Dexter no Escuro

Resenhas - Dexter no Escuro

naniedias 21/07/2010

Dexter no Escuro
Atenção
Essa é a resenha do terceiro livro da série e por isso pode conter spoilers. Se você ainda não leu os dois livros anteriores e não gosta de spoiler, não leia a resenha.

"Que tipo de lua é essa? Não é aquela lua brilhante e reluzente de felicidade formidável, não mesmo. Ah, ela atraía, se lamuriava e brilhava em uma imitação barata e miserável do que deveria ser, mas não há espaço para isso. Essa lua não tem vento suficiente para empurrar os navios dos varnívoros por um feliz céu noturno até um êxtase de cortar-e-estralhaçar. Em vez disso, essa lua cintila timidamente através de uma janela terrivelmente limpa sobre uma mulher que está empoleirada, feliz e animada, na ponta do sofá e que fala de flores, canapés e Paris."
"Sim, acredito muito na fé, pastor, tenho fé na ganância e na estupidez humana, e também na doçura fiada no aço em uma noite de luar. Tenho fé nas trevas invisíveis, nos sussurros frios das trevas internas, na clareza absoluta da faca. Sim, pastor, tenho muita fé, mas acima dela tenho certezas, pois já vi as trevas absolutas e sei que é real; é lá aonde eu vivo."
"Sun Tzu, um cara muito inteligente apesar do fato de estar morto há bastante tempo, escreveu um livro chamado A arte da guerra, e uma das muitas ótimas observações que ele fez é que toda vez que coisas terríveis acontecem, sempre há um jeito de você tirar alguma vantagem se conseguir examiná-las do jeito certo. E esse não é aquele pensamento Pollyanna da era Moderna, que insiste que se a vida lhe der ovos, você sempre pode fazer um bolo com eles. É um conselho muito prático que pode ser mais útil do que se pode imaginar."
Dexter vai se casar. Num episódio totalmente inesperado, ele acabou pedindo a mão de Rita. Ou melhor, ela encontrou uma aliança (que não era para ela) e achou que era isso o que estava acontecendo. Ele ficou sem saber o que fazer e assim ficou noivo. Agora os preparativos para o casamento estavam a todo vapor. E logo, Dexter não mais seria sozinho - ele estaria casado. Mas esse seria o próximo passo no seu disfarce de humano. O casamento seria perfeito. E ainda por cima, Astor e Cody viriam juntos. Apesar de ser um monstro sem sentimentos, ele sempre gostara das crianças. E aquelas crianças, que haviam sofrido um grande trauma na infância por causa do pai beberrão que cismou em espancá-las, tinham revelado um Passageiro das Trevas. E Dexter queria ensiná-las tudo o que sabia, passar para elas o Código de Harry.
O que ele não esperava era um problema maior ainda na sua vida, enquanto tinha que se preocupar com o casamento. Mas a vida não é somente como se espera. E foi no assassinato na universidade que tudo começou. Dois corpos queimados, sem cabeça. No lugar, duas cabeças de cerâmica de touro. Mas isso em si não era tão assustador. O que assustou mesmo Dexter, pela primeira vez, foi que o Passageiro das Trevas não só demonstrou medo, como fugiu. E pela primeira vez na vida (muitas primeiras vezes) ele estava sozinho. E não tinha palpites sobre o crime. Lidar com essa ausência seria muito difícil para Dexter.

O que eu achei do livro:
Não gostei muito.
É bom deixar claro isso logo de cara. Meu marido adorou, considerou esse o melhor livro da série. Eu não gostei não. Para mim estragou a série. Eu gosto muito de livros policiais. E um que conta o lado do assassino, e com o assassino praticamente na posição de mocinho, ganhou minha atenção logo de cara. Nenhum dos livros foi brilhante, não na minha opinião. E eu achei o segundo bastante macabro, o que não quer dizer que eu não tenha gostado. Mas o terceiro praticamente estragou a série.
Não gostei de uma bobeira de sobrenatural que fala na série - não combinou, não caiu bem e não colou. Achei péssimo.
Bom, cada um tem uma opinião e pode ser que você goste do livro no final das contas, mas eu ainda tenho a esperança de que o próximo volte ao ritmo normal da série.
E a nota 5 foi mesmo pela construção das histórias secundárias do livro, como a relação do Dexter com os filho de Rita, Astor e Cody. A história principal mesmo merecia muito menos na minha opinião.
É sempre ruim fazer uma resenha negativa, eu pelo menos não gosto. Mas quanto a esse caso específico não foi tão ruim, porque ainda guardo grandes esperanças para o quarto livro da série.

Nota: 5
Dificuldade de Leitura: 7

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Jeffer 03/07/2010

Dexter, Jeff Lindsay, Editora Planeta, Cassius Medauar (tradutor) e leitores-fãs totalmente NO ESCURO
O 3º e pior livro da série, até agora.

Pior no quesito tradução, deixando frases totalmente sem nexo. Olha um exemplo: Certa altura Dexter pensa consigo mesmo: "Mesmo não tendo pouca experiência com sonhos, tenho certeza que o meu subconsciente não estava terrivelmente preocupado com Rita." A frase passa a ter sentido com a história de Dexter e do restante do parágrafo se vc substituir "pouca" por "muita".

Pior na contagem dos mais de 40 (isso mesmo!) erros de português (eu contei e anotei todos os números das pgs.) sendo que tinha página com 3 erros! Alooou, faltou dinheiro pra Editora Planeta contratar um revisor que saiba português? Não sou perfeccionista, mas dava pra ter um mínimo de respeito pelo leitor e não considerá-lo um analfabeto contratando analfabetos como revisores?

E o mais lastimável, o pior conteúdo da série por causa da mudança do escritor no perfil do personagem. Enquanto na série da TV Dexter continua arrasando, neste livro o Lindsay resolveu ir pro lado sobrenatural. É como se na metade da temporada CSI virasse Arquivo X. Ambas são boas, mas uma não tem nada a ver com a outra. E um livro narrado em 1ª pessoa, vc colocar outra 1ª pessoa narrando coisas desde antes do surgimento da humanidade é forçar muuuuuito a barra. Lamento, mas este Dexter definitivamente saiu do rumo.

Aqueles que dizem que é o melhor livro da série só podem estar de gozação ou então estão fazendo resenhas pagas. Ou não são verdadeiros fãs da série. Mesmo!
LCLane 04/07/2010minha estante
Tua resenha ficou perfeita. Também fiquei chocada com a quantidade enorme de erros de português no livro. E olha que eu reclamava dos livros do Vianco, mas estão fichinha perto desse.
Quanto à história, penso o mesmo que tu. O Lindsay simplesmente saiu do prumo. Na minha opinião, "viajou" e desvirtuou completamente o personagem. Repito o meu comentário: Decepcionei!

Camilo 22/08/2010minha estante
Cara, eu nem considerei os erros de tradução e de português . . .

A tradução foi digna do conteúdo, porque realmente acabou com a história de tirar o fôlego dos livros anteriores, principalmente do segundo (Querido e Devotado Dexter) que foi de arrepiar.
Ainda tenho esperanças de um Dexter melhor amanhã.

Sua resenha ficou perfeita mesmo.

Laís 16/09/2010minha estante
Nossa, eu estou lendo o livro agora e ia justamente colocar um comentário aqui sobre os erros de português. Alow! É um aburdo a quantidade de erros de gramática, digitação, concordância, sem contar as frases do além e totalmente sem nexo.
Não basta ler, temos que adivinhar certas partes.
Ou não tinham um revisor pra ver essas coisas (o que é ridículo para uma editora do porte da Planeta) ou o que tinha não sabia português, nossa, francamente. É muita falta de respeito com o leitor. Já basta o fato de todos os livros da série terem algum errinho tosco, mas esse supera de lavada.
Mesmo que a história fosse a mais brilhante da série, o fato do livro ter sido tão mal escrito seria suficiente para derrubar sua moral.

Egídio Pizarro 23/09/2010minha estante
Esses erros de digitação e gramaticais realmente irritaram muito. Quando eu estava na metade do livro, mandei um e-mail para a Editora Planeta reclamando disso.

Eles acabaram de responder. Se comprometeram a prestar mais atenção nisso. Não é lá uma grande resposta, mas ao menos indica que eles já estão cientes da quantidade de erros.

Só para registrar.

Marianne 18/02/2011minha estante
Eu estou sinceramente amando esse livro. Li o segundo faz um tempinho e nem estava afim de ler esse porque o outro não me convenceu. Mas acabei começando a ler este e estou adorando!

Os erros de português atrapalham bastante mesmo, mas aí é culpa da editora e não do autor... A história está ótima! O Dexter é demais, adoro as sacadas sarcásticas dele!

Eli 02/03/2011minha estante
Realmente a tradução deixou a desejar...algumas frases sem coerência e muitos erros de português.
Nunca tinha notado tantos erros em um único livro!
Como citou JLM, também não gostei do lado sobrenatural que a história foi escrita, preferir mil vezes os livros um e dois.

PeuBernardo 14/06/2012minha estante
É impressionante, JLM, concordo totalmente com você. Dexter tem uma proposta clara, ele é frio, lógico e psicologicamente realista(ele é um psicopata criado pelas circunstâncias). Como alguém pretende transformar da noite pro dia essa pessoa em um temente a Molock??? O Jeff Lindsay devia ser preso pelo que fez. Ainda bem que a série se desamarrou totalmente do livro e realmente tornou o personagem um mito. Como tinha de ser.

Bacil 26/12/2014minha estante
hahahahaha melhor resenha! Terminei hoje o livro, o meu é TERCEIRA REIMPRESSÃO com DOIS REVISORES e a quantidade de erros é enorme (!!!!!!) Também achei o livro mais fraco da série até agora..
Parabéns pela resenha!

Adriana 15/03/2015minha estante
Também não curti essa parte sobrenatural, primeiro porque (como falaram) Dexter é extremamente lógico e racional, então achei que o autor fosse encontrar alguma explicação lógica e racional pra esse medo de Dexter, fiquei tentando enxergar algum momento em que hipnotizaram ele, ou que estavam dando alguma droga alucinógena, que ele tivesse em coma, sonhando, o que fosse.. mas a explicação de que Moloch estava chamando Dexter blabla, pelo amor... espero que os próximos sejam melhores, e ainda bem que não fizeram isso na série mesmo, ia ser muito bizarro!
E sobre os erros da edição... prefiro nem comentar

Erick Gagliardi 28/12/2016minha estante
Também não me agradou a questão sobrenatural, não que a temática não me agrade, mas não condiz com o personagem ou com o background dos outros dois livros, sorte que a serie não seguiu estes passos!

Júbis 10/08/2020minha estante
Concordo demais! Parei de ler a série após esse volume, há uns 7 ou 8 anos. Será que o quarto livro é melhor? Espero que sim. A série foi fantástica.

Isabel 01/06/2010

O Melhor
Nossa!!! Dexter no Escuro é excelente e, sem dúvida, o melhor de todos os 03 livros.
É super interessante ver o Dexter conhecendo sentimentos que nunca pensou que fosse possível sentir. Ele sofre, tem medo, angústia, e passa a ser observado e perseguido.

Recomendo sem a menor sombra de dúvida.
Lê SaMpRaS 03/02/2011minha estante
Dexter no escuro é execelente² , muito bom nosso querido serial killer, muito bom como ele se vira sem o passageiro das trevas, e claro sem perder o bom humor, ja estou na espera do lançamento do 4° livro xD

kel 27/04/2010

Dexter no escuro + crítica à edição/tradução
"Dexter no escuro" é, sem dúvidas, o mais emocionante da série. Literalmente.

Tem o mesmo formato que os dois primeiros livros: começa com a típica introdução dos elementos-chave da série (como a Lua, o Passageiro, a Coisa), mostra um tanto da vida do protagonista, e então vamos para a problemática. A diferença é que um novo elemento é adicionado à história, um elemento que começa como um detalhe intrigante e acompanha o leitor por todo o enredo, desenvolvendo-se com os acontecimentos e chegando ao seu auge de importância junto de sua explicação completa.

"Dexter no escuro" tende a deixar o realismo e ir para um lado mais místico. Pode desagradar alguns leitores, mas eles podem facilmente se acostumar à ideia diante da boa pesquisa que Jeff Lindsay deve ter feito para desenvolver essa nova temática.

Mas um grande descontentamento que tive - e não é em relação ao livro em si - é da edição/tradução. É normal encontrar uma ou outra letra trocada em algumas palavras (e travessões surgindo e sumindo), mas isso se torna frustrantemente frequente, até chegar ao ponto de o leitor se perguntar porque resolveu investir dinheiro em uma publicação (supostamente) de qualidade, sendo que nem parece que houve revisão do texto. O tipo de coisa que até o Word teria corrigido. A editora deixou muito a desejar, espero que seja corrigido nas próximas edições.

Enfim, "Dexter no escuro" não me decepcionou. A história conseguiu me prender por um bom tempo, e como sempre agradou com a narração carregada de ironia e humor negro. Pessoalmente acho que as páginas finais foram bem desenvolvidas no sentido de ordem de revelação dos fatos, linha de pensamento da personagem em contraste com a situação decorrente, entre outros pontos. É verdade que muitas personagens perderam o sentido nesse volume e tiveram participação mínima, mas outras personagens tiveram seu patamar elevado em relação ao enredo, tornando-se cada vez mais interessantes.