A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano Rick Riordan

Resenhas - A Tumba do Tirano

Wania Cris 25/11/2019

Coitado do Apolo...
Quarto livro da série bem nomeada As Provações de Apolo, A Tumba do Tirano mostra-se sendo o melhor livro da série, no mesmo nível do primeiro volume. Apolo mais maduro, mais "humano", apresenta questões filosóficas importantes sobre empatia, respeito ao próximo, humanidade. Pra uma leitura infanto-juvenil são pontos interessantes para serem abordados e por isso valeu a leitura. O próximo livro promete ser o mais profundo já que encerrará a saga...

João 26/12/2019

Melhor livro da série e melhor livro do Rick Riordan, o humor é perfeito e muito equilibrado, tá tudo muito bem escrito e a edição da Intrínseca ficou muito boa!

Mandy 04/02/2020

null
Gostei bastante desse livro (acho meio dificil nao gostar dos livros do Rick haha), só que esperava um pouco mais de emoção, nao sei... Espero que o último livro nao decepcione, grandes expectativas aqui!

Andressa 19/03/2020

null
Chorei e rir com esse livro amei o final da história. Amo a escrita do tio rick e já estou ansiosa para o próximo livro.

Lu 05/01/2020

Quando eu vi a capa de "A tumba do tirano", eu confesso que desanimei um pouco. Riordan tem uma coleção de personagens muito bons, mas eu não gosto muito da Reyna e, para ser sincera, achei o último volume da saga dos Heróis do Olimpo bem decepcionante porque o autor resolveu focar justamente nela e no não menos mala, Nico di Ângelo.

Traumas literários à parte, Reyna, felizmente, não estraga a trama aqui. Ela é, graças aos deuses, centrada em Apolo e sua capacidade praticamente infinita para fazer besteiras e colecionar inimigos. É um negócio realmente assustador, e as consequências continuam sendo devastadoras. A impressão que dá é que os livros vão gradativamente ficando mais sombrios, em um efeito similar à saga Harry Potter.

Para o personagem Apolo, essa gradação é extremamente positiva. Dá realmente para perceber uma evolução no personagem, que vai se tornando menos diva e mais pensativo. As escolhas se tornam mais difíceis, ao mesmo tempo que o autor consegue manter uma certa leveza, mesmo descrevendo cenas de batalha brutais. Acho que desde "O último olimpiano", não se vê uma batalha tão detalhada, tão dramática. Isso, de certa forma, compensou o final anticlímax da saga dos Heróis do Olimpo.

No que se refere à trama, eu a achei muito interessante. Adoro os detalhes históricos sobre Roma que o Rick insere na história. Eu confesso que queria ver mais, mas entendi que ele quis estabelecer um limite, porque, afinal, serão apenas cinco livros.

No todo, eu gostei bastante. É um livro divertido, com boas cenas de ação, boas piadas e boas cenas dramáticas também. Acho legal que o autor amadureça a história juntamente com os seus leitores. É o mais reflexivo da série até aqui, o que achei bom. Não é o meu favorito da série, mas é um livro do Tio Rick e eu adoro sua escrita.

Que venha o próximo volume!

Recomendado!

Patricia.Sales 11/03/2020

Não preciso nem comentar muito. Apenas que Rick Riordan não decepciona.

PorEssasPáginas 11/03/2020

Demorei bastante para trazer essa resenha até aqui. Demorei mesmo foi pra ler o livro, porque o último foi um baque muito forte. Fico aqui pensando se algo não será feito a respeito futuramente, já que nesse livro em questão não foi. Não dá pra dar detalhes, porque haveria spoilers! E quero evitar a todo o custo, então talvez essa resenha seja até menor que as demais.

Nesse livro, voltamos ao Acampamento Júpiter, inicialmente para um evento muito, muito triste. E também para a Lua Sangrenta, evento que acontecerá em 5 dias, quando também o imperador Calígola e Cômodo pretende invadir o acampamento com o auxílio do tirano Tarquínio.

Enfim, teremos então a presença de personagens queridos como Frank, Hazel e principalmente Reyna, que tem um papel muito bacana nessa história e um desfecho bem interessante. E novos personagens, como era de se esperar. Ainda por cima temos uma batalha iminente e eles

O livro tem várias referências à cultura pop atual, além de ter sempre suas tiradas engraçadas, uma marca registrada do tio Riordan. Apolo consegue nos fazer rir de sua própria situação de uma forma tão natural que eu acho incrível! rsrs

Outra coisa bacana é o desenvolvimento dos personagens. Percebemos uma grande mudança em Apolo no decorrer da série, principalmente a partir do terceiro livro. Mas em A Tumba do Tirano, Apolo parou de fazer o papel de vítima e começou a reconhecer seus erros e como ele era um idiota no passado. Encontramos um Apolo com outra atitude e mais humano, mais solidário. Sua amiga Meg também consegue controlar sua raiva melhor e a amizade dos dois fica cada vez mais sólida.

Não sei se foi porque o terceiro livro teve um impacto forte, mas me pareceu que esse livro tinha um ar mais “sério”, mesmo com as partes nitidamente engraçadas, ou talvez porque eu achei que teve menos aventura propriamente dita. O final não foi lá tão impactante, mas acho que é para que a gente descanse um pouco antes do grande final que será A Torre de Nero.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-tumba-do-tirano

TGN 29/02/2020

Resenha escrita por Emerson

Instigante, tenso e cheio de ação, 'A Tumba do Tirano', quarto volume da série 'As Provações de Apolo' da continuidade a jornada do ex-deus com muita maestria, deixando o leitor à flor da pele a cada pequeno pedaço de suas páginas.

Após o inesperado sacrifício de um de seus novos amigos semideuses, Apolo e Meg seguem sua missão rumo ao Acampamento Júpiter, lar de outros aliados que correm um perigo ainda maior. Acontece que Cômodo e Calígula estão direcionando suas devastadoras frota de navios, justamente em sua direção, aliando-se a uma nova ameaça, muito mais antiga e poderosa; capaz de mudar os rumos dessa batalha. Agora, o que Apolo, na pele de um mero mortal, poderia fazer? Quais outros aliados precisará vê morrer por causa de inimigos que ele mesmo cultivou?

A cada novo livro do Riordan que leio, mais impressionado eu fico com a genialidade desse autor. Nesse quarto volume, temos um apurado ainda maior sobre mitologia greco-romana, misturado a informações históricas, que dentro da trama, não parecem tediosas, pelo contrário, prendem a sua atenção. Narrado em primeira pessoa, assim como os volumes anteriores, 'A Tumba do Tirano' começa e termina de maneira intensa. Após todos os acontecimento de 'O Labirinto de Fogo' era de se imaginar que o leitor tivesse medo das reviravoltas que o autor poderia arriscar, e eu confesso, tive. Até quase seus momentos finais, a insegurança de vê mais um protagonista sendo morto era gritante, e ainda sim, mesmo o desfecho não sendo tão tenso, deixa um gancho bem ambíguo para o fim da série.

O ápice desses novos livros de Riordan tem sido o espaço de tempo que ele se permite para desenvolver personagens já conhecidos da franquia 'Percy Jackson' que antes não foram bem explorados. O crescimento de Reyna, Frank e Hazel é maravilhoso. Além de trazer uma sensação nostálgica, centralizando esses três personagens que já tiveram sua importância em outras sagas do autor, ainda amadurece e cria uma personalidade mais sólida para todos. Em especial, ressalto Reyna, que sempre foi uma personagem bastante segundo plano e nesse livro, teve seu merecido destaque, sendo uma das melhores pessoas apresentadas até o momento e reservando as melhores reviravoltas.

Apolo também cresce bastante nesse volume. Apesar de nada ter superado seu drama no segundo livro (sim, eu acho 'A Profecia das Sombras' chato, mas concordo que a ligação com o vilão lá é bem mais intensa), 'A Tumba do Tirano' trabalha bem mais o lado humano do protagonista, evidenciando os erros que cometeu e o quão pesada é a culpa que carrega após se dar conta sobre isso. Gosto dessa faceta humanizada e cheia de imperfeições. Além disso, Riordan promete fortes emoções nas batalhas épicas que narra com tanta maestria. Uma das melhores luta dessa série acontece justamente aqui. E Apolo é o centro dela.

A chegada de Lavínia, nova personagem, também foi interessante. Embora eu não tenha me apegado a ela tanto quanto aos demais, ainda sim, gosto de sua personalidade explosiva e espírito livre. Ela é o tipo de mocinha que não aceita rotinas e não tem medo de arriscar. Esse fator me fez admirá-la em certas situações dentro da trama. Mas ainda sim, em outros, suas atitudes egoístas me faziam deixar um pé atrás. Assim como acontece com Meg, por quem nutro um relação de amor e ódio, a depender do contexto no qual ela está inserida.

Sendo assim, esse volume, em sua totalidade, me lembrou muito o clima de completude que encontrei quando li 'A Maldição do Titã' e a 'A Batalha do Labirinto'. Um evento trágico que guia o livro seguinte e faz a trama funcionar bem. 'A Tumba do Tirano' é uma leitura cheia de humor, referências nerds e uma aventura imparável.

site: https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

AndyinhA 28/02/2020

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Foi um livro mediano, amei algumas partes e outras eu achei bem chatas. Acho que as partes chatas foram mais por conta da enrolação que realmente a história em si. Mas é engraçado ver que tudo que me animou no livro anterior, nesse caiu por terra.

O final do livro anterior foi bem forte e sei lá, achei a morte de um certo personagem meio desnecessária. Tipo, neste livro a galera cruza quase todo os EUA para trazer seu corpo e a gente percebe que ok, um personagem bacana meio que morreu por nada, tipo chocar os fãs e talvez mostrar que a vida não é justa.

Claro que temos as questões de as pessoas ficarem tristes, se lembrar do personagem e falar que o fulano não morreu por nada e eu vou dar o melhor de mim. E a coisa foi bem alongada nesse quesito, teve muitas passagens arrastadas e isso as vezes dava uma cansada.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2019/11/Apolo4Poison.html

Kléver 27/02/2020

O mundo de Rick
A Tumba do Tirano se mostrou "mais do mesmo".

É sempre agradável rever personagens amados e até onde foram as suas realizações, mas isso não sustenta a série.

Infelizmente achei a finalização do livro meio fácil e desleixada, fazendo com que os méritos da história se percam no processo.

Mesmo assim, aguardo com ansiedade a finalização da série.

Laís Gonçalves 21/02/2020

Volare
Mais um com o clássico estilo de Rick Riordan, foi muito bom rever o acampamento Júpiter

Ogando 17/02/2020

A Tumba do Tirano
Lester está mais uma vez em apuros devido a uma profecia e desta vez volta para o acampamento Júpiter com a difícil tarefa de informar a pra de um de seus filhos pródigos.
Na nova aventura temos mais uma vez a mistura de aventuras incríveis pela mitologia grega/romana e a comédia ácida e jovial que só Riordan consegue nos contemplar.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/01/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
A Tumba do Tirano já começa com um pesar na vida de Apolo e Meg. Nossos protagonistas estão levando de volta para o Acampamento Júpiter o corpo de um amigo querido cuja morte foi bem dolorida. Homenagens e luto feitos, agora eles têm de correr para se defender em mais uma batalha contra o Triunvirato.

A Tumba do Tirano tem muita cara de livro de transição e cumpre bem seu papel. Ele não tem tanta ação como o livro anterior, mas já vai preparando o terreno para o último livro, que se chamará The Tower of Nero - traduzindo, A Torre de Nero.

Desde o primeiro livro, Apolo vem confrontando alguns detalhes de seu passado com deus e tentando, de alguma forma, aprender alguma lição e não repetir seus erros. Entretanto, creio que aqui é o qual isso fica mais explícito. Durante a história, somos apresentados a vários detalhes do passado de Apolo, o mostrando como se porta um deus: egoísta, arrogante e sem se importar com as pessoas ao seu redor.

O lado bom da história (se é que existe um) é que Apolo realmente percebe o quanto ele era um deus embuste e escroto. Através de Apolo e suas atitudes passadas, Riordan fala sobre bullying, empatia, respeito e solidariedade. Com ajuda de Reyna e Meg, Apolo também percebe que seu esforço em mudar é recompensado por amizades e companheirismo nos lugares mais improváveis.

O cenário aqui é o nosso conhecido Acampamento Júpiter. Temos a volta de vários personagens queridos - como Frank, Hazel e Reyna -, assim como somos apresentados a novos personagens, que virão a ser bem importantes.

Algo que gosto muito no Riordan é o fato dele perceber as suas burradas e consertar, tirando sarro de si mesmo. Desde o livro anterior, através de seus personagens e da narração de Apolo, ele comenta o quão loucura foi o final tosco da série Os Heróis do Olimpo, principalmente em relação ao Leo.

Assim com todos os seus trabalhos, A Tumba do Tirano também é cheia de referências do mundo pop e é bem interessante ver como Riordan consegue inseri-las de forma engraçada e divertida. Como me alertou o Emerson, a referência a Vingadores com certeza foi um dos ápices da história.

Mas, mesmo que Riordan saiba como tirar sarro de si próprio e inserir referências, ele também sabe alertar os leitores de situações bizarramente bizarras. Gosto muito quando um autor ouve seus fãs - como o Riordan faz bastante -, mas sabe reconhecer que alguns pedidos são completamente sem noção e sem sentido. Dá vontade, hein @Sarah J Maas?

O final do livro não chega a ser tão impactante, mas deixa o gancho para o final desta nova série, com pistas do que podemos esperar em A Torre de Nero.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/01/resenha-478-a-tumba-do-tirano.html