O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Landressa 08/03/2024

Muito bom, não é um clássico a toa.
É uma representação muito crua da realidade que chega a irritar.
Acho que não é tanto uma crítica, mas mais uma exposição dos fatos. Amei.

Dani 13/03/2024minha estante
Invisível até pelo próprio autor, angustiante.

Queridolivro0 06/03/2024

Obra essencial para os dias se hoje ?
Que livro gente!

É uma chocante denúncia contra os problemas sociais da época pós escravidão.

Em o cortiço que é personagem principal acompanhamos a vida precária e de extrema miséria de cada morador, cada um vivendo seus próprios conflitos.

A obra nos apresenta a sobrevivência, tensões e cobiças, tudo de forma violenta e sem rodeios em uma linguagem uma e crua, Aluísio descreve a vida como ela é através das características estéticas do naturalismo, movimento literário no Brasil de sua época.

Recomendo muito a leitura, nos faz refletir na nossa própria vida e no que podermos fazer para mudar e evoluir como cidadão e como ser humano.

Vitoria293 05/03/2024

Um dos poucos livros obrigatorios na escola que eu li, eu gostei bastante de ler foi rapido e eu no final nao tinha do que reclamar

Alessandra.Celly 03/03/2024

Clássico
Só tem personagem canalha, sem vergonha ou digno de pena aqui, com algumas passagens engraçadas e outras revoltantes. A linguagem é um pouco difícil, com muitas metáforas, normal pra qualquer clássico.

Campodeverao 01/03/2024

Adorei a leitura de O Cortiço. Achei a escrita de Aluísio muito simples de entender. Sempre tive medo de ler e não gostar.

Renata.Mieko 29/02/2024

Muito bom!!!
Não sei o motivo de não ter gostado na época do colégio.
Mas é maravilhoso... Pena que demorei tanto tempo para reler.

murilo-1984 28/02/2024

Um romance de Aluísio Azevedo que escancara as mazelas sociais e humanas através da vida intensa e tumultuosa dos moradores de uma habitação coletiva no Rio de Janeiro do século XIX.
Na sociedade, sempre há lugar para todos, desde que caibam em condições de vida miseráveis e sujeitem-se à exploração constante. "O Cortiço" é um lembrete irônico de que, apesar do progresso urbano, ainda encontramos desigualdade e exploração, onde a luta pela sobrevivência ecoa em meio às construções modernas. Nos faz refletir que, mesmo com todo o avanço tecnológico e social, ainda existem lugares que lembram a vida nos cortiços, onde a desigualdade e a falta de oportunidades persistem.

booksdalaus 28/02/2024

O cortiço
Um dos mais importantes romances brasileiros do século 19, O cortiço expõe a formação de uma elite burguesa por meio de personagens marcantes. A edição da Antofágica conta artes inéditas da artista Kika Carvalho, apresentação de Alê Garcia e posfácios Luiz Antonio Simas, José Falero e Sílvio Oliveira.

Depois de vir para Brasil com o intuito de enriquecer e ascender socialmente, o português João Romão assume a propriedade de um cortiço no Rio de Janeiro, um ambiente inóspito com ar úmido, quente e solo lodoso. Além do conjunto de moradias, ele também é dono de uma pedreira e uma venda, e todo o seu plano enriquecimento passa pela exploração do trabalho e do consumo dos moradores do cortiço.

Uma das obras mais conhecidas da literatura nacional, O cortiço se mostra também como uma grande crítica à formação da burguesia no Brasil. Com personagens fortes e muito bem construídos, Aluísio Azevedo mostra uma realidade de formação de riqueza com base em golpes e exploração do trabalho de mão de uma obra pobre, que se sujeitava ao trabalho em troca de uma moradia insalubre ? retrato longe de ser superado no Brasil de hoje.

Esta edição da Antofágica conta com pinturas inéditas de Kika Carvalho, artista indicada ao Prêmio PIPA em 2021. A apresentação é feita pelo escritor Alê Garcia, e assinam os posfácios o historiador Luiz Antonio Simas, o escritor José Falero e Sílvio Roberto Oliveira, doutor em Letras e professor titular da Universidade do Estado da Bahia.

vivic.png 27/02/2024

Ermões e ermanas, que paulada que foi esse livro viu. levei um tempo pra acostumar com o estilo de escrita mas ai papai

marielensantanna 25/02/2024

Resenha O Cortiço
Excelente livro! traz a reflexão de como o povo brasileiro era visto como rebaixados pelos português e mais ainda as pessoas negras.

Bianca 25/02/2024

Tava me divertindo horrores com as fofocas saborosas desse livro ate chegar o final e me dar um soco no estomago e uma certa crise existencial
Eduarda1728 26/02/2024minha estante
Eita! Fiquei curiosa ?