As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Luciana.Pereira 10/01/2021

Por várias vezes tive que pausar a leitura.
A história é boa, mas o livro poderia ser mais objetivo.

Ronaldo 21/06/2020

Tem todos os clichês que amamos nesse gênero e todos muito bem utilizados. O foco são realmente os assassinatos, há poucas distrações no livro. A animosidade que existe entre o casal de protagonistas é bem implícita, não se perde tempo com implicâncias fúteis, apenas uma má vontade da detetive com seu parceiro, mas que não atrapalha em nada a investigação. Os assassinatos são atrozes, com detalhes mórbidos que são jogados em nossa cara sem pudor. A linha de investigação é muito instigante, com o assassino conduzindo os detetives de um crime a outro. É aquele tipo de vilão que eu adoro, senhor da situação, que manipula a polícia a todo momento. Mas nosso detetive consegue driblar seu inimigo e seguir caminhos inesperados na investigação. O autor equilibra muito bem a previsibilidade e a imprevisibilidade, deixa o leitor antecipar alguns fatos pra se sentir seu cúmplice, mas sempre prepara boas surpresas. E quando você acha que o livro ficará naquela dinâmica de crime/pista/novo crime, a história dá uma curva que te tira dos eixos. A narrativa perde um pouco do ritmo nesse momento, mas logo se recupera e revela uma trama muito mais grandiosa do que eu supunha. Algumas pessoas disseram que acharam o livro descritivo demais, mas não concordo, é apenas bem escrito. Tem um texto enxuto, sólido, objetivo. É um livro duro, sem alívio cômico, com uma galeria de personagens amargurados, fugindo do passado, perdidos no presente e que lutam por um pouco de luz em seu futuro. Adorei o trabalho de Søren, que mostra sua habilidade de roteirista nos oferecendo uma leitura vertiginosa. Até agora, o melhor thriller do ano.
Claudia Cordeiro 22/06/2020minha estante
WOW! Vou ter q comprar é claro... depois de uma resenha dessas!...

Ronaldo 22/06/2020minha estante
Não vai te decepcionar.

Tati.Lima 04/08/2020

Sobre este livro...
Pense em um livro, q pelo menos pra mim, começou um bocado confuso, apresentando todos os personagens de uma vez, e eu lendo, e meio q sem entender nada. Confesso, q chegou um ponto em q pensei em desistir, mas mil graças q eu segui a razão e fui até o fim. A partir, mais ou menos do capítulo 40, a história começa a se esclarecer, a trama deslancha e finalmente a essência do livro se mostra. Eu gostei bastante do q li, foi o meu primeiro contato com Soren Sveistrup. A partir do momento q a trama desabrocha, os personagens principais tb apresentam suas personalidades e suas essências. Não espere q Thulin e Hess se tornem personagens cativantes e apaixonantes, ambos são extremamente frios e lógicos, q pelo menos pra mim, só consegui desenvolver uma certa simpatia por eles, até um pouco mais pelo Hess, na reta final. Foi sim, um livro muito bom, uma leitura bastante interessante. Nota : 4 / 5

Nih 19/07/2020

Muito bom..
Em geral, thriller me agrada bastante, principalmente por ser meu gênero favorito, e com esse livro não foi diferente. Foi uma leitura bem rápida, fluída, frenética e cheia de reviravoltas, não consegui largar o livro até saber o final. Embora eu tenha sacado a conclusão da história, foi extremanente gostoso de ler, gostei muito.

@livrodores 21/05/2020

As Sombras de Outubro
É tão difícil começar a falar sobre uma obra que gostamos tanto, né?! Eu que sou apaixonada pelo gênero e curto bastante ficar tentando desvendar o mistério pude me deliciar com essa leitura já que ela tem tudo o que eu gosto, um enredo rico com personagens bem construídos, os detalhes são essenciais e o autor soube muito bem trabalhar cada um deles!

Os capítulos são em sua maioria curtos o que dá uma dinâmica maior, já que o livro tem mais de 400 páginas com fonte pequena, mas a leitura flui perfeitamente devido a criação que o autor faz com toda a trama.

Os personagens de maiores destaques são os detetives Naia Thulin e Mark Hess! Naia é uma mulher mais direta e nada apegada em alguns aspectos, Mark é recém chegado na divisão, devido a um desentendimento na Europol! Claro que vamos ter um conflito entre os dois, é aquele clássico embate de não se gostarem no início entre os parceiros, mas isso vai diminuindo ao longo da trama!

Mulheres que são mães estão sendo assassinadas de forma violenta, a investigação chega ao ponto de descobrir uma relação com a Ministra Rosa que teve sua filha sequestrada 1 ano antes. A cada mulher que é morta há um Sr. castanha deixado no local e tudo começa girar em torno desse brinquedinho simples!

São várias passagens com personagens diferentes o que nos permite saber sobre cada personagem e também os reais acontecimentos, adoro essas construções, pois da para ter uma noção geral da trama, essa que foi se afunilando nas motivações do assassino estar relacionado de alguma forma com a Ministra.

Ao longo da leitura eu foquei em três personagens para serem os meus suspeitos, um deles estava correto e até chegar no desdobramento do caso o autor caminhou lentamente, deixando tudo bem explicado até nos fazer compreender suas motivações, que apesar de serem cruéis, são bem realistas!

Eu só tirei um pouquinho de nota, pois meu coração ficou desejando um acontecimento final e esse não veio, mas a recomendação está mais que dada para todos! Uma leitura fluida, com o enredo surpreendente, cheio de mistérios e teorias, também é violento e frenético!

Karla Lima @seguelendo 15/02/2020

@seguelendo
Não farei mistério: essa foi uma das melhores leituras de 2019! Quem me acompanha sabe que amo thrillers, romances policiais e suspense e, justamente por isso, sou bastante exigente com as obras que leio do gênero. Quero compartilhar com vocês a experiência dessa leitura, mas sei que dificilmente conseguirei expressar em palavras o quanto me diverti lendo? Espero conseguir!
Nessa obra espetacular, somos apresentados à detetive Naia Thulin e a Mark Hess, seu novo parceiro, um investigador expulso da Europol. Ambos dividem o protagonismo nessa história, mas Hess se sobressai por sua sagacidade, personalidade e perspicácia. Thulin é maravilhosa, mas um pouco mais linear e previsível.
A narrativa é envolvente e mantém o ritmo: ponto positivo, pois em muitos thrillers o final acaba sendo apressado e a resolução muitas vezes surge do nada. Nesse caso não: tudo é costurado em cada uma das páginas, de forma correta, mantendo o leitor interessado. Ainda sobre a narrativa, o texto é mais denso do que a maioria dos thrillers que li nos dois últimos anos e a construção dos personagens e da história se desenrolam lentamente, parte por parte. Isso trouxe imersão.
Leia sabendo que vai encontrar um texto rico, doses de violência, personagens interessantes e trama bem arquitetada. É uma daquelas histórias que o autor não foi preguiçoso e se preocupou com cada detalhe. Seria um roteiro incrível para uma série e, vindo do roteirista de The Killing, acho que não poderia esperar outra coisa.
Mais do que recomendo! Gostaria de conversar com quem já leu e também indicar para todo mundo: leia essa obra! Você não vai se arrepender.
Carla 25/02/2020minha estante
Estou lendo! Altas expectativas!

Kelly Karina Martins 14/11/2022

Sombras de Outubro
Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas.
O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos — e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação.
No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia?
As sombras de outubro traz o melhor do estilo thriller noir, acrescentando ao suspense clássico uma boa dose de energia. Sveistrup retrata seus personagens com sensibilidade e mostra como romances policiais podem fazer críticas contundentes às realidades sociais.

Nubia.Franciele 30/09/2021

Frenético
O ritmo desse livro é frenético desde o primeiro capítulo. A forma com que ele é escrito, sempre deixando um gancho em aberto deixa o leitor preso à Leitura, que é muito fluida e imersiva. Agora que o livro está finalizado é hora de maratonar a série da Netflix.

Anna Sallé 31/05/2021

Sr. Castanha o que tem pra me dar?
Uma história boa. Não dei 5 estrelas porque pra mim o início do livro foi um pouco arrastado e com aquela sensação de filler.

Ambientada na Dinamarca, a história trata de dois investigadores que começam a atuar juntos em casos de assassinato em série de mulheres enquanto paralelamente toda a polícia dinamarquesa respira o mistério do desaparecimento da filha de Rosa Hartung, Ministra do Bem-Estar Social. Muitos personagens vão construindo juntos a história da investigação dos assassinatos e encaixando peças do passado que expliquem o que houve com Kristine Hartung um ano antes.

Achei o livro muito bom do meio para o final mas no início me deu um pouco de preguiça, precisei me empurrar pra avançar. Não fiquei super vidrada na história mas achei o desenrolar do mistério legal, não desconfiei do culpado e achei a construção do motivo dos assassinatos muito boa.

Pra quem gosta de um livro policial "sem compromisso" eu recomendo a leitura.

joedsonfrl 04/12/2020

Bom thriller policial
Gostei bastante da escrita do autor!
A questão do desenvolvimento da história e delineamento dos personagens são bem executadas. Achei o livro bem gráfico nas descrições e aborda diretamente a violência contra mulheres, o que pode ser gatilho para algumas pessoas!
Tem alguns clichês típicos de thrillers policiais (?acasos? e ?insights? repentinos), mas no geral o autor entrega bem o suspense, segurando as motivações e identidade do antagonista da história até os momentos finais do livro!

Ale Lima 10/11/2021

Curiosidade aguçada até o fim
Sim, esse livro cumpre o que promete. Para uma fã do gênero, achei a narrativa bem interessante. Passei o livro todo palpitando e fiquei com cara de ?OH!!!? com a revelação do psicopata. Recomendo.

FabyTedrus 19/12/2020

As Sombras de Outubro - Soren Sveistrup
Fazia tempo que não me surpreendia positivamente com um thriller. O fato de Søren Sveistrup, autor do livro, ser também o roteirista da série The Killing que eu gostei bastante, além do fato de uma amiga ter recomendado esse livro, me fizeram começar a leitura e gostei muuuito.
Eu me vi criando tantas possíveis soluções ao longo do livro e a cada reviravolta eu ficava entre a pulga atrás da orelha e a certeza que não era bem assim. Gostei de como a história não é simplória e aborda vários assuntos juntos e misturados com o assunto principal. E também gostei do misto de sentimentos que ela me causou, confesso que me vi pegando raiva de personagens que não imaginava que me causariam isso e no fim, gostei da forma que as pontas foram amarradas.
Sinto que é o tipo de livro que tem potencial para continuação, para virar uma serie de investigação e gostaria de ver isso acontecer.
Alcione13 19/12/2020minha estante
Excelente livro
E policial não é meu tipo de leitura...

FabyTedrus 21/12/2020minha estante
Obrigada pela dica. Gostei muito!

Alcione13 21/12/2020minha estante
Adoro

Luna 31/10/2021

Leitura que te prende
Foi meu primeiro contato com o noir nórdico e no começo me compliquei um pouco com os nomes, mas isso logo passou. A leitura é fluida, os personagens complexos, tudo é tão bem construído que me senti vendo uma série ou assistindo a um bom filme. As descrições são bem gráficas, quem gosta de true crime vai adorar.

Betinha 01/03/2021

Sr. Castanha
Estou extasiada e angustiada mesmo após a conclusão do livro!
Søren Sveistrup simplesmente impossibilitou minha mente inquieta de descobrir, desconfiar, confabular, criar uma teoria ou deduzir ou montar um contexto até a última página!
O livro não é cheio de reviravoltas, entretanto não te dá pistas ou direcionamento algum e como é que se consegue isso em 414 páginas sem que o leitor desista ou arremesse o livro contra a parede?
A história é de uma violência chocante porém bem contextualizada e é assustador o quanto uma pessoa ferida pode se torna igual ou pior que a sua ferida!
Desconfio que terá uma continuação e com cer te za estarei na fila esperando para ficar "desesperada" novamente e reacender meu crush por Mark Hess, o típico detetive com histórico estragado de vida, gênio atormentado, mas que no fim resolve tudo, mesmo que não se explique direitinho como ele consegue sobreviver ao que não posso contar ?
Leiam! Vocês vão amar se "desesperar" também!