Sulwe Lupita Nyong’o

Resenhas - Sulwe

Stefânea 26/02/2020

Uma aula sobre racismo e aceitação
"Sulwe nasceu com a pele da cor da meia-noite"

Lupita Nyong'o é uma atriz e produtora de cinema queniana, que após enfrentar muita zombaria e provocação por ter a pele escura encontrou uma forma de se amar e se aceitar, aprendeu a ver sua própria beleza, principalmente ao ver outras mulheres negras de pele escura serem reconhecidas. Então, ela retratou um pouco de sua história através de Sulwe, de maneira genial.

"Então, ela pegou a maior borracha que já tinha visto e tentou apagar algumas
camadas de sua pele escura."

Sulwe não entende o motivo de ter nascido com pele escura e de sofrer tanto por conta disso. As outras crianças não querem brincar com ela, o que a faz se sentir feia e indesejada, a ponto de rezar para ter a pele mais clara.

A narrativa do livro é simples e nos leva numa rápida jornada de auto descobrimento e aceitação. A forma como Nyong'o expõe o racismo e o sofrimento de Sulwe é singela, mas dolorosa. É de sentir raiva imaginar a quantidade de Sulwes que existem pelo mundo.

"Eu também sinto sua falta. Mas você não sabe o que é ser maltratada por ser
escura"

Apesar de ser infanto juvenil, essa história carrega um peso representativo imenso de todo grito de um povo. Uma obra que devia ser levada para dentro de todas as escolas, para toda a menina e menino que se sentem inferiores. Assim como a autora foi ajudada em se ver representada por outras mulheres negras, esse livro tem potencial de se tornar a fuga e libertação de milhares de crianças. Perfeito.

annagerhard 28/02/2020

Sulwe
Com ilustrações muito lindas (tô apaixonada nesses desenhos) Sulwe fala sobre a cor da pele e como, mesmo a pele mais escura, pode brilhar.
Achei muito bom, e muito importante para ler para uma criança. Espero um dia ler tanto para a minha sobrinha quanto para a minha filha (ou filho) algum dia.

Lua 25/11/2022

Lindo!
Um livro lindo para todas as idades com ilustrações belíssimas! Perfeito para auxiliar pais e educadores a oferecer uma educação antirracista. Usando o lúdico, a ficção mas sem apagar totalmente a dor que o racismo traz. Indico!

SrtaTaylor0 23/04/2020

Sulwe
"Ela não se esconderia mais. O mundo era seu lugar!
Escura e bela, forte e cheia de brilho.
E se ela precisasse de algo que a lembrasse de seu brilho, poderia olhar para o céu no momento mais escuro da noite para ver por si mesma."

Alê Nunes 04/06/2020

Encantador
Livro rápido, leitura gostosa. Ideal para crianças pequenas, representatividade importa sim.

Steph.Mostav 14/06/2020

Uma criança com a pele da cor da meia-noite
Continuando a jornada de ler mais livros infantis esse mês, o segundo da lista foi ainda melhor que o primeiro. Não só isso, como um dos melhores livros infantis que já li e o mais BONITO, de longe. Não só a mensagem, o tema, como também as ilustrações e a relação que as cores tem com a história e a reafirmação da beleza dessa menina cuja pele é da mesma cor da meia noite. A historia das irmãs Dia e Noite me deixou sem fôlego de tão linda, tocante e significativa, além de profundamente simbólica. Eu já imaginava que ia gostar bastante, mas não só adorei como saí impressionada.

Tefhyy 06/07/2020

Perfeito!!!
Que livro maravilhoso, tão importante, deveria ser lido por todos, sejam adultos ou crianças e que ilustrações incríveis!!!

Paty 10/07/2020

Que fofo
Muito fofinho esses livro.
Queria que todas as crianças pudessem lê-lo.
Todos deveriam ler, e bem curtinho por ser infantil, mais passa uma bela mensagem de amor próprio.

Laura Fernandes 07/08/2020

Maravilhoso
Um livro fofinho sobre uma garotinha e seu aprendizado em se aceitar do jeitinho que ela é. ??

Erica 15/12/2021

Porque a escuridão da noite é tão importante quanto a luz
Sulwe, da maravilhosa Lupita Nyong'o, é um livro sensível e muito profundo. Traz uma reflexão tão importante e mostra uma maneira significativa de mostrar para uma criança negra o quanto ela é importante e bonita. Uma leitura necessária, que eu não deixarei faltar para meus alunos.

Andressa Contreira 07/10/2020

Sulwe
Um livro lindo, tanto em conteúdo quanto em beleza. Uma história emocionante e marcante. Um livro necessário para todos. Recomendo!

JP 21/12/2020

Vamos Moldar Uma Geração de Crianças Mais Tolerantes
O livro infantil da Lupita Nyong'o é incrível e a arte da Vashti Harrison torna tudo ainda mais fantástico. É o tipo de livro que todas as crianças deveriam ler (pais, compre e conte essa história para seus filhos), fala sobre aceitação, sobre tolerância, respeito a cor do outro e principalmente, encontrar o valor aceitação da sua própria beleza interior e exterior não importa a cor da sua pele. Sulwe é uma personagem admirável, uma doce criança que aprende belas lições sobre aceitar a si mesmo num universo que mistura realidade fantasia num conto imaginativo e maravilhoso de ler. Recomendo muito.

Mayara.Dominguez 27/12/2020

Vou levar pra minha vida, muito muito fofo e aqueceu meu coração.

Morgana Gomes 09/01/2021

A representatividade de Sulwe
"Sulwe" é uma criança que redescobre seu brilho e sua cor quando compreende a beleza que ela mesma tem. O livro traz os questionamentos da própria autora, Lupita Nyong'o, que passou pelo mesmo processo que Sulwe. Lupita enxergou a sua beleza através de outras mulheres negras e isso é simbolicamente representado pela lenda das irmãs Dia e Noite contadas no livro. É uma leitura rápida e belissimamente ilustrada.

anaclaraleitegomes 09/09/2022

Como eu me vejo e não como o outro me vê
?Trata sobre auto-aceitação
?Racismo
?Família
?E um pouco sobre a cultura negra
?Me emocionou bastante e é muito triste saber que algumas crianças se sentem desse jeito
?Amei conhecer a Sulwe.
?Ideal para crianças