Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Ariel121 14/02/2024

Visceral e Chocante!!
Não quero usar muitas palavras, porque esse livro me embolou todas elas. Jorge Amado mostra uma realidade que perdura até hoje, sem juízo de valor. Os Capitães são heróis, vilões? Como definir? São crianças que foram obrigadas a viver como homens por conta de sua miséria. Enquanto o mundo persiste em propagar pobreza, quem ajudará os Capitães da Areia?

Alison 14/02/2024

Capitães de Areia
No Ana Passado fui visitar a Bahia, lá conheci a tão famosa Casa do Rio Vermelha, local onde viveu o nosso grande querido Jorge Amado junto de sua companheira Zelia. Na data da visita eu só conhecia o autor de ouvir falar, das grandes novelas ao qual o escritor serviu com suas belas histórias.

Na caça do que ler, resolvi sentar-se um pouco com Jorge Amado e ver o que ele tem pra falar. Que tal CPITÃES DE AREIA?? Já que é o mais famoso - haa melhor opção não existia.
A obra do Capitães de Areia, nos apresenta um grupo de meninos delinquentes, que causam terror na cidade de Salvador. Pedro Bala, Sem Perna, Pirulito, Boa Vida, Gato e Dora a única menina do bando. Cada um destes personagem representam aspectos maravilhosos, e o enredo da história se desenrola durante as suas aventuras.

Medo, nojo, injustiça, raiva e principalmente FIDELIDADE.!!! São estas as sensações que temos ao ler Capitães de Areia.

O livro tem o poder de nos transportarmos para Bahia e visitarmos junto dos Capitães cada pedaço da cidade baixa. Em alguns momentos a história caminha para aspectos muito pesados, precisando ter “estomago” para seguir a leitura, mesmo sendo um grupo de crianças, os Capitães de Areia já viveram situações onde é difícil de imaginar uma criança.

Problemas sociais de desigualdade são jogados em nossa cara, dizem que Jorge Amado é o Autor que consegue expressar da melhor forma os sentimentos do povo brasileiro e Capitães de Areia, faz isso com primor.

Que livro maravilhoso. Obrigado JORGE!!!

marcelendo 14/02/2024

Capitães da areia
é um romance de 1937, mas poderia ser facilmente algo que foi escrito ontem. é brilhante, triste, esperançoso e novamente triste.
fala sobre o abandono, a negligência e o luto. é um recorte sensível sobre crianças que não tem a quem recorrer se não a elas próprias. em meio a tanta dor, fome e abandono a gente vê o amor surgir entre elas, o companheirismo e mesmo no meio de tanta turbulência a esperança. eu não saberia dizer o quanto jorge amado me comoveu, esse eu levarei no meu coração pra sempre. todos os meninos ocuparam um espaço especial no meu coração, jamais me esquecerei deles. ????

Razuki 13/02/2024

A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo...
Um silêncio tomou meu mundo com as últimas palavras, não parecia justo acabar tão cedo. Nem acredito que as cartas no início me fizeram começar o livro umas quatro vezes em quase seis meses, ainda bem que não desisti. Em poucos dias devorei histórias que me emocionaram de um tanto que estou triste por ter chegado ao fim. Tornou-se um dos meus favoritos. Não consigo descrever o que mais gostei.

Juju Do Pix 13/02/2024

Companheiros e Liberdade
Confesso que não estou acostumado com esse tipo de leitura, meu foco sempre foi em livros de fantasia e romances bobinhos, então me espantei um pouco no começo do livro, mas com o andar da carruagem foi dando para entender o porquê desse livro ser tão importante na literatura brasileira

A cada capítulo somos introduzidos a uma aventura dos Capitães da Areia e com o tempo vamos nos aprofundando em suas personalidades, histórias passadas e sonhos que são de quebrar o coração. É um livro que te prende pela emoção e angústia, cada capítulo é uma preocupação diferente que surge com o que vai acontecer com os meninos

A história do grupo em conjunto também te cativa, meninos relativamente jovens tendo que ser mais maduros que muitos homens, sempre sendo fiéis a seus companheiros e a ideia da liberdade que as ruas ofereciam

O final dos Capitães da Areia, mesmo que muito triste para alguns deles, ainda consegue ser muito bonito, ver que depois de tanta luta eles conseguem atingir seus sonhos, mesmo de uma forma que não esperavam... Só leiam que vão entender o que significa

E sobre esse livro ser importante para nossa literatura, é pelo fato de se tratar de tantos temas em tão pouco espaço, fala sobre discriminação racial, invisibilidade das crianças, miséria, abuso de menor (tanto no trabalho quanto em relações) etc. E é deprimente saber que os assuntos tratados ainda continuam à tona nos dias atuais, mas que muitos ainda não dão importância, igual muitos não davam importância para as condições dos Capitães da Areia

É um livro incrível e único! Mesmo tendo algumas partes questionáveis, continua sendo de extrema importância para qualquer brasileiro, não me arrependo nem um pouco de ter lido

Monique355 13/02/2024

Esse livro com certeza será a partir de agora um dos meus favoritos da vida. Se passa na Bahia do século XX e conta a história dos capitães da areia, crianças abandonadas a própria sorte que sobreviviam de pequenos furtos. Ver as histórias desses neninos, muitos deles nem adolescentes ainda, é de partir o coração, mesmo tendo seus encantos. Nunca esquecerei a história deles nem as reflexões sociais que fiz durante essa leitura. Foi meu primeiro livro de Jorge Amado e já tô ansiosa para os próximos ?

Luana Terra 12/02/2024

Capitães da Areia - Jorge Amado
Me impressiona que um livro publicado em 1937 ainda seja tão atual. As questões sociais tratadas no livro (a marginalização dos meninos abandonados/órfãos; as instituições que deveriam acolher e direcionar a vida deles para um futuro diferente, ainda se mostram nem um pouco acolhedoras ou interessadas de fato no futuro. O agir da polícia, com abusos de poder.)
Tudo ainda muito atual, infelizmente.

Mas, no meio de tudo isso, ainda é possível se apaixonar com o amor entre Dora e Pedro Bala; ficar impactada com a lealdade que há entre os Capitães da Areia; descobrir seus sonhos e medos e ainda acompanhar o destino de cada um.

darabwl 12/02/2024

Com certeza nao vai ser um livro que eu vou esquecer facilmente. senti profundamente a dor dos personagens e como, apesar de tudo, eles ainda são crianças que carecem do amor que não tiveram. livro necessário demais para qualquer pessoa entender como o sistema funciona.

Pripriqueiroz 12/02/2024

Doído de se ler
Loiros, mulatos, morenos, negros? de todas as cores os Capitães são crianças sem lar e sem família que vivem de grandes e pequenos furtos praticados pelas ruas da Bahia. Vivem no famoso trapiche em meio a ratos e goteiras.

Apesar da tenra idade são regidos por um código de ética e respeito entre eles que poria mto adulto no chinelo. Não há traição no bando!

Contam apenas com a piedade de um padre e com a bondade de uma mãe-de-santo.

Pedro Bala (líder dos Capitães), Sem-Pernas, Gato, Pirulito (que sonha em ser padre), Volta Seca, Dora (única menina do grupo) e Professor (único letrado!) têm suas histórias distintas narradas ao longo do livro.

Dispensável dizer que o personagem que mais me cativou foi o Professor que roubava livros para sua própria leitura e os guardava longe dos ratos para que esses não os devorassem. Toda noite ele lia para os capitães que o ouviam com fascínio.

Capitães da Areia é doído de se ler, é uma realidade dura e triste. Me comovi demais com a leitura e gostei pq encerra contando o desfecho da história dos personagens mais marcantes.

ícaro 11/02/2024

Perfeito! Injúrias sociais fogas
Capitães da areia trata de "homens" (de 9 a 16 de idade) pobres que moram em um trapiche e dependem do roubo e do furto para sobreviver. A trama nesse livro é maravilhosa porque ao mesmo tempo que mostra eles fazendo coisas de adulto, são apenas crianças que só querem ser amados.
Esse livro me divertiu do início ao fim! O carisma que criamos por essas crianças, que cometem VÁRIOS crimes é incrível. Além disso, a denúncia social presente nesse livro e que o fez ser censurado e queimado durante o período ditatorial.

Joyce734 11/02/2024

Pesado
"Capitães da Areia" é uma obra clássica de Jorge Amado que retrata a vida de um grupo de meninos órfãos em Salvador, Bahia. O romance aborda temas como a infância marginalizada, a luta pela sobrevivência, estupro, crença, direito do trabalhador, epidemia, religião, comunismo e a solidariedade entre os personagens. Amado tece uma narrativa envolvente, explorando as complexidades da sociedade e destacando as injustiças enfrentadas pelos menos favorecidos. Através de sua prosa vívida, o autor constrói personagens memoráveis e oferece uma reflexão impactante sobre as condições sociais no Brasil da época.
Bia Fontes 18/05/2024minha estante
Comecei ontem!

Joyce734 19/05/2024minha estante
Espero que goste. Eu tive que pagar várias vezes por causa dos gatilhos que tive. Mas desejo que seja uma leitura tranquila para você !

Bia Fontes 25/05/2024minha estante
Muito obrigada! Está sendo uma leitura bem interessante.

Jean.Guimaraes 10/02/2024

Único!
Capitães de Areia é de 1937, mas parece ter sido escrito em fevereiro de 2024. É assombrosa a perfeição nos detalhes, na narrativa e na construção dos personagens. A semelhança com a realidade, ainda nos dias de hoje, é perturbadora. Leitura obrigatória para qualquer brasileiro que se interesse por literatura. Maravilhoso. Minha obra favorita de Jorge Amado.

yaspqr 10/02/2024

Companheiros
O livro tem um enredo maravilhoso. Essa história se passa na Bahia nos anos 30, e conta a história dos Capitães de Areia, um grupo de meninos abandonados que lutam por sua sobrevivência num ambiente hostil.

Dentre os personagens do livro, acompanhamos a história de Pedro Bala e seus companheiros de equipe: Professor, João Grande, Gato, Boa-Vida, Sem-Pernas, Querido-de-Deus e outros. Jorge Amado, um gênio da Geração de 30, desenvolveu os personagens de uma forma perspicaz, tratando de diversos assuntos vividos pela população baiana: o racismo, preconceito, machismo, corrupção, abandono e violência.
Aliás, devo dizer que a história do Sem-Pernas foi excepcional para mim, e mudou a minha relação com o livro.

Essa leitura foi necessária, não me surpreende que ela seja obrigatória em vestibulares.

manu 10/02/2024

Simplesmente um livro que te deixa com um nó na garganta do inicio ao fim, a escrita de Jorge Amado é uma das mais arrepiantes e apaixonantes, com certeza esse é um livro que você não se esquece facilmente.

kanastar_ 10/02/2024

Excluídos da sociedade
Eu não me recordo tanto de toda história em si,pois li ano passado. Mas esse livro do Jorge Amado me fez cada vez mais ficar presa na vida dos Capitães da Areia,pensar que aqueles meninos não tinham ninguém a não ser o próprio bando e viviam em um trapiche,roubavam para sobreviver porém não conseguiam largar da liberdade que tinham já que se acostumaram as ruas. Para quem tem gatilhos em relação a algum tipo de abuso,mesmo que não esteja tão exposto assim não recomendo ler. Porém merece sim 5 estrelas, pois traz questões sociais importantíssimas e criamos empatia com cada personagem que conhecemos no decorrer da história. Você fica do início ao fim instigada com a vida do Pedro Bala e dos outros integrantes do bando.