Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Mylloka. 10/05/2024

Leitura necessária!
Sempre fui apaixonada pelo filme, que conheci no colégio, adorava as músicas que citavam o Pedro Bala como um grande herói, mas quando iniciei o livro pela primeira vez não consegui continuar, fiquei mal, pois é uma leitura crua e dolorosa, que nos faz questionar a construção social em que vivemos e como isso reflete nas gerações que se seguem. Mas este ano me senti pronta para finalizar o livro e foi muito satisfatório, embora acredite que seja um livro para lermos com a crítica ativa, pois a paixão pelos personagens é inevitável, mas a romantização é problemática. Recomendo como uma reflexão muito forte ao sistema patriarcal, ao capitalismo e como tudo isso implica no desenvolvimento de nós e consequentemente das nossas crianças.

Tamara Barros 09/05/2024

Capitães de areia
Um clássico que é atual, o livro nos leva aos anos de 1930, mas poderia ser os anos 2020. Todos os relatos, histórias, problemática e dramas são super atuais.
Um grupo de crianças abandonadas que se viram como podem para sobreviver, entram no mundo do crime (o que inclui estupros), mas tem a infância perdida, isso nos dá aquele sentimento de, apesar dos crimes que cometem, querer bem e torcer por cada um deles, e vibrar com suas vitórias.

Raphael92 09/05/2024

Sociologia e cultura brasileira
O livro é um retrato da cultura brasileira, que sempre foi carregada de muito sofrimento da população marginalizada, além da cultura religiosa afro-brasileira muito presente, principalmente na Bahia. Que é onde se passa a história.
Eu li esse livro quando tinha meus 13 anos de idade. Agora com 18 pra 19, pude obter uma interpretação totalmente diferente. Uma interpretação com mais conhecimento sociológico e cultural do nosso país, conhecimentos esses que são naturais de se adquirir com o decorrer do tempo dedicado aos estudos. De fato, capitães de areia é uma grande obra. Nos faz refletir sobre a realidade de diversas crianças não só na Bahia. E também explica como diversos outros problemas surgem, a partir do abandono infantil!

Pode.chamar 09/05/2024

Que livro bom!!
Um dos primeiros clássicos, da literatura br que eu leio, me fez basicamente comprar mais livros do jorge!!

O tanto que eu chorei, ri, me assustei, fiquei puto, surtei com esse livro, não ta escrito. Foi uma história envolvente, nunca demorei tanto pra ler algo, e que livro gostoso, apaixonado pela escrita do jorge amado!

Facilmente meu favorito do ano!!

line.iana 08/05/2024

Mano que isso como eu nunca tinha lido esse classico que livro BOM que autor INCRIVEL ? pedro bala dora professor gato volta seca sem pernas pirulito sao uns daqueles personagens que marcam sua vida pra sempre dps da leitura

Vidori 07/05/2024

Obra prima
Não tenho palavras para descrever Capitães da Areia... na verdade, tenho tantas que sequer consigo coloca-las em ordem. São muitos os sentimentos que esse livro traz e tantas questões a serem discutidas, o que mais me toca é exatamente como descrito no final: que o que as unia não eram estereótipos baianos, e sim o desamparo e o desejo de serem amados. Absurdamente maravilhoso e emocionante, leitura essencial.

Joao Martins 06/05/2024

Essa foi uma releitura. Bem mais velho de quando li a primeira vez. Já guardava na memória que era muito bom. Tive certeza agora. Obrigado, Jorge

luvsmengo 05/05/2024

? nem o ódio, nem a bondade. só a luta
Em meio ao tesouro que é o clássico brasileiro, mais um preciosidade literária.

capitães de areia pode até ser um sentimento, mas um sentimento que engloba muitos outros sentimentos, que juntos, tornam-se um sentimento imensurável, incalculável ou inexplicável.

revolta, angústia, desamparo, ódio, mas muito ódio, junto de uma estranha fé, de resiliência, e principalmente: luta, para o encontro da esperança e da mansidão que pode haver na vida; são sentimentos que não é apenas o leitor pode sentir, são sentimentos sentidas também pelos nossos admirados capitães da areia, os meninos-homens da cidade da Bahia. pode-se dizer, portanto, que são sentimentos compartilhados, de personagem a leitor, através dos detalhes caralhadamente (acabei de inventar essa palavra ??) poéticas.

no entanto, capitães da areia também pode ser um convite, um convite para uma realidade atemporal, realidade essa que pode não estar tão distante de nós como pensamos.

ou seja, meus companheiros, abram seus corações para pedro bala, sem pernas, pirulito, professor, volta seca e todos os capitães da areia, e apenas desfrutem!

matheus 05/05/2024

Excelente livro, mas esperava mais
Gostei muito da obra, a escrita é muito bem feita, os personagens são bem cararismáticos e você se apega fácil a cada um deles, narra um lado da vida que poucos conhecem e aborda temas muito relevantes sobre destino e a moral humana, um livro acima da média, não é dos meus favoritos, mas gostei bastante.

carolina 05/05/2024

O que dizer do Jorge Amado
Em capitães da Areia acompanhamos a vida de um grupo de meninos que mora na rua e para viverem acabam comentando furtos.
Dentre eles temos os personagens Pedro Bala, Pirulito, Professor, Gato, João Grande...
Cada um deles tem uma trajetória a qual é abordada no livro.
Uma obra riquíssima, que aborda diversos temas importantes e reflexivos, acabei lendo para a escola na matéria de literatura, mas acabei me encantando com o livro. Indico demais

Helena906 05/05/2024

Capitães de Areia - Jorge Amado
?Não deixam pobre viver? Não deixam nem o Deus do pobre em paz. O padrão José Pedro dizia que os pobres um dia iriam para o reino dos céus, onde Deus seria igual para todos. Mas a razão jovem de Pedro Bala não achava justiça naquilo. No reino do céu seriam iguais. Mas já tinham sido desiguais na terra, a balança sempre pendia para um lado.?

Ju_junina 04/05/2024

Clássico da literatura brasileira!
É até difícil escrever uma resenha pra esse livro. A historia retrata a desigualdade social. Tem partes que causam dor no leitor, pois você enxerga o que a falta de amor faz com uma criança, criando um sentimento de ódio por tudo e por todos devido à falta de carinho. São crianças que vivem como adultas num trapiche, os capitães da areia. Sem pai e mãe, buscam a sobrevivência numa sociedade que não os acolhe. Ah, me apeguei a esses meninos, que pena que só agem como crianças em uma parte específica. O livro tem partes problemáticas, porém corresponde à sociedade que somos até em 2024, que dirá em 1937, ano no qual foi escrito e censurado pelo governo da época.

Emmily 04/05/2024

O livro retrata bastante a sociedade. A forma como eles lutam pra sobreviver nessa sociedade opressora. Lidam com as consequências dos atos, os sentimentos, emoções, e perdas. Cada um com uma história pra contar, histórias nas quais nunca foram ouvidas. O padre foi o único dentre poucos a realmente se importar com os capitães da areia, e foi criticado por ter coração para aquelas crianças cuja amor nunca foi ensinado. Admiro muito o livro e a transparência que ele decorre ao demonstrar a desigualdade social. Merece 5 estrelas