O Futuro Da Humanidade

O Futuro Da Humanidade Augusto Cury

Resenhas - O Futuro Da Humanidade

Debys 24/04/2021

Não é um livro de autoajuda
Diferente de outros livros do autor, que têm foco em transtornos psíquicos, neste há uma história de um personagem a ser contada. Vemos a evolução de Marco Polo, desde os tempos da faculdade até o início de sua carreira como psiquiatra.

O conhecimento e as opiniões do autor sobre os transtornos psíquicos vão sendo introduzidos na história, tanto por meio da reflexões do personagem principal, quanto ao abordar a vida de personagens secundários. Isso faz com que, muitas vezes, seja necessária um pausa para analisar essas questões.

É um livro curto, mas demorei para concluir porque queria entender os pontos levantados. Indico.

P.s.: um agradecimento especial ao EAD, por eu não precisar ter aulas práticas com cadáveres. ??

Punisher 17/04/2021

Maravilhoso
Se eu tivesse que dar apenas uma dica? Ah, seria essa.

Que livro fantástico! Eu diria que é mais sobre a filosofia da vida do que auto-ajuda.

Lágrimas surgiram, risos também. Pensamentos então, nem se fale. Um manual, não de como enfrentar a vida, pois ela não é uma batalha e deve ser vivida com um conta-gotas.

Um manual do que realmente importa, de como superar as dificuldades, de sair do palco da sua vida para ser o personagem principal.

Façam um favor a vocês mesmos. Leiam.
Mila 13/05/2021minha estante
Todo ser humano deveria ler esse livro! Uma das melhores leituras que já fiz.

Punisher 13/05/2021minha estante
Sim!!! Dá vontade de comprar várias cópias e dar para quem a gente gosta.

Pri Ruppenthal 15/04/2021

A vida é um ponto de interrogação.
Augusto Cury nos leva para caminhos de reflexão, como em todos os seus livros. O olhar para o outro como ele é e não o que ele aparenta ser. Augusto nos leva a refletir sobre todas as psicoses que os seres humanos sofrem, sem preconceito e sim entendo o porquê da doença existir. É simplesmente fantástico, reflexivo e emocionante.

"A sabedoria de um ser humano não é definida pelo quanto ele sabe, mas pelo quanto ele tem consciência de que não sabe".

Jean Guilherme 11/04/2021

Sensacional, recomendo!
O livro é sensacional, mostra a história de um jovem estudante de medicina até se formar médico. Nesse caminho ele adquire aprendizagem sobre a vida com pessoas pouco valorizadas na sociedade, porém são essas que sabem o verdadeiro valor da vida. Com essas aprendizagens, médica e de vida, ele se forma um médico diferente que enxerga não só a doença, mas sim o paciente. Dessa forma, por onde passa muda vidas e ganha muitos admiradores. Muito recomendável, trás reflexões da vida que são essenciais para nos tornarmos pessoas melhores.

Magna.Santos 30/03/2021

Faz pensar
"quem despreza a dúvida paralisa a inteligência"
" A sabedoria de um ser humano não é definida pelo quanto ele sabe, mas pelo quanto ele tem consciência que não sabe"

luisasc 28/03/2021

Se pretendes pisar em terrenos inexplorados da sua mente...
...LEIA!
Além de fazer você repensar inúmeros conceitos culturalmente enraizados, o livro arrasta-o para uma viajem sensivelmente necessária; FANTÁSTICO!
É incrível a maneira que Augusto Cury escreveu este livro... Sem dúvidas é um dos meus favoritos. Indico à TODOS!!

Ninha 28/03/2021

Ver com outros olhos
Como nós somos influênciados pelo visual e deixamos de nos aprofundar com seres humanos incríveis.
Só consigo pensar na carta que ele escreve para o pai, emocionante.

Larissa Benevides 25/03/2021

?Resenha: O futuro da humanidade - Augusto Cury ?
"É mais fácil desintegrar um átomo do que desfazer um preconceito"

O livro vai contar a saga de um jovem estudante de medicina, Marco Polo, que quando se depara com a insensibilidade e falta de respeito com as pessoas que possuem algum transtorno psíquico se sente desconfortável. Esse desconforto surge em sua aula de anatomia onde após questionado quem seriam essas pessoas, o professor de Marco fala que eles não possuem história e desafia o rapaz a conseguir alguma para contar.

"Você esquece milhares de sofrimentos na vida, mas o sentimento de rejeição é uma dor inesquecível."

Marco aceita o desafio e assim seu caminho cruza com o Falcão. Esse morador de rua aprendeu bastante com o Poeta e diz que tem uma "dívida" com ele pois ele o ajudou em um momento bem difícil de sua vida.
Faz bastante teste com Marco e ensina muita coisa também antes de fornecer as informações que o jovem buscava desde o início.

"Ninguém morre, quando se vive em alguém. Doem seus órgãos. Vivam em alguém."

No meu entender o livro se divide em 3 "histórias" e quando Marco Polo consegue sanar a sua dúvida quanto a história do Poeta ele resolve seguir o ramo da Psiquiatria e consegue um emprego em um hospital onde conhece vários pacientes e suas batalhas internas. Cada um deles com suas particularidades e é muito interessante de ver esse desenrolar.

Eu acredito que após esse momento que a narrativa perde um pouco de ritmo pois o terceiro momento de Marco Polo não é tão emocionante quanto as duas primeiras partes do livro.

"Quais são as raízes desse preconceito se não há ninguém psiquicamente saudável na sociedade?"

O desenvolver do livro provoca a reflexão das atitudes das pessoas com quem cruza o caminho do jovem. Gosto bastante de livros que contenham conteúdo sobre a psique e este envolve psicologia, psiquiatria e filosofia de um modo bem envolvente.

"Os aparentemente saudáveis sempre cometeram mais loucuras contra a humanidade do que os loucos. Você não é perigoso, a não ser para os que têm medo de pensar."

Juh 23/03/2021

Fora dos padrões!
Achei um livro muito bom, mesmo! O personagem principal, Marco Polo, nos surpreende a cada capítulo com suas atitudes e decisões. Fica cada vez mais interessante, depois de ele ter se formado e iniciar nas palestras, pois ele não tem medo de enfrentar os poderosos e mais velhos.
Eu indico muito esse livro, pois ele nos ensina muito a viver da forma mais simples possível, de um jeito que nos faça feliz e nada mais, mesmo que para isso a gente viva sempre 'fora dos padrões'. Já estou louca para ler o resto da trilogia.

marcellasamyrra 13/03/2021

Esse livro faz você rever e repensar sobre absolutamente tudo na sua vida. Faz você enxergar a vida com outros olhos e aprender a valorizar as pequenas coisas. Mexe muito com você e seu psicológico.

Martfulstay 13/03/2021

Perfeito!!
O livro fala sobre a história de Marco Polo, um rapaz cursando psiquiatria que conhece um mendigo chamado por Falcão que acaba mudando a vida dele.
Eu achei o livro incrivelmente perfeito, ele nos faz pensar sobre a nossa vida, sobre coisas que fazemos errado e em como pensamos sobre as pessoas principalmente quando e trata de classe social. Ele me fez refletir muito na minha vida e ele tem frases que causam muito impacto. Eu o recomendo milhares de vezes.
FRASES

Pág. 11: "Um poeta escreve poesia, um poeta da vida vive a vida como uma poesia[...]".

Pág. 23: "[...] Poucos têm maturidade para entender o drama de alguém que perdeu tudo[...]".

Pág. 35: "A vida é um ponto de interrogação. Cada ser humano, seja ele um intelectual ou um iletrado, é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta..."

Pág. 60: "O medo pode ser um excelente mestre. Tira reis do seu trono e ensina-os a ser o que sempre foram: apenas frágeis seres humanos"

Pág. 167: "[...] e quem não deixar sua criança interior viver perderá sua espontaneidade, destruirá sua simplicidade, sufocará sua criatividade. Será infeliz diante de Deus e diante dos homens. [...]"

Bella :) 04/03/2021

além de tudo, sobre pessoas
Acompanhamos a aventura de um estudante de medicina após indagar seu professor sobre a história dos corpos na sala de anatomia. Queria saber seus nomes, suas histórias, antes de aprender sobre suas entranhas.

Mesmo sendo repreendido pela sua pergunta, Marco Polo vai atrás da resposta e acaba encontrando Falcão, um morador de rua taxado como "louco", mas que na verdade, guardava um grande mestre.

Entre muitas conversas, sentimentos e ações, eu diria que esse livro nos fala além de tudo sobre pessoas, sobre a mente.
Marco Polo, com a sua curiosidade e convicção, quebra estigmas e muda vidas (como pode mudar a sua através dessa leitura)

Um daqueles livros que eu não daria nada pela capa, mas fui completamente surpreendida!
Mais um favoritado do ano, cheio de marcações : )

Wesley 22/02/2021

A mente humana...
Esse romance fala sobre sabedoria e como a nossa mente pode causar problema até aos mais sábios. Sou apaixonado pela história do Dr Marco Polo, este livro sem dúvidas está na minha lista de releitura.

ana silvia 21/02/2021

empatia
uma bela história que nos faz refletir sobre quem somos; como vemos o outro (quando o enxergamos!); o que é prioridade em nossa vida...muito bom!

Nilson 01/02/2021

Mais um livro mostrando que SERIA possível mudar a realidade se fôssemos mais perceptíveis à solução para quase todos os problemas que nos afetam; O materialismo, a ostentação, a inveja etc. Bastaria o desapêgo especialmente a bens materiais e seríamos mais felizes. Demorei muito pra terminar de ler este livro porque não faz meu gênero, porém, sempre tiramos alguma coisa de bom.

VELEJAREI PELOS MARES DA ANSIEDADE, ESCALAREI AS MONTANHAS DOS MEDOS E PERCORREREI OS VALES DAS DECEPÇÕES PARA NÃO DEIXAR O AMOR MORRER.

Somente esta frase ja fez valer a leitura.