A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano Rick Riordan

Resenhas - A Tumba do Tirano

carol 30/12/2023

Não gostava muito do acampamento romano, mas agora já retiro o que eu disse, eles até que são queridos.

Impressionada com o quanto o Apolo mudou, ele continua chato, mas agora pelo menos é gente.

Achei nada a ver a Reyna entrar pras caçadoras, mas não me importo tanto.

Frank, te amo ??

anna_is_busy_reading 29/12/2023

4.2 ?
Nesse livro, a gente acompanha o Lester no Acampamento Júpiter, cumprindo a profecia que inclui a filha de belona, Reyna... Uma garota que Apolo estava meio (muito) relutante de interagir ao lado.
Posso dizer que caos é uma palavra que bem define o livro. Seu enredo foi bom, e a narrativa era bem fluida e não ficou chata. Palavras não conseguem expressar a minha felicidade pela evolução do Apolo. De arrogante e narcisista, se tornou alguém protetor e preocupado com os outros. A Meg também confia mais nós outros, para contar suas situações, o que nos faz gostar dela. Vou nem falar nada sobre os outros personagens, já que amo todos - foco no desenvolvimento da Reyna e do Frank, esse momento foi muito importante para a evolução deles.

O livro não foi muito sentimental, comparado ao último que li (vou nem falar nada sobre o 3° livro). O desfecho da história foi bom (sem final aberto ?) e não lembro de ter visto nenhum plot twist, ou algo que realmente me chocou. Já estou lendo o último livro, e acho que vou subir pelas paredes com as coisas acontecendo.

Alexandre 23/12/2023

Apolo&CIA em várias confusões
É interessante sim, ver o desenvolvimento de um ex-deus e ele virando gente e talz, mas não gosto muito do Apolo, confesso, os outros personagens entretanto, FENOMENAIS. Lavínia, Reyna, Thalia, Hazel, nossa, queria livros no POV delas.

Mas eu gostei, apesar de achar que essa foi a saga mais fraca do Rick.

nick 22/12/2023

5 meses pra ler kkkkkkkkkkkk
Demorei muito, mas não porque o livro é ruim, mas porque esse foi o ano do temido terceirão!
uma história divertida que de vez em quando me trazia a vontade de voltar ao mundo dos livros.
feliz de conseguir ter terminado e indo iniciar outros!

Debora 21/12/2023

Embora a narrativa desse livro seja semelhante aos livros anteriores, devo dizer que a evolução do Apolo me conquistou.

Carolina 21/12/2023

É muito bom ver a evolução dos personagens, principalmente de Apolo. Nesse livro vemos mais poderes, por mais que ainda estejam reaparecendo, sempre com o humor do deus, mas com toques de seriedade como deve ser quando falam de guerra.

emillyleituras 20/12/2023

As provações de Apolo...
Aparentemente eu li o volume anterior em 2018, então esse livro me trouxe uma sensação de nostalgia muito boa. Tenho poucas lembranças dos outros livros, mas tudo bem. Temos a continuação da treta com os imperadores do triunvirato e Apolo (Lester) na sua jornada obedecendo às ordens da Meg, filha de Deméter.

Como sempre, o Rick Riordan tem um humor incrível e a leitura é leve e fluida. O autor se aprofundou, nessa saga, na questão dos deuses menores, o que mostra que o universo mitológico (ou, os universos?) é muito mais amplo e rico que os deuses olimpianos. Tem muita história pra ser contada. Personagens novos bem carismáticos e engraçados, divindades menores ganhando foco, bem como espíritos da natureza e um pouco história de Roma com seus imperadores do mal kkk

Para quem vinha acompanhando Heróis do Olimpo, esse livro visita novamente o acampamento Júpiter, resgatando a história do Frank, da Hazel e Reyna. A parte do Frank eu achei ok, foi bom vê-lo como pretor e a conclusão de um dilema pessoal. Hazel foi incrível, mas queria mais sobre ela, não teve destaque. Sobre a Reyna, curti muito a parte dela, e, pra quem leu, deixo a nota que ri muito junto com ela (Ai ai Lester).

A humanidade do Apolo aparece cada vez mais e ele reconhece suas atitudes ruins como um deus e percebe que sentiu ter um lar pela primeira vez ali, com os semideuses. Inclusive, a amizade dele com a Meg, muito fofa ?

manu.v 18/12/2023

A tumba do tirano
Foi o que mais teve altos e baixos!!! nesse aqui ficou um pouco lento no início mas depois ficou bem fluído e eu não conseguia parar de ler, é muito apaixonante e gostosinho acompanhar a evolução do apolo como personagem, da amizade dele com a meg e com todos, é realmente muito bonito de ver e sempre dou mt risada! amei mt esse quase morro do coração algumas vezes mas é isso.

Ju do Pix 18/12/2023

Deus(es), que tortura!
A gente sabe que a história vai ser PERFEITA quando você não consegue parar de ler o livro (Tanto que li 150 páginas em 1 dia)

Até agora esse é o melhor da série Provações de Apolo. Finalmente, depois de 3 livros, o Apolo começa a ser mais humano, ser mais amoroso, eu gostava dele antes por ele ser um vagabundo mesmo, mas agora que ele ta virando gente, ele está sendo o melhor personagem de todos!

Acho que esse livro foi a ponte perfeita pro livro final, sinto que todos os acontecimentos vão servir pra algo na última missão; Apolo amadurecendo, a relação dele com a Meg, as mudanças no Acampamento Júpiter e algumas mortes que infelizmente aconteceram...

Reyna é minha mãe e ninguém pode mudar isso

Guilherme 17/12/2023

O melhor da saga até o momento
Esse eu li em 4 dias, se pudesse teria terminado ainda antes de tão bom que foi ler. Apolo enfrentando de vez seu passado, mostrando sua redenção e sua mudança foi incrível. Frank e Reyna são dois personagens muito bem escritos e bem explorados, amo os dois e arrisco dizer que os personagens do acampamento júpiter são melhores que os do acampamento meio sangue. Teve várias cenas tristes nesse livro mas que serviram muito para o desenvolvimento do protagonista, foi simplesmente perfeito.

bluesargent 17/12/2023

Tranquilamente o maior da série
Meu favorito até agora (e provavelmente de toda a série do Apolo)! que livro, galera...

acabei arrastando e deixando a leitura de lado bem no comecinho por conta de toda a repetição nas apresentações e explicação da história aos próprios personagens mas a partir de 40% do livro, a história tomou um rumo que eu juro que não estava esperando!!

muita história rolando, vilões MUITO BONS, plots ótimos, uma batalha de verdade (!!) que deu até orgulho de ler e tudo isso numa narração incrivelmente boa, eu de verdade senti exatamente as mesmas coisas que sentia lendo as batalhas de pjo e pra mim, valeu a pena 100%

é lindo também ver o quanto esse processo de "humanização" do Apolo contribuiu tanto pro amadurecimento dele, acho que esse foi o livro que mais trouxe reflexões humanas e puras dele, incluindo uma das frases mais bonitas já escrita por rick riordan:

"não contamos os mortos. não eram números, eram pessoas que conhecíamos, amigos com quem lutamos."

Sofia.Stersi 17/12/2023

Que livro bom! Juro, os outros foram meia boca, mas esse? Simplesmente perfeito! A cada momento acontecia algo e eu ficava atônita demais. Os plots de A Tumba do Tirano foram de cair o queixo.

Nesse livro conseguimos ver com muita clareza o quando Apolo mudou depois da sua punição por Zeus. É muito lindo ver que sua essência continua a mesma, mas que ele não tem o mesmo pensamento sobre mortais, emoções mortais, lutas, missões e profecias.

A Meg é um amor de semideusa! Ela é muito poderosa e nesse livro ela demonstra como o Apolo se tornou especial para ela.

Eu amo que o Tio Rick sempre junta os personagens de outras séries nessa. No primeiro livro foi os personagens de PJO, e nesse de HDO!! Já que faz anos que eu li HDO, eu não lembrava de muita coisa, mas foi muito bom "rever" personagens antigos.

Eu surtei com o que aconteceu com os personagens de HDO! Coitados, nem em As Provações de Apolo eles têm folga.

Estou ansiosa para ler o desfecho dessa saga!

"Mais uma vez, eu tinha desafiado a Lei de Percy Jacskon: nunca diga que algo vai dar certo, porque assim que você fizer isso, algo vai dar errado." Página 256.

Thais 17/12/2023

A tumba do tirano
Socorrooo, comecei o livro meio triste depois da morte de Jason Grace.

Aí depois veio a possível morte de Frank, que chorei horrores, mas no final tudo deu certo

Amei o desenvolvimento de Apolo, como ele se tornou mais humano e sensível.

Hazel e Reyna donas de tudo.

Simplesmente adorei o final, o melhor de todos até agora.

"Eu não preciso de outra pessoa para curar meu coração. Não preciso de um parceiro?"

Riqmb 16/12/2023

Rick Riordan meus parabéns!
Sério Rick, você consegue escrever tão bem, as dores, os sentimentos de luto, as partes engraçadas, a tudo tão bem construído e descrito, e por isso que amo você! Obrigado por mais uma obra fantástica, de tirar o fôlego, eu estava jurando que ia matar você de novo, e xingar você por toda a eternidade, mas não foi esse o caso ainda bem! Que livro incrível, que história incrível, obrigado Rick ??????