Sulwe

Sulwe Lupita Nyong’o

Resenhas - Sulwe

Suh 13/09/2023

Leitura nas Nuvens
Que livro mais lindo de se ler ????????? Todas as cores vivas e brilhantes me deixaram com o coração quentinho!
A estória é sobre uma garotinha que se achava inadequada pelo tom mais escuro de sua pele, até que uma experiência muda toda essa perspectiva dela ?
A ilustração me fez sentir que estava em um sonho, pois o livro gera essa imersão. Me trouxe sentimentos muito bons e lembranças da minha infância.

Desestruturada 09/09/2023

Me ganhou de uma forma que eu não tenho palavras pra explicar, por mais que seja uma história para crianças, eu aconselho todo mundo a ler ele.

Camila1857 31/08/2023

Uma história linda, sensível e poderosa. É sobre se amar, sobre perceber sua beleza e entender que sua importância ?

Lukamba0 07/08/2023

Sulwe é a luz numa escuridão irreconhecível.
Esse livro infantil que com precisão cirúrgica debate colorismo conta a história de uma menina negra que simplesmente não se acha bonita por ter a pele muito escura. Em busca da resposta para se tornar bonita, ela acaba por embarcar numa jornada de auto descoberta sob a aba de uma deusa distante e percebe que a beleza é algo que todos nós possuímos e que vêm de dentro.

Sem referências a que se apoiar na sociedade, Sulwe é a parte de nós (negros) que não consegue se ver como algo inteiro por possuir o que aparentemente ninguém têm. O que a televisão e revistas não mostram. Isso acaba fazendo-a odiar a si mesma por não ser igual a nenhuma das pinturas feitas pela sociedade.

Disso surgem cenas chocantes e visualizar isso nas ilustrações é ainda mais perturbadir. Cada acção, cada questionamento que a menina faz reverberou sobre minha mente e me incutiu a buscar minhas próprias respostas a fim de suprir as necessidades da criança, e sinceramente; as minhas. Mas não há uma resposta simples, não existe uma resposta fácil o bastante para que uma criança tão prematura entenda perfeitamente. É nesse momento que o imaginário toma conta, e sob a forma de uma deusa do espaço a menina é levada a compreender ? atraves de uma história analoga ? que a beleza está na diferença das coisas. Que não precisamos ser iguais aos outros para sermos bonitos.

Como a própria autora já revelou, Sulwe é parte da vida dela, é ainda um espelho que reflecte todos os problemas que pessoas de pele escura precisam enfrentar no mundo desde muito tempo. É também um jeito de tentar reverter isso, apresentado-nos uma personagem que nos é familiar, um ser que alberga todo nosso individualismo fenotípico, para que possamos finalmente nos identificar.

Karen 10/07/2023

Um livro infantil perfeito pra falar sobre o assunto que é de estrema importância, achei perfeito.

Lucyclenia 08/06/2023

"...há tanta beleza nesse mundo e dentro de você que os outros ainda não conseguiram perceber. Não espere que os outros lhe digam o que é belo. Saiba que você é bonito(a) porque escolheu ser assim. Saiba que você sempre foi e sempre poderá ser. Valorize sua beleza e deixe que ela ilumine os caminhos em tudo o que fizer na vida."

Juliana.Duarte 22/05/2023

Noite
Livro curto, com ilustrações.

O livro cumpri o que de propõe, fala sobre autoaceitação e sobre reconhecer seu valor/potencial além de aparências.

Além de falar sobre racismo/bulling sendo abordados de forma de fácil compreensão.

Enfim, livro que cumpre seu papel.

Ana Elisa 17/05/2023

32ª leitura de 2023
Que coisinha mais bonitinha, achei lindo as ilustrações, a foema como a autora tratou a não aceitação é singelo, mostra o que as crianças realmente sentem quando não são aceitas.

Recomendadíssimo para todas as idades

Claudia 02/05/2023

Simplicidade maravilhoso.
Um livro onde todos que tem oportunidade de ler deveria ler,e ler para filhos,netos ,sobrinhos .

re.okonma 22/03/2023

Esse livro é tão fofo, todo mundo deveria ler um dia.

"Na manhã seguinte, Sulwe acordou radiante.
Ela não se esconderia mais. O mundo era seu lugar! Escura e bela, forte e cheia de brilho.E se ela precisasse de algo que a lembrasse de seu brilho, poderia olhar para o céu no momento mais escuro da noite para ver por si mesma.

Satella Heart 24/02/2023

???
Eu amei?! Achei na biblioteca da minha cidade, mas já tinha visto ele, e quero muito ter na minha estante, as ilustrações são mais que lindas, são maravilhosamente interestelar ?? E me lembro muito a princesa Luna e Celestia do My Little Ponto, recomendo não só para crianças, mas agora adultos também, uma história de tocar o coração

romancejunkie 21/02/2023

Que coisa mais linda ♡
Livro muito lindinho, a sulwe é tão bonitinha! Adorei a história do sol e lua que a mãe contou pra ela pra ajudar no processo dela de aprender a gostar de si mesma, uma gracinha.

Ivy.1 16/02/2023

Sulwe
Livro lindo e tocante, com ilustrações magníficas, ótimo para trabalhar com crianças sobre auto-aceitação e conscientizar sobre o racismo e suas consequências.

"A mamãe perguntou:
? Qual é o seu nome?
? Sulwe ? ela murmurou.
? Qual é o significado do seu nome?
? Estrela ? Sulwe sussurrou.
? O brilho não está na sua pele, meu amor. Você é o brilho."

"Então a estrela explicou:
? Olha, precisamos das duas: do brilho mais intenso da luz do dia, da cor mais profunda da escuridão da noite e de todos os tons entre elas. Juntas, elas fazem com que o mundo seja o que conhecemos: luz e escuridão; força e beleza."

sentineila 28/01/2023

Desiderato!
A história é bem curtinha, tem ilustrações lindas (tô apaixonada no Dia e na Noite), trata de um assunto pesado com muita delicadeza e ainda há uma mensagem linda sobre aceitação. É, com certeza, o tipo de livro que minha irmã e minha prima deveriam ter tido acesso na infância.

Kiara | @livrosdakiara 26/01/2023

Que lindo! Super necessário!
Uma das histórias infantis mais lindas que já li! E muito forte a mensagem!! Fiquei pensando em quantas crianças se sentem assim, como é importante que elas saibam que são lindas independente da cor! Lupita arrasou mto!!!