Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Giovana 20/03/2024

Inesperado
Durante as aulas de literatura, meu professor propôs a leitura desse livro porque ele seria trabalhado em sala de aula. Eu como uma boa leitora de agatha christie, morri de preguiça para ler, mas com bastante esforço, consegui passar da parte das reportagens e a leitura fluiu inesperadamente.
O livro é muito bom, realmente, é um trabalho que justifica a fama e as polêmicas do Jorge Amado, ele carrega muitas críticas ao sistema e escreve isso de forma excepcional, onde só um idoso de 80 anos com a mente super fechada que não conseguiria ver os capitães de areia como “hérois”(no caso, anti-heróis), até porque, se relatassem essa história para uma criança, com certeza, em um olhar inocente, seria envolvido muita empatia com os personagens que são mostrados como vítimas do sistema. Isso foi só um exemplo, porque definitivamente, não é um livro para crianças. Ao meu ver, sobre a escrita da obra, por mais crítica e revolucionária que ela seja, o escritor, Jorge Amado, através da forma que ele narra certos ocorridos "sexuais", conseguiu tornar a leitura bem desagradável, constrangedora e com um gosto de "meu Deus preciso de sair dessa parte logo", isso tudo, inclusive, me fez duvidar do caráter dele. Precisei de me esforçar para não pular certos parágrafos. Até a metade do livro, é possível confundir as marcas do escritor com o ponto de vista do personagem, mas depois da chegada da Dora, é nítido que todo o problema envolvendo a sexualização --desnecessária-- e extrema é sim um problema do autor.
Resumindo, o livro é muito bom e envolvente e com certeza vai fazer você ligar personagens e acontecimentos com cenários da vida real ou de outras obras literárias. A crítica que ele traz é realmente muito interessante e me despertou MUITAS emoções. Não é um livro parado, a escrita é fácil mas um pouco confusa por ter muitas marcas da oralidade regional e da realidade social dos personagens. Os personagens são legais. O livro tem o final bem marcado, explícito e envolvente. Vale a pena!

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2011 disse:
"É um livro que conta a história de crianças órfãs que vivem em um trapiche e roubam para se sustentar. Eles entram em casas de ricos e fingem ser criados e descobrem os lugares onde estão as coisas de valores. Depois o grupo entra na casa e rouba tudo que conseguem. A pior parte do livro é quando a Dora morre. Quem escreveu esse livro foi Jorge Amado. Indico para pessoas que gostem de obras literárias. Gostei muito."

Lembro de ter gostado MUITO mesmo desse na época

Deborah.Priscila 17/03/2024

Estrelas
Um livro sobre a realidade do Brasil, que mostra a real pobreza e miséria de quem vive na rua como eles. Algo pontual no quesito da literatura é que não existe um protagonista, o que difere da maioria dos livros. Mas o que realmente é lindo no livro de como ele trata a ligação deles de forma tão profunda e delicada.

Belle 17/03/2024

Quando comprei esse livro, pensei que seria uma leitura interessante para acrescentar nos estudos para o vestibular, mas caramba, simplesmente MUDOU a trajetória da minha vida. Com o passar dos capítulos a densidade de sentimentos e emoções que é apresentada em cada criança torna impossível não se emocionar. A forma como Amado aborda o universo baiano tbm é ímpar, em alguns momentos você se sente como um dos capitães correndo pelas ruas de Salvador. Com toda a certeza recomendo a todos a leitura!!

Kleilson.Torquatto 17/03/2024

Eu tô simplesmente apaixonado por esse livro! ??
É um livro incrível que eu havia lido na escola, mas eu tinha uma vaga lembrança do que se tratava. Hoje lendo com mais clareza vejo que é um livraço atemporal e surpreendente.
Não considero essa experiência atual de leitura como uma releitura, pois parece que eu li outro livro e foi uma experiência totalmente nova pra mim.

O livro conta episódios das vidas de meninos de rua, que vivem sozinhos e abandonados nas ruas de salvador, praticando vandalismos e diversos crimes como roubos e assaltos. A questão da marginalidade dessas crianças é o tópico central desenvolvido pelo autor.

É um livro fundamental para falar de Brasil, pois retrata acontecimentos sociais e políticos no país trazendo um tom de denúncia social daquela época, abordando assuntos como a pobreza, miséria a desigualdade social e a marginalização de crianças, evidenciando as diferenças, as injustiças sociais no Brasil, mas precisamente na Bahia na década de 30, época em que o livro foi lançado inicialmente.

É uma leitura muito fluida e envolvente, cheia de episódios de ação, reflexões sociais, críticas ao poder público , a imprensa e ao poder judiciário.

Eu me senti assistindo a uma série, pois a ambientação e os acontecimentos me transportaram completamente para dentro da leitura. O capítulo ? As luzes do carrossel? é um capítulo lindo de deixar o coração apertado. E o que acontece com a Dora, meu Deus!! Eu fiquei muito deprimido. Preparem os lencinhos. ??

É uma história com uma linguagem sensível e simples e tem umas partes bem legais com reportagens jornalísticas onde traz a visão do povo sobre os acontecimentos que ocorriam ali.

No final tem um posfácio escrito pelo Milton Hatoum que é incrível, onde ele detalha os pontos fortes da obra sobre a sua visão do livro de forma sútil e com um olhar sensível. Tem também uma linha do tempo da história do Jorge Amado onde fala sobre os acontecimentos que o cercaram durante sua vida e detalha suas obras até a sua morte em 2001.
Livraçooooo!! Favoritado!! ??
Davi Teixeira 17/03/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos. Infelizmente ainda existem muitos capitães da areia aqui na Bahia e no resto do Brasil.

Kleilson.Torquatto 17/03/2024minha estante
Vdd! É incrivelmente assustador como as pautas abordadas no livro ainda continuem tão atual.

mpettrus 18/03/2024minha estante
Esse romance do Jorge marcou todo o meu Ensino Médio, qnd o li pela primeira vez.

Foi um choque de realidade tão cru. Nunca me esqueci. É um dos meus favoritos do autor.

Resenha incrível, Kleilson!!! ???

Kleilson.Torquatto 19/03/2024minha estante
Obrigada amigo! ??
É um livraço pra levar pra vida! ??

juh 16/03/2024

Literalmente o melhor livro que eu já li. Jorge Amado é pura poesia!
Ri, chorei, senti raiva e alegria. Nunca senti coisa igual como a que eu senti com esse livro.

leleco 15/03/2024

A sociedade deturpa o significado da infância.
A partir de uma sociedade miserável mediante a ausencia de atenção a políticas públicas perante mais pobres, analfabetos, inaptos de exercer um trabalho que lhes fornecessem uma garantia do amanhã (por conta da ignorância acoplada da falta de oportunidade proposta) capitães de areia é uma obra provinda da critica social apontando acerca de crianças sobreviventes num trapiche abandonado no arael do cais em Salvador, garotos nos quais não possuem afeto materno, muito menos paterno e sequer um responsável para garantir protecao e carinho. Os garotos, denominados como capitães de areia, furtam a fim de sobreviver e são mais homens que muitos adultos por aí, derrubando meninas no areal para saciar-se dos hormônios a flor da pele, assim como enfrentando policiais mediante seus planos furtivos para não passarem suas vidas presos no reformatório precário da cidade, contudo nenhum vestígio de infancia persiste, pois estas crianças, diversas sem nem obter ao menos dezoito, elas compunham o papel carente da sociedade. Carente de tudo. Sobrevivente ao temor do amanha, do ódio, da fome. Não se trata de uma realidade onde a única coisa que as crianças sabem fazer é estudar ou brincar.

Capitães de areia aborda tópicos atuais, não somente absorto na época em que foi desenvolvido, como também hoje em dia, a pobreza infelizmente ainda é um fato recorrente, o governo fecha os olhos para pessoas em estado de miseria total. E Jorge Amado disserta de modo veemente de um modo o qual lhe prende e alucina ao mesmo tempo após carga de crueldade, melancolia e ódio instaurado enquanto cada parágrafo é devorado durante a leitura. São eventos que disponibilizam o leitor de mergulhar a partir do livro, fazendo parte do cotidiano dos personagens e observando em terceira pessoa o desejo dos pequenos em serem amados, possuir um lar ao qual são compensando com um amor de mãe que só ela saberia lhe apresentar e verdadeiramente garantir seu seio.

Pedro Bala, líder dos capitães, é responsável por manter a ordem em torno das centenas de crianças que faziam parte daquele grupo, obtendo Professor como o garoto lhe planejava detalhadamente cada saqueamento que estivesse por vir, enquanto as demais crianças cumpriam seus objetivos traçados quando se era considerado comparsa de Pedro Bala. São crianças assim como todas as outras, todavia a sociedade os corrompe, os deixando à margem.
DudaSaes 15/03/2024minha estante
Ameiiii! Nosso soteropolitano genial

Maria15099 15/03/2024

!
Ele abre os nossos olhos para as desigualdades e os problemas que perpetuam até hoje, um livro por isso clássico, acho que todos deveriam ler este romance pelo menos uma vez na vida. É preciso lutar, se informar, se conscientizar, esta é uma obra que abre a mente, lhe faz querer mudar, tomar uma atitude, fazer a diferença, é muito além de uma simples leitura, é uma das chaves que abre a sua mente e te faz enxerga além da sua bolha, volta o seu olhar para o que está fora da zona de conforto e te faz perceber que a vida não se limita somente à sua rotina, não importa o quanto eu escreva, só será possível perceber tamanha profundidade e importância quando realmente se lê o livro, a literatura é uma das chaves para a mudança, mas só será realmente possível abrir uma porta se souber conduzi-la, depois deste livro, a sede de atitude te atinge com força, mude suas atitudes, fale, lute pela liberdade, pela igualdade, pela vida.

Kety! 15/03/2024

Um baque
Eu sinceramente não sei descrever como esse livro me chocou de maneiras absurdas, não só pela realidade de escassez que os capitães de areia viviam, sendo banalizados e esquecidos pela sociedade e o baque que é ler uma obra dessas em um país como o brasil, tanto os personagens com uma história imersiva e tocante, sério... não tenho muito o que dizer.

poético, memorável, nordestino e brasileiro.

Lohzin 14/03/2024

Uma obra absurda!!
A princípio achei que seria um livro que não iria gostar muito, mas a história acaba sendo viciante, trata de assuntos que realmente ultrapassam épocas.
Ao ler chega a ser engraçado porque em alguns momentos eu esquecia do fato que eram só meninos passando por toda aquela situação.
São milhares de situações que acabam nos fazendo questionar sobre as coisas que estão a nossa volta as quais acabamos simplesmente ignorando sem perceber.
É um livro muito bom, apesar de estranhar um pouco a escrita no início já que leva algumas expressões da região ou mesmo o modo de como esses meninos conversavam (nada muito impactante, mas quando li "tou" pela primeira vez realmente estranhei).
Recomendo a quem não leu dar uma chance ao livro, é uma obra impressionante.
jennibel 14/03/2024minha estante
Aiai esse livro--

David 14/03/2024minha estante
Só não dei 5 estrelas por conta da cena do e*tupro

Matteus5 14/03/2024minha estante
Um livro muito forte, em todos os pontos

jennibel 14/03/2024minha estante
Esse cena... que dor

Nina Pina 14/03/2024minha estante
Eu ameiii esse livro

mari152 14/03/2024minha estante
amo muito esse livro!

analeet 13/03/2024

Porque a revolução é uma pátria e uma família
Nunca li um livro tão pesado e angustiante como esse. ele traz várias críticas sociais que foram muito importantes no ano de seu lançamento e que continuam sendo tão importantes quanto atualmente. Se eu não soubesse que o livro foi publicado em 1937 eu acreditaria plenamente que tinha sido escrito nos dias de hoje. apesar de ser tão antigo ele retrata a pobreza e o abandono do jeito que todos ainda conhecem atualmente. é muito angustiante ler sobre todos essas ?aventuras? dos capitães da areia e pensar que eram todos apenas crianças que mereciam ter uma casa, uma família e um carinho.

?Não deixam os pobres viver... Não deixam nem o deus dos pobres em paz. Pobre não pode dançar, não pode cantar pra seu deus, não pode pedir uma graça a seu deus?

?O padre José Pedro dizia que os pobres um dia iriam para o reino dos céus, onde Deus seria igual para todos. Mas a razão jovem de Pedro Bala não achava justiça naquilo. No reino do céu seriam iguais. Mas já tinham sido desiguais na terra, a balança pendia sempre para um lado.?

?O Sem-Pernas agora olhava a senhora que desaparecia, e tinha raiva, mas não sabia se era dela ou de si mesmo.?

?Operários passavam para o trabalho, após o almoço pobre, e era tudo que eles viam, que eles conseguiam ver na manhã.?

?Ninguém o atende, ninguém o vê, ninguém o ouve. Assim deve ser o inferno.?

?O que o mantém em pé é o ódio que enche seu coração.?

?A bondade não basta. Completou:
?Só o ódio... Nem o ódio, nem a bondade. Só a luta.?

?Aqui tudo é lírico, pobre e belo. Só a miséria dos homens é terrível. Mas estes homens são tão fortes que conseguem criar beleza dentro desta miséria.?

Emellen 13/03/2024

"Porque a revolução é uma pátria e uma família."
Confesso que tinha preconceito com o livro por se tratar de um clássico, e medo também de não entender o vocabulário. mas te falar, que leitura simples, fluida e rápida.
"simples" nas palavras, pq a história é pesada, me peguei triste diversas vezes no decorrer do livro.
e pensar que ainda existem muitos capitães da areia pelas ruas, vivendo a realidade que é mostrada no livro. isso me dá um aperto muito grande no peito.

não tem como não se apegar a Pedro Bala, Sem Pernas, João Grande, Gato, Professor, Dora, e todos os outros personagens que cativam por vários motivos, inclusive uma certa identificação (como o ódio pela sociedade de m**da).

leitura obrigatória a todos os brasileiros.

e camaradas e companheiros, uni-vos!

Sabrina758 12/03/2024

???
Tá eu não li Capitães de Areia durante meu ensino médio e quando eu comecei o livro, só conseguia pensar no tempo perdido sem ler isso aqui. Tem mais ou menos 12 dias pra mais que eu terminei a leitura e eu ainda me pego pensando na história, nos personagens. Muito foda tá, isso aqui é a elite!!! 5 estrelas, top 1 no meu coração e no mundo