Eu, Tituba

Eu, Tituba Maryse Condé

Resenhas - Eu, Tituba

MarcosQz 08/12/2020

A história me deixou com o coração na mão do começo ao fim, em primeiro lugar.

Maryse Condé, feminista, autora de mais de vinte livros e ganhadora de inúmeros prêmios, conseguiu recontar a história de Tituba de uma forma gloriosa. Eu, Tituba, é uma ficção documental, relatando a vida de Tituba até certo ponto, digamos assim, de forma verídica, depois de certo acontecimento a história já é pura ficção, já que o fim de Tituba é incerto na verdade.
Vale uma boa pesquisa sobre a história de Tituba para quem nunca ouviu falar da mesma.

O livro mostra do nascimento ao fim de Tituba, uma vida construída em cima de sofrimento, muito sofrimento, mas também amor e persistência. Tituba foi uma das primeiras acusadas de bruxaria em Salem, mas conseguiu se salvar da morte, o que não tirou o estigma de bruxa que ela carregou até o fim.
Apesar de todas as dores e sofrimentos que lhe foram impostos pelas mãos dos homens brancos, no fundo de todas as pessoas brancas, Tituba nunca usou de seu dom para o verdadeiro mal, nunca tirou a vida de ninguém, usando sua arte para a cura, para a vida.
O maior problema de Tituba, aqui na história, foi o amor, o amor que sentia pelas pessoas, o amor que sentia pelos homens.

Esse livro valeu cada segundo, cada página, cada respiro de agonia que dei durante a leitura.
Nota 10!

Taise.Mazzotti 24/07/2020

A expectativa é a mãe das decepções
Comecei a leitura esperando um livro espetacular, mas me decepcionei um pouco.
É bom, tem passagens interessantes, mas no todo é razoável.
Muito pouco relata sobre o fato específico do julgamento da Tituba, nem como correu o processo de forma geral.
E, depois que ela é perdoada, o livro toma um rumo diferente.

Vale a leitura, mas não é tudo o que imaginava.

Mila 12/09/2023

Uma história sensível, emocionante e profundamente tocante sobre uma personagem muitas vezes esquecida da história sobre a caça às bruxas de Salem, mais é muito bom ver que Tituta não se resume apenas a isso. Foi uma mulher que sofreu e amou na mesma medida e tudo isso tendo como pano de fundo a escravidão na América e o racismo.
Uma história que levarei pra vida

JAssica260 24/10/2023

Tituba
Para falar a verdade nunca tinha ouvido falar da história de tituba e muito menos das "bruxas de Salém"
O livro além de emocionante,te faz sentir dentro da história, consegui senti o que ela sentiu , sua revolta , seu desejo, seu amor e por fim sua liberdade
Recomendo muito a leitura que além de acrescentar muito conhecimento para quem lê , é necessária e nunca deve ser esquecido o sofrimento daqueles que lutaram "por nós".

Rafa.Barros 11/04/2021

"O dever do escravizado é sobreviver!"
Um livro maravilhoso e necessário, porém o peso que ele carrega é incontestável. A versão da história de Tituba contada por Condé nos mostra uma mulher forte, bondosa, que tenta se manter fiel às suas raízes e ao seu coração fazendo o bem a quem cruza seu caminho, e que no entanto sofre com toda a injustiça, maldade, desprezo, humilhação, fanatismo religioso e racismo do homem branco e de uma sociedade escravagista. É impossível não se emocionar, não sentir com ela as suas dores, frustrações, medos e, principalmente, a incompreensão diante de tanta maldade do ser humano. Condé consegue resgatar a história de Tituba de forma brilhante, preenchendo as lacunas que se perderam ao longo do tempo e dando a ela um desfecho e toda a dignidade que lhe foi negada.

Fátima 17/04/2021

Maravilhoso
Que livro maravilhoso! Amei a escrita da autora!
Tituba é uma personagem da história da qual eu, particularmente, nunca havia ouvido falar. Maryse Condé dá voz a Tituba, sendo ela quem narra sua própria história.
Tituba é filha de uma escravizada, fruto de um estupro. Quando a mãe e o pai de criação morrem, ninguém se dá conta daquela criança. Então ela é encontrada e criada livremente por Man Yaya que lhe ensina a sabedoria das plantas e dos encantamentos. Tituba vivia bem até conhecer John Indien, um negro escravizado, pelo qual se apaixona. Apesar dos conselhos espirituais, ela decide viver esse amor e paga caro por isso. Ela se depara com o desprezo e a indiferença dos brancos, sofre humilhação, injustiça e violência.
Em meio a tanto sofrimento, para mim, o livro mostra a força, a determinação, a persistência, a luta e o amor de Tituba.

Julinhafox 08/03/2020

Tituba
Eu, Tituba é um livro envolvente, emocionante. Daqueles que você começa a ler e não quer parar, pedindo licença à rotina.

A protagonista nos pega pela mão e acompanhamos sua longa e sofrida jornada, mas com uma leveza que nos envolve e ajuda a superar os trechos difíceis.

Tituba nos traz a reflexão do que há muito não questionamos, mas que já não faz sentido (na verdade, nunca fez).

Com ela, nos desprendemos de moralismos, preconceitos, pensamentos obsoletos e pequenos, e nos agarramos à leveza da vida, à natureza, à gentileza e à compaixão.

Quel 03/01/2021

Amor
Livro muito bom, Tituba uma mulher intensa, teimosa que amou demais.
O livro mostra também que o ser preto (a)
em qualquer lugar do mundo é difícil, mostrou o quanto a intolerância religiosa pode causar danos irreparáveis na vida de um ser humano vítima desse preconceito.
Amei, leitura densa, porém leva o leitor a querer ler mais.

Caroline.Mestanza 06/12/2021

Livro necessário!!
Li bem rápido esse livro, ele flui muito bem, apesar de todos os acontecimentos tristes e que embrulharam meu estômago!
Tituba teve uma vida muito difícil desde que nasceu, mas ainda assim sempre foi uma mulher amorosa, e que buscou o amor muitas vezes!
Faz pensar sobre o que os negros passaram e continuam passando, e principalmente o que uma mulher preta tem que enfrentar para sobreviver!!

Josue.Fagundes 21/11/2021

Zero defeitos
Não pense duas vezes. Esse livro é foda mesmo. A vida dessa mulher merece filme, merece nome de avenida, merece cidade com nome de Tituba. Uma das acusadas de bruxaria em Salem e a mais esquecida. Tituba foi a primeira pessoa a confessar ?bruxaria? por pura sobrevivência. Tituba foi guerreira. Com toda certeza existem diversas Titubas em pleno 2021 e isso só mostra que não temos evoluído em nada como humanos, pelo contrário, temos regredidos. Tituba mostra que ser mulher é uma luta constante, mesmo entre os seus a mulher sempre é considerada inferior.

Vanessa.Giácomo 07/04/2022

UAU!
Estava na minha estante já há algum tempo, e mal sabia eu do tesouro que ali naquelas páginas enfim encontrei. Mas um tesouro diferente. Daqueles que valem pela dor, pelo aprendizado e sobretudo pelo exercício diário e eterno em entender (e repreender) a branquitude.

liliana 11/11/2021

Em 1692, centenas de pessoas foram julgadas e cerca de 20 condenadas à morte, acusadas de bruxaria em Salem, Massachusetts. Tituba, vítima da escravidão, foi uma das primeiras e se tornou um marco histórico.

Entretanto, Maryse Condé mescla história com ficção em seu livro, e embora descreva muitos acontecimentos reais -e angustiantes-, a autora não poupa sua imaginação e ousa dar novos rumos e criar singulares eventos nessa espécie de biografia de Tituba.

Maryse tem uma escrita tão poética que em alguns momentos praticamente romantiza a escravidão, fazendo você se esquecer de todo o sofrimento que acontece ali, mas a realidade não gosta de não ser vista por muito tempo, e logo volta, marcando bem sua presença.

Marcella.Kahn 11/07/2020

Perfeito
Um dos melhores livros que eu já li. Cativante do início ao fim.

Lenas 22/07/2020

Um livro curto sobre a vida de Tituba (que de fato existiu) que ilustrou de forma muito clara o horror e a hipocrisia da escravidão, do racismo, do machismo e também da religião.
Gostei bastante da forma que mostraram o uso das ervas e magia da Tituba, porém, horrível demais todos os sacrifícios de animais que ela faz.