Menino de engenho

Menino de engenho José Lins do Rego
José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

Bruna.Bandeira 09/02/2024

Romance de formação com tempero nordestino
Leitura rápida e fluída conta a história do pequeno Carlinhos desbravando o nordeste dos Engenhos de Cana do início do século XX. Vale a leitura.

Luiz1240 09/02/2024

Menino perdido, menino de engenho
Li este livro em uma leitura coletiva e a experiência foi bastante positiva. Um clássico da literatura nacional com uma escrita muito fluida e com fácil entendimento! Recomendo mto para quem quer começar a ler clássicos, assim como eu.

O meio que o autor utilizou para contar a história (Usando uma criança como narrador para descrever todos os horrores que aconteciam nos engenhos de um jeito inocente, como apenas uma criança poderia entender esses horrores desta maneira) é muito conflitante e desconfortável, porém é um ótimo retrato do que foi o Brasil em tempos passados.

Terminei a leitura muito pensativo e provavelmente irei ler as continuações para descobrir o que irá acontecer com o protagonista Carlinhos.

Lorena636 08/02/2024

Um retrato do Nordeste. Como nascida e criada em interior, muitas das situações retratadas foram familiares pra mim, apesar de ter vivido uma realidade completamente diferente, o que me trouxe nostalgia.

Cleber 08/02/2024

José Lins do Rego
Na LC no canal da Isa, lerantesdemorrer.
Primeiro livro que leio do autor, gostei muito de particpar pela LC e já quero ler os outros livros do ciclo.

Carol 08/02/2024

Eu sinto que li tudo isso pra nada de verdade. Na época do lançamento é bem provável que tenha sido muito bom e tudo mais, mas nada do que tinha aí eu já não sabia da escola, então li tudo pra nada??
E achei o personagem principal bem chato viu... O carinha sem sal.

Lia 07/02/2024

Um entretenimento e tanto.
Não é bem uma resenha mas queria tecer um comentário sobre esse livrinho. Me senti extremamente feliz em poder conhecer mais um livro tão bem falado, e com muita razão de ser, da literatura brasileira.
É sempre interessante ver uma história da perspectiva de uma criança. Eles não enxergam as coisas como os adultos. Os vocabulários regionais não atrapalham em nada o entendimento e em caso de dúvida, mesmo as edições mais antigas como essa, tem um glossário.
Me senti feliz por ler um livro que me deu vontade de ler a sequência. Tem algumas passagens com assuntos "tabus" mas são tão pouco abordadas, faladas com a naturalidade da época e de uma criança que não chega a incomodar. É um registro da história que existiu de uma forma bem simples e muito bem narrada.

Ana Cláudia 06/02/2024

Clássico Nacional... Resgate da infancia
Estava na dúvida se já tinha lido esse livro na adolescência... continuei na duvida

Como paraibana e José Lins do Rego tb, nascido no início do século XX (Pilar -PB, 1901) acredito que se não li, ouvi de professores essa história

Foi ótimo resgatar essas histórias de interior, do Nordeste... o q era de antigamente, principalmente lendo a história sob a perspectiva de um menino, c relatos de cidades do meu Estado, da Paraiba. Um menino da cidade, cheio de privilégios, enxergando o interior e o q do Engenho existia naquela época (1o livro do autor, publicado em 1932)

Foi ótimo ler esse clássico Nacional Paraibano
Leitura simples, clássico de muito fácil entendimento, nada rebuscado... por vezes tratando temas sensíveis, mas contado a partir das memórias de uma criança, tornando a leitura tranquila de ser feita

anandrad.e 04/02/2024

Li por influência da Leitura Conjunta do "Ler antes de Morrer"...
Esperava mais. Alguns capítulos são interessantes, outros são bem enfadonhos.

AriAri0 04/02/2024

Menino perdido, menino de Engenho;
O Romance de Lins do Rego é como um rio caudaloso, fluindo suavemente entre lembranças e reflexões, revelando os segredos mais profundos dos personagens e da própria terra que os sustenta. Em cada página, somos envolvidos por uma atmosfera densa e evocativa, onde o calor sufocante do sol se mistura com o aroma adocicado dos cajueiros, criando um cenário que é ao mesmo tempo opressivo e sedutor.

Thaty sonally 03/02/2024minha estante
Sugiro ler Moleque Ricardo do mesmo autor! É o meu preferido dele!

Jessica.Laviere 04/02/2024minha estante
Obrigada pela indicação, vou colocar na minha lista.

Nandara.Secco 03/02/2024

Menino perdido, menino de engenho
O primeiro livro da Leitura Coletiva deste ano do canal @lerantesdemorrer foi realmente interessante. Por trás de uma história que a princípio parece ser leve, contado sob o olhar ingênuo de uma criança que, após uma tragédia, sai da área urbana para ganhar o mundo rural, mostra o Brasil "real", aquele que seria melhor esconder: o desde de sempre sexista, truculento e chocante país.
Embora escrito no Modernismo, esta obra muito me lembrou o Naturalismo, movimento literário bem anterior, que mostra como o "homem é um produto do meio".
Assim, foi-me bastante rico perceber as discussões sobre a formação moral de meninos nos recôndidos brasileiros, no entanto, não o indico para quem não tem estômago para violência e assuntos "tabus".

Joao.Lucio 02/02/2024

Segunda vez que leio. E fico com impressão ainda melhor, agora que li outros livro do José L R. Ambientados na mesma vila. Livros independentes mas com os mesmos personagens. O protagonista em um é figurante no outro. Ao reler os personagens menores passam a ser muito conhecidos e importantes por causa dos outros livros.

Lorena816 01/02/2024

#04 Menino de engenho
Leitura fácil, prazerosa, que retrata a rotina e cotidiano de um engenho no nordeste do Brasil no início do século XX pelo ponto de vista de uma criança. Um menino de quatro anos que vai viver com o avô após a morte da mãe. Lá ele fica encantado com a natureza, as plantações, a produção do açúcar, os negros e parentes e amigos que ocupam todo aquele espaço. Carlinhos conta histórias do que presenciou lá durante sua infância, dos quatro aos doze anos, quando se muda para a cidade para estudar. Em seus capítulos relata os banhos de rio, a produção do açúcar, as festas da semana santa, as visitas dos parentes, seus amores, o incêndio, a enchente, o casamento da tia, a vida dos pobres e negros que trabalham por lá, dentre tantas outras coisas.