O futuro da humanidade:

O futuro da humanidade: Augusto Cury

Resenhas - O Futuro Da Humanidade

H. 10/01/2009

Péssimo
Sem conteúdo estético ou literário, é apenas uma leitura fácil e piegas feita para vender, se aproveitando do público, que quase sempre não é habituado à leitura de qualidade e só consegue digerir best-sellers fracos.
Lilicasax 15/03/2009minha estante
Concordo, uma história fraca e sem graça e a linguagem é tão coloquial que subestima nossa inteligência.

Junior 20/09/2012minha estante
Nada haver isso ai que você falou O futuro da Humanidade como todos os livros do Augusto Cury são ótimos são livros pra quem gosta de leitura de verdade não de contos coisa que não te enriquece em nada a não ser uma ilusão.

Augusto 14/10/2012minha estante
Discordo do seu ponto de vista!
Nao há consistência no mesmo, ao contrario de grande parte dos livros de ficção cientifica, que buscam apenas entreter o publico, este livro trás em si conhecimento explicito!
Visa nao somente a venda, mas também que visa que os leitores produzam conhecimento e repensem suas atitudes e modos de pensar!

Ana 04/01/2013minha estante
Acredito que Augusto Cury não pretendia,com sua história, ser um best-seller, mas sim, fazer com que as pessoas entendam que por trás de um ser humano há muito mais do que se vê superficialmente.

Rico 11/01/2013minha estante
Concordo, além de a história ser fraca é desconexa. Parece que o autor escreveu o livro em um dia...rs

Tamires 15/05/2013minha estante
Realmente o livro é péssimo! As vezes penso que o Auguto Cury quer mudar o mundo, ser um super-herói da atualidade.Histórias sem pé nem cabeça. Quem é que vai abraçar uma árvore em plena praça pública?

Lici 08/12/2013minha estante
Também discordo do seu ponto de vista! O Futuro da Humanidade traz muito mais do que a história de um estudante de medicina e de um mendigo, ele, diferente de alguns livros sem conteúdo escritos atualmente, traz verdades nas suas páginas e, com isso, Cury nos faz viajar pelo fascinante interior do ser humano e nos ensina que o "essencial é invisível aos olhos". Além disso, o modo como o escritor seleciona as palavras faz com que os leitores precisem pensar - ou até mesmo abrir um dicionário - durante a leitura, proporcionando que os leitores, além de se divertirem com uma boa e inusitada história, possam enriquecer seus vocabulários.

Gisele 12/12/2014minha estante
a sociedade esta realmente sem sensibilidade..

Aninha.jw 28/01/2015minha estante
O livro é sensível e trás uma mensagem linda, quem o lê de coração aberto entenderá as lições que ele passa.
O que eu não entendo é: Quem não gosta do Cury, por que o lê?

Rômullo 04/01/2010

A sociedade está doente
Neste primeiro livro de Cury, os passos do estudante de Medicina Marco Polo encontram-se com o do mendigo Falcão, supostamente, um sábio.
No decorrer da história, os dois debatem temas pertinentes sobre a essência humana, o poder da psique, a destruição das emoções, a "ditadura da hipótese" e o sistema social doentio em que vivemos.

Deve-se ressaltar que a primeira metade do livro é muito boa, os pensamentos do autor são bem apresentados através dos personagens o que acaba tornando o livro numa aula de filosofia e psicologia. Da segunda metade do livro até o final, a história cai um pouco devido ao afastamento dos dois personagens e o caminho, profissionalmente, trilhado por Marco Polo.

O livro nos ensina o porquê de amar ao próximo e respeitá-lo, baseando-se não apenas em ensinamentos religiosos e sim em teses da própria filosofia. O "princípio da corresponsabilidade inevitável" é apresentado e os argumentos são excelentes, fazendo-nos concordar com esse pensamento.

Há ainda discussões sobre Deus, sobre a soberba e arrogância dos poderosos, depressões, sofrimentos psíquicos dos seres humanos, relação familiar, entre outros. Além de severas críticas a indústria farmacêutica, constatando a exploração do capitalismo nessa área e ao eterno embate entre Psiquiatria versus Psicologia.

Não é um clássico da literatura, mas é uma obra que nos alerta sobre os problemas mentais que sofremos sem, ao menos, imaginarmos.
Lucio 08/01/2010minha estante
Apresentação concisa do livro!

Lucas Fernando 22/01/2013minha estante
O autor aponta a estética dessa sociedade cheia de nada!

Gostei muita da idéia que ele passa neste livro.

Aninha.jw 28/01/2015minha estante
Esse livro é realmente maravilhoso

Ana.Moura 02/09/2020minha estante
Esse livro abriu minha mente para certos aspectos da sociedade e da humanidade num todo. É um livro maravilhoso.

Aureo.Santos 30/04/2021minha estante
Foi um bom livro para citar na redação do Enem 2020.

NickSanchez 22/01/2022minha estante
Foi um dos primeiros livros que li e que me deu gosto de ler e incentivou a continuar outras leituras! A resenha está muito bem feita. Recomendo a leitura!

Wyslania 20/09/2023minha estante
Esse livro é incrível. ??

Xikaum 11/09/2020

Superou minhas expectativas . . .
Confesso que tinha um olhar ( preconceituoso ) com as obras do Augusto Cury . . . Até via suas palestras e gostava de suas frases . . .

Depois de ver o filme " Vendedor de Sonhos " tive o interesse de ver seus livros , o primeiro que chegou em minhas mãos foi esse . . .

Estava lendo dois livros "O Cemitério" e " O Instituto " ambos do Stephen King , quando terminei "O Instituto" peguei esse livro para ler . . .

Minhas expectativas estava baixa por se tratar de um autor que trabalha muito a autoajuda , mas foi começar a virar as páginas isso mudou . . .

Esse livro é fantástico, tem uma boa estória envolvente que te prende , personagens que te encanta . . .

Um livro que abre nossa mente para enxergar o quanto nossa sociedade está doente . . .

Vou ler " O Vendedor de Sonhos" e agora minha expectativa está lá em cima ???
Thayna.Oliveira 11/09/2020minha estante
Realmente um dos melhores livros dele. Depois que ele passou a escrever mais como romance, e com um vocabulário mais "popular", as obras ficaram mais acessíveis.

O vendedor de sonhos ainda é muito psicologico nos diálogos...
Mas não deixa de ser igualmente brilhante.

Xikaum 12/09/2020minha estante
Valeu Thayna ???

Vou ler sim ???

@jbsotero 25/09/2020minha estante
O filme do vendedor de sonhos nem arranha a grandeza dele, eu amo de todo meu coração. Ele realmente me vendeu um sonho, eu estava angustiado e desisti de viver, O vendedor de sonhos me ensinou a dar valor aos detalhes. Me decepcionei com o filme, esperava mais.

Xikaum 26/09/2020minha estante
@jbsotero . . . Esse pretendo ler em breve , mas o filme é mesmo difícil de retratar em tela a profundidade desse livro ( que vou conferir em breve ) ???

Laura | 08/12/2016

"O homem sem história é um livro sem letras"
Esse livro conta a história de Marco Polo, um estudante de medicina questionador e admirador da mente humana.
Tudo começa na primeira aula de anatomia, quando os alunos são postos frente a corpos sem vida, sem dignidade, sem nome e sem história para serem dissecados. Marco Polo se interessa pela história desses indivíduos e começa uma busca por respostas que envereda pela psique humana.

O objetivo do livro era misturar romance e autoajuda. Talvez pela ousadia da proposta ou pela inexperiência com romances (já que esse foi o primeiro romance de Augusto Cury, um autor que é internacionalmente conhecido por escrever livros de autoajuda), na minha opinião, o autor se perdeu um pouco na sua execução. Sem fluidez e com longos diálogos “monocromáticos” o livro só apresenta a visão de Augusto Cury refletida em diversos personagens, além de ter quebras na continuidade da história e “coincidências” constrangedoras.
Confesso que pensei diversas vezes em desistir, apesar de a obra ter sido um presente de um parente meu, mas acabei extraindo boas experiências desse livro. Ele me ajudou a enxergar mais detalhes do comportamento das pessoas ao meu redor e a ver a vida com mais gratidão.
Stefani 08/12/2016minha estante
Nossa o livro tinha tudo pra ser incrivel, ja q é um autor conceituado tentando algo novo, pena q ele nao soube desapegar do genero de auto-ajuda né. Mas q bom q vc conseguiu terminar o livro amiga. Amei a resenha!!! Escreva sempre vc tem talento ;-)

Stefani 08/12/2016minha estante
Nossa o livro tinha tudo pra ser incrivel, ja q é um autor conceituado tentando algo novo, pena q ele nao soube desapegar do genero de auto-ajuda né. Mas q bom q vc conseguiu terminar o livro amiga. Amei a resenha!!! Escreva sempre, vc tem talento ;-)

Laura | 09/12/2016minha estante
Onww obrigada, amiga!! Vc é show! =))
É uma pena msm que o autor tenha se perdido...

Stefani 10/12/2016minha estante
=D
É uma pena msm amiga

May 25/02/2013

Augusto Cury - Sem criatividade
Bom, pra começar, esse livro é simplesmente uma cópia do livro '' Vendedor de sonhos'' do mesmo autor Augusto Cury.
Muitas semelhanças inclusive a do mendigo e das boas ações do mocinho.
Resumindo, achei uma tremenda falta de imaginação e criatividade do autor para com seus leitores. Muitos engrandecem esse livro como se ele fosse maravilhoso mas na verdade é apenas um livro cheio de clichês e moralismos de botequim. Sem nenhum compromisso com a vida real, cheio de coisas como ''abraçar árvores, correr com as borboletas''. Enfim, deixo aqui minha crítica.

Julindgri 27/06/2013minha estante
Adorei o seu comentário!
Foi exatamente isso que senti quando li este livro, e fiquei muito decepcionada com o decorrer da história e da montanha de clichês que foram sobrepostos indiscriminadamente.

May 01/07/2013minha estante
Haha vlw.

Raposa 08/04/2015minha estante
Sabe, acho que o Vendedor de Sonhos é uma produção posterior ao O Futuro da Humanidade, e são mesmo bem semelhantes... Mas tenho que concordar com todo o resto... A história é cansativa e as pessoas exaltam muito a obra sem muitos méritos. =P

Albuquerque 26/06/2010

Primeiro Romance de Cury
O livro começa prendendo a atenção do leitor, com personagens bem elaborados e uma trama que parece promissora. Porém, do meio para o final do livro, o autor perde um pouco o rumo e deixa a desejar no desenrolar dos acontecimentos. Na minha opinião, o livro atinge o clímax na metade, e depois disso não consegue mais cativar. De qualquer forma, vale pelas idéias encontradas em suas páginas. Mas caso você já tenha lido algum livro anterior dele, vai perceber que o romance nada mais é que a exposição dessas idéias dentro de um romance, ou seja, o autor encontrou um novo método para expor suas teorias (na maioria muito interessantes), visando atingir um público diferente.
Para concluir, vou sintetizar minhas idéias: Augusto Cury tem excelentes idéias sobre psicologia e pedagogia, mas como romancista ainda tem um longo caminho a percorrer para se igualar aos "grandes".
Lu 05/07/2010minha estante
Engraçado...eu tive a impressão que já tinha comentado essa resenha...
David, que feio! Você apagou meu comentário!!! =)

Albuquerque 05/07/2010minha estante
Eu não, Lourdinha... jamais excluiria um comentário, mesmo que ele fosse ofensivo. Ainda mais sendo o seu comentário, aí que não excluo mesmo!

Lu 06/07/2010minha estante
Só pq vc foi legal vou comentar de novo...brincadeirinha...rs
Eu concordo com você em gênero, número e grau.Acho que da metade do livro pra lá o autro se perde um pouquinho no enredo sim. Entram novos personagens e personagens importantes acabam desaparecendo. Mesmo assim, é um livro maravilhoso!!!

Jonathan R. 04/04/2012

Auto-ajuda
Eu sei que Augusto Cury é um escritor de auto ajuda e não tenho nenhum preconceito — muito forte — contra o gênero, no entanto, eu considero criminoso mascarar e vender um texto de auto ajuda como se fosse uma narrativa.
Phrt 19/04/2012minha estante
tenho grandes problemas com livros de auto-ajuda, mas este em especial, me mostrou uma ideia diferente...Mas que um livro de auto-ajuda é uma lição de vida! Eu como futuro psicologo, vi neste livro um gosto especial por esta profissão!

Aline Stechitti 08/12/2012minha estante
Bom, eu tb faço psicologia e sou fã do Augusto Cury pq seus livros de auto-ajuda são diferentes por não darem fórmulas mágicas, mas ajudarem a pensar. Este é um dos mais chatos, existem mtos livros melhores e impressionantes.

luizeverton77 12/04/2019minha estante
Como que faço pra ler ?

Jessica Wolfart 17/04/2019minha estante
Eu peguei emprestado na biblioteca da Universidade que estudo. Acredito que é bem fácil de encontrá-lo.

Tiago Lara 20/12/2012

O pior livro que já li.
História boba, forçada e entediante.
Algumas bobagens médicas e uma enxurrada de clichês de autoajuda.
Bom para pessoas instáveis emocionalmente e que pensam em cometer suicídio.
Ana 04/01/2013minha estante
Não penso dessa forma. Vi uma grande história nesse livro e ainda que tem sempre mais nas pessoas com quem convivemos, ou seja, nem sempre se é o que parece ser.

Raposa 08/04/2015minha estante
O livro é bem ruim mesmo, bro .-.

gustavoclr 31/07/2017

Quase um conto de fadas.
Sempre ouvi falar muito bem desse livro e tinha intenção de lê-lo um dia. Decepção grande em ver que o livro é quase infantil, criando soluções definitivas para problemas psicológicos graves em uma conversa de poucas palavras onde o personagem simplesmente muda o jeito de ser completamente. Além disso, tem a mania chata de querer usar frases de efeito em todos os diálogos, com a intenção de trazer uma grande reflexão da vida. Só não ganha 1 estrela porque ele pelo menos consegue fazer você refletir, pelo menos isso já que durante todas as suas paginas ele repete a mesma ideia com palavras diferentes.
Nati Ozol - @natiozolle 18/10/2017minha estante
Concordo plenamente

Thaís Aguiar 02/03/2019minha estante
Tirou as palavras da minha boca! Livro fraco e mal escrito. O autor tenta compensar a falta de talento escrevendo frases de efeito prontas e clichês a cada 2 linhas.

Leandro270 21/01/2021

Um livro arrebatador, onde um jovem acadêmico aprende com um mendigo, mas um ilustre poeta da vida, a simplicidade e as ferramentas para a felicidade e assim construir o futuro da humanidade.
Juli 21/01/2021minha estante
Sempre recomendo quando me perguntam

Leandro270 21/01/2021minha estante
Passarei a recomendar também.

Juliana 15/03/2012minha estante
Tbm me senti assim...

Matheus 16/03/2012minha estante
Isso me desmotivou de ler os outros dois livros da saga 'o vendedor de sonhos'.

Henrie 17/08/2014

Não recomendo
Não conseguiu me cativar. Nada. Nem o enredo e nem mesmo os personagens que à primeira vista me pareceram promissores, estes que no decorrer do enredo se revelaram mal desenvolvidos. A narrativa não flui de forma prazerosa em nenhum momento; este é um daqueles tipos de livro que você lê sem emoção – você não sente empatia pelo protagonista, e dificilmente sentirá pelos personagens secundários. É exatamente – para mim – o tipo de livro em que o leitor passa a verificar a cada dois minutos o numero de páginas restantes para que o livro acabe. Só li todo porque não sou adepto da ideia de abandonar uma leitura.

Note que o gancho da historia foi bem forçado e meio previsível: Para tentar descobrir a identidade e a história de um homem que dissecará por um ano na faculdade de anatomia, Marco Polo sai às ruas a procura de alguém de quem possa extrair informações que o ajudem. O gesto é bonito, admito, mas é previsível, o autor simplesmente precisou de um gancho e esse pareceu ser a última saída. Quem em sã consciência, em são juizo, vai a uma praça gigantesca à procura de um mendigo para dele retirar informações respeito de um completo desconhecido?

E há também o fato curioso de que livro possui personagens cujos nomes pertencem a personagens históricos; exemplos disso são: Marco Polo, o protagonista (nome do famoso aventureiro italiano do século XIII, citados muitas vezes na obra), e Sócrates (antigo filosofo grego, também citado), o verdadeiro nome do amigo mendigo do protagonista.

Não há na história um personagem forte senão o próprio Marco Polo, inacreditavelmente todos os personagens com os quais ele se envolve estão doentes ou de alguma forma estão corrompidas pelo sistema social. O personagem Falcão (mendigo de invejável inteligência em seus momentos de sanidade) é, posso dizer, completamente inútil. Só estava na trama para que houvesse uma história e apenas para fazê-la engrenar, pois depois que ele entra na vida do protagonista e o ensina a ser um pensador, perde destaque na trama. O pior é que o futuro desse personagem e o modo como ele se readaptou ao estilo de vida do qual estava afastado, nem sequer foi exposto de forma profunda. O autor simplesmente jogou um bom personagem no lixo, enquanto outros foram mal aproveitados e seus futuros converteram-se num vazio, em dúvidas.

Não há seque um único personagem cativante, um personagem autônomo que seja capaz de se aproximar de Marco Polo sem que sua vida seja completamente revolucionada pelo mesmo. Com sua autoconfiança e seu modo ímpar de ver as pessoas, ele simplesmente transforma a vida de todos ao seu redor. Mas isso não é algo bom? Sim. Mas só quando é bem desenvolvido, pois do contrário, não condirá com a realidade.

E não posso me esquecer das inúmeras páginas sobre palestras, medicações, informações a respeito de indústrias farmacêuticas e longas aulas na faculdade pelas quais os personagens são submetidos e que chega a transbordar das páginas do livro de tão entediante. Sem falar que o final do livro é simplesmente de revirar os olhos. Decepcionante. Falta de imaginação e criatividade por parte do autor, que se perdeu completamente no enredo – o que no inicio era um livro cheio de psicologia, filosofia e uma visão crítica à uma sociedade doente, tornou-se um livro com um gênero diferente. O objetivo do personagem na narrativa é simplesmente deixado de lado e seu foco principal é substituído pela sua relação emocional com Ana, que anteriormente fora apenas um subenredo – o que, vendo por outro ângulo, foi o ponto mais alto do livro –, o que não contribuiu para salvar a história. Na capa do livro está escrito “A emocionante história de um médico e um mendigo em busca de um mundo melhor”, esta bela frase que poderia ter sido convertida brilhantemente para este romance se tivesse sido trabalhada com mais afinco e criatividade. A busca por um mundo melhor é um tema abstrato que exige de qualquer ator a capacidade de abordar esse tema buscando inspiração e espírito criativo nos resquícios mais remotos da mente humana, de forma minuciosa, e, ao meu ver, Cury ainda não demonstrou possuir essa capacidade. Aqui não encontramos um romance de fantasia, é totalmente diferente de Frodo em sua jornada até as Fendas da Perdição para destruir o Anel do Poder ou Harry Potter em busca de paz. Fora da fantasia, temas como esse possuem uma busca não alcançável de forma literal.

O livro possui momentos reflexivos, interessantes até. E claro que, como qualquer outro livro, “O Futuro da Humanidade” possui seus lados positivos que podem surtir diferentes efeitos dependendo da percepção de cada leitor. Se você gosta de psicologia, psiquiatria e filosofia, poderá gostar das informações presentes no livro. Se tem – ou tinha – interesse no livro, não deixa de ler; leia e forme sua própria opinião.

Mas para mim ele foi mal desenvolvido e extremamente cansativo. Não leria de novo. Não recomendo.
Raposa 08/04/2015minha estante
Achei a mesma coisa.... mas abandonei mesmo -q Vou gastar meu tempo lendo coisas melhores xD

Marcella F. 14/08/2015minha estante
Não posso me adentrar tanto porque eu abandonei a leitura (não antes de muitas dezenas de páginas, porém), mas compartilho da sua opinião sobre a visão geral da obra.

Dentre as coisas que me incomodaram desde que eu abri o livro, está o modo caricato com que os personagens foram colocados, como se um meio termo entre os valores conflitantes na obra fosse algo impossível de existir em um mesmo personagem, fazendo com que cada um fosse apenas X ou apenas Y... Considerei a intenção do Cury boa (já li outras coisas dele e não tenho queixas delas), mas a mensagem do livro acabou forçada pelo enredo. Faltou "aquela coisa" que me faria comprar a vontade do protagonista pela busca dos seus objetivos, a tal da empatia.

Em todo caso, eu ainda pretendo terminar essa leitura (um dia), porque posso ainda tomar algo de útil sobre essa temática, que, na parte científica, me interessa bastante.

Punisher 17/04/2021

Maravilhoso
Se eu tivesse que dar apenas uma dica? Ah, seria essa.

Que livro fantástico! Eu diria que é mais sobre a filosofia da vida do que auto-ajuda.

Lágrimas surgiram, risos também. Pensamentos então, nem se fale. Um manual, não de como enfrentar a vida, pois ela não é uma batalha e deve ser vivida com um conta-gotas.

Um manual do que realmente importa, de como superar as dificuldades, de sair do palco da sua vida para ser o personagem principal.

Façam um favor a vocês mesmos. Leiam.
Mila 13/05/2021minha estante
Todo ser humano deveria ler esse livro! Uma das melhores leituras que já fiz.

Punisher 13/05/2021minha estante
Sim!!! Dá vontade de comprar várias cópias e dar para quem a gente gosta.

Adriana 11/10/2012

Escreve para Retardado
Parto do pressuposto que o Augusto Cury escreve para uma parte da população que não tem o hábito da leitura o que torna o livro muito chato de ler.
A estória boba e previsivél.
Quando acabei de ler o livro achei que perdi tempo.
Aline Stechitti 08/12/2012minha estante
Suponho que tenha lido todas as obras de Augusto Cury p dizer isso né? Não é impossível q avalie um livro como "12 semanas para mudar uma vida" como livro p retardado. Me poupe!
Que os livros de literatura dele são ruins, isso é vdd, esse eu não gostei também, mas pq ele não é um escritor é um psiquiatra! Não acho q ele se encaixa em literatura. Mas os livros em q ele fala da personalidade e funcionamento do cérebro e tudo mais q envolve psicologia, são brilhantes! Indispensáveis pro crescimento interior.

Raposa 08/04/2015minha estante
Obrigada por me avisar que é perda de tempo, salvei precioso tempo para outras leituras melhores :) Mas não seja radical, retardados são os que não leem, quem lê Cury é no mínimo alguém amadurecendo suas leituras. O mundo precisa de leitores, não os desestimule. ;)

Best wishes