Menino de engenho

José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

Mari 01/02/2024

Menino de engenho
Um livro muito bonito e impactante.
Aqui nós vamos acompanhar a história de Carlinho que perdeu sua mãe em um trágico assassinato ocorrido em sua casa pelo seu pai quando ele tinha 6 anos. Seu pai foi preso e ele teve que se mudar para o engenho do seu avô materno e passar sua infância e início da adolescência sendo educado pela sua tia.
Um romance de formação muito bonito e tocante que vai fazer todos caírem de amores pelo Menino de engenho.

Mylena.Esteves 30/01/2024

Vida no engenho
Retrata a vida no engenho, relembra todo o sistema patriarcal rural, o sistema de servidão mesmo após abolição, o início da decadência do engenho e isso tudo visto pelos olhos de uma criança. A gente consegue observar exatamente em cima de que a sociedade brasileira foi construída. ?
Deu vontade de seguir no ciclo da cana de açúcar do autor. Achei a narrativa linda.

Cris 29/01/2024

29.01.2024
A historia se passa no início do século XX, mostrando o começo da decadência dos senhores de engenho. Nos deparamos com o regime escravista que ainda era comum naquela época, em que pese é relatado que muitos dos escravos quiseram permanecer no engenho em troca de comida e moradia. Nesse primeiro livro é contada a história de Carlinhos, um menino da cidade que vai parar no engenho de seu avô paterno após a morte de sua mãe e precisa aprender os hábitos do interior. A narrativa vai até a idade em que é enviado para a escola, lá pelos seus 10 anos de idade.

Adriana.Karimi 28/01/2024

Um Romance de formação
Com um vocabulário regional rico, uma leitura gostosa e recheado de histórias que parece ser uma mistura de Zelins e Ariano. Quase mudaria o título para MEMÓRIAS DE UM MENINO DE ENGENHO. Ah!!! Não esquecendo do Basculho que aqui é citado com significado no glossário que me lembrou o Gil do Vigor kkkk.

Amanda2041 26/01/2024

Menino perdido. Menino de engenho.
A história em si é muito interessante, dá espaço para a imaginação e nos faz conhecer um pouco sobre a a servidão dos escravos, agora libertos, a processo da moagem da cana de açúcar, das relações entre senhores de engenho e as pessoas que trabalhavam e moravam na região.
Toda a história é contada por um menino, Carlinhos, e é através dos olhos dele e vamos conhecendo tudo.
Foi um livro que me cativou bastante pois me identifiquei com várias coisas narradas e isso tornou tudo ainda mais legal de ler.
Recomendo!

leiturasdatita 23/01/2024

Menino Carlinhos
Considerando o contexto no qual o livro foi escrito, podemos entender como e porquê o cotidiano era visto e descrito daquela forma. Pudermos acompanhar a infância e início da adolescência de Carlinhos que, após o assassinato da mãe pelas mãos do próprio pai, foi enviado a seu avô, dono de um engenho. A partir daí, vimos como era sua interação e brincadeiras com os "moleques" do engenho, carinhos com a tia (a qual lhe tratou como filho), como foi seu primeiro namoro, o descobrimento de sua sexualidade... para então, ao final da história, ser enfim enviado a um internato para estudar. Me pergunto se José Lins do Rego escreveu (ou poderia ter escrito) uma continuação para esta história, visto que Carlinhos é um personagem deveras cativante.
leiturasdatita 23/01/2024minha estante
MEU DEUS ACABEI DE DESCOBRIR QUE TEM UMA TRILOGIA COM O CARLINHOS EU TÔ PASSANDO MAL ???

leiturasdatita 23/01/2024minha estante
Anotando para posteridade: ler "Doidinho" e depois "Banguê".

suquinhho0 07/01/2024

"O costume de ver todo dia esta gente na sua degradação me habituava com a sua desgraça. Nunca, menino, tive pena deles. Achava muito natural que vivessem dormindo em chiqueiros, comendo um nada, trabalhando como burros de carga. A minha compreensão da vida fazia-me ver nisto uma obra de Deus. Eles nasceram assim porque Deus quisera, e porque Deus quisera nós éramos brancos e mandávamos neles. Mandávamos também nos bois, nos burros, nos matos."

Raquel1501 06/01/2024

Menino de engenho - MRC
O personagem/narrador em "Menino de Engenho é Carlinhos, que relembra a vida entre os 4 e 12 anos de idade, do instante que se mudou de Pernambuco para a Fazenda Santa Rosa na Paraíba para morar com seu avó. Ao longo dos 10 capítulos, o leitor é exposto a diferentes nuances narrativas em sua perspectiva, obedecendo à memória e à introspecção do mundo em que o menino cresceu, descobrindo coisas e perdendo a inocência. Esse critério também se aplica à sua percepção das pessoas e ao seu relacionamento com elas.

bibioslivrosecia 31/12/2023

Menino de engenho é um livro bacana, começa meio chocante, termina meio chocante, mas é um retrato muito interessante dos engenhos

Ju 26/12/2023

Refúgio
" A minha mãe sempre me falava do engenho como um recanto do céu. E uma negra, que ela trouxera para criada, contava tantas histórias de lá, das moagens, dos banhos de rio, das frutas e dos brinquedos, que me acostumei a imaginar o engenho como qualquer coisa de um conto de fadas, de um reino fabuloso. "

Não há melhor forma para descrever, um reino fabuloso.

Me perdi no engenho e nas peripécias desse menino, senti minha alma se refugiar em memórias inventadas desse personagem. Sempre me acalento com cenários assim, e esse primeiro livro apenas aguçou minha curiosidade para os próximos.

Foi meu primeiro contato com José Lins do Rego, e não poderia ter sido melhor.

Simplesmente maravilhoso

Ester06 01/12/2023

Menino de Engenho
Ah, o que dizer desse livro.
Antigo mas atual. A cada página eu pensava "dá para usar na redação do ENEM".
Tem uma leitura fluída e simples nada rebuscada, com várias expressões novas (para mim).
Eu gostei de ver o desenvolvimento e amadurecimento do personagem.
É interessante observar os pensamentos, rotina no engenho e visão de mundo do personagem, trazendo a situação política e social pós abolição, além de tratar temas muito atuais e pensamento da época que infelizmente se mantém até hoje.

Ana Catarina Oficial 08/11/2023

Realidade
Tinha muita expectativa para a leitura deste livro, mas já fim das contas ele não me surpreendeu. Também não posso dizer que decepcionou, pois tem seus detalhes interessantes. Talvez por retratar a realidade de forma clara deixe o leitor a pensar sobre a simplicidade do que pode ser considerado exagerado e absurdo.

Taly 31/10/2023

Um livro de memórias
Um livro que conta as memórias de Carlos, que é levado a morar no Engenho do avô materno após sua mãe ser assassinada pelo pai dentro de casa. É um livro que relata a rotina desse menino dentro das situações corriqueiras da época - a construção das relações afetivas, as decepções, medos...