A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano Rick Riordan

Resenhas - A Tumba do Tirano

zoni 02/11/2019

O livro mais chato da saga até então, e tudo por conta do Acampamento Júpiter. Não sei como será o último depois da chatice que encontrei por aqui.
Li esse livro mais por obrigação do que por vontade, e ele se tornou aquele que se um dia eu for reler a série, vou pular e esquecer a existência. E não porque ele é totalmente ruim, mas principalmente porque ele se passa no Acampamento Júpiter.

Eu sou apaixonado pela forma que o Riordan escolheu pra contar mitologia, mas essa história foi um pouco decepcionante. Não consegui mergulhar de cabeça nela, e passei toda a leitura rezando para os deuses, para que me dessem força e coragem de continuar passando as páginas sem desistir, algum deve ter ouvido, pois aqui estou eu. Esse quarto volume tem a pior localização possível, o acampamento romano, que é horrível e cheio de personagens horríveis (se bem que nesse livro, muitos estão mortos e os que sobraram não ganham tanto destaque), (Frank e Hazel únicos romanos possíveis, Reyna que lute). Não consigo gostar dos romanos desde que os li em O Filho de Netuno, eles são tão diferentes dos gregos e tão grotescos, que não combinam em nada com o tipo de história que o autor escolheu contar, (cheia de piadinhas engraçadinhas que nem sempre têm graça).

A história começa com nossos protagonistas levando o corpo de Jason para o lar dos romanos, para que o morto possa ganhar as condolências finais e todas essas coisas chatas, sim, esse começo é chato pra caralho, e os capítulos que seguem o primeiro continuam igualmente chatos. Fiquei boa parte da leitura esperando o momento em que o tio Rick iria reverter a situação, mas isso não aconteceu, não melhorou em nada até pouco mais da metade do livro. Foi só depois de muito tempo que as coisas começaram a funcionar melhor, talvez quando a batalha começou, e foi nesse momento que eu percebi que a morte de Jason foi insignificante, um ato estúpido do autor, uma tentativa boba de chocar seus leitores.

Existe alguma coisa boa nesse quarto livro? Sim, e como exemplo cito o desenvolvimento das personagens principais, foi isso que me manteve na leitura. Apolo demonstra que aprendeu um pouco sobre empatia e coragem, talvez eu não possa dizer que Lester se tornou corajoso, mas pelo menos passou a ter menos medo de encarar seus próprios problemas, e com isso se tornou um pouco mais humano. Já Meg evoluiu muito, ela deixou de ser a garotinha irritante (o tempo todo) e se tornou mais madura, alguém que lida melhor com os problemas, e a raiva gratuita e chata vista nos livros anteriores passou a ser direcionada para as pessoas certas.

Talvez o que mais me decepcione agora, é que eu amei O Labirinto de Fogo, ele manteve um ritmo crescente tão interessante que fez parecer que os dois últimos volumes seriam incríveis. Mas agora, depois desse livro eu não sei dizer se Riordan vai conseguir se reerguer e nos dá o final que essa saga merece.

Essa parte tem spoiler:

1. Eu iria surtar se Riordan tivesse a audácia de forçar Reyna e Apolo, que claramente tem tanta química quanto feijoada com calda de chocolate.
2. As cenas de quase morte do Frank foram horríveis, praticamente iguais as cenas em que Jason morreu, e eu aceito todas as sagas do autor terem a mesma fórmula de construção, mas usar ctrl c + ctrl v já é demais.
3. Reyna se tornar uma Caçadora de Ártemis/Diana foi bem tosco, mas acredito que seja porque ele pretende escrever algo sobre elas depois. Por que acho isso? Não é a primeira vez que Thalia cita a mesma missão, missão essa que não tem ligação nenhuma com nenhuma das sagas.
4. Frank e Hazel perderam a essência, Riordan claramente não soube escrever os dois.
5. Infelizmente o pior livro da saga.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Ian @ianmoura_ 02/11/2019minha estante
Hahahaha nossa eu amei ahhaahahha adorei o suspense kkkkk

zoni 03/11/2019minha estante
Eu queria tanto poder dizer que amei, Ian, hahaha, mas eu não consigo gostar do acampamento romano, não me desce, por mais que eu tente. Então isso meio que acabou com o livro pra mim, e a enrolação foi exagerada nesse volume, não rolou pra mim. Torcendo pra que o último seja bom.

Ian @ianmoura_ 03/11/2019minha estante
HahahahhA sim sim eu fiquei com tanta expectativa pra muitas coisas, principal pra luta final, sabe com os imperadores achei até legal e fiquei muito surtado com aquela pegadinha kkkk

Ian @ianmoura_ 03/11/2019minha estante
Só achei meio assim com o desenvolvimento dos novos personagens kkkk apareceram bem pouco kkkk mas amei os desenvolvimento da Meg e do apolo aí amei os dois meses livro e o novo vilão desse livro ficou a desejar

Ian @ianmoura_ 03/11/2019minha estante
Espero que o último seja incrível e que Annabeth apareca sdds dela kkkk

zoni 06/11/2019minha estante
Depois de ler O Labirinto de Fogo eu estava muito ansioso para esse quarto volume, achei que iria seguir o mesmo ritmo, que teríamos uma história grandiosa com um cliffhanger fodão que guiaria a história para o último volume, mas foi meio merda... Os novos personagens não tiveram desenvolvimento, os velhos que a gente não via a um tempo pareciam diferentes demais, e os vilões foram destruídos tão facilmente que poderia ter sido a Piper cantando uma musiquinha igual aconteceu em HOO. Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Espero que a Annabeth e o Percy apareçam no último também, até porque essa saga tem tudo para ser a última nesse universo.

Ian @ianmoura_ 07/11/2019minha estante
Ai que medo kkkkk concordo com você kkkkk

Myh Barreto 12/01/2020minha estante
Quanto spoiler na sua resenha.

Aline Michele 09/11/2020

Que livro minha gente, que livro!
Eu comecei ele meio triste, já que no livro anterior eu perdi um personagem que eu amava, então eu comecei esse meio assim, enrolando. Mas logo no inicio com a chegada deles ao Acampamento Júpiter você é envolvida de tal forma na história e começa a ver o quão positiva foi a morte no livro anterior. Contraditório isso né? Eu sei.
Eu digo positiva porquê devido a ela Apolo, que já tinha começado a amadurecer no terceiro livro, realmente toma consciência dos seus atos, demonstra arrependimento pelas coisas que fez enquanto deus, passa a amar os humanos e se importar com eles. É gratificante chegar aqui e ver isso. Ele continua sendo engraçado e mitando em várias referências, mas esse Apolo de hoje é muito melhor que o Apolo do passado.
Como sempre, conhecemos novos personagens e revemos outros e tudo isso é ótimo . Eu particularmente gosto mais do Acampamento Romano. Ler sobre a Décima Segunda Legião Fulminata aquece o coração sabe? Parece que o coletivo lá tem uma importância tão maior que no Meio-sangue (apesar de amar esse acampamento também).
Um das coisas que eu mais gosto no livros do tio é que as histórias vão ficando mais épicas a medida que avançamos nos livros. As batalhas ficam maiores, as histórias ficam mais sérias e a evolução dos personagens é nítida. Exceção nessa saga para a Meg que continua a mesma do primeiro livro e ainda não conseguiu conquistar meu coração. Tirando ela, parece que tudo cresce e fica melhor.
Faltando apenas mais um livro para terminar As Provações eu fico com a esperança de que algo traga o personagem que perdemos de volta, mesmo sabendo que é meio impossível e que o Apolo continue evoluindo, ficando mais humano e não se esquecendo disso caso volte a ser um deus.
sarah 02/12/2021minha estante
Reyna rainha e o resto nadinha!!

Aline Michele 02/12/2021minha estante
Ela tá incrível nesse livro né? Adoro ?

sarah 02/12/2021minha estante
simm!!

Janaína Hanna 30/04/2022minha estante
Exatamente, estou amando acompanhar esse amadurecimento de Apolo, mas ainda não aceitei aquela morte, não acredito ainda.

maluchaiber 21/01/2023minha estante
absurdo isso, a meg sai do relacionamento toxico do padrasto dela, obvio que ela evoluiu.

Janaína Hanna 21/01/2023minha estante
Meg evoluiu demais, ela saiu de um relacionamento abusivo. Ela é maravilhosaaaa

bookvic 28/12/2020

começo lento mas o final compensa
O começo foi mttt lento e chato, tava com vontade 0 de ler, mas o final fez valer a pena.

O frank e a reyna foram TUDO nesse livro, o tanto que eu amei e cadelei eles é surreal, com ctz subiram no meu ranking de personagens favoritos.
Tbm amei demais theyna, eu pensava que fosse algo do fandom e que elas nem tivessem interação, mas não, elas têm e até que bastante.
A relação do apolo com a meg é um amor, eles se importam mt um com o outro e a meg é como se fosse uma irmã mais nova pro apolo. (Alô, shippers de meg e apolo, leiam isso)
Eu fiquei mt sensível no final, e mt triste com uma determinada morte que o rick pareceu nem dar mt importância, e aquele diálogo final foi pra acabar cmg, né

Enfim, eu não quero acabar, mas acho que quanto antes acabar antes vou parar de sofrer, então vou ver de começar a torre de nero logo??
camii 28/12/2020minha estante
Eu gostei da Reyna ir para as caçadoras e tal mas eu acho q se ela fosse para as Amazonas>>>>>>>

bookvic 28/12/2020minha estante
nss simm, pensando agora acho que combina bem mais com a personalidade dela, mas pelo menos ela tá com a thalia hehe (msm não podendo se relacionar)

camii 28/12/2020minha estante
Siiim,tb tem a irma dela e tal ent seria bem lgll

bookvic 29/12/2020minha estante
aaa seria incrível ver a relação da reyna com a hylla mesmo?

aylapsb 27/04/2022

i'm not wrong
o meu favorito da série!!

muitas coisas que acontecem nesse livro me fazem gostar muito dele, eu estou adorando a personagem lavinia, a reyna teve um crescimento gigante dos outros livros que ela aparece até aqui, além de que não posso deixar de mencionar a relação de apolo com a irmã dele, e a forma que ele amadureceu muito desde o começo da série, parece até outro personagem

não teve muitos acontecimentos nesse livro, até meio repetitivo, mas ele me deu um conforto e a leitura foi uma delícia

bem não tem muito o que falar mais sobre esse livro, mas eu adorei muito ele, e estou começando a gostar bastante da série, apesar de achar que não é um percy jackson ou herois do olimpo, mas ainda é uma série boa
Amanda1449 27/04/2022minha estante
Concordooo

Amanda1449 27/04/2022minha estante
Esse livro é ótimo, e a Reyna é tudo (mlr cena ela rindo do Apolo)

aylapsb 27/04/2022minha estante
@Amanda SIIM, amo aquela cena, esse livro é maravilhoso

Vanessa647 30/01/2020

Resenha curtíssima
A indicação é para quem gosta de mitologia grega e quem gosta de rir. E muito.
Apolo, ou Lester, é hilário.
Nós, leitores que conhecemos mitologia, acompanhamos atentos as justificativas muito toscas que ele dá para suas decisões passadas e vemos os seus arrependimentos.
O começo do livro é muito triste. Como quem está lendo provavelmente está seguindo a leitura do anterior, não é spoiler falar que estão levando o corpo do fofo do Jason para os seus, para Nova Roma. Temos nesse livro menos descrições do Triunvirato, mas acho também que já tivemos o suficiente nos anteriores.
Li devagar, para fazer render muitoooooo.
Fernanda309 30/01/2020minha estante
Essa séire tá mostrando como a escrita do Rick evolui na construção do Riodanverse. Eu amo demais o Lester.

Vanessa647 23/02/2020minha estante
Eu também. Eu dou risada o tempo todo. Preciso confessar que, adulta, mal posso esperar quando vejo os anúncios de novos livros. Já temos quatro mitologias representadas, o que será que vem na sequência?

Fernanda309 23/02/2020minha estante
Cara, não faço ideia. Talvez ele vá finalmente juntar os universos numa série final que ele vem anunciando desde os crossovers dos Kane e PJO. Eu queria que nunca acabasse ? Acho mais difícil ele explorar muitas outras séries por conta do próprio Riordan Presents. Sei lá.

Leo 17/06/2021

Rumo ao final
Acabei de ler o que é tecnicamente o penúltimo livre da franquia e fica nítido que o estilo da escrita continua leve e divertido como sempre foi com piadas idiotas equilibradas com cenas muito bem descritas de ação. Foi isso que fez a série alavancar no geral, a aventura e o humor.
A fantasia baseada na mitologia grega se mostra cada vez mais complexa tbm como já vinha sendo feita nas outras séries e incluindo mais elementos do mundo todo.
Mas tudo isso não disfarça o quanto os temas abordados são mais maduros e até sombrios, eu diria, e o quanto a história se tornou mais madura de certa forma junto com seus leitores. Mas, de novo, sem perder a magia que atrai os mais jovens. E estes talvez saiam dessa leitura mais preparados para o mundo do que eu mesmo quando comecei a ler a série 10 anos atrás.
Por fim, esse livro, essa série, é em vários momentos um chute na cara e em vários outros uma risada boba, mas tudo isso recheado de ação e de uma trama envolvente que, por mais que pareça imatura às vezes, quem lê com atenção sabe que é justamente o contrário.
nath191 10/03/2022minha estante
Ainda não li As provações de Apolo (tecnicamente eu li o primeiro mas foi quando lançou kkk nem lembro mais)
Mas tenho muita vontade exatamente por isso, muita gente fala que tem tudo de bom das primeiras sagas mas com discussões e situações mais maduras.
Adoro ver a evolução do Rick como autor, aliada a dos personagens e a nossa mesmo, como leitores. Afinal quem a Naty que leu PJO há alguns anos não é a mesma que vai ler As provações de Apolo.

nath191 10/03/2022minha estante
Ignora esse "quem" kkkk

Leo 11/03/2022minha estante
Com certeza. Reler essas coisas da nossa infância muda completamente nossa percepção delas e tô doido pra ter um tempo de reler tudo do Riordanverso (que ainda não acho o melhor nome hahah). Quero muito ver se realmente teve uma grande evolução do Rick ou se a evolução foi nossa e ele sempre foi tão bom assim kkk
(E "quem" devidamente ignorado kkkkk)

flaviasss 20/05/2023

Os dois primeiros livros quase me fizeram desistir da saga, mas esse dois últimos..... sem palavras

"Não contamos os mortos. Não eram números. Eram pessoas que conhecíamos, amigos com quem lutamos."

no último livro ficamos com a dor da perda de um irmão, nesse livros perdemos vários e é incrível como o Rick consegue nos fazer sentir a tristeza e a perda que os personagens estão sentindo

esse livro foi bom, apolo está completamente mudado, de fato mais humano e mais herói, estou muito apegada a esse serzinho petulante ?
sabrina 20/05/2023minha estante
amo que em TOA o rick finalmente desenvolve o luto nos personagens!!!

flaviasss 20/05/2023minha estante
simm, em toa eles verdadeiramente sentem a morte dos companheiros e ver isso da perspectiva do apolo faz ficar mais forte ainda

Giulia.Sobral 16/09/2020

Tio Rick não tem medo de morrer
Que eu amo a escrita e os livros desse homem não é segredo para ninguém, mesmo assim tento dar um espaço de tempo entre um livro dele e outro. Nesse livro depois que consegui engatar na história foi incrível, Tio Rick parece que perdeu todos os limites porque ele não tem medo de arriscar na história e os plots são tudooo. Atenção: esse livro é um teste pra cardíaco, cuidado ou você pode acabar infartando com os acontecimentos.
Erica 16/09/2020minha estante
você lendo os livros dele, fico morta de vontade tb!! kkkkk
você leu as crônicas de kane? vai virar série na netflix, ne?!

Giulia.Sobral 16/09/2020minha estante
Amoooo, leia porque você vai amar. Li sim, mas já tem muito tempo, agora que soube da adaptação vou me programar pra reler ??

Ana 09/05/2020

e o rick riordan faz tudo
mais um livro 5 estrelas dessa série e não surpreende ninguém, a narrativa continua super gostosinha e cômica e acompanhar toda a evolução do Lester/Apolo é simplesmente TUDO, com esse livro o acampamento jupiter ganhou ainda mais espaço no meu coração e rever a reyna, hazel e frank me deixou emocionada. Livro perfeito sem defeitos mais uma obra prima do rick, agora só resta esperar ansiosamente pelo desfecho dessa série.

ps: e com esse livro finalmente acabei de me tocar que o rick não tem mais medo de matar os personagens kkk medo
mundinfeysand 09/05/2020minha estante
Só li os dois primeiros, tô doida pra continuar, bom demais!

Ana 09/05/2020minha estante
pode continuar sem medo amg é perfeito demais

Cintia295 27/02/2022

Não foi meu favorito, achei que seria mais interessante, gosto do Apolo mas ele e Meg me cansa kkkkk.
Achei que com os outros personagens teria mais aventura mas não aconteceu como estava pensando. Mas vou ler o último para completar a série.
Dani Furiati 28/02/2022minha estante
Fui super na expectativa tbm e consegui gostar bem mais do anterior q esse

Cintia295 28/02/2022minha estante
Pois é estava esperando tantas coisas, me iludi kkkkk

Tinúviel 24/04/2020

Continuo achando a série mais fraca do Riordan. Não tenho um pingo de ansiedade pro próximo livro.
ghost cookies 01/07/2020minha estante
qual você consideraria a melhor dentre as séries do rick?

Tinúviel 01/07/2020minha estante
A do Percy Jackson, apesar que o meu livro favorito de todos é A Casa de Hades que faz parte da série Os Heróis do Olimpo.

agathatriste 18/03/2020

Nova Roma
Trazendo a saga de um deus que deixa de ser deus e passa a sentir na pele o problema dos semideuses. O grande Apolo vivência nesse quarto livro d série talvez a mais excitante provação dessa nova fase da sua vida mortal. O livro é empolgante e as cenas de batalhas são muito bem escritas. A narrativa de Rick Riordan é muito acessível aos adolescentes e lendo agora um pouco mais madura percebo que ainda sim o livro se mostra interessante e instigante.
Thais.Batalha 21/03/2020minha estante
Siimm, é incrível como o Riordan consegue sempre nos conquistar com as histórias dele, mesmo que nossas leituras mudem e a nossa maturidade literária cresça ?? ele arrasa!

agathatriste 22/03/2020minha estante
Siiiiim

LudEP 24/10/2019

Rick Riordan não decepciona
Sou suspeita quando se trata de Rick Riordan, já que sou completamente apaixonada pelo universo incrível que ele criou.
Um dos maiores acertos do livro foi o desenvolvimento dos personagens. Neste quarto livro, Apolo se mostra mais empático, corajoso e ironicamente, humano. Sua adorável mestre e amiga, Meg foi outra que evoluiu. A raiva gratuita que ela apresentou ter bem claramente nos livros, foi finalmente, direcionada na direção certa, isso com a ajuda de Apolo.
É impossível não falar de como a amizade dos dois cresceu e evoluiu, o que no início do primeiro livro pareceu ser uma relação que não daria muito certo, virou uma amizade maravilhosa.
Agora, os outros personagens também não ficam para trás. Rick Riordan apresenta personagens novos cativantes e convida a todos a conhecer um pouco mais sobre personagens que já havíamos visto antes.
A trama é muito bem desenvolvida, há momentos em que você ri, se emociona, se desespera e grita, às vezes tudo ao mesmo tempo. Os vilões são terríveis, mas de um jeito bom e são muito bem apresentados e construídos. A batalha final épica nos deixa muito ansiosos para descobrir o que nos espera em A Torre de Nero.
Jonas.Oliveira 25/11/2019minha estante
Para de dar spoiler caralho.

Ellie 24/03/2021

Eu simplesmente amei tudo nesse livro, desde a grande evolução que Apolo tem(não só no livro mas ao decorrer da saga), quanto o amor dele por Meg e pelos amigos, essas coisas foram simplesmente tudo para mim, é um daqueles livros que ultrapassou os demais da saga para mim.

??ALERTA SPOILER??
Eu já sabia da morte dos imperadores mas deu muito gosto de ler novamente, o que me assustou foi a suposta morte de Frank, eu não tinha ouvido nada sobre, ainda sabendo que Jason morreria, comecei a pensar que haviam esquecido de Frank na lista de mortos e iria comentar o quanto foi injusto isso, mas ele está bem, de cueca, mas bem, ele e Reyna são donos do próprio destino agora e eu estou eternamente condenada a Shippar Thalia e Reyna sabendo que as duas são caçadoras e não podem namorar, mas quem sabe elas não viram uma Jo e Emmie 2.0.

Em resumo, eu amei
luu ð¦ 11/04/2021minha estante
ai vc descreveu exatamente o que eu senti lendoKKKKKK eu já tinha levado spoiler da morte do Jason né, aí quando eu li que o Frank tinha morrido (supostamente) eu entrei em desespero. Fiquei pensando "ué gente mas nunca mencionaram que ele morria" "será que o povo só não chegou nessa parte ainda?". Inclusive, chorei mais nessa suposta morte do Frank do que na morte real do Jason. Quando o Frank apareceu vivo no final eu dei um grito e comecei a chorar de emoção juro até suei

camii 09/12/2020

Melhor de toa ate agr,e ss estou desesperada pro A torre de Nero mas so vai chegar dia 12 KKKKKKKKKKKK
Mds a reyna é TUDO nesse livro e o final foi tão lindo mano
Eu nn shippo mto Frazel pra falar a vdd,mas eles são tão fofinhos juntos!!!!
Mano e eu percebi q tipo,eu nn choro em morte de personagem principal,mas eu choro em tipo morte de personagem "figurante" sabe,tipo sla nos livros do tio Rick eles tem mo dialogo antes de morrer q eu fico???
E eu tbm bati a meta de 40 livros lidos esse ano!!!(eu so começei a ler em julho)
É isso to bem ansiosa pro dia 12 e provavelmente agr vo le o 1 de trono de vrido pra nn ficar sem ler nada,ou apenas nn vou ler nada KKKKKKK
alicemmansur 09/12/2020minha estante
AAAAA AMEI