O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

juu 25/01/2024

O Cortiço
Obra publicada em 1890 por Aluisio de Azevedo, retrata a vida dos moradores do cortiço no Rio de Janeiro. Uma narrativa importante para conhecer sobre a formação das camadas sociais brasileiras que adveio do capitalismo.

Cassiane.Schultz 25/01/2024

Aquela exuberância brutal de vida
Sobre a obra:

Vi algumas pessoas que resenharam falando que é um livro racista, xenofóbico, trata abuso sexual e homicídio com leviandade, e eu concordo com tudo isso, mas não consigo culpar a obra e nem o autor e sim o contexto histórico. No meu ponto de vista, o autor apenas retratou a realidade cruel da época.

Só que o mais revoltante é ver que o racismo, as questões políticas, econômica, entre outros temas abordados, ainda são pautas atuais, essa obra é necessária pra fazer a gente refletir, tudo que já evoluímos, mas também o que ainda precisa ser trabalhado.

Sobre a leitura:

Desde o início a leitura me prendeu, gosto de livros com bastantes personagens, todos diferentes entre si, me senti apegada as pessoas do cortiço, mesmo a maioria não sendo totalmente boas, me pareceu que eram apenas ?vítimas? do meio e da sociedade. O João Romão é com certeza o algoz do livro e infelizmente não teve o final que merecia, mas se fosse vida real ele provavelmente também não teria.

Eliane406 23/01/2024

Uma obra de extrema importância para entender a sociedade
?A importância real de uma literatura clássica se encontra na obra "O Cortiço", a linguagem, a realidade faz parte do movimento Naturalista, uma das obras mais importantes desse movimento que denuncia diante de um ambiente degradado o comportamento humano.
?O enredo denuncia problemas sociais existentes no século XIX e muitos ainda existentes hoje no século XXI, como pobreza, adultério, corrupção, formação de moradias em lugares inapropiados, e a maneira como as pessoas desses conglomerados viviam, explorados por alguém que enriquece a custa das necessidades dos mais pobres, e também trata de tabus da sociedade, como homossexualidade, alcoolismo e prostituição.

?A obra tem dois fatores: o naturalismo que é a observação fiel da realidade, retratando as mazelas sociais, os defeitos humanos, o comportamento humano e a critica social que se faz atual, demonstrando problemas antigos que vivenciamos hoje, a formação das favelas, pobreza, brigas, exploração e preconceito.

?"Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordavs, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolência de neblina as derradeiras notas da última guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se à luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia"

Céu cheio de estrelas 23/01/2024

O contexto é o mesmo fora e dentro do livro. O narrador, que seria o próprio Aluísio vivendo seu tempo, entra no cortiço, um espaço cheio de casebres, sem qualquer olhar estatal, e narra a vida de cada um de seus principais habitantes. Dentro dessas casinha simples de gente que vive duramente à margem da sociedade conhecemos o malandro carioca, as rodas de samba, a pobreza, as meninas e mulheres que sofrem todo tipo de violencias, o racismo, naturalizado pelo autor e pelos personagens e especialmente as questoes de raça e classe social: entre pretos e os brancos; brasileiros e portugueses e finalmente entre portugueses ricos e portugueses pobres que imigraram para o Brasil no tempo do Brasil abolicionista (demonstrado de forma satírica e muito sutil). Com muitas ressalvas e considerando o contexto, um bom livro!

Jucier0 23/01/2024

Clássico
"O Cortiço", um clássico da literatura brasileira escrito por Aluísio Azevedo, é uma obra marcante do naturalismo no país. Publicado em 1890, o romance oferece uma visão crua e realista da sociedade brasileira do final do século XIX, centrando-se em torno da vida em um cortiço no Rio de Janeiro. A narrativa descreve a vida cotidiana dos moradores deste ambiente, que é um microcosmo da sociedade brasileira da época, apresentando uma gama de personagens de diferentes origens étnicas e sociais. O autor utiliza esses personagens para explorar temas como a pobreza, o preconceito racial, a exploração econômica e a luta pela sobrevivência.

Azevedo é habilidoso em descrever detalhadamente o cenário e os personagens, proporcionando ao leitor uma imersão na realidade do cortiço. As descrições são tão vívidas que quase se pode sentir o calor, a sujeira e o tumulto do lugar. Através desta obra, Azevedo critica a estrutura social e as injustiças da época, mostrando como o ambiente e as condições socioeconômicas influenciam o comportamento e o destino dos personagens. O romance é uma leitura essencial para compreender não só o naturalismo na literatura brasileira, mas também para obter uma perspectiva histórica e social do Brasil do século XIX.
Emerson295 16/02/2024minha estante
Muito bom!!

mayoko 22/01/2024

O cortiço
Quase não termino esse livro socorro, o início é bem fluido e intrigante e até absurdo em alguns momentos (esse é meio que o intuito então se mostrou muito bem aplicado), porém o meio é muitoooo parado em partes ainda muito intrigante mas a lerdeza consegue ser maior. Apesar disso o final volta a ser bem fluido e o final deixa você confuso e totalmente indignado, embora tenha dado apenas 3 estrelas é realmente um bom livro, talvez o livro que eu li que tenha deixado a leitura mais complicada (eu peguei a edição da Martin claret) até que recomendo pra quem tem o estômago e a mente fortes kkkkkk

daises 22/01/2024

O clássico do ensino médio. Quem nunca? Leia e faça a resenha deste valendo 2 pontos na média hahahahaha

nay 22/01/2024

Li em 2019!?
Não tenho certeza de quando eu li esse, foi para um estudo e para falar verdade não lembro mais de nada KKKKK irei reler!!!

crsanaju 21/01/2024

O cortiço.
O livro começa com a história de João Romão e a escrava Bertoleza, na época pós-abolição da escravatura, no bairro de Botafogo localizado no Rio de Janeiro. a trama se resume nas vidas de pessoas que moram em um cortiço, cujo dono é rico, ambicioso e invejoso.

deve-se levar em destaque que o livro retrata o ?abrasileiramento? de um personagem, Jerônimo, depois que passou a residir no Brasil, caracterizando-o como preguiçoso.

vale ressaltar também sobre como o autor referiu-se aos moradores do cortiço como animais, de certa forma, no capítulo 13.

Aloísio de Azevedo abordou com muita realidade o naturalismo, contando histórias reais de pessoas reais, fazendo assim com que o livro ganhasse muito mais vida.

Dani 21/01/2024

O cortiço
Li algumas resenhas sobre, algumas criticas que diziam que o cortiço é um livro extremamente racista, que pode ser empregado hoje em dia, o autor ainda se perguntava o que fazer nessa situação, queimar livros não fazia o estilo dele e acredito que nem o seu.
Li o cortiço por curiosidade, foi um livro passado no meu ensino e cobrado em provas/enem e tudo o mais. Eu nunca tinha lido, duvido que a maioria dos adolescentes o tenha lido e agora acho bom isso acontecer.
Foi com espanto que fiquei pasma com algumas situações, o racismo escrachado, a xenofobia nítida, animalização dos pobres, alem de homicídios, estupros e humilhações romantizados. Não acredito que seja legal passar uma leitura tão densa, que requer tanto de uma maturidade, que por vezes a maioria dos adolescentes não tem.

Gustavo616 20/01/2024

O Cortiço, atual e cativante!
O cortiço é narrado em terceira pessoa e o narrador é onisciente (sabe tudo).
A história se passa no Rio de janeiro com o Português João Romão, empreendedor e corrupto que não medirá esforços para ter suas conquistas começando por criar um conjunto habitacional que acabará se tornando um cortiço, esse que também será um personagem à medida que se envolve com as tramas de seus moradores e temas como escravidão, corrupção, racismo, furto, traição, prostituição, estupro, inveja, morte, cobiça entre outros.
Há quatro casais principais: João Romão/ Bertoleza, Miranda/Dona Estela, Jerônimo/Piedade e Rita Baiana/Firmo e outros personagens secundários com suas próprias narrativas envolventes. A história é linear se passando no século XIX, e todos os personagens são zoomorfizados ( Comportamentos comparados de animais).
O livro torna-se mais interessante à medida que progredimos a leitura e passamos a viver e respirar àquele cortiço, uma realidade nua e crua do movimento Naturalista.
Durante a leitura, os estereótipos das personagens nos fazem questionar e comparar tais atitudes com pessoas as quais conhecemos no nosso dia a dia, isso o torna tão atual mesmo após mais de 130 anos.
Apesar da leitura parecer cansativa no início e até se familiarizar com as personagens, vale muito a pena ler esta obra brasileira e perceber o quanto há nela de atual nas relações humanas e sociais mesmo após tantos anos. 5/5

Alessandra.Dias 20/01/2024

Eis então a ganância
Ótimo livro, com uma narrativa marcante e instigante.
Não achei de difícil leitura como alguns clássicos o são, mas tenho que dizer: que final horrendo...

tavinescada 20/01/2024

Fofocas de quase dois séculos atrás
É tudo muito detalhado, cada personagem é bem desenvolvido e tem questões muito plausíveis. É muito interessante ler as fofocas que rondam o cortiço: é cômico, trágico, dramático, há críticas à sociedade da época...
Acho que vale muito à pena, seja para entender um pouco sobre o Naturalismo e a sociedade brasileira da época, ou para se entreter com as histórias que são contadas. Achei o final um pouco abrupto, mas cumpre o papel de apresentar o devido desfecho para o cortiço.
É uma obra muito racista, mas era de se esperar de um livro do século XIX.

Sara mel 17/01/2024

Uma ótima experiência!!
Bom , como o próprio título sugere eu tive uma ótima experiência com o livro O cortiço .Q nada mais se trata de um livro que tem como protagonista o próprio cortiço,em que ,inserido nele há várias narrativas acontecendo.Esse livro tratasse de uma experiência científica no qual o autor quis mostra como um lugar,pessoas,e,o ambiente em geral pode influenciar diretamente na vida das pessoas ao redor, e , nesse livro vemos como as vidas dos moradores são influenciadas negativamente pelo cortiço e os seus fins trágicos.
O começo deste livro foi meio arrastado , mas impressionante mente foi ficando extremamente envolvente e muito fluido,pelo menos pra mim, mesmo tendo uma escrita muitas vezes difícil ( as vezes quase impossível) de ler . Então oq posso dizer é q amei e provavelmente vou reler e até talvez gosta ainda mais .

Nandinh4 17/01/2024

É um livro que desperta fortes emoções.

O autor da reconhecimento a injustiça envolvida no nosso processo civilizatório; problemas relacionados as formações de cortiços, a pobreza, exploração e alcoolismo.
Mas acho impossível esperar que esta obra, de dois séculos atrás, represente e entenda a sensibilidade moderna. Apesar de retratar várias realidades.

A escrita em si é mais sútil em relação aos outros livros da época. É válido destacar que os textos de rodapés são ótimos e é difícil se entendiar, tendo em vista os escândalos do enredo.

Me cansei lendo mas até que valeu a pena!