O Senhor Dos Anéis + O Hobbit

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Asyk 03/04/2024

Começou a andarilhagem
Vamos andar, andar e andar e andar e parar um pouquinho e depois andar de novo aí vem mais gente pra essa caravana escoltando o mano e o anel, do nada vem caos (amém porque é meio tedioso) e o mano mias velho vai de arrasta pra cima (Shok fiquei em Shok, depois rir com a continuação) e tem mais mas tô com preguiça de escrever ???

Davi Oliveira 18/02/2024

Interrogação e exclamação na minha cabeça.
 O último livro da trilogia dá seguimento às histórias segmentadas que compõem a narrativa: o resgate de Frodo por Sam e o caminho que devem percorrer para concluírem a demanda da Sociedade; a servidão por parte de Pippin como honraria a morte de Boromir; servidão de Merry ao rei de Rohan e a trilha de Aragorn para sua ascendência.

Como primeira perspectiva dos eventos, temos como ponto principal a convocação de Gondor aos demais reinos para a resistência às tropas de Sauron. Aragorn, para a salvação de Gondor, chega a tempo com sua tropa, tendo reivindicado os mortos como auxílio na batalha. Vencem, e de posse da informação de que Frodo e Sam ainda estavam vivos e trilhando Mordor a caminho do cumprimento da demanda, é arquitetado um assalto ao Portão Negro como forma de concentrar a atenção de Sauron.

Da outra face dos eventos, temos como início o resgate de Frodo por Sam, onde conseguem escapar do forte através do frasco de luz dado por Galadriel. São perseguidos, passam por fome, sede, exaustão, com Frodo sempre no limite de sua resistência ao poder do Um Anel. Com Sam tendo de carregar Frodo no caminho final, recebe um ataque inesperado e improdutivo de Gollum que tenta mais uma vez recuperar seu ?Precioso?. Frodo, tendo se transformado em outro ser por sobre influência do anel, livra o ser rastejante de ser morto e o manda ir embora, logo em seguida subindo apressado o restante do caminho em direção à entrada do vulcão. No momento final, no cumprimento do objetivo pelo qual havia, há mais de um ano, sido instaurado, na única esperança da derrota de Sauron, Frodo não mais resiste ao poder do Um Anel e o reivindica. O põe no dedo. Sauron o encontra, percebendo que caiu numa cilada. Abandona todas as suas tropas, privando-as de seu poder, e vai em busca de seu objeto. Neste instante, mais uma vez, Gollum investe contra Frodo inesperadamente. Travando-se uma luta, por fim, Gollum arranca à mordida o terceiro dedo de Frodo, o dedo que portava o anel. E em momento de êxtase, exclamando sua felicidade por ter de volta seu bem tão precioso, erra o piso e despenca para dentro do vulcão em atividade. Sauron é derrotado. Frodo e Sam são resgatados. E assim chega ao fim a Terceira Era e a história em si.

Com este livro tive uma experiência diferente com relação aos anteriores. Com o primeiro e segundo tive uma relação antipática mediante a forma de raciocínio do autor, ao modo de sua escrita, ao que era concentrada sua atenção na narrativa. Não houve mudança nessas estruturas. O que mudou foi minha percepção a respeito do conteúdo que Tolkien quer transmitir. A trilogia O Senhor dos Anéis possui uma métrica rítmica de leitura. Os objetivos principais das narrativas não são principais, e sim secundários. O autor tem sua escrita e linha de raciocínio voltadas para o secundário, o verdadeiro primário de suas obras. A ele, o que realmente é importante é a estrutura do contexto, do cenário de cada ação, onde a concentração do clímax não é dada ao clímax em si, mas sim no ponto alto de cada descrição detalhada dada ao que é passado pelo caminho dos personagens. Essa é sua proposta, e quando a compreendi, compreendi o livro.

Apesar disso, não virei um aficionado de sua obra nem desfaço as críticas que fiz a seus métodos. Só compreendo que seus livros diferem do popular e que possuem uma proposta diferente. No contexto geral, foi uma trilogia difícil de se terminar e de se compreender, mas após terminá-la, vejo que valeu a pena o tempo gasto. Recomendo para leitores experientes.

Elizabeth 29/12/2023

Clássico
A história é boa, pensei que tinha mais coisa. Os apêndices e explicações no final e muito chato, desnecessário.

livros e muito pó 24/12/2023

Valores
Não há obra melhor para ensinar bons valores aos mais jovens. Claro, uma obra de arte não se resume a um único aspecto, principalmente Tolkien. As descrições dos cenários, o desenrolar da história e o amadurecimento dos personagens é incrível. Cada pedra da história tem uma história a ser contada (e tem muita coisa que difere dos filmes, principalmente O Retorno do Rei). Aproveite a obra.

Boa leitura!

Nicolas314 24/12/2023

A obra definitiva de fantasia
Senhor dos anéis é aquele tipo de livro que todo mundo deve ler ao menos uma vez na vida. Mesmo quem não é fã de fantasia irá se apaixonar pelo incrível mundo criado pelo mestre Tolkien.
A leitura é bastante extensa, mas de forma alguma chata ou repetitva. O livro é divertido, surpreendente, cativante e claro, mágico do inicio ao fim.
Merece toda a fama e idolatria que recebeu, recebe e continuará recebendo.

WallaceSiqueira 22/09/2023

Bárbaro!
Já perdi a conta de quantas vezes eu li e reli as obras do mestre Tolkien. O autor mais genial que já existiu. ?????

Kimberly30 16/09/2023

O fantástico mundo de Tolkien
Da primeira vez, cerca de 10 anos atrás, eu tentei com O Silmarillion. Não consegui. Queria seguir a ordem cronológica, mas isso acabou estragando minha experiência.

Um tempo depois, me aventurei em O Hobbit, movida pela estreia das adaptações cinematográficas. Funcionou. O Hobbit era tão mais simples, tão mais fluído e, além de tudo, muito mais simbólico.

Ainda assim, não engrenei em O Senhor dos Anéis. Fã de Harry Potter, eu nutri por muitos anos essa animosidade entre as sagas que, convenhamos, só surgiu de uma disputa cinematográfica por bilheteria.

Mas, agora minha jornada pela Terra Média ganhou um novo contorno. Consigo entender a dita genialidade do autor e, ainda que o execesso de detalhes seja ponto negativo para muitos leitores, demonstra o quanto Tolkien foi além na criação desse mundo fantástico.

Não há como negar a genialidade do escritor ao criar mais do que personagens e cenários, mas a genêsis completa de um mundo inteiro, culturas, costumes, idiomas.

22 anos se passaram desde que a minha versão de 6 anos torceu o nariz para Frodo e abraçou Harry. Mas a eu de 28 sabe melhor. Sabe que no meu coração de leitora, Samwise seria um grande lufano. E que aqui, sempre vai haver espaço para novos amores.

Natália 13/09/2023

O fim de uma Era...
O Senhor dos Anéis é uma obra que expande o universo de Tolkien, o fim da terceira e início da quarta era, poderia dizer que finaliza esse universo.

Ele faz tal ato de forma primorosa e essa releitura me ajudou a perceber quão gostosa é a escrita de Tolkien (para mim), já que é uma escrita extremamente detalhada.

Aqui temos a viagem do herói, ou diria, dos heróis, percorremos todo um percurso pela Terra Média, passando por monumentos, construções, ambientes e seres que pertencem ao passado desse mundo e histórias que esses carregam... para chegar a grandes obras dos homens e Hobbits.

É uma leitura que, como qualquer fantasia deveria ser, tem um grande imaginário, mexe com o leitor e te prende.

Obs: escrevo isso com base na minha experiência.

Luis773 09/08/2023

Um box de pura aventura pela terra média, leitura extensa, porém, muito proveitosa e divertida, recomendo muito a leitura desse conto!

Hadassa 25/07/2023

Precioso
"Eu me pergunto em que espécie de história nós caímos... Estamos numa, claro; mas quero dizer: postos em palavras, sabe, contadas ao pé do fogo, ou lidas em um grande livrão com letras vermelhas e pretas, muitos e muitos anos depois. E as pessoas vão dizer: 'vamos ouvir sobre Frodo e o Anel!' e vão dizer: 'sim, essa é uma das minhas histórias prediletas..."
sim, Sam. sim!

Me interessei por esse universo por causa do C.S. Lewis, também conhecido como BFF do Tolkien e tudo se intensivou quando assisti o filme biográfico dele com uma simples frase: "Numa toca no chão vivia um Hobbit."

Li Hobbit, amei o Bilbo (quem não ama?) mas nem me toquei que o anel do senhor dos ANÉIS já aparecia lá haha depois de algum tempo, ganhei o box e comecei essa série maravilhosa.
A escrita, o nome dos personagens e as histórias são um pouco complexas e eu jurava que não ia reler ele por um bom tempo e aqui estou eu, escrevendo uma resenha e morrendo de vontade de reler eles. Bons livros deixam saudades e esses são bem mais que só bons.

O tema central de senhor dos anéis é profundo sacrifício! Desde as conversas iniciais do Frodo com o Gandalf à reunião em Valfenda, o tema tratado com muita profundidade é recorrente e nos confronta, chegando no seu ápice no terceiro livro, em uma das minhas cenas preferidas do mundo.
Durante os três livros, passei muita raiva com o Frodo ops com o anel, amei o Gandalf, me diverti com o Merry e Pippin e conheci um dos meus personagens preferidos no mundo: Samwise!!!!!
Cada página vale muito! Afinal, "Um povo pequeno, mas de grande valia é o do Condado."

Tolkien foi um gênio. Escrevia, pintava, inventava novas línguas e muito mais e apesar da época em que viveu, nos presenteou com esse mundo incrível. Incrível e precioso, o "nosso" precioso!

??

Beatriz 22/07/2023

Não é a toa que é muito famoso até hoje
Não é a toa que Tolkien tem fãs pelo mundo todo até hoje. Senhor dos Anéis é uma obra prima.

Diferente do que já ouvi de praticamente todo mundo, não achei a escrita arrastada ou detalhista demais. Tolkien descreve a atmosfera e te envolve na bolha até você prender a respiração e chegar no clímax, e quando chega no clímax é incrivelmente bom.

Me tornei uma grande fã dos senhor dos anéis na minha infância, quando assistia os filmes. Nunca quis me aventurar nos livros, pois tinha medo de desencantar, já que achava os filmes tão bom. Mas acontece que fiquei surpresa positivamente. Não sei de nenhum filme de fantasia tão fiel aos livros como esse. É óbvio que tem coisas diferentes, acontecimentos diferentes, personagens a mais e etc etc mas isso tudo torna o livro e a história muito mais grandiosa e enriquecedora.

Você só entende a complexidade e genialidade do Universo da Terra Média lendo esses livros. E pqp que universo!

Enfim, continua sendo a minha obra preferida.
Tabitha.Luizi 22/07/2023minha estante
Com certeza ???

daniela!! 12/07/2023

A Perfeição em Livro
Eu realmente acho que não existem palavras para descrever tudo que essa saga significa para mim. Vou tentar o meu melhor com o que eu conheço, mas saibam que é muito melhor do que consigo descrever!!
Senhor dos Anéis é uma história épica sobre uma missão que busca destruir o Um Anel, um objeto maléfico. No decorrer dos livros os personagens se desenvolvem e ganham uma profundidade absurda (até parece que eu os conheço!!). Enquanto lemos vamos amadurecendo junto com eles, deixamos de ser apenas hobbits, nos tornamos guerreiros sábios prontos para qualquer perigo, e isso é o que torna essa saga tão mágica.
As lições que Tolkien consegue transmitir são inspiradoras e muito pertinentes. Existem diversas sutilezas na história que me fizeram refletir e pensar bastante enquanto lia.
Realmente, é bem comprido e dá um trabalhinho para ler, (principalmente por causa das descrições compridas, clássicas de Tolkien) mas é maravilhoso e excelente em vários aspectos. Enfim, leiam!! ;)
rafamassagardi 12/07/2023minha estante
Minha saga preferida???

Sebs 14/07/2023minha estante
Simplesmente magnífica ??

Gualberto.Junior 07/07/2023

Que aventura!
Os três volumes são fantásticos. Apesar de imensa, esta leitura corre solta e deleita a cada página criando imagens incríveis que provocam sensações maravilhosas. Ao contrário do que muitos pensam, essa fantasia traz muitas questões pertinentes e provocantes que nos faz pensar e repensar nossa condição humana. Imperdível!
Ione Araújo 08/07/2023minha estante
Perfeito!