O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Pedro Henrique 22/02/2024

O livro começa e termina de uma forma muito inteligente, cíclica até, mas o melhor dele, ao meu ver, não foi o começo e nem o final, que são muito bons, mas sim os personagens, todos eles são muito bem aprofundados, mesmo sendo muitos personagens, Aluízio de Azevedo consegue dar uma certa complexidade à todos os moradores do Cortiço, ou pelo menos à maioria, cada um com os seus vícios e virtudes, mas todos fazendo parte de um corpo que não se altera: O Cortiço.

Livinha 21/02/2024

"O Cortiço" é um clássico da literatura brasileira escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890. O livro retrata de forma realista e crua a vida em um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX, explorando as relações sociais, as injustiças, as paixões e os conflitos que permeiam a vida dos moradores do local.

A história é sobre o cortiço de São Romão, um ambiente caótico e agitado onde diversas famílias e personagens de diferentes origens convivem em condições precárias. Através de uma narrativa envolvente e detalhada, Aluísio Azevedo descreve a rotina dos moradores, suas lutas diárias, seus dramas pessoais e suas relações complexas.

O autor cria um retrato vívido e realista da sociedade da época, abordando temas como a exploração dos trabalhadores, a marginalização dos mais pobres, a exploração sexual, a corrupção e a violência. Além disso, Aluísio Azevedo também explora questões como a ascensão social, a busca por poder e a luta pela sobrevivência em um ambiente hostil e desigual.

"O Cortiço" é uma obra-prima da literatura brasileira que mergulha nas profundezas da condição humana e da sociedade, revelando as contradições, os conflitos e as injustiças que marcam a vida dos mais vulneráveis. Uma leitura essencial para quem deseja compreender melhor a história e as complexidades da sociedade brasileira, bem como para os apreciadores de uma história intensa, realista e emocionante.

jtreze 19/02/2024

Brutal e cru, como a escola literária a qual pertence pede que seja, ?O cortiço? é um retrato da formação do Brasil.
Situado no período colonial, somos transportados a um momento em que o determinismo espalhou suas raízes para além das ciências, influenciando a literatura.
Sendo base para a obra de Aluísio Azevedo, é o determinismo que guia o autor na criação de personagens estereotipadas, carentes de virtudes e construídas sobre uma visão abertamente racista.
O livro funciona como a fotografia de um movimento filosófico há muito rechaçado, mas possui um valor histórico grandioso, sendo com razão um dos grandes clássicos da literatura nacional.

Hellen257 18/02/2024

Mais de um século depois, e a história continua sendo a mesma. Obrigada luizinho, por retratar tão bem os fatos narrados e as questões sociais da época. ??

Ps: A pobi da Piedade e da Bertoleza. ?

Bruna3810 18/02/2024

A obra naturalista de Aluísio Azevedo, publicada em 1890, apresenta um recorte do povo brasileiro, mais especificamente a classe social mais carente de recursos, que na época, em sua maioria, habitavam cortiços, que se resumem em conjuntos de habitações simples, decadentes e precárias.

Fazendo jus às características da escola literária a que pertence, o livro explora o lado mais animalesco da sociedade, a representando como larvas que se proliferam em meio ao que é podre. Os intímos pecados humanos são instigados e desenvolvidos nos personagens, contribuindo para suas respectivas decadências ao longo da narrativa.

Aluísio precisou de apenas poucas frases ao apresentar os personagens, para já nos despertar empatia e afinidade a eles, tendo em vista que nos identificamos com as situações "brasileirísticas" abordadas.

Ótima leitura, de acontecimentos incontroláveis e imprevisíveis, que constantemente estimula nosso pensamento crítico acerca das decisões tomadas pelas "larvas de laboratório" manipuladas pelo escritor.

Bia Franzoi 18/02/2024

Ouvi o audiolivro e acabou não sendo uma experiência muito boa, pois, como cita muitas personagens, eu acabava me perdendo um pouco.

É bastante caótico, e, com certeza, essa era a proposta.

Mas chegou um momento em que eu nem ligava mais para as histórias individuais, já que muitas delas nem eram aprofundadas, e estava só seguindo para saber o desfecho da história de Romão e Bertoleza.

Gosto desse tipo de livro, talvez não tenha lido em um momento bom.

Bia Fontes 17/02/2024

Espelho do mundo
Se você procura um conto de fadas perfeito e um mundo ilusório, não recomendo esse livro.
Nessa obra, Azevedo traz um verdadeiro reflexo da sociedade e do mundo em si (principalmente do Brasil), onde meninas acabam por cair no mundo da prostituição, o trabalhador honesto pode se corromper em qualquer momento, a mulher traída é a que mais sofre e aquele que passa por cima dos outros e se utiliza de métodos sujos acaba chegando no topo sem merecer. Tudo isso por conta da influência do ambiente em que vivem e das suas vivências.

Marcelle.Paganini 16/02/2024

Um clássico que tem seu lugar
Aprendi muito e me diverti com esse livro. Também fiquei muito desconfortável. Uma salada de emoções para um livro só.

Fiquei também com a sensação de que gostaria de acompanhar mais. Mas ele acaba. Só acaba. Como quem para de falar e sai.

A descrição inicial, detalhada e caricata, dos personagens no início (que inclusive pode desencorajar alguns leitores a prosseguir) ajuda a acompanhar tantas histórias se entrelaçando.

Me lembrou as novelas dos anos 90. Muitas fofocas, encontros e desencontros de vizinhos e costumes da época. Muito colonialismo. Escravidão. A desvalorização da pessoa negra. A invisibilidade da pessoa não binária. Mulheres descartáveis, mulheres mercadorias, o surto daquele século em busca de casamento.

Muita sensualidade selvagem e crua. Violências animalescas. E um povo que apesar de não ter muito, era alegre em sua rotina em busca do simples viver.

Tudo sutil, superficial para os dias de hoje, mas provavelmente chocantes para a época que foi escrito.

Felipe1503 14/02/2024

Retrato do Brasil
"O cortiço" é uma oportunidade de ver um retrato do Brasil que infelizmente em alguns aspectos continuam atuais

Larissa.Brito 13/02/2024

Haja estômago
É um bom livro, porém, naturalista que é, possui traços animalescos, cruéis e nojentos. O desenrolar da história prende o leitor e, incrivelmente, o autor consegue desenvolver varios focos narrativos.

Bruna.AzevAdo 12/02/2024

Literatura brasileira
Esse é um livro que era pra eu ter lido no meu ensino médio, mas eu enrolei que só?.
O livro estava parado na minha prateleira e então decidi dar uma chance?.

O livro é bem interessante, mostra como o ser humana vai de acordo com os seus instintos de acordo com o seu ambiente.
A história é boa, te prende e você tem que ter um dicionário do lado, para tentar entender um pouco todo o contexto, tem bastante palavras difíceis, mas é bom.
Muitas pessoas me falaram que é um livro muito bom para vestibulares essas coisas, então fica essa dica para vocês que pretendem estudar sobre!

rafar 12/02/2024

A decadência
Um clássico da literatura brasileira, com valor incontestável dentro do realismo-naturalismo. Estereótipos, vícios , patolologias, comparações animalescas e uma mistura de cientificismo, determinismo e "animalismo" definem a história, repleta de temas que vão da desonestidade e avareza à exclusão social, discriminação sexual, prostituição, adultério e violência -todos trabalhados de forma direta, crua. Não há quem se salve, todos, de uma forma ou de outra, terminam depravados e decadentes, em uma cadeia que a obra considera natural.

Apesar de ter um desenvolvimento repugnante, é de se admirar a perspicácia do autor ao estabelecer e manter vários focos narrativos, que não são apenas em função de um personagem, mas acerca do conjuto humano -o cortiço é tão personagem quanto os indivíduos da histórias.

"Paraíso de vermes, brejo de lodo quente e fumegante, donde brota a vida brutalmente, como de uma podridão."

Uma visão nojenta, absurda, parcial, animalesca, sórdida e problemática da vida, esses naturalistas.