O Senhor dos Anéis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

daniela!! 12/07/2023

A Perfeição em Livro
Eu realmente acho que não existem palavras para descrever tudo que essa saga significa para mim. Vou tentar o meu melhor com o que eu conheço, mas saibam que é muito melhor do que consigo descrever!!
Senhor dos Anéis é uma história épica sobre uma missão que busca destruir o Um Anel, um objeto maléfico. No decorrer dos livros os personagens se desenvolvem e ganham uma profundidade absurda (até parece que eu os conheço!!). Enquanto lemos vamos amadurecendo junto com eles, deixamos de ser apenas hobbits, nos tornamos guerreiros sábios prontos para qualquer perigo, e isso é o que torna essa saga tão mágica.
As lições que Tolkien consegue transmitir são inspiradoras e muito pertinentes. Existem diversas sutilezas na história que me fizeram refletir e pensar bastante enquanto lia.
Realmente, é bem comprido e dá um trabalhinho para ler, (principalmente por causa das descrições compridas, clássicas de Tolkien) mas é maravilhoso e excelente em vários aspectos. Enfim, leiam!! ;)
rafamassagardi 12/07/2023minha estante
Minha saga preferida???

Sebs 14/07/2023minha estante
Simplesmente magnífica ??

Francisco240 05/11/2020

"Minha primeira fantasia foi fantástica"
Me sinto muito alegre por terminar minha primeira fantasia, no entanto não foi fácil de escorrer quase 1700 páginas que me fizeram e viver diversos sentimentos de mim infância, lembranças ardentes da adolescência e o doce saber de estar acompanhado por bons e caros e muito preciosos amigos.
Em minha humilde opinião O Senhor dos Anéis é um livro sobre amizade, o que leva o leitor a conhecer diversas facetas que o autor apresenta de si mesmo em Sua obra.
sem sombra de dúvida, pude ver a mesclagem de diversos sentimentos e a melhor história e esse foi um dos pontos fortes do livro em minha humilde opinião. Um ótimo livro Um clássico em minha opinião e super recomendo a leitura do mesmo.
Ana 19/02/2021minha estante
Meu tipo dd leitura preferida , fantasia . Se ainda não tiver lido recomendo ler a série, crianças peculiares

Francisco240 19/02/2021minha estante
Não sei porquê, mas me dei com fantasia, li a série toda bem rápido, mas não foi a melhor coisa que li na vida. Não sei explicar ao certo!

Paola 19/01/2022

? Sam viu uma estrela branca piscando por alguns instantes. Sua beleza lhe atingiu o coração, olhando para cima desde a terra abandonada, e a esperança retornou a ele. Pois como um raio, nítido e frio, perpassou-lhe o pensamento de que no fim a Sombra era somente uma coisa pequena e passageira: havia luz e elevada beleza para sempre além do seu alcance.?
Pollyana Camilo 19/01/2022minha estante
Esse livro...

João 19/01/2022minha estante
Valoroso e honrado Sam

Capaz 22/08/2021

Minha saga favorita.
Eu me apaixonei por Senhor dos Anéis desde que vi os filmes, sempre vendo e revendo, notando detalhes novos cada vez que assistia. Fiquei muito feliz quando li os livros, pois percebi o quão magnífica é a obra e que, mesmo tendo visto os filmes, haviam muitos e muitos detalhes e cenas que eram totalmente novas.
Acabei lendo os dois primeiros volumes bem rápido, e mesmo sendo uma narrativa repleta de detalhes, minha animação com a obra fez com que eu contemplasse sua grande parte, e posso afirmar que não foi cansativo, como já vi muitos dizerem. Basta ter paciência e que o seu nível de leitura já tenha certo amadurecimento, para que não acabe estagnando e adquirindo uma certa aversão ao romance fantástico mais importante de todos os tempos.
Eu poderia falar ? e muito ? sobre essa obra, mas irei ir direto ao ponto e dizer que recomendo para qualquer bom leitor, pois é uma história linda, que trata de muitos valores e uma jornada épica de Frodo e Sam (e os membros da sociedade do anel) para dar fim ao mal de Sauron.
Obviamente irei recomendar para qualquer pessoa, mas reforço que haja paciência pra que haja melhor compreensão da história, e que apreciem sem moderação o livro que rendeu a J.R.R. Tolkien um dos maiores legados da literatura.
Capaz 22/08/2021minha estante
Queria apenas destacar que tive muita dificuldade de escrever essa resenha por todo meu amor à obra, mas eis ai

izy 14/01/2022minha estante
pronto, agora preciso urgente ler!

Slovenio Kiev 09/12/2022

Difícil mas valeu a pena
A Trilogia como um todo ne agradou muito. A leitura foi complicada em alguns momentos pelas suas amplas descrições, mas, em retrospecto, foi uma trilogia que me fez sorrir e chorar, me empolgou e desolou, me alegrou e irritou. Em suma, uma das melhores coisas que li até hoje.
peedroferreiraa_ 09/12/2022minha estante
Ruim

Isabella658 31/12/2022

Perfeito, tão imersivo que esqueço que tô lendo
(RELEITURA)
Senhor dos anéis é a minha 2º fantasia favorita, ficando atrás só de o hobbit. Essa, na verdade, foi uma releitura depois de anos desde que li a primeira vez, por volta de 2013. Percebi que tem muitos livros que reli depois de crescida, como Percy Jackson (pj) e Harry Potter (hp), que eu amava quando pré adolescente, mas não senhor dos anéis.
Relutei tanto pra isso porque não tinha uma ótima visão da leitura. Como li com uns 12/13 anos, tinha uma imagem de ser uma leitura difícil. De fato, não dá pra comparar com infanto juvenil como pj e hp, só que não foi tão difícil assim.

Teve muuuitos momentos que me perdia dentro da história, no sentido de ler e esquecer que tava lendo porque acho a escrita do Tolkien totalmente imersiva. Eu lia e quando percebia que tava lendo já tinha passado horas. Não acho cansativo, nem difícil de ler só porque o português é mais culto. É um pouco complicado ter tantos nomes, eu admito, mas pra quem já leu fantasias com universos próprios e complexos não tem muita diferença. Os mapas que têm nos livros e até algumas árvores genealógicas ajudam demais, recomendo muuuito ler olhando pelo menos o mapa.

O Frodo é meio chatinho sim, mas eu rio demais com o pessimismo dele e o contraste que faz com o Sam e todo o ânimo e esperança que ele traz, amo demais meu Samwise. Os outros personagens são tão melhores no livro também, Faramir que o diga, choro com o que fizeram dele nos filmes. Legolas e Gimli nem preciso falar, MELHOR DUPLA LITERÁRIA E CINEMATOGRÁFICA SEMPRE. Com um anão na história não tem erro, ele e Legolas juntos são garantia de boas risadas. Não tem o mesmo nível de humor que o hobbit, mas ainda me diverti muito lendo. E me emocionei mais ainda. História linda e cheia de reflexões. Cheia de reviravoltas também, até o final, que me prendeu mais ainda na leitura.

Eu amo demais esse universo, amo demais a escrita do Tolkien e vai ser sempre minha fantasia favorita. Recomendo pra todo mundo que me pede indicação de fantasia, só peço também pra começar com o hobbit que é mais curto e divertidinho de ler kk
Thay262 27/02/2023minha estante
Resenha maravilhosa ??????
Identifico-me com quase tudo oque você fala. Sam é meu queridinho de SdA?? Óbvio que sim! (Só tá atrás do meu amor por Bilbo Bolseiro, porque desde que li O Hobbit me apaixonei por ele e eu sou do tipo que me apaixono mais por personagens que pelo enredo kkkkk). Tolkien é bom demais, o universo é tão imersivo (mesmo que fique descritivo as vezes, é oque torna ainda mais fantástico) realmente quando li na adolescência não gostei tanto, mas depois de uma releitura adulta as coisas fluem muito mais, não é como HP, SdA é pra um público mais "jovem-adulto".
Só discordo de Legolas e Gimli serem a melhor dupla literária (pra mim é Sherlock e Watson, kkkkk).
Mas realmente, tens razão: Tolkien é o melhor das fantasias, tipo, o suprassumo das histórias ficcional fantásticas. Não tem NADA igual. Pra quem tem idade pra apreciar e ama fantasia, vai ser amor a primeira vista ler toda coleção de Tolkien ????????

Rafael Garu 09/02/2022

A magia da literatura esta neste livro !
mesmo sendo um pouco arrastado no começo vale super a pena, essa aventura é a coisa mais linda e épica que eu já vi em palavras, terminar ele deixa o coração deleitado e partido por dar adeus a essas criaturas e esse mundo incrível.
Loren Fernandes 09/02/2022minha estante
Eu quero ler este ano porque já está na minha estante há muito tempo, mas vou enrolar até o último momento, ainda está faltando ânimo pra começar essa leitura.

Beatriz 22/07/2023

Não é a toa que é muito famoso até hoje
Não é a toa que Tolkien tem fãs pelo mundo todo até hoje. Senhor dos Anéis é uma obra prima.

Diferente do que já ouvi de praticamente todo mundo, não achei a escrita arrastada ou detalhista demais. Tolkien descreve a atmosfera e te envolve na bolha até você prender a respiração e chegar no clímax, e quando chega no clímax é incrivelmente bom.

Me tornei uma grande fã dos senhor dos anéis na minha infância, quando assistia os filmes. Nunca quis me aventurar nos livros, pois tinha medo de desencantar, já que achava os filmes tão bom. Mas acontece que fiquei surpresa positivamente. Não sei de nenhum filme de fantasia tão fiel aos livros como esse. É óbvio que tem coisas diferentes, acontecimentos diferentes, personagens a mais e etc etc mas isso tudo torna o livro e a história muito mais grandiosa e enriquecedora.

Você só entende a complexidade e genialidade do Universo da Terra Média lendo esses livros. E pqp que universo!

Enfim, continua sendo a minha obra preferida.
Tabitha.Luizi 22/07/2023minha estante
Com certeza ???

Gualberto.Junior 07/07/2023

Que aventura!
Os três volumes são fantásticos. Apesar de imensa, esta leitura corre solta e deleita a cada página criando imagens incríveis que provocam sensações maravilhosas. Ao contrário do que muitos pensam, essa fantasia traz muitas questões pertinentes e provocantes que nos faz pensar e repensar nossa condição humana. Imperdível!
Ione Araújo 08/07/2023minha estante
Perfeito!

Gigi 22/12/2021

Meu favorito ever
A ambientação, o enredo, as descrições perfeitamente detalhadas...
É uma fantasia com lições importantíssimas, sobre amizade, respeito, dever, sobre fazer aquilo que é necessário, sobre persistir.
Bruno 22/12/2021minha estante
Perfeito ????

Bru 16/03/2021

O autor criou um universo inteiro ao escrever esses livros, um universo que encanta, envolve e surpreende mais a cada capítulo.
A riqueza de detalhes, nas descrições e narrações, faz com que possamos visualizar essa realidade claramente.
Uma das coisas que eu mais gostei no livro é que a história não gira em torno apenas do personagem principal, como em Hobbit, mas mostra o ponto de vista e a vivência de vários personagens que são essenciais para a narrativa, fazendo com que possamos entender tramas e momentos que, apesar de não serem a ?missão principal? da comitiva formada, fazem parte das consequências e decorrências dela!
Livros simplesmente maravilhosos, recomendaria com toda a certeza.

Rod 07/04/2021

Depois de muito tempo
Depois de muito tempo que tentei li finalmente li estes livros. Uma grande estória sem dúvidas. Se no tempo de Universidade me faltou paciência com o terceiro livro e não consegui terminar agora felizmente consegui terminar está grande saga. :)

MoreiraFabio 21/06/2021

Sensacional
Essa é uma obra para a vida! O universo Tolkien é algo incrível. A descrição com tantos detalhes e uma jornada que te carrega junto!

bobbie 24/06/2021

Um esforço fenomenal
O Senhor dos Anéis é uma obra assombrosa. Não apenas é o resultado de uma imaginação literária, como é o resultado de uma imaginação geográfica, linguística, histórica, bélica e muitos outros aspectos. Li a trilogia - que na verdade é um livro só dividido em três partes - quando era jovem, recém-entrado nos meus vinte anos, e não suportei, tanto que doei os livros físicos. Quase vinte anos depois, decidi dar uma segunda chance. Admito que não é o gênero de história que me apetece: cavalaria, guerra, capa e espada, enfim. Contudo, hoje, consegui apreciar muito mais a história pelo esforço que foi e o valor literário que possui. A construção de Tolkien é surpreendente, tanto para os povos que cria, como para os costumes, as línguas, a geografia de seu mundo completamente novo. É uma obra que vale a pena ser apreciada.

Talita.Lobo 04/08/2021

O favorito
Fazem 20 anos que li pela primeira vez Senhor dos Anéis. De primeira a narrativa já me encantou e se tornou o meu livro favorito de toda a vida. Reler hoje é ratificar tudo aquilo que fantasiei na adolescência.

O universo que Tolkien construiu é maravilhoso. Para mim, o livro não fala apenas de poder, de determinação e de amizade. Acho que o livro fala de equilíbrio. Nenhuma das personagens é o ?ideal? de perfeição. Todos possuem suas fraquezas, seus defeitos, suas inconsistências. Mas todos demonstram qualidades forjadas, força de vontade de ser melhor. O livro desmantela uma ideia maniqueísta de bem e mal, força e fraqueza.

Para além disso, o livro mexe com o imaginário fantástico. A construção das características e dos detalhes dos ?povos? é rico, faz a mente funcionar, faz a imaginação voar.

Não menos importante é a genialidade de Tolkien nos ?detalhes?. Os mapas, o índice remissivo, os apêndices, os idiomas, as árvores genealógicas. Tanta informação. Tudo tão engendrado. É difícil acreditar que uma só pessoa pensou em tudo isso.

Acho que ainda preciso de muitas releituras pra aproveitar tudo que poderia.

Ainda assim, tenho a impressão de que vai ser pra sempre o favorito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5