O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




Resenhas - O Cortiço


2377 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


lgiuliam 27/04/2024

Um clássico brasileiro!
?O cortiço? foi minha primeira experiência com um clássico brasileiro, eu e minha amiga decidimos ler juntas (e confesso que foi minha única motivação pra não ter desistido dele no início). É uma sensação muito gostosa ver como aluísio descrevia a alegria brasileira. Acho que o final poderia ter sido melhor mas eu gostei do livro no geral.
comentários(0)comente



Emanuelly.Prado 27/04/2024

O livro se encaixa perfeitamente com qualquer época vivida pela sociedade brasileira.
Ele revela a hipocrisia aristocrática, a arrogância e corrupção humana e como nós podemos ser terrivelmente mesquinhos.
Um dos casos mais tocantes foi o da Piedade e do Jerônimo. Entendo que há paixões arrebatadoras, mas ele foi completamente egoísta e indiferente à sua própria filha, a qual disse que não ia desamparar.
Outro caso foi da Pombinha e sua mãe, pobre mulher, batalhou tanto para a filha acabar daquele jeito...
Sem falar da Bertoleza, mulher trabalhadora e amável, que foi traída por seu "amigo" e acabou tirando a própria vida.
É um livro realmente bem escrito, cheio de personagens complexos, mas reais. Gostei muito dele, por mostrar os defeitos humanos e não "passar pano" pra nenhum personagem (característica do Naturalismo).
Indico para quem realmente quer ver a realidade da vida, não é um romance ou uma comédia, mas uma exposição clara da sociedade brasileira, seja no século XX ou XXI.
leopr 27/04/2024minha estante
E tem gente que virou pra mim e falou "não aguentei tanta pobreza", o livro é um retrato perfeito da natureza humana, por isso é um dos melhores livros da literatura brasileira e mundial


Milena795 27/04/2024minha estante
Pura verdade, o cortiço de antigamente são nossa favelas, nossas baixadas, prédios de habitação popular.


leopr 27/04/2024minha estante
Se você estudar história, vai ver que a causa do surgimento das favelas, principalmente no RJ, foi na época da revolta das vacinas. O governo acreditava que a causa da maioria das epidemias que acontecia no RJ na época, surgiram nos cortiços da época, aí o povo sem moradia, passou a construir as favelas, e desde então está esse caos por lá. Caso tenha interesse, da uma pesquisada nesse contexto histórico.




Vitor.Cruz 25/04/2024

?
Após a leitura de 'O Cortiço', fiquei impactado pela intensidade com que Aluísio Azevedo retrata a vida naquele ambiente. A obra é um retrato claro e cru da sociedade da época, abordando de forma linda, dramática, triste e cômica ao mesmo tempo as críticas sociais e culturais do Brasil e de Portugal. A forma como o autor descreve a convivência entre a elite e a pobreza é impressionante, deixando claro o contraste entre esses dois mundos. No entanto, não pude deixar de sentir um forte desprezo pelo personagem principal, João Romão, que representa perfeitamente a extrema direita e cujas atitudes são lamentavelmente ainda presentes nos dias atuais. Além disso, o triste fim da personagem Bertoleza me deixou incomodado, mostrando as duras realidades enfrentadas pelas mulheres negras naquela época. A leitura me fez refletir sobre as relações humanas e a dinâmica social, despertando uma série de emoções e pensamentos profundos. Recomendo a todos que buscam uma leitura impactante e reflexiva.
comentários(0)comente



Ju 25/04/2024

O que falar deste livro? Não lembrava de várias coisas ? mostra a real mentalidade dos viventes dos períodos anteriores
comentários(0)comente



Aivyn0 24/04/2024

Mt bom
Simplesmente perfeito, por mais que a escrita seja complicada, quando você se acostuma e percebe as referências do livro você fica abismada e simplesmente ama tudo nele. ?
Percebi que João Romão pode ser representado pelo capitalismo, porque o que ele mais quer enriquecer de qualquer maneira, ou seja, não importava os meios e sim os resultados resultados.
Já Bertoleza pode identificada como a mulher escrava na época da abolição da escravidão. Pq naquela época por mais que os escravos tivessem conseguido sua liberdade, eles ainda estavam atrelados a uma figura considerada superior.
Esses são apenas dois exemplos de muitos outros.
comentários(0)comente



Procrastinavel 23/04/2024

Minha honesta reação foi: "Eu juro que eu gelei, eu congelei, eu travei, eu paralisei, eu não consegui olhar para o lado, eu fiquei pasma, eu fiquei Branca, eu fiquei fria". Que final foi esse?! juro, uma obra prima!!
comentários(0)comente



Talita324 23/04/2024

Considerando a época que foi escrito, não vou problematizar as questões de racismo, etc e entendo ser um relato interessante dos costumes da época e o quão interessante a vida dos outros pode ser, cheias de alegrias, desgraça, dor e amor.
comentários(0)comente



Guil 22/04/2024

Leitura comentada
Uma releitura de uma obra muito boa pra relembrar a história, mas dessa vez escutando na voz da jornalista Isabela Lubrano do canal Ler antes de morrer, que faz vários comentários para auxiliar na contextualização do texto e também na tradução de alguns termos da época.
Essa é uma leitura obrigatória para quem tem interesse em conhecer um pouco da história desse nosso Brasil preconceituoso, escravocrata e corrupto apesar de belo.
comentários(0)comente



Jamille Madureira 19/04/2024

O livro retrata a diferença de classes, a luta e as mazelas dos pobres e trabalhadores enquanto são explorados pelos ricos. Publicado em 1890, mas infelizmente é a realidade que ainda se faz presente.
comentários(0)comente



Marcos Toledo 19/04/2024

Que bagunça, que confusão, bom demais! É o Brasil do Brasil ?

Não dá pra ler com o olhar de hoje para o livro. O autor é um homem do seu tempo e é isso. Não tira a grandeza da obra também. Muito legal ver os elementos da época, o que tava em moda na literatura brasileira. Ver o tanto que ele inovou pra época, em coisas que hoje já são mais comuns.

Albino foi meu personagem favorito, pioneiro demais para época no Brasil.

Bertoleza? chorei demais.

É um romance naturalista que retrata a vida no Rio de Janeiro no século XIX. Senti que o autor está sempre criticando esse povo que é pobre, vendo eles como inferiores. Determinista ao mostrar que não tem escapatória, o fato deles serem do cortiço, de serem do povo assim, vai levar eles, categoricamente, a serem problematicos, subjugado e inferiores.

Mas o que deixa esse livro tão bom, é justamente esse suco de Brasil. Essa cacofonia de personagens, todos muito bem construídos, todos muito reais, todos muito complexos.
comentários(0)comente



Imelfo 18/04/2024

Li pro colégio
Li pro colégio e lembro que gostei bastante. Pra um adolescente é bem legal se deparar com toda história e os conteúdos de violência e sexualidade. Recomendo pra estudantes.
comentários(0)comente



Glayce 17/04/2024

Muito melhor do que quando li no ensino médio
O cortiço é um livro muito melhor aproveitado se for lido no tempo certo (sem ser por obrigação pra fazer um vestibular)
comentários(0)comente



Isabel634 17/04/2024

O que falar sobre: O Cortiço.
Gostei muito da história, todas as revelações e tensões entre eles me enstigavam a ler mais. Mostra realmente o princípio de um cortiço, em minha visão.
Toda a história é muito real e palpável, por não ser nada uma realidade alternativa.
Gostei muito!!
comentários(0)comente



renaas079 17/04/2024

Cortiço vivo
Escola naturalista de Aluísio de Azevedo impecável em suas descrições. Cortiço é vivo. Tem alma. As personagens são meramente composição de um ser holístico, mutável, adaptável.

Obra rica em detalhes, carregada de preconceitos e representação do contexto histórico. Retrata a classe trabalhadora, pobre, vivendo e sobrevivendo sobre o teto compartilhado do Cortiço, ser vivo, em que as personagens são órgãos e as relações interpessoais, seus tecidos.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Priscila385 16/04/2024

Clássico
Muito importante pra entender a composição do Brasil, mesmo com vários esteriótipos eh importante ler na clareza de quando foi escrito
comentários(0)comente



2377 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |