Coração Indomável

Coração Indomável Sheila Guedes

Resenhas - Coração Indomável

Tâmara Moya 26/09/2020

Coração indomável é o primeiro livro da Série Mulheres do Brasil e é ambientado no Brasil colonial. É um livro que te prende do ínicio ao fim da leitura. A narrativa é feita em primeira pessoa, e os capítulos são narrados pelos personagens principais de forma intercalada. Entre mineradores, Bandeirantes, jesuítas, índios e escravos conhecemos a história de Elisa e Felipe. Elisa é uma mulher forte e corajosa e que deseja ser livre para fazer suas próprias escolhas. Felipe é um homem apaixonante, gentil, justo, honesto e amoroso. É impossível não torcer pelo casal. Um leitura sensível, que aborda perdas, recomeços, esperança e a força da mulher. A escrita da Sheila é fluída e muito envolvente! Amei a leitura e recomendo muito.

Tacia7 12/12/2023

Clássico
Coração Indomável, primeiro livro da série Mulheres do Brasil, de Sheila Guedes, é com certeza, um clássico da nossa Literatura Nacional. Como aprendi e reaprendi a nossa história do Brasil tão lindamente e profundamente! A história se passa no Brasil colonial. Com isso, a Sheyla consegue transportarmos a essa época, em um enredo rico com detalhes bem descritos. Desde dos costumes, como em fatos históricos. A história de amor dos personagem principais, Elisa e Felipe é muito bem construída, e vai além de um romance clichê. Os dialetos da língua Tupi citados em toda a narrativa, só sublima mais o enredo. Importante ressaltar, que a autora não romantiza o que de fato aconteceu aos índios com a colonização exploratória e vergonhosa dos portugueses no Brasil, como também, não deixa de expor como os Bandeirantes contribuíram para esse horror, nem o outro lado da catequização dos jesuítas. A leitura super fluída, que me prendeu do começo ao fim. Super indico esse livro. Lindas e merecidas cinco estrelas!

Nanda 14/03/2021

Amei
No início parece só mais um romance, mas com o desenrolar da história, se ver que é além disso. Tudo é muito bem descrito, os sentimentos, ter dois pontos de vistas faz a gente querer enlouquecer as vezes.
Incrível, cheio de reviravoltas e descobertas novas. Eu amei!!!

Michelle.Oliveira 14/09/2022

Romance no Brasil colonial
Um livro gostosinho de ler, com um casal envolvendo e um pano de fundo que até então foi minha primeira experiência.
Gostei da história envolver nomes de personagens que de fato existiram, sem contar na pesquisa que acredito muito que ela tenha feito, o pano de fundo não estava ali só por está.
Como bem tudo é perfeito, na minha opinião achei as falas um pouco trucada, não me pareceu uma interação natural entre personagens.
Odiei o termo enterrar nas cenas sexual. Quase enfartei de tanto rir imaginando ele enterrando o Piu Piu morto na xota dela.
Enfim, foi uma ótima experiência, fiquei curiosa com a história de outras personagens que aparece.

Cecília 16/06/2021

Um romance de época no Brasil
Esse livro ganhou meu coração, eu li em menos de um dia, fiquei totalmente envolvida por Elisa e Felipe, torci para que ficassem juntos desde a primeira página.

Além do romance, o livro é rico em detalhes do Brasil nos anos de 1600, tribos indígenas, bandeirantes, matas ainda em grande abundância, estrangeiros chegando nessa terra desconhecida aaaaaaa eu amei, com certeza lerei os dos outros casais!

Fiquei ainda mais encantada quando soube que a autora é do meu estado!! ?
giu 17/06/2021minha estante
fiquei com muitaaa vontade de ler

Cecília 17/06/2021minha estante
aaaa que bomm, espero que vc goste!

Gisele (@enquantoissoleio) 10/07/2021

Romance previsível, mas super gostoso de ler
Tenho lido alguns romances de época, mas todos se passam na Inglaterra. Resolvi pegar esse para mudar um pouco o cenário e não poderia ter me encantado mais.

Elisa é uma jovem portuguesa e órfã que nunca teve escolha na vida. Aqui a autora foca em mostrar a jornada dela e os capítulos com narrativa alternada me agradaram muito. Felipe é um bandeirante que não concorda com muitas das práticas da época e se ver preso a essa mulher.

Os cenários, costumes, línguas... Tudo foi muito bem representado. O casal é cativante e já conhecemos os casais dos próximos livros. Recomendo bastante.

Amandinha 06/04/2021

No início eu estava gostando bastante, mas depois achei que tudo muito previsível. Quando a Catharina foi à mata para "se aliviar" e voltou com o rosto corado, eu desconfiei no mesmo momento que ela tinha se encontrado com alguém e, quando veio a cena de que ela tinha sido sequestrada, em momento algum eu acreditei nisso. Do meio do livro pra frente achei a leitura super arrastada, quase desisti.

Deiva 21/03/2021

O Brasil de todas as raças
Em um cenario paradisiaco e muito perigoso se desenrola o amor de Elisa e Felipe. Amo amores nascidos simples, ela queria ser livre teve sua familia tirada pela doença ficando assim orfã. E tudo o que ela soube foi se manter indomável tendo assim uma ideia de liberdade. Quando chegou ao Brasil, viveu grandes aventuras, cuidando de suas companheiras e claro viveu junto a Felipe um grande amor.

Ingrid 07/07/2021

Primeiro livro de época que leio e que se passa no Brasil!
Gostei muito da protagonista Elisa, uma mocinha que apesar de passar por muitas dificuldades se mostra sempre forte e corajosa. Não atoa Felipe ficou de 4 por ela já na primeira olhada. Kkk
Gostei bastante da história, das descrições dos lugares e costumes da época. Porém, achei que se não fosse por essas descrições não ia parecer um romance de época, poderia muito bem se passar por uma aventura no meio da floresta! Mas recomendo muito e já estou pra pra continuar a série!

Geovanna 04/02/2021

Um perfeita surpresa, rápida e apaixonante!
Comecei a ler o livro pelo tedio, foi uma grande surpresa quando a leitura fluiu muito bem e tão boa e gostosa. Acho que o que logo me chamou a tenção e me fez me ver nas palavras do livro, e ficou muito evidente o quanto a autora Sheila é apaixonada por isso, foi a paixão pelas palavras da escritora e da personagem Elisa, uma mulher tão forte e guerreira, que não deixará se abalar nunca, inteligente e curiosa. Adorei o amor dela com o Felipe, foi leve e verdadeiro, me apaixonei com eles. A forma que quando ela ganhou as botas dele, a fez ficar tão feliz e surpresa. Sendo cuidada por alguém pela primeira vez em toda a sua vida. A relação com os outros personagens é ótima, principalmente com os nativos, adorei a amizade entre Felipe e o Taiguara me pareceu tão sincera e fiel, as palavras trocadas em tupi me encantou, a beleza dessa língua e dessa cultura que foi devastada pelos imigrantes. Gostei do romance da Catharina por trás, me fez querer ler o segundo livro.
O romance é vivo, tão forte e visível. A escrita é perfeita, não tenho nenhuma reclamação ou critica.

Amanda Barbosa 18/04/2021

Meu Brasil
Em coração indomável: Elisa parte com destino ao Brasil para se casar (forçada) com um comerciante. Extremamente insatisfeita com o rumo que sua vida vem tomando dês de seus 7 anos, onde ela não pode tomar suas próprias decisões, parte em uma missão de encontrar sua amiga que foi sequestrada assim que pisaram no país.
Mas ela não irá sozinha terá ao seu lado o misterioso e belo Felipe, um bandeirante, que na verdade não tem muitas esperanças de encontrar a garota perdida com vida.
O que mais gostei no livro foi a cultura presente, sendo apresentada ao mesmo tempo de uma forma leve, mas pontuando os horrores que ocorriam com os nativos que eram escravizados e forçados a uma vida que não desejavam.
Um romance de época atípico e diferente da maioria que foca mais nos nobres de Londres. Aqui vemos a realidades dos acontecimentos em nosso Brasil, e como era inescrupulosa a violência com que eram tratados os que não eram considerados humanos.
Obs:. Uma escrita criativa que intrelasa os próximos livros da série de uma forma presente, os você conhece verdadeiramente os casais e tem diversos pontos de vista de todos os personagens envolvidos.

Renata1004 05/01/2021

Simplesmente perfeito! Encatantada estou com a escrita da Sheila Guedes ??

Wilza.Mary 18/07/2021

Apaixonante
Aquele livro que quando começamos a ler não conseguimos parar.
A história de Elisa é fantásticas. Tudo que ela teve que aguentar foi de uma bravura incrível.

Felipe é outro personagem que roubou meu coração. Fantástico.

Camila.Praca 28/06/2021

Coração Indomável - Sheila Guedes
Vou falar mais sobre a triologia em si, do que específicamente este livro.

A triologia fala sobre mulheres órfãs que saíram de Portugal, e vieram para Brasil (que ainda era colônia de Portugal) para se casarem com maridos "ricos". Temos 3 protagonistas com personalidades muito fortes, e cada livro conta a história de uma.

Queria começar dizendo que eu simplesmente fiquei encantada com tudo desses livros, a história te prende, a escrita é ótima e super fluída, e o cenário também é ótimo.

Nunca tinha lido romances de época que se passassem no Brasil, e eu adorei cada minuto da experiência, já que cada coisa já era comum, e mostravam momentos que fazem parte dos livros de história.

Achei muito legal a forma como as diferenças de cultura foram abordadas nos livros, e em como eles também te fazem pensar.

Porém gostaria mais se as histórias corressem um pouquinho mais devagar, mas ainda sim não fez com que minha experiência fosse negativa.

Recomendo demais!

Marcela 24/01/2021

Romance previsível com locação diferente e uma capa linda
Embora eu já tenha lido vários romances de época ao longo dos últimos anos ? inclusive, de autoras nacionais ?, Coração Indomável foi o primeiro da minha lista que de fato se passava no Brasil* (à exceção de Carina Rissi, mas convenhamos que a série Perdida tem dois pézinhos na fantasia, já que envolve uma mocinha contemporânea que, por acaso, viaja no tempo através de um celular e vai parar numa versão "bonitinha" do século XIX onde nem sequer havia escravidão). E, indo mais além: no período colonial dos 1600 e tantos.

Confesso que, à primeira vista, me causou um pouquinho de estranheza porque, diferente da maioria dos romances de época que se passam em meio à localidades tão longínquas e costumes tão diferentes dos nossos, esse tem o cheirinho de casa, então, é muito mais fácil de apontar detalhes que podem não condizer com a realidade (como o modo de falar mais informal, por exemplo). Então, após uns 5 capítulos observando certas possíveis incongruências, decidi fazer o mesmo que faço com os demais romances de época que leio: encarar como uma ficção com liberdade criativa da autora. A partir daí, minha percepção ficou mais favorável ao desenvolvimento da história.

Os capítulos são curtos, o que faz a narrativa se desenrolar de forma bem fluida. A escrita da autora tem seus altos e baixos: ela consegue prender o leitor e atiçar sua curiosidade através do enredo ? que possui elementos interessantes e um ritmo ágil ?, contudo, peca em alguns detalhes de sintaxe como a colocação pronominal e o uso adequado de vírgulas. Nada grave, mas me fez refletir sobre o quanto uma boa equipe de revisão/edição faria a diferença, elevando a qualidade geral do texto. Sobre os personagens, não tenho muito o que dizer. Não os achei insuportáveis, mas também não cheguei a me apegar a eles (os coadjuvantes, para mim, foram mais interessantes. Confesso que estou especialmente curiosa quanto ao desenvolvimento da história da Maria Antônia). Achei meio questionáveis algumas justificativas de atitudes ? mas tudo bem, já que é entendível o desejo de independência da protagonista ? e a enrolação do casal quando já tinha a faca e o queijo na mão.

De pontos positivos na trama, gostei de ver que a autora não tentou maquiar as atrocidades que os portugueses fizeram nessa época. Embora os protagonistas sejam um casal branco ? ela, uma órfã portuguesa; ele, um desbravador independente que largou a bandeira por se incomodar com o modus operandi dos "colegas de profissão" ? e tenham suas visões de mundo diferentes, ambos questionam a imposição de seus costumes sobre os nativos e são contra a escravidão dos povos. Também foi interessante ver um romance de época fugindo dos padrões e se desenvolvendo em meio à mata, à simplicidade de condições e ao desbravamento do desconhecido, longe da civilização, dos bailes da alta sociedade e do luxo... o que me lembrou um pouco a atmosfera de Outlander (muito embora Coração Indomável não tenha a mesma crueza visceral que está presente na saga da Diana Gabaldon).

De forma geral, apesar da narrativa do primeiro volume da série "Mulheres do Brasil" não ser exatamente perfeita (e possivelmente abrir espaço para alguns debates que não estão no meu local de fala), eu diria que vale a pena conferir a escrita da Sheila Guedes, principalmente por ser uma autora independente nacional que buscou inovar no segmento. E vale citar que descobrimos ao fim do livro, que, além de escritora, a Sheila é professora de história e nordestina ? por sinal, eu iria achar bem interessante ler um romance de época fugindo do eixo sul/sudeste e se desenrolando pelas bandas de cá do país. O nordeste tem muita história rica para contar e muito lugar massa para sevir como locação também.

PS. & fica a dica: se você não gosta de spoiler e pretende ler os demais volumes da série, não leia o epílogo deste.