos dois últimos anos e a construção dos personagens e da história se desenrolam lentamente, parte por parte. Isso trouxe imersão.
Leia sabendo que vai encontrar um texto rico, doses de violência, personagens interessantes e trama bem arquitetada. É uma daquelas histórias que o autor não foi preguiçoso e se preocupou com cada detalhe. Seria um roteiro incrível para uma série e, vindo do roteirista de The Killing, acho que não poderia esperar outra coisa.
Mais do que recomendo! Gostaria de conversar com quem já leu e também indicar para todo mundo: leia essa obra! Você não vai se arrepender.
Carla 25/02/2020minha estante
Estou lendo! Altas expectativas!

Betinha 01/03/2021

Sr. Castanha
Estou extasiada e angustiada mesmo após a conclusão do livro!
Søren Sveistrup simplesmente impossibilitou minha mente inquieta de descobrir, desconfiar, confabular, criar uma teoria ou deduzir ou montar um contexto até a última página!
O livro não é cheio de reviravoltas, entretanto não te dá pistas ou direcionamento algum e como é que se consegue isso em 414 páginas sem que o leitor desista ou arremesse o livro contra a parede?
A história é de uma violência chocante porém bem contextualizada e é assustador o quanto uma pessoa ferida pode se torna igual ou pior que a sua ferida!
Desconfio que terá uma continuação e com cer te za estarei na fila esperando para ficar "desesperada" novamente e reacender meu crush por Mark Hess, o típico detetive com histórico estragado de vida, gênio atormentado, mas que no fim resolve tudo, mesmo que não se explique direitinho como ele consegue sobreviver ao que não posso contar ?
Leiam! Vocês vão amar se "desesperar" também!

Álefe 01/02/2022

A série de TV foi bem fiel
Eu sempre gosto de ler o livro antes de assistir a adaptação, mas dessa vez fiz o caminho inverso. Até porque eu não sabia da existência do livro antes de ver a série.

Gostei muito da série dinamarquesa ?O Homem das Castanhas? (Netflix) e ganhei o livro de Natal. Agora após a leitura posso dizer que a adaptação foi bem fiel à obra.

O romance policial conta a história da detetive Naia Thulin e seu novo parceiro Mark Hess, que acabou de ser expulso da Europol.

O corpo de uma mulher brutalmente assassinada é encontrado com uma das mãos faltando. Sobre ela encontram um pequeno boneco feito de castanhas.

Nessa castanha é encontrada a digital de uma garota que foi tida como morta há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou sequestra-lá e matá-la está preso e o caso encerrado.

No entanto, novas vítimas e novos bonecos começaram a aparecer e os dois detetives precisam ligar todas as pistas para pararem o serial killer e entenderem a conexão entre os casos.

A escrita de Sveistrup tem um ritmo acelerado e sua trama se desenvolve em capítulos curtos. O que te leva a não querer parar a leitura até descobrir todos os segredos por trás da história.

Vale muito a leitura assim como ver a série!
LineCherry 10/05/2022minha estante
Adorei a serie e peguei hoje o ebook pra ler. Vc acha que mesmo sabendo quem é o assassino a leitura foi prazerosa?

Álefe 11/05/2022minha estante
Sim, com certeza. Mesmo a série sendo muito fiel.

Carol.Schober 26/06/2023

Não sei nem o que dizer? mas Muito bom é uma possibilidade!
A história contada é sobre um serial killer que deixa como sua marca bonecos de castanha nas cenas de seus crimes.
A forma como a história vai se desenrolando prende a nossa atenção e, pessoalmente falando, fez com que eu me pegasse duvidando e suspeitando de diversos personagens, até os que pareciam mais improváveis, mas ainda assim não consegui suspeitar do verdadeiro criminoso.
Achei o livro muito bem escrito, com a história bem amarrada, e com o motivo do crime bem justificado. (Não esperava que o porque do que aconteceu fosse o motivo dos crimes)
Os capítulos são curtos e juntando isso com o decorrer da história, acabei entrando naquela história de "Só mais um capítulo".
Recomendo muito a história. Muito bem desenvolvida.
PS: o último capítulo? ahhhh! ?

Thais645 28/12/2022

Melhor livro de romance policial que eu já li.
Simplesmente perfeito, envolvente, leitura fácil, rápida de ser lida, capítulos curtos um livro digno de ser transformado em uma série, perfeito maravilhoso simplesmente leio.

Anna Sallé 31/05/2021

Sr. Castanha o que tem pra me dar?
Uma história boa. Não dei 5 estrelas porque pra mim o início do livro foi um pouco arrastado e com aquela sensação de filler.

Ambientada na Dinamarca, a história trata de dois investigadores que começam a atuar juntos em casos de assassinato em série de mulheres enquanto paralelamente toda a polícia dinamarquesa respira o mistério do desaparecimento da filha de Rosa Hartung, Ministra do Bem-Estar Social. Muitos personagens vão construindo juntos a história da investigação dos assassinatos e encaixando peças do passado que expliquem o que houve com Kristine Hartung um ano antes.

Achei o livro muito bom do meio para o final mas no início me deu um pouco de preguiça, precisei me empurrar pra avançar. Não fiquei super vidrada na história mas achei o desenrolar do mistério legal, não desconfiei do culpado e achei a construção do motivo dos assassinatos muito boa.

Pra quem gosta de um livro policial "sem compromisso" eu recomendo a leitura.

Lucy 20/01/2022

Excesso
Excesso de clichês, de personagens, de capítulos, de páginas, de descrições desagradáveis, de situações ilógicas e estúpidas, de pontas soltas etc.

É muito difícil falar sobre algo que causa pura e absoluta indiferença. Ler As Sombras de Outubro foi muito frustrante, pois os comentários positivos são maioria, além da exaltação (excessiva) como "o melhor thriller do ano". Portanto, é impossível não acabar sendo influenciado, mesmo que minimamente. Mas, desde os primeiros capítulos, vi que este não seria meu tipo de thriller. Os personagens são todos unidimensionais, desagradáveis e imbecis (com exceção de Hess). Porém, não me fizeram gostar deles nem os odiar. Independentemente do que acontecesse com qualquer um deles, meu sentimento era nulo. Não adivinhei quem era o serial killer, no entanto, não atribuo isso à qualidade da escrita do autor, mas minha total falta de interesse. Eu costumo criar muitas teorias, mas, em momento algum, me dignei a usar meu cérebro para analisar ou teorizar nada. Quando é mostrada a identidade do assassino, minha cabeça estava tão vazia e nebulosa quanto as ruas de Silent Hill. Entretanto, recapitulando o que eu lembrava da trama (o que não foi muito), é visível o quanto Søren foi pouco sutil. Então, um olhar um pouco mais atento desvendaria fácil quem é o autor dos crimes.

A leitura foi tranquila por conta dos capítulos curtos, mas não deixou de ser morosa e desgastante. Vários desses capítulos são irrelevantes e terminam de forma abrupta sem razão e sem um cliffhanger para justificá-los. Thulin é vista como "inteligente", "acima da média", "especial" em mais de um momento. Porém, é completamente inútil. Todas as características que são vistas como negativas nos homens do livro são tratadas como sinais de uma mulher forte nela: ela é promíscua; ausente e negligente como mãe, largando a filha aos cuidados de um homem que sequer é seu familiar; é babaca, incompetente e intransigente no trabalho. Ela afirma ser especialista em enxergar detalhes, mas nunca encontra nada em todo o livro (exceto quando o assassino deixa algo de propósito). Hess faz diversos questionamentos muito razoáveis, como qualquer bom detetive, mas Thulin (e todos) sempre os descartam afirmando que ele está errado e está atrapalhando a investigação. Thulin não enxerga que as motivações para seu chefe não querer reabrir tal caso são egoístas e tem unicamente a ver com sua imagem, não com a certeza de um trabalho bem-feito (o que até um amador vê que esse não é o caso). Ela também faz muitos questionamentos idiotas (que me fazem questionar se o autor ME acha idiota). Hess é o mais tolerável, mas é, assim como tudo nesse livro, um clichê ambulante. Ele é o único que faz as perguntas certas e que quer a resolução deste caso. Todos os outros são egoístas e inábeis, tomando atitudes que me fazem questionar como essa cidade não está em um caos completo. O ridículo dele é o fato de colocá-lo como um adulto que sabe falar com os jovens através do League of Legends, sendo que visivelmente o autor não faz ideia das besteiras que está falando (custava perguntar para um sobrinho?).

98% dos personagens masculinos são sexistas e estão pensando em levar uma mulher para a cama. A motivação para os crimes é péssima. O vilão, quando nos é mostrado, muda de comportamento abruptamente (só para ficar mais óbvio), como o personagem de um filme ruim que sabe que foi descoberto *revirada de olhos*. Personagens "esquecem" de coisas extremamente relevantes até o último segundo. E há muitas pontas soltas que ninguém se questiona. Se você vai trazer algo para o público, que pelo menos finalize aquilo, não deixe no caminho como se não fosse nada (apesar de realmente não serem, então nem deveriam estar aqui, mesmo que com a intenção de desviar nossa atenção). As Sombras de Outubro é um compilado de todos os clichês possíveis do gênero, perfeito para quem nunca viu nenhum thriller, mas que não me agradou em absolutamente nada, fazendo com que me sentisse verdadeiramente insultada. Mais uma vez as notas positivas só me trouxeram desilusão.

Karina 18/08/2022

Sensacional
O autor esta de parabéns, conseguiu escreveu um livro super fluído com gostinho de quero mais. Sua sabedoria em escrever capitulos curto que ao mesmo tempo é completo sem precisar enrolar é o ponto chave da obra. A narrativa em terceira pessoa consegue passear por varios canários sem confundir o leitor trazendo um panoramas do ocorrido.
Acredito que esse livro é bom pra quem esta começando e quer pegar o gosto pela leitura e pra quem tem um rotina corrida e precisa de um livro que prenda e que de vontade de parar pra ler, o que é o meu caso.
Resumindo, eu amei, espero poder ler mais obras do autor.