O Poder e o Incesto

O Poder e o Incesto Alejandro Jodorowsky
Milo Manara

Resenhas - Bórgia: O Poder e o Incesto

Jose 10/12/2023

"Bórgia - Volume 2" é uma sequência fascinante da saga da dinastia Bórgia, uma das mais notórias da história. Este volume, tal como o seu antecessor, é uma amalgama de factos históricos e ficção que nos transporta para a época do Renascimento italiano, onde a família Bórgia exercia o seu domínio com mão de ferro.

A narrativa deste volume é centrada na ascensão e queda de Rodrigo Bórgia, também conhecido como Papa Alexandre VI. A história é contada de forma envolvente, com um equilíbrio perfeito entre ação, intriga política e drama familiar. A trama é intrincada e repleta de reviravoltas, mantendo o leitor cativo da história desde o início até o fim.

As ilustrações são um elemento destacado à parte. São ricas em detalhes e capturam perfeitamente a atmosfera da época. As cores vibrantes e o estilo de desenho singular contribuem para a imersão na história.

O que realmente distingue "Bórgia - Volume 2", contudo, é a maneira como retrata os seus personagens. Cada membro da família Bórgia é complexo e multifacetado, com suas próprias motivações e desejos. Eles são retratados não como vilões unidimensionais, mas como personagens reais com falhas e virtudes.

"Bórgia - Volume 2" é uma leitura imprescindível para os apreciadores de histórias em quadrinhos e história. Oferece uma visão fascinante da vida e dos tempos da família Bórgia, contada de uma maneira que é simultaneamente envolvente e informativa. Este volume é uma adição digna à saga Bórgia e deixa o leitor ansioso pelo próximo volume.

Em suma, "Bórgia - Volume 2" é uma obra-prima da narrativa gráfica. É uma história rica e complexa que irá cativar e surpreender os leitores a cada página.

Pedro Henrique 21/02/2021

A arte é incrível
A arte do Manara com certeza é a protagonista enquanto que a história suja, violenta e incestuosa dos Borgias é o pano de fundo.

Yuri 21/12/2020

A arte do Manara dando show
Esse segundo volume mantém a qualidade no ritmo e na arte. Destaque para os quadros do Manara. Focado no plano de poder dos Bórgias, consegue manter o leitor preso na história.

Pablo Italo. 29/04/2018

Um lixo. Simples assim (E não. Não sou religioso)
Gente eu realmente estou me divertindo muito lendo a quantidade de resenha elogiando essa m*rda aqui. Sério. Roteiro fraco, repetitivo, preguiçoso. Sei que muita gente só lê por causa do ranço com a igreja católica mas vá por mim que tem obras muito melhores pra vc destilar todos o seu ódio ranço ou o que quer que seja. Não tem nada de intriga traição ou trama politica. Tudo é pretexto pra mostrar um peitinho e diga-se de passagem que se eu quisesse uma há sem roteiro só pra ver pornografia tem outros tipos de hq especificas pra isso. Não perca seu tempo e nem seu dinheiro.

Nenhum personagem é construído de maneira convincente. Nenhum enredo é desenvolvido decentemente. Todos os desfechos são ridículos e amadores. E me poupem que o "traço é bonito". Tatuem o desenho dos quadrinhos nas costas então porque isso não vai deixar de ser péssimo. Superem. Bjs

Li 05/10/2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012 - OUTUBRO - GRAPHIC NOVEL *LIVRO 2*
Sinopse: O segundo livro da coleção, Poder e Incesto, retrata uma igreja impensável nos dias de hoje. Venda de indulgências, nepotismo, promiscuidade e ganância: por tudo isso Alexandre VI é lembrado como a ovelha negra da Igreja. O nome Alexandre nunca mais foi usado por ninguém na direção da Igreja Católica. A máfia dos Bórgia transformou Roma em uma cidade sem fé nem lei. Para conquistar a simpatia popular e restabelecer o poder da Igreja, o novo papa não poupava a vida de inocentes. Alexandre VI contava com os conselhos de Maquiavel e com seus filhos César, imortalizado pelo mesmo Maquiavel em O Príncipe, e Lucrécia, uma linda mulher conhecida como o veneno dos Bórgia.

Bom, comprei a série toda no submarino, então gostando ou não preciso terminar...

O interessante dos livros é a noção de contexto histórico que existe, pelo menos isso salva a série, pois a cada livro a parte erótica vai se tornando mais marcante, e meu interesse menor... E os fãs de Manara que me desculpem, mas não gostei muito do traço dele. Em muitas partes parece que os personagens estão fazendo careta, é estranho. Tudo bem, quem sou eu, que não sei desenhar um O com um copo, falando do trabalho de Manara, mas ninguém agrada todo mundo...
O trecho agora é de um diálogo entre Rodrigo, César e Lucrécia Bórgia, enquanto Rodrigo conversa com os filhos sobre o poder das alianças:

"- Temo que casamento meu casamento de conveniência não passe de um fracasso... Até hoje só me distraí com minha amiga Júlia... Não sei o que pode render um homem bom na cama...
- E você, César, já conheceu as mulheres?
- O suficiente, pai.
- E... Você as satisfez?
- Todas me pediram para honrá-las de novo...
- Diga-me, você estaria disposto a fazer isso com sua irmã?"

Enfim...

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/*
Viquinha 20/10/2012minha estante
Estou me divertindo muito com as suas resenhas para esse mês...rs

Eric M. Souza 20/04/2012

Rodrigo Bórgia é uma mente ardilosa, e acompanhado do filósofo Maquiavel. Seus filhos, pelo menos até o momento, são inaptos para o poder, levados unicamente por seus desejos. O que ele está construindo, dificilmente poderão manter.

Esse segundo volume mantém o nível do primeiro numa viagem sem pudores pela Igreja na Itália Renascentista. Fantástico!

Guting 13/01/2011

Um choque de 110 volts.....
Neste segundo volume nos são apresentados as armas com as quais os poderosos se mantém no poder (não só antigamente mas também hoje em dia), realizando "alianças" com outros poderosos para que seus castelos de areia não venham a ruir. Uma prova de que a vaidade, a cobiça, a cegueira pelo poder e outros sentimentos sórdidos do ser humano sejam estirpados sem problemas da alma humana quando se trata de um pequeno detalhe : si mesmo.

Fabio 11/01/2011

Leia a resenha do volume 3.

Kátia 21/12/2010

Mantendo tudo em família!
Neste segundo volume, após Rodrigo ser declarado o novo Papa, ele tira sua filha Lucrécia do convento para casá-la e fazer união com Giovanni Sforza, duque de Pesaro, e assim aumentar o seu poder.

Para garantir que o duque seja satisfeito, Rodrigo pede ao filho César que ensine à irmã como satisfazer um homem. E assim, se tornam amantes.

O rei da França deseja invadir a Itália, contando com o apoio da Inglaterra e da Espanha e da Áustria. Além disso, querem tomar o lugar de Rodrigo, ameaçando-o de fraude na eleição do Papa.

A ilustração de Manara é muito boa, rica de detalhes e com erotismo. Muitas cenas de cabeças cortadas, golpes de espada e mulheres nuas neste quadrinho para adultos.

Janus 22/02/2009

Um bom trabalho gráfico, com um excelente roteiro.

O livro trata de todas as podridões da antiga europa entre o reinado e o clero.

Brosig 10/02/2009

Ótimo livro
Pra variar, Manara surpreende.

Não é duplicado, primeiro livro da série.