O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Larissa.Brito 13/02/2024

Haja estômago
É um bom livro, porém, naturalista que é, possui traços animalescos, cruéis e nojentos. O desenrolar da história prende o leitor e, incrivelmente, o autor consegue desenvolver varios focos narrativos.

Bruna.AzevAdo 12/02/2024

Literatura brasileira
Esse é um livro que era pra eu ter lido no meu ensino médio, mas eu enrolei que só?.
O livro estava parado na minha prateleira e então decidi dar uma chance?.

O livro é bem interessante, mostra como o ser humana vai de acordo com os seus instintos de acordo com o seu ambiente.
A história é boa, te prende e você tem que ter um dicionário do lado, para tentar entender um pouco todo o contexto, tem bastante palavras difíceis, mas é bom.
Muitas pessoas me falaram que é um livro muito bom para vestibulares essas coisas, então fica essa dica para vocês que pretendem estudar sobre!

rafar 12/02/2024

A decadência
Um clássico da literatura brasileira, com valor incontestável dentro do realismo-naturalismo. Estereótipos, vícios , patolologias, comparações animalescas e uma mistura de cientificismo, determinismo e "animalismo" definem a história, repleta de temas que vão da desonestidade e avareza à exclusão social, discriminação sexual, prostituição, adultério e violência -todos trabalhados de forma direta, crua. Não há quem se salve, todos, de uma forma ou de outra, terminam depravados e decadentes, em uma cadeia que a obra considera natural.

Apesar de ter um desenvolvimento repugnante, é de se admirar a perspicácia do autor ao estabelecer e manter vários focos narrativos, que não são apenas em função de um personagem, mas acerca do conjuto humano -o cortiço é tão personagem quanto os indivíduos da histórias.

"Paraíso de vermes, brejo de lodo quente e fumegante, donde brota a vida brutalmente, como de uma podridão."

Uma visão nojenta, absurda, parcial, animalesca, sórdida e problemática da vida, esses naturalistas.

Eloá 11/02/2024

Apenas indignada
Indignação é uma boa palavra para explicar minha reação com esse livro.
O ser humano é representado em seu estado mais nojento e repugnante possível. Tive que parar diversas vezes por conta de surtos que eu tive, o livro todo é uma junção de adultério, mentiras e enganação.

Charly.nunes 09/02/2024

Que livro fantástico, um dos melhores contos sobre divisão de classe. Toda a estrutura e narrativa construida com base nas classe sociais e como elas se portam, foram minuciosamente bem feitas. João Romão um personagem característico do burguês, que mesmo que começou não tento nada, mesmo que viu a mazela na sua frente, só se ergueu na base da exploração, da falcatrua, para no fim largar daqueles que o fez cresce e substituí-los por pessoas de classe alta, para fazer parte da elite. Pombinha que era a única que tinhamos esperança se sucumbiu, monstrando de pobre/poletrariado vive em um ciclo incessante que poucos saem de tal situação, e se saem não é por merito próprio e sim advindo de exploração. A glamurização dos mais ricos que na verdade são tão baixos como os pobres, que cometem tanta atrocidade quanto os pobres, mas mesmo assim são visto como melhores simplesmente por serem de classe alta. As fugas sexuais e a falta de esperança na vida dos pobres por já estarem esgotados de sobre viver todos os dias, a mistura de cultura e sexualidade e a padronização de vida dos ricos fazendo contraponto. Todo o livro foi realmente muito bem feito, uma joia da literatura brasileira msm. Há muito oque ser dito de tal livro, e pouco doque reclamar, uma pena que a literatura brasileira seja tão pouco reverenciada como as estrangeiras, pois tal livro merecia

Isahgomess 08/02/2024

Cativante
A primeira vez que li O cortiço foi durante meu ano de curso pré vestibular onde a literatura brasileira se fazia presente literalmente em todos os meus dias. Extremamente duro, apaixonante e eletrizante. Aluísio Azevedo cria os melhores personagens dentro do período do novo mundo no brasil, onde o capitalismo e as condições insalubres de vida, junto ao racismo e a exploração do homem andam lado a lado. Acompanhar a saga de vida de João Romão foi para mim a melhor leitura da minha vida e sempre com muito prazer volto a ler essa obra prima. Recomendo demais!

Larissa 08/02/2024

O cortiço
A obra é muito interessante, pelo menos na versão em quadrinho, gostei muito, pretendo ler a obra original. Muito importante, pois retrata a realidade.
nickyeomie 08/02/2024minha estante
Atemporal, um clássico

Larissa 08/02/2024minha estante
Simm

Tiago Eduardo 08/02/2024

Leitura muito tocante que detalhe bem os tempos de cortiços que era uma das moradias mais populares nas grandes cidade.

taih 07/02/2024

Leitura obrigatória do ensino médio
Eu fiquei realmente horrorizada com a leitura desse livro, tudo é de uma natureza bem crua e suja....
Estava acostumada com livros de romance adolescente e de repente a descrição de um adolescente e uma mulher tendo relações no matagal me pegou de surpresa... A motivação me deixou mais em choque ainda que ela precise de um emprego como ama de leite.

A história traz vários personagens com suas histórias, todos são humanos sem romantização.

Rafael1218 06/02/2024

Envelheceu como leite
Não tem muito o que falar sobre o livro. São várias histórias de pessoas diferentes que são moradoras de um cortiço; o propósito de satirizar e criticar a sociedade brasileira não é bem representada, já que várias piadas são para a época.
Os cenários são horríveis, eu não consegui pensar nas estruturas de forma precisa e parecia que o próprio autor não sabia o que estava fazendo.
O único ponto bom do livro são os personagens, eles não são carismáticos, mas são tão diversos e tão diferentes entre si que você observa milhares de personalidades muito bem trabalhadas, apesar de bem arrastadas.

Joyce.Kelly 06/02/2024

Mais uma obra atemporal
"O cortiço" é uma obra clássica do naturalismo brasileiro. Assim, há muita descrição, personagens bem elaboradas, e críticas contra a sociedade brasileira. Aluízio Azevedo se inspirou no realismo, ele descreve os comportamentos dos personagens dentro do Cortiço de São Romão em que João Romão, ganancioso e corrupto, acumula seus lucros.

O livro tem muita descrição, o que pode deixá-lo cansativo, porém, a história em si é interessante. Cada personagem, como Bertoleza, uma escravizada em busca de sua alforria, enfrenta algum tipo de violência sistemática, nesse caso, o racismo estrutural. Além disso, é explorado temas delicados como a prostituição e a violência doméstica.

Embora Aluízio Azevedo fosse um abolicionista, ele mesmo deixa exposto o seu próprio racismo ao usar o termo "abrasileirar" quando se refere ao processo de corrupção de Jerônimo, quando este cai nos encantos de Rita Baiana.
Enfim, como um clássico, entrega muito de estrutura, narrativa e crítica. É uma leitura para se pensar sobre, inclusive, marginalização de grupos.

Mariana 01/02/2024

05/10
Eu odeio ler clássicos, e eu realmente persisto neles, mas eles são tão chatinhos e de rotina que me enjoa. :)

pamferrebz 01/02/2024

A palavra que mais descreve esse livro, para mim, é: bagaceira. Tem de tudo aqui, de violência à traição (pelo visto esse povo só é fiel ao cortiço). Primeiro clássico brasileiro que li, e estou muito feliz por ter feito, é um ótimo livro. Apesar de curto, a leitura pode ser um pouco demorada e até cansativa por haver palavras complicadas, muitas descrições e assuntos que podem te deixar um pouco desconfortável.
Este livro mostra muito bem como a ambição e a soberba estragam uma pessoa, que raiva do João Romão!

Sobre esta edição: recomendo investirem em um livro melhor ? as letras são muito pequenas e as folhas são branca, para quem sofre de miopia e estigmatismo, assim como eu, a leitura não é tão prazerosa ??