Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Ana Paula FZ1 17/05/2024

Nem de longe se tornou um dos meus livros favoritos...

Escrito em 1937 não poderia ser mais atual

Nessa minha edição tem um Posfácio do Milton Hatoum e quando finalizei a leitura e fui ler esse Posfacio fiquei feliz porque o meu pensamento tava todo ali, escrito por ele.

O conto do Carrossel foi o que mais me deixou de coração apertado, e o final de alguns personagens que se tornam adultos ao longo da narrativa, mas foi só isso mesmo

Jorge Amado sempre me encanta por sua escrita e pelas lembranças de infância que alguns dos seus termos me trazem

Valeu a leitura, mas não amei !!!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Alice 17/05/2024

Menores delinquentes baianos
A historia vai passando e a gente se afeiçoa aos personagens e quer saber o que vai acontecer. é muito triste o fato de que ainda existem crianças que ainda vivem essa vida

Vitor 16/05/2024

Pura Arte
Li, ou melhor, tentei ler Capitães aos 13 anos. Achei rebuscado demais, não consegui. Depois de muitos anos a leitura retomada e a certeza de um clássico da literatura em sua forma mais plena. Jorge Amado consegue nos cativar a cada página em Capitães de Areia.

O poder de observação de Amado é reconhecido no momento em que o escritor consegue criar tipos impressionantes. Personagens tão bem delineados que saltam das páginas. Além da escrita episódica que sempre trás uma novidade a trama que se desenvolve ao passo dos acontecimentos.

Temos uma trama mais tradicional - no quesito literatura - com a chegada de Dora, mas antes disso, por conta dos episódios passados, já conhecemos a fundo os tantos Capitães e suas peripécias e defensores, e desafetos.

Impossível não se admirar da complexidade de Sem Pernas. Da maturidade, adquirida pela literatura de Professor. O que dizer de Volta Seca, Pirulito? leiam. Vale muito a pena

Joaquim 16/05/2024

Este foi o meu primeiro contato com uma obra de Jorge Amado e confesso que gostei muito.
Os capitães da areia trazem a realidade de crianças órfãs e abandonadas que para sobreviverem recorrem a criminalidade.
O autor deixa bem claro que o ambiente, assim como a sociabilidade primária possuem um impacto direto e crucial na formação do caráter e modo de vida das pessoas.
Capitães da Areia é uma demonstração da necessidade de políticas públicas eficientes e principalmente acolhedoras.

Doarda_ 15/05/2024

Nem o ódio, nem a bondade, só a luta
O que dizer desse livro?
Tudo, todas as cenas, todas as realidades nele retratadas são TÃO reais que chega assustar.
O jeito que Jorge Amado desenvolveu os personagens, os desfechos deles...é tudo tão lindo e emocionante. A evolução de cada um deles.
Chega um momento em que você se percebe apegado aos capitães, é como se eles realmente tivessem existido, todos eles, Dora, Pedro Bala, Sem Pernas, Gato, Professor... Mesmo que fictícios possuem um toque de realidade.
A escrita de Jorge Amado é fluída e envolvente, a história é surreal, triste, engraçada, um misto de emoções que nos prende do início ao fim.
Sem contar todos os problemas sociais abordados com maestria durante toda a narrativa. E tudo isso melhora ainda mais quando você descobre a história do próprio Jorge Amado, um grevista fenomenal, com isso, toda a história dos capitães e o próprio fim de Pedro Bala ganham um significado muito mais profundo.
A realidade que Jorge Amado retrata é cruelmente verossímil. Ele nos mostra a real dor e tristeza de crianças abandonadas e como a nossa realidade pode mudar nossas ações como num passe de mágica... Capitães da Areia é um livro que te faz refletir,quantos Capitães da Areia da vida real existem por aí? Quantas crianças abandonadas vivem nessa mesma realidade e também...algo mais profundo, quantas crianças não possuem o mesmo fim de Sem-pernas... De Dora...

najma0 14/05/2024

A única luta que se perde é a que se abandona
(4,75)
Impossível não se envolver profundamente com cada um dos personagens.
É sinistro demais como a gente se insere no cotidiano dos meninos e esmiuça as nuance das personalidades e histórico de vida de cada um.
Sinto que todos deveriam ler esse livro, mas os que mais precisam não iriam entender.
Você que sentiu impotência, raiva e depressão profunda durante a leitura: não deixe a injustiça te entristecer, permita que ela te radicalize.

Nunca existiram homens como os Capitães de Areia, que eram meninos. Nunca existiu nenhuma mulher como Dora, que era uma menina.

Nick185 14/05/2024

?Porque a revolução é uma pátria e uma família?
O livro é simplesmente perfeito. Aborda temas necessários a serem discutidos, fala sobre a pobreza, o abandono das crianças, a precariedade em que vivem e também o crescimento forçado desses jovens, que precisaram crescer mais rápido, se tornarem adultos e malandros para conseguirem viver. A gente vê no livro que em muitos momentos eles fazem bicos de emprego, procuram o que fazer sim, mas também tem as pontas soltas em relação a isso. Muitos preferem continuar vivendo essa vida, principalmente porque ja estão inseridos nela e foi assim que aprenderam a viver. Mas ao mesmo tempo, eles ainda tem a bondade da criança, o companheirismo e a visão de família uns com os outros. História perfeita, leitura fluida, tudo maravilhoso. Eu amei!

Ronald.Samuel 14/05/2024

Que bom que é nacional!
Sinto-me orgulhoso por esse livro ser brasileiro. Jorge amado: ícone da literatura brasileira. Simplesmente magnífico!

L1l4 14/05/2024

My favorite king story
Essa história me encanta, como menina Moleka e baiana me encantei com a história! Apesar de tanta dor e controvérsias e problemas nítidos na sociedade, essa história tem o poder de ensinar e passar uma mensagem tão linda! Ela tem um lugarzinho especial no meu coração! Me sinto na própria noite estrelada ?

evemm 13/05/2024

Capitães da areia.
Devo dizer que foi uma leitura surpreendente, emocionante e me prendeu muito, merece 5 estrelas e muito mais, uma obra prima que fala muito sobre as crianças pobres e órfãs de pai e mãe, a conscientização acerca de mudanças sociais, revelando que as classes oprimidas vivem em condições de estrema miséria e ainda são vistas como criminosas, ao invés de serem vistas como vítimas.

Neto62 13/05/2024

Meu primeiro contato com jorge amado
Garoto abandonado na Bahia é capitão de areia. Livro perfeito, todo lugar histórico que eu passo em Salvador, eu consigo ver os capitães andando por ai. Esse tipo de livro fala muito sobre a história da minha cidade.

Monique.Dias 12/05/2024

Perfeitooo!
Leitura super fluida. A história nao tem reviravoltas mirabolantes, mas a escrita nos prende.
Muito linda a história e triste ao mesmo tempo.