Tempo de Graça Tempo de Dor

Tempo de Graça Tempo de Dor Frances de Pontes Peebles

Resenhas - Tempo de Graça, Tempo de Dor

Ludmila 20/01/2023

Ler esse livro, pra mim, foi uma experiência imersiva. Me perdi no mundo de Dor e Graça, desde o engenho e passando por todas as fases de suas vidas. Amei "conhecer" a Lapa dos anos 40, o Rio de Janeiro da época, e a história das duas mulheres. Li esse livro como quem se agarra à algo muito precioso e tem medo de acabar. Vinícius, Madame Lúcifer e todos os meninos do Lua Azul fazem parte de uma das histórias mais incríveis. Me emocionei e chorei em várias partes.
@biblio.sah 20/01/2023minha estante
AAAAAAAAAAAAAAAAA

Nick 13/01/2023

Não deu, chorei
Demorei pra ler esse, a capa me lembrava aqueles folhetos, sabe? Dei uma chance, e sério, que livro incrível! São tantas lições sobre amor e amizade de um jeito que nunca tinha visto. A forma como a música é trabalhada na história, me trouxe uma nova visão do que é a música e como ela nos toca. Recomendo!

Jacke 09/01/2023

Que turbilhão de sentimentos foi acompanhar essa amizade.
Uma amizade tóxica, que teve pouquíssimos momentos bons.
Como diz uma frase no livro: ?E é um instinto humano tentar combinar coisas, encontrar semelhanças onde pode não haver nenhuma.?
Depois que acabamos o livro temos a certeza que na amizade entre Dor e Graça há tudo, menos semelhança.
Ler as 368 páginas desse livro é acompanhar às relações humanas, mas restrita a duas pessoas. Quantas relações vemos, já tivemos, tão recheada de inveja, egoísmo, falsa liberdade, mas que perdurou por tanto tempo apenas pela falsa sensação de conforto, apenas pelo conhecido?
O que vemos é que durante toda a história, a única amiga foi Das dores, Graça apenas pensa em si mesma e em ter todos os seus caprichos atendidos. Acabo esse livro com o sentimento de que Das Dores merecia mais, muito mais, e com o desejo que ninguém passe por uma relação assim.

Vitoria444 28/12/2022

Dor
Esse livro me surpreendeu muito, não consigo expressar o como ele mexeu com os meus sentimentos.

Dor e Graça duas amigas que ao mesmo tempo que se amam se odeiam. A relação delas é baseada em inveja, ciúme, amor, raiva e muita música.

Duas crianças fogem de casa, uma considerada pobre e outra rica mas que se juntam por uma boa causa. Chegando no rio até Los Angeles com sua banda maravilhosa.

Estou encantada, leiam!

Keila 23/11/2022

Samba, autoconhecimento e amizade
Iniciei a leitura imaginando algo totalmente diferente do que o livro entregou.
Achei que retrataria somente uma amizade nascida nos engenhos de açúcar no nordeste dos anos 30, entre a ?patroinha? e a ?criada?, mas o livro entregou muito mais do que isso!
A amizade inesperada entre das Dores, mais conhecida no engenho como Jega, e Graça, a filha do senhor do engenho, é permeada por música desse a infância, por influência da mãe de Graça. As meninas crescem mirando na independência e no dia que sairão daquele local e se apresentarão na rádio Mairynke.
Quando fogem do colégio de freiras e se deparam com uma Lapa diversa e cheia de segredos e nuances, percebem que a vida não é tão fácil mas em nenhum momento desistem de seus sonhos. Até que o destino as direciona para Madame Lúcifer, que as introduz nos bares e cassinos boêmios da Lapa e suas vidas começam a mudar e ganhar relevância.
Mas quem se destaca na frente do público é Graça, e ao conhecer Vinicius, das Dores percebe que seu verdadeiro dom é na composição, mesmo que deixar Graça brilhar doa. E aí começa a grande história de Sofia Salvador (Graça) e a amizade fiel mas cheia de altos e baixos entre as duas.
Por vezes queremos amar Sofia Salvador e por outras, a desprezamos. Das Dores é tão fiel que chega a ser deprimente, mas o que a autora criou é vivo e tão real que apesar de ficção, sabemos que esses sentimentos e relacionamentos existem!

Toda história é contada pelas memórias de Das Dores e passeamos por Pernambuco e os engenhos de açúcar, pela Lapa, por um Brasil governado por Getúlio Vargas, por Hollywood, por uma guerra mundial e vemos claramente em Sofia Salvador uma Carmem Miranda, pra mim é nítido o quanto a personagem foi inspirada nessa figura fortíssima.
Vivenciamos encontros e desencontros, os encantos e desencantos do sucesso, os bastidores e rodas de samba da Lapa, o nascimento de ritmos que hoje são tão nossos, vícios, o despertar da sexualidade e do autoconhecimento, mesmo em meio a tanta descriminação.
Vemos o nascer e o morrer de uma estrela.

Francisco152 20/11/2022

Um toque de Coisa Mais Linda
Passando pra resenhar esse livro algum tempo depois de lido. Acredito que essa seja uma leitura que ainda não doutrinei no meu clube e não sei por que. Uma história maravilhosa que passeia pelo passado, presente e futuro de maneira magistral, e mostra uma protagonista magnética que consegue ligar todos os personagens a ti, embora prefira Dor, é inegável que Graça é a estrela dessa história e garante a ela um enredo fantástico.

Karoline67 13/11/2022

Onde Madame Satã encontra Carmen Miranda
Esse livro foi uma grata surpresa. A formatação do livro assusta um pouco - letras miúdas, capítulos enormes e parágrafos maiores ainda. Mas assim que comecei, percebi que não conseguiria mais largar. É uma história meio Daisy Jones and The Six, só que com samba e no Brasil dos anos 30/40. A escrita é deliciosa e a história é muito envolvente
Algo que preciso destacar foi o quanto eu ODIEI a Graça. Que personagem insuportável, irritante e mimada. Ao mesmo tempo, torci pra Das Dores se libertar dessa subserviência.
Uma coisa que achei curiosa foi o quanto a autora muda certos nomes desnecessariamente (tipo Copacabana Palace para Copacabana Castle?), mas algumas referências são inegáveis, como Madame Lucifer, clara alusão à Madame Satã. Aí, eu poderia falar horrores desse livro. É incrível, sensacional, forte, sensível, histórico. Eu só tirei 0.5 estrela porque sinceramente esperava um final mais bombástico, mas não posso dizer que me decepcionei. Leiam!

Douglas.Castro 07/11/2022

Bacana
Uma biografia de Sofia Salvador e o nascimento do samba no Rio de Janeiro de 1930, bem desenvolvido o texto, fácil a leitura, recomendo!

Dk 04/11/2022

Tive um misto de sentimentos lendo a história de Graça e das Dores. Em relação a das Dores posso dizer que os sentimentos foram mais constantes, porém Graça, sempre a patroinha, me despertou pena e raiva até seus últimos momentos (está última com muito mais frequência). Não conhecia a autora, e adorei descobrir a sua escrita! Por muitas vezes tive a impressão de estar no Rio ou mesmo em Recife, em épocas em que eu sequer existia.

Iparisclarke 02/11/2022

Incrível
Tenho um misto de sentimentos muito grande sobre esse livro, admito que não estava animada pra ler, mas quando comecei já senti de começo que ia ser um dos melhores desse ano.

A escrita da autora é densa e construtiva então o leitor pode não achar de início agradável, entretanto conforme a leitura avança vamos nos acostumando. A história é triste e real e em muitas vezes tentei lembrar da protagonista em um momento feliz, mas só havia as partes que tinha música. O livro é composto por vários personagens extremamente interessantes e pra mim um dos maiores foi a Madame Lúcifer que até pesquisei para ver se existiu e não não existiu kkkkkkk. O livro possuí também muitos fatos históricos incluído a "Era Vargas" a "Segunda Guerra mundial" seguida da "Guerra Fria".

Aos que já leram o livro uma personagem que me forcei a gostar foi a Graça vulgo Sofia Salvador, não consegui ter ao longo do livro sentimentos que não fossem antipatia, estress e muitas vezes raiva a ponto de nem a morte dela (Não é spoiler a autora entrega isso no primeiro capítulo) me fazer ter um sentimento diferente. Basicamente esse livro me trouxe tantas mais tantas emoções que fazia uma pausa e lia em outra hora pra ter emocional pra continuar. Recomendo muito para os fãs de Evelyn Hugo e Daise Jones.

losttoria 25/10/2022

?????
o livro é muito bom, tem uma escrita muito linda, a frances poderia escrever poemas facilmente e eu leria tudin, claro que tem umas falhas de narrativa aqui, é tudo muito corrido, não tem muito acontecimento de suporte, alívio cômico, todos os acontecimentos são grandes e importantes, mas leria de novo sem pensar duas vezes

Irena Wieliczka 09/10/2022

Tempo de Graça, Tempo de Dor
O livro conta várias histórias dentro da história principal e é muito mais do que podemos imaginar. Não é só sobre Graça, Sofia Salvador, Dor, ?Jega?, Vinícius, Seu Pimentel, Nena, dona Aurora, Bruxa, Bando da Lua Azul, Tia Clementina, Madame Lúcifer e tantos outros personagens crucias para a trama. Também não é só sobre a música, a amizade e o amor.

Das Dores (Jega) é uma menina órfã que foi encontrada por Nena e cresceu na cozinha de uma casa de engenho no Riacho Doce fazendo trabalhos domésticos.

Graça (Patroinha) é a filha mimada de Dona Aurora e Seu Pimentel, os novos donos do engenho.

A vida das duas se entrelaça desde muito cedo e se tornam inseparáveis. Crescem e estudam juntas, têm sonhos inalcançáveis juntas, desejam conhecer o mundo e serem conhecidas, famosas. Mas nenhuma das duas sabe o seu lugar no mundo.

Depois que Seu Pimentel despacha as duas garotas para o internato Colégio Sion localizado no Rio de Janeiro, as meninas têm a oportunidade de realizarem seu grande sonho: a música.

Depois de muito lutarem, Graça se torna Sofia Salvador, a grande estrela que canta junto com o Bando da Lua Azul e que inventou o Samba. Dor vive nos bastidores, ressentida por Graça ter trocado o sonho das duas por sua realização pessoal, acompanhando Graça nos melhores e piores momentos.

Até o momento do declínio da grande estrela.

É impossível resumir esse livro ou fazer uma resenha que traduza minimamente as sensações e emoções que essa história passa. Queria muito conseguir dizer tudo o que eu senti lendo esse livro, mas no final só a experiência de cada leitor para entender o que o outro sentiu.

O que resume esse livro é: todo mundo é uma mistura de Graça e Dor e todo mundo tem alguém que seja Graça e Dor (e talvez Vinícius) na sua vida.

Bruna Canella 17/09/2022

Nossa, que livro incrível!

Sabe quando a gente termina de ler com um nó na garganta e com os olhos marejados? Terminar essa história deixa a gente assim.
Fiquei tão emocionada ao terminar esse livro e nem mesmo sei dizer exatamente o porquê.

fev 07/09/2022

Entretém, mas sem muita originalidade
Eu pensei que seria uma versão brasileira de Evelyn Hugo. A história bebe demais da vida de Carmem Miranda. É ruim? Não. Mas faltou originalidade. Era melhor ter feito uma versão romanceada da vida de Miranda já que todos os plots da vida famosa de Graça, uma das personagens principais, são iguais ao da cantora inspiradora: o samba, a ida para os EUA, a imagem como propaganda, o sucesso avassalador, o fim trágico. A autora até usa o mesmo apelidado que Miranda recebeu, brazilian bombshell, para nominar o sucesso da personagem. Mas acho o que pega mesmo é o embranquecimento como um todo. Não difere da realidade, mas me incomodou bastante.

Enfim, leitura fluida e possui alguns pontos positivos como o contexto histórico. Alguns momentos paralelos são bons, mas faltou originalidade. Uma personalidade com sustância que engradecesse o livro e não dependesse tanto da vida de Carmem Miranda. O começo é assim: tem algo. No fim, é decepcionante.