Sulwe

Sulwe Lupita Nyong’o

Resenhas - Sulwe

giostavahr 22/07/2021

fofo e inspirador!
história mto linda e emocionante ? simplesmente perfeito. acho mto válido ler esse livro mesmo ele sendo infantil!

Sabrina 12/10/2022

"O brilho não está apenas na luminosidade do dia"
"No entanto, é crucial que saibamos que nossa aparência externa é apenas uma manifestação da nossa beleza" - Nyong'o.

Apesar da classificação "infantil", merece ser lido independentemente da idade. É uma linda história sobre igualdade e aceitação (por suas diferenças por dentro e por fora). Claro, essa é uma revisão modesta sobre todas as nuances que são tratadas em poucas páginas. O livro ensina muito mais!

Obs. Ah, e se você estiver aprendendo inglês ou reforçando seu conhecimento vale a pena a leitura no idioma. Vc irá assimilar mais vocabulário.

Wanessa135 02/07/2020

Lindo e sensível
QUE COISA MAIS LINDAAA.
Caiu como uma luva para o momento em que debatemos tanto sobre raça. Eu consegui sentir profundamente os sentimentos da personagem.

"And some light can only be seen in the dark"

Beta Oliveira 16/04/2021

Sulwe é uma menina negra, que nasceu com a pele da cor da meia-noite. Ela era igual a ninguém nem na família, que tinham tons de pele mais claros, e nem na escola. Por isso, Sulwe se sentia deslocada. Só queria ser bonita, ser igual aos outros, ser aceita. Até que um fato a ensina a perceber o brilho que ela sempre teve.
Uma história linda e delicada para falar sobre amor-próprio e aceitação. Excelente para contar para crianças e para relembrar o simples aos adultos.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2021/04/cap-1756-sulwe-lupita-nyongo-ilustrado.html

romancejunkie 21/02/2023

Que coisa mais linda ♡
Livro muito lindinho, a sulwe é tão bonitinha! Adorei a história do sol e lua que a mãe contou pra ela pra ajudar no processo dela de aprender a gostar de si mesma, uma gracinha.

Joyce 07/04/2021

Necessário!!!
Leitura que toda criança (e adulto também) deveriam conhecer.
Extremamente necessária.

Tati 25/02/2020

Delicado e, ao mesmo tempo, forte
Sulwe é uma garotinha negra de pele retinta, que não se parece com ninguém que conhece, nem mesmo com alguém de sua família. Por ter uma “pele da cor da meia-noite”, ela não acredita que já é bonita, assim, tenta de um tudo para ter uma pele mais clara...
A narrativa em si e suas ilustrações são tocantes. De forma bem lúdica, sensível e com uma mensagem muito poderosa, é uma história (autobiográfica) sobre aceitação. É o tipo de livro que você quer que o mundo leia!

Laura Fernandes 07/08/2020

Maravilhoso
Um livro fofinho sobre uma garotinha e seu aprendizado em se aceitar do jeitinho que ela é. ??

Ane Elyse Fernandes 11/02/2020

Encantador.
Com uma linguagem simples, o livro traz consigo uma mensagem poderosa e extremamente necessária, transformando-se numa belíssima ferramenta em prol do empoderamento das mulheres negras. Em uma sociedade machista, racista e misógina, que dita um pretenso padrão de beleza baseado em características fenotípicas da mulher branca, loira e com corpo escultural, é imprescindível fazermos tal leitura, pois reafirma como todes somos belas e maravilhosas. Contudo, o que se destaca na moral deste livro é o quão incrível é ao diálogo que faz junto às meninas negras, as quais comumente se veem discriminadas por terem a pele mais escura e acabam, como reflexo do racismo que cotidianamente são vítimas, tendo receio de assumir sua negritude. Gratidão a autora por compartilhar conosco tamanha obra prima inspiradora!

Paty 10/07/2020

Que fofo
Muito fofinho esses livro.
Queria que todas as crianças pudessem lê-lo.
Todos deveriam ler, e bem curtinho por ser infantil, mais passa uma bela mensagem de amor próprio.

Tefhyy 06/07/2020

Perfeito!!!
Que livro maravilhoso, tão importante, deveria ser lido por todos, sejam adultos ou crianças e que ilustrações incríveis!!!

Tori 25/09/2021

Eu amei esse livro. As ilustrações são maravilhosas, a lição passada é superimportante e a autora trata isso de forma real, mas, de forma simples para facilitar o entendimento para as crianças.

Stefânea 26/02/2020

Uma aula sobre racismo e aceitação
"Sulwe nasceu com a pele da cor da meia-noite"

Lupita Nyong'o é uma atriz e produtora de cinema queniana, que após enfrentar muita zombaria e provocação por ter a pele escura encontrou uma forma de se amar e se aceitar, aprendeu a ver sua própria beleza, principalmente ao ver outras mulheres negras de pele escura serem reconhecidas. Então, ela retratou um pouco de sua história através de Sulwe, de maneira genial.

"Então, ela pegou a maior borracha que já tinha visto e tentou apagar algumas
camadas de sua pele escura."

Sulwe não entende o motivo de ter nascido com pele escura e de sofrer tanto por conta disso. As outras crianças não querem brincar com ela, o que a faz se sentir feia e indesejada, a ponto de rezar para ter a pele mais clara.

A narrativa do livro é simples e nos leva numa rápida jornada de auto descobrimento e aceitação. A forma como Nyong'o expõe o racismo e o sofrimento de Sulwe é singela, mas dolorosa. É de sentir raiva imaginar a quantidade de Sulwes que existem pelo mundo.

"Eu também sinto sua falta. Mas você não sabe o que é ser maltratada por ser
escura"

Apesar de ser infanto juvenil, essa história carrega um peso representativo imenso de todo grito de um povo. Uma obra que devia ser levada para dentro de todas as escolas, para toda a menina e menino que se sentem inferiores. Assim como a autora foi ajudada em se ver representada por outras mulheres negras, esse livro tem potencial de se tornar a fuga e libertação de milhares de crianças. Perfeito.

annagerhard 28/02/2020

Sulwe
Com ilustrações muito lindas (tô apaixonada nesses desenhos) Sulwe fala sobre a cor da pele e como, mesmo a pele mais escura, pode brilhar.
Achei muito bom, e muito importante para ler para uma criança. Espero um dia ler tanto para a minha sobrinha quanto para a minha filha (ou filho) algum dia.

Paloma 10/06/2024

Necessário
Uma história linda e inspiradora sobre amor próprio, preconceito e como o mundo influência nossa opinião sobre nós mesmas.

Extremamente necessário a leitura com as crianças.