O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Blenda Costa 13/01/2024

Tinha muitas expectativas com esse livro, mas achei a história em si muito confusa, a narrativa é bem cansativa, essas que não foram sanadas infelizmente, não achei os personagens nem um pouco carismáticos e não conseguir me conectar com a história infelizmente.??
Tatiane.Costa 14/01/2024minha estante
Finalmente kkkk

fernandosj 12/01/2024

Atenção: esse livro contém esquemas de pirâmide
Eu acho interessante ver como coisas absurdas eram normalmente escritas/vividas em 1890, demorei pra engatar a leitura, mas conforme fui lendo foi me prendendo, eu achei a leitura media pra difícil pelo menos.
Eu gostei, aquele final me derrubou de todas as maneiras possíveis, não esperava MESMO.

Vanessa 12/01/2024

Comecei o livro por indicação de um amigo numa aula de literatura. A princípio, como quem não quer nada, apenas tinha a versão digital e iniciei a leitura numa viagem de feriado.

Aos poucos o livro foi chamando minha atenção pela crítica social escancarada onde mostra uma realidade antiga, contudo atual. O enredo demonstra problemas relacionados a formação de favelas (cortiços), pobreza, exploração, alcoolismo, adultério, entre outros. Tudo isso num cenário de Brasil pouco depois da abolição da escravatura e da proclamação da república.

Demorei a ler, mas não me arrependo. Até comprei o livro físico. História muitas vezes cômica e outras trágica. Porém de suma importância para a literatura brasileira.
Camilly.Matos 12/01/2024minha estante
Foi pouco antes da abolição, Bertoleza ainda pagava por sua liberdade. Além disso, na página 24 fala ?entre outros assuntos palpitantes, vinha à discussão o movimento abolicionista que principiava a formar-se em torno da lei Rio Branco.?
É provável que a estória se passe entre os anos de 1870.

Vanessa 13/01/2024minha estante
Sim, é verdade, Camilly. A história se passa ainda durante o período da escravatura.
Ela apenas foi escrita após. Você está correta. Obrigada por compartilhar.

lucaismaia 11/01/2024

Não lembro NADA da história kkkk preciso reler e pretendo até o ano que vem. gosto das obras de Aluísio Azevedo!

Lívia 10/01/2024

O Cortiço
O cortiço consegue ser um lugar e ao mesmo tempo um personagem. É como se a coletividade das pessoas morando alí e as paredes levantadas, somadas, compusessem todo um personagem: o cortiço.
Todos que residem alí acabam piores do que chegaram. O único beneficiado, no fim, foi o dono. O mesmo dono que, aparentemente, terminou perturbado com o fim que Bertoleza teve.
Que livro triste ?

Lucca 10/01/2024

Todo mundo deveria ler esse livro
De verdade
Todos
Mesmo que seja um clássico da literatura brasileira
Este livro é uma verdade aula de como é o Brasil ilustrado em suas mazelas
Dores
Sofrimentos
O autor tem uma minuciosa capacidade de descrever no mais fútil detalhe situações que são tão corriqueiras para todos nós que não pertencemos a elite
Aluísio de Azevedo não se abstém em falar sobre preconceito, sexualidade, ganância e o abismo social que existia naquela época e se faz tão atual
No seu toque de genialidade, ele conta a história do cortiço através da ótica que ali habita
Numa metáfora sútil dos milhares de cortiços chamado Brasil que existem neste imenso pais
Sua obra é uma aula
Essencial para todos
Sim, todos
Para compreender que mesmo uma obra de 200 anos atrás fala tão bem sobre o presente
O Brasil e o O Cortiço se confundem
De verdade
Este livro merece ser lido
Eu recomendo!!!
??????

Beatriz3345 10/01/2024

Um soco no estômago
É um livro Maravilhoso! Um excelente exemplo sobre a corrente filosófica determinismo, além de escancarar as discrepâncias do Brasil, e que infelizmente são continuadas hoje em algums formatos diferentes

A narrativa esfrega na cara do leitor as diferenças socias da época

Gabriela Vianna 09/01/2024

O cortiço
De início achei a leitura muito difícil pela escrita ser complexa, com palavras que hoje não se usam mais, mas durante fui gostando e me interessei muito pela história de cada um deles, eu queria sempre saber mais, torcia por eles e de alguns só sentia raiva. Até esqueci que era meio complicado de ler pois estava animada klkkkkkk.
Eu poderia ter dado cinco estrelas, mas não gostei do desfecho e não fiquei feliz com o final de nenhum dos personagens, gente que merecia ter ficado bem acabou não ficando, poderia ter sido mais desenvolvido que isso.

JAlia372 09/01/2024

Livro muito bem detalhado, personagens irônicos; lento porém ativo... recomendo muuiito, boa leitura clássica.

Joh-flower 09/01/2024

A obra Naturalista/Realista de Aluísio Azevedo traz a vida cotidiana de um cortiço no Rio de Janeiro. Neste lugar acontecem várias reviravoltas. O livro tem bastante entretenimento e prende a sua atenção.
Apesar das situações passadas naquela época, é triste a semelhança com as situações atuais.
Bônus: Esta edição traz no final questões próprias pra vestibular e questões "Guia de leitura"

Flávia 09/01/2024

Leitura mais prazerosa com audiobook
Terminei agorinha e chocada. Me pegou muito de surpresa o desfecho da Bertoleza. Os demais voce vai imaginando possibilidades , apesar do assombro , mas a Bertoleza me doeu mais.
Que suco de Brasil é esse livro. Não foi fácil acompanhar a narração com tantas comparações e relações muito pejorativas que o autor dá das pessoas do cortiço a animais, tende de se lembrar sempre do tempo, mas é meio intragável mesmo assim.

Essa leitura se iniciou pra mim com a narração da Isabella do Canal "Ler antes de morrer" , que foi muito prazerosa já que ela adiciona comentários sobre a historia ou sobre termos e palavras que nao temos muito conhecimento, mas como acredito que ela deu uma pausa, terminei o audiobook na audible com a narração da Maite Proenca, trazendo o lado mais da atuação na leitura que gostei muito ! Indico as duas

Lívia 08/01/2024

O cortiço
Esse livro mexe comigo de várias formas. Talvez porque essa foi minha segunda tentativa de lê-lo por inteiro. A primeira não foi frustrada por defeitos na narrativa, pelo contrário, foi justamente a capacidade anormal do autor em descrever de forma crua sobre o cortiço, seus moradores e as cenas retratadas com diversos adereços animalescos, próprio do naturalismo. Diante disso, é muito pouco dizer o quanto fui surpreendida por tamanhas descrições, descrições essas que na primeira vez me deixaram enojada pela realidade retratada, nessa segunda vez evidenciaram a grandeza do autor em se aprofundar no naturalismo e fisgar os detalhes, mergulhando no contexto brasileiro e apontando uma realidade que os livros didáticos não chegam perto de revelar.

Lu_Augusto 08/01/2024

Um relato do Brasil de uma época passada, mas que deixaram raízes na nossa sociedade, infelizmente.
O livro começa bem devagar e por isso demorou a me fisgar, mas quando o cortiço finalmente foi erguido e cada vez mais pessoas de juntavam ali mais as confusões aumentavam com as histórias se cruzando...
O autor soube fazer personagens que despertam nosso amor, ódio ou compaixão dependendo do enredo escrito (exceto João Romão, esse você odeia do começo ao fim, e no fim mais ainda).
Matilda_books 09/01/2024minha estante
O Cortiço foi escrito no século XIX e pertence a escola literária naturalista; a "cereja no bolo" desse livro é perceber como o autor relaciona o ser humano com os animais.
O racismo é descrito como predador e presa, a raça inferior e a superior. O sexo é mostrado como algo selvagem. E logo nos primeiros capítulos, Aluísio Azevedo relaciona os moradores do cortiço com vermes e lesmas que surgem em meio a um lamaçal, criticando as péssimas condições de vida do cortiço.
(Esse comentário é apenas um complemento da sua resenha, e o João Romão é péssimo do início ao fim e é o que vence os seus objetivos na vida de forma muito injusta.?)

Lu_Augusto 09/01/2024minha estante
Sim, período em que havia o chamado Racismo Científico e onde as teorias eugênicas, de raça superior vigoravam, fica muito claro isso no livro sempre colocando os europeus e descendentes como os civilizados e os brasileiros e mestiços como animais ...

tabyy 06/01/2024

Literatura brasileira né,sem erro
Tenho uma.certa paixão pela literatura brasileira e isso não é novidade né?
Amo a escrita, amo os contexto históricos, amo alfinetadas, amo o puro suco brasileiro ??
Eu li em quadrinho o que tornou ainda mais incrível. Esse livro me fez perceber que o Brasil é um grande cortiço, bem caótico como o brasileiro gosta, bem fanqueiro e barraqueiro.
Me senti dentro do BBB , ???????

Dani 06/01/2024

Uma trama completamente memorável, repugnante e naturalista
O livro é bizarramente incrível, as descrições naturalista pesadas, frias, insensíveis e um tanto desumanas, tornam a leitura completamente viciante, é como se o livro trouxesse o leitor para o ambiente, o ritmo e a realidade daquela sociedade naturalista do Rio de Janeiro.

É um livro que possui questões sociais muito amplas, muito complexas, envolve demais o leitor, e em alguns casos até se vê representado, pois aborda diversos pontos de vistas.

O livro pode ter um teor de alegoria social , mas para mim não deixa de ser realista, ainda que a escola literária seja o naturalismo, ele está de certo modo, envolvido no realismo, que eu digo de um modo mais real, carnal, profundo, intenso. O livro a todo momento é complexo, tem reviravoltas, situações impiedosas, abruptas.

Para mim é um relato fidedigno da sociedade brasileira, parece que ainda vivemos como cidadãos naturalistas e parece que nossa cultura deixa isso bem definido. É algo ?decadente? por ser periférico, mas também é a representação de uma grande parcela social.

A trama de Cortiço é viva e ocorre em ziguezague como o caminhar de uma cobra que dá o bote, mas também hipnotiza pela marca que deixa na areia.

O que mais me surpreendeu no livro foi a transformação de Pombinhas. Senti muito intensamente a abrupta mudança radical da personagem e fiquei completamente curiosa para estudar essa personagem, quero ver se consigo fazer ou preparar algumas análises sobre a personagem e me divertir com isso.

Lamento muito não ter lido esse livro antes mas creio que o efeito atual, talvez seja muito melhor do que seria se eu tivesse lido mais cedo na vida. Jamais conseguiria expor os sentimentos reais lendo o livro, mas foi memorável, com certeza!