Menino de engenho

José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

Thaís Vilas Bôas 28/05/2021

A inocência de criança
Em uma meta de conhecer mais os clássicos da nossa literatura, escolhi Menino de Engenho para iniciar.

Esse livro nos encanta a cada página, vendo o crescimento do menino Carlos de uma forma simples e poética. Suas descobertas de criança até a adolescência... Primeiro a dor da perda da mãe aos 04 anos. Depois a vida no sítio, as molecagens e a descoberta sexual.

Foi uma escolha deliciosa – nesta obra encontramos a inocência de criança, o clima da roça e as conversas com expressões do interior. A história ainda nos traz um pouco da Paraíba e da cultura canavieira pós-abolição.

“A cheia tinha-lhes comido os roçados de mandioca, levando o quase nada que tinham.” – Pág. 45.

“Para esta gente pobre a abolição não serviu de nada.” – Pág. 103.

@dboascomcafeelivros

Vezono 22/04/2021

Achei uma leitura bem normal, sabe? Não tem nada de extraordinário, que te prenda muito. Essa história retrata uma época muito próxima, pós abolição da escravidão, então a história é bem plausível.
Esse livro retrata as vivências de um menino da cidade que foi levado para o engenho de seu avô após o assassinato da sua mãe pelo seu pai, e lá ele vai encontra uma nova realidade e novos costumes, além de fazer novas amizades e companhias.

Paloma Lopes 19/04/2021

"Menino de engenho é um romance memoralístico regionalista brasileiro, e a primeira obra, de José Lins do Rego, publicado em 1932. Custeado pelo autor, o livro foi aclamado pela crítica brasileira por retratar a decadência do Nordeste canaviano." Wikipédia

Maria.Fernanda 17/04/2021

Eu fico com a pureza da resposta das crianças.
Contada sob o ponto de vista de uma criança, ?Menino de Engenho? é mais um caderno de recortes com pequenas narrativas do que uma história temporalmente linear. Alguns temas importantes como ?exploração? e ?violência? aparecem sob o olhar inocente do narrador. Enfim, deliciosa leituta.

Jéssica Dutra 10/04/2021

O livro é simplesmente perfeito!

É um livro de uma sensibilidade impressionante, ao mesmo tempo que traz muita informação sobre o período histórico no qual se passa.

Eduardo 08/04/2021

Sou apaixonado por romances regionalistas nordestinos e esse livro não poderia faltar na minha lista de favoritos da vida. Livro de rápida leitura e de grande enriquecimento.

anaclaraleitegomes 03/04/2021

Menino perdido, menino de engenho.
Minha história com esse livro é um tanto engraçada, fui obrigada a ler esse livro no meu 2° ano de ensino médio para completar a grade curricular de literatura de minha escola, li à força e nem concluí, essa semana resolvi dar uma segunda chance e terminei em um dia, está aí uma tapa em minha cara.
Menino de engenho narra a infância de Carlinhos no engenho de seu avô na Paraíba.
Tendo sido publicado em 1932, o livro é a estreia de José Lins do Rego, como romancista e também do ciclo da cana-de-açúcar.

Estêvão 03/04/2021

Primeiro romance da série de livros que ficou conhecida como ciclo da cana-de-açúcar, Menino de engenho, de José Lins do Rego, é uma daquelas obras nostálgicas, que nos remetem a uma infância de um tempo cada vez mais distante, marcado pela inocência, por brincadeiras e descobertas. Além disso, mistura elementos biográficos e históricos de forma muito coesa de uma realidade socioeconômica muito específica do Nordeste brasileiro.

Inserido na chamada de Geração de 30 do realismo brasileiro, Menino de engenho apresenta um olhar mais objetivo, próprio do realismo, dessa forma, por ser narrado em primeira pessoa por uma criança, o texto mantém-se fiel a essa perspectiva, nos oferecendo um quadro ingênuo e pueril dessa realidade nem tão agradável assim.

Já nas primeiras páginas, nos deparamos com uma série de fatos que impactam diretamente na vida do personagem principal, fazendo com que ele vá viver com seu avô, um senhor de engenho que mora no interior da Paraíba.

A relação da criança com os “moleques”, a descoberta sexual com mulheres negras empregadas da casa, a relação de trabalho análoga à escravidão, o papel da mulher nesse meio de produção, os mandos e desmandos de seu vô, a modernização do modo de produção, a natureza vista em seus constantes ciclos.... Tudo isso faz parte do novo universo que Carlinhos passa a habitar.

Na passagem do tempo, marcado pelas chuvas e pelos ciclos plantação e colheita, vemos como Carlinhos aos poucos vai se adequando àquela realidade, e ela incorpora-se ao seu modo interpretá-la: “A minha compreensão da vida fazia-me ver nisso uma obra de Deus. Eles nasceram assim porque Deus quisera, e porque Deus quisera nós éramos brancos e mandávamos neles”.

E é o modo como esse contexto molda e forma Carlinhos que acompanhamos até sua ida para o colégio, algo que certamente irá impactar na sua forma de ler essa realidade e que veremos no livro seguinte: Doidinho.

No entanto, antes disso, é inegável que as páginas de Menino de engenho são marcadas por um lirismo e um sotaque nordestino que, aliados às aventuras e às descobertas de Carlinhos, constroem uma das principais obras sobre a infância da nossa literatura.

taiz 25/03/2021

A literatura brasileira sempre me encanta
Acompanhando a história de Carlinhos, recém órfão de mãe, também acompanhamos um pouco da infância de Zé Lins. Criado no Engenho, a vivência numa época de escravidão, as descobertas precoces... Sem mencionar o regionalismo presente na obra, com todas as nuances do nordeste, a cultura da época e a linguagem rústica. Para completar, o livro traz uma breve biografia sobre o autor e os contextos históricos que serviram de pano de fundo para sua jornada e ascensão na literatura.

Bruno.Gollnick 11/03/2021

Tive que ler isso na escola fazendo leitura em conjunto e em voz alta, ainda bem que as aulas acabaram antes da gente acabar esse livro, não aguentava mais.

Lia Trajano 16/02/2021

16/02/2021
É um classico, porém a escrita é bem fluida, sem linguagem rebuscada.
A história foi bem diferente do que imaginei, pensei que seria do tipo "nas terras do rei café" mas já no início começa com uma tragédia. Achei triste como logo passou dos relatos das brincadeiras normais de infância, para o envolvimento precoce do sexo na vida do garoto, porém foi realista.
Me familiarizei muito com a narrativa, pois parece demais com a história da minha família, de Pernambuco. Se parece em vários aspectos bons, mas infelizmente, também em vários aspectos ruins que foram relatados.

Patrícia 12/02/2021

Vida de um garoto no engenho
Retrata a vida em um engenho pós abolição; o garoto Carlinhos descobre a vida no engenho do avô: brincadeiras, diferenças sociais, saudade da mãe, sexo, amor... Leitura leve, rápida e muito gostosa.

Patrícia 12/02/2021

Vida de um garoto no engenho

Naty 11/02/2021

Nosso Brasil
Como podem falar mal da literatura brasileira?
O menino de engenho é uma obra literária tão necessária para o nosso país e nosso povo. É conhecimento, é Brasil na raiz do nosso povo.