100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Li 03/02/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - FEVEREIRO - BIOGRAFIAS E/OU MEMÓRIAS

Sinopse: "(...) No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. (...) Um dos motivos que transformaram este livro em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21."

Sinceramente, ainda me pergunto o motivo desta escolha... Dentro do tema proposto, as memórias são mais convidativas para mim! Nunca fui uma fã, gosto do trabalho da pessoa, mas ela em si geralmente não me interessa, jamais fui curiosa com relação a isso, então é bem difícil ler sobre o tema. O livro de Panarello me chamou a atenção pelo título longo e talvez pela temática que achei ser mais crível, já que o mundo atual é mais propenso ao sexo que a qualquer outra coisa... É tudo tão fácil, tão... Sem romantismo! E olha que não sou romântica, mas nunca fui muito fã dessa modernidade! Rs

Ingenuidade adolescente + uma boa dose de hormônios em ebulição / desejo de punição = uma bomba relógio. Esta é mais ou menos a fórmula do livro.
Melissa é triste, meio depressiva, extremamente carente e acaba, através de uma desilusão “amorosa”, achando que usando o corpo vai acabar fazendo alguém amá-la de verdade... Ela tem a ilusão de que alguém vai ficar tão dependente do prazer obtido com ela que mais cedo ou mais tarde, o amor vai brotar. Não é por nada, não, mas que ideia, viu?! Ela é tão sensível, ficou com tanta raiva de si e do mundo que passou a seduzir e se anular como forma de punição, que provavelmente, vinha da falta de amor próprio, que ela ACHAVA que tinha (e na verdade, acho que continua sem ter).
O livro é escrito em forma de diário, e é cheio de extremos: Se Melissa não é melosa, é brutal e indiferente ao que se passa com ela.... E achei a narrativa meio brega. Você pode estar pensando “Oi! É um diário!”, mas minha idade de gostar de ler livros neste formato já passou! Rs. Muita gente vai ler e falar que ela escreve de forma um tanto... Poética. Mas eu não gosto de poesia!
O bom é que o livro é pequeno! Eu revirava os olhos em 4 de 5 frases, tanto pelo estilo, quanto pelo conteúdo, ou lia e fazia “tsc, tsc”... Não faço ideia do que seja a perda de controle daquele jeito, principalmente motivada por outras pessoas, e ficava com muita raiva dela quando a via abaixando a cabeça e concordando com qualquer coisa.

Uma passagem que ilustra bem a história é essa...
“Ele me encontrou deitada na cama concentrada em observar uma mosca varejeira que batia contra a lâmpada do teto, produzindo um barulho chato. Pensei que as pessoas se jogam convulsivamente contra o mundo igual àquele animal estúpido: fazem barulho, confusão, dão voltas ao redor das coisas sem agarrar nada completamente; algumas vezes confundem desejo com uma armadilha e caem mortas, apodrecendo sobre o refletor azul dentro da jaula.”

Até agora não entendi o sentido do livro! Acho que ela quis fazer uma espécie de contos de fada para uma pervertida perdida, e perdida que falo é no sentido emocional. Ou talvez, fazer com que a história dela seja conhecida de forma ampla, seja mais um degrau do sentimento de autopunição dela, vai saber. No geral, é um livro de literatura erótica, mas também da busca de si mesmo. Eu acho! Rs.

Eu não recomendaria pois não faz meu tipo: nem no estilo, nem na história em si.

kyt@ 03/02/2011minha estante
Ai, q pena q o livro é assim, pq a capa é muito linda... *.*
Gostei muito da tua resenha e da sinceridade!!
Bjos

Larissa 03/02/2011minha estante
Pela sua resenha, nada me atraiu, deve ser chatinho mesmo, que pena que nao gostou. QUe venha mais de fevereiro ou que venha logo marco!! Beijos

Evy 14/02/2011minha estante
Li,
Eu não li muitas resenhas positivas sobre esse livro e agora depois da sua tenho menos vontade ainda de lê-lo.
Gostei da sua sinceridade! Parabéns pela resenha!
Um beijão,
Ly

CristinaTonon 16/02/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha e da sua perseverança, eu pensei as mesmas coisas logo nas primeiras páginas e não tive vontade de ver como seria o fim.

Robbie 18/02/2011minha estante
pelo jeito é meio estilo bruna surfistinha, nada demais

Ju 18/03/2011

100 pudores!
Seria o subtitulo desse livro. Confesso que li por curiosidade, li alguma críticas que me chamaram atenção anteriormente. Realmente não é um livro para crianças de 13 anos, e nem um livro para adultos caretas, desses sem visão. Melissa contou sua realidade, que começou precoce, porém pelo que vemos por ai, não tão precoce quanto garotinhas de hoje em dia. Melissa leva o leitor em suas viagens sexuais em forma de diário, um livro com um desenrolar intenso e sufocante. Muitas vezes vemos uma mulher e esquecemos que Melissa tem apenas 16 anos. A realidade e a mensagem do livro é muito clara: diversas meninas se entregam nessa vida, e esquecem de buscar o príncipe encantado, simplesmente pelas circunstâncias, e se entregam noite após noite, em camas diferentes e com homens diferentes. Mas Melissa não esqueceu de sonhar e acreditou até o fim em um dia encontrar seu príncipe encantado, aquele que te cobriria de carinho e amor profundo, que fosse homem, amigo, protetor e sedutor ao mesmo tempo, coisa que falta muito nos garotos de hoje em dia. Não critico a história, simplesmente achei um tapa na cara da sociedade, não fiquei horrorizada como muitas pessoas, e acredito que aqueles que ficam são cegados pelo preconceito, ou vocês acham que Melissa é a única que passou por esse tipo de coisas? Milhões de meninas vivem situações parecidas e até piores no dia de hoje.
Aconselho a ler as 100 escovadas, porém 100 pudores!

Agda01 18/03/2011minha estante
Sabia q vc ia gostar vc é das minhas kkkkkkkkk.
E adorei sua resenha ficou incrível ;)

Mille Siqueira 31/03/2011minha estante
Adorei sua resenha, super bem definiu o livro e seu público alvo e não-alvo. Parabéns!

- bia ! 11/02/2013minha estante
A única resenha sobre o livro que valeu meu comentário.

Apesar se não ter lido ainda, só de ler a sinopse, já me cativou. E você soube descrever exatamente o que eu pensei do livro.

Thariny @tharinylinno 24/10/2010

Eu adorei!
O livro, no início, pode parecer estranho, meio sem nexo. Pode parecer que a Melissa é idiota e simplesmente quis virar uma garota de programa que não recebe e nem sente prazer em se prostituir. Parece realmente que ela não tem motivos para agir daquela forma. Mas depois o leitor percebe que ela, de um jeito emocional está presa a estas atitudes. Ela sofreu tanto, que tudo que ela faz, na verdade, é tentar se proteger. De um jeito podre, mas é isso. Ela cada vez mais se afunda nesse problema, e vai deixando de sentir. Melhor, ela sente. Se sente infeliz. E não sabe como sair disso. E continua. E um circulo sem fim.
O livro é de uma seguridade e sensibilidade enorme. Apenas quem não tem sensibilidade e maturidade que não consegue perceber. Eu podia sentir, em cada frase o que ela sentia. Ao contrário do que muita gente pensa, a Melissa tinha consciência do que ela fazia. E ainda assim, ela continuava. E eu me senti afundando com ela, a cada pagina virada, como se eu estivesse na chuva, com frio e ao meu redor... nada. Ninguém. Um cenário triste. E cada vez que eu podia me perder na cama de alguém, por mais que eu quisesse, eu no fundo, me sentia suja. E escovava o cabelo antes de dormir. 100 vezes.
E então, no final, quando tudo parecia perdido... veio o sol, extirpando a chuva e aquecendo-a. Me aquecendo também.

Recomendo. A história ali, meio ficção, meio real é maravilhosa. De uma forma meio poética, com muito sentimento, muito realismo. No final, eu só queria alguém pra me abraçar também.
Meiry 20/12/2010minha estante
Parabéns pela ótima resenha!

Raquel 10/01/2014minha estante
Belas palavras sobre o livro! Tá pra sair o filme novo do Lars Von Trier, Ninfomaníaca, parece que vai nessa linha também.

Zâmbia 29/07/2014minha estante
Adorei a resenha. É uma pena as pessoas fingirem ser tão seguras de si a ponto de não saber nem entrar na pele da personagem. E dizem que tem coração. Só o que teem é despeito e inveja por não serem capaz de viver metade do que a moça viveu,nem mesmo na pele da personagem.

Nu e As 1001 Nuccias 25/03/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Primeira coisa que todos temos que ter em mente antes de ler esse livro é: não é um romance erótico!!!

Fala de sexo, ok. Fala de uma adolescente curiosa fazendo sexo sem cuidado, ok. Mas não é erótico! É um drama, gente!

Explico... Do princípio.

A história é narrada na forma de um diário. A protagonista e narradora se chama Melissa. Ela tem 15 anos, mas no meio da narrativa faz 16. Ela vive na orla da Catânia, um porto na Sicília, Itália, Sua vida é um marasmo que só. Ela já tem um conhecimento do corpo, se toca, mas, talvez, pela apatia e falta de conversa dos pais, associou sexo a amor.

"O prazer de observar-me é tão grande e tão forte que logo se transforma em prazer físico, que chega como uma sensação inicial de cócegas e termina num calor e num estremecimento novos, que duram poucos segundos. Depois vem a vergonha."

E decide que é hora de ter amor em sua vida, ela cisma que precisa disso. Então ela vai atrás. Do jeito errado.

Errado pra quem? Pra nós, privilegiados, que conversamos com papais e mamães e sabemos que sexo é bem diferente de amor. Nessa onda de buscar o amor onde quer que esteja, em quem quer que esteja, Melissa desenvolve uma extremamente baixa auto-estima.

"O que me falta é amor, é de um cafuné que eu preciso, é um olhar sincero que eu desejo."

Entendam... você não vai sentir simpatia por ela, nem por nenhuma das pessoas com quem ela se envolve. Pra começar, ela decide perder a virgindade com um cara que conhece numa festa. O cara é um babaca. Ele se aproveita dela, e faz da vida dela um inferno. Mas ela continua com ele porque ele é o único que ela conhece. Ainda.

Depois vem outros e outras e as coisas vão se intensificando. E ela mantém um ritual de escovar os cabelos antes de dormir, porque é uma forma de lembrar da infância, quando a mãe contava histórias para ela.

O que é importante saber: as cenas de sexo não tem uma descrição detalhada, nem rola um clima porque essa não é a intenção da autora. Ela NÃO quis romantizar as cenas de sexo! é uma garota que aprendeu o que era sexo da pior forma possível. Tu quer erotismo? Vai ler Sylvia Day!

"Quando estou em casa, entro na internet. Procuro, exploro. Busco tudo aquilo que me excita e me faz ficar mal ao mesmo tempo. Busco a excitação que nasce da humilhação. Busco o aniquilamento."

Outra coisa que o leitor tem de entender é que a autora deixa claro desde o início que a menina (sim, menina!) tem ideias equivocadas sobre amor, sexo, conversas e que não tem com quem aprender. A família é omissa e ela também não se abre. É uma criatura confusa, que fica mais confusa ainda conforme os acontecimentos. Não espere profundidade, questões filosóficas de vida ou morte, heroísmo, lutas contra dragões ou contra o machismo. Não é disso que o livro trata.

Foi escrito por oura menina, né? A autora tinha 18 anos quando escreveu e boa parte do que está no livro, segundo a própria, foi vivenciado. Eu fico me perguntando o que o quanto de ficção tem no livro. Cá entre nós, acho que bem pouco.

Não tem erros de revisão, mas também não é uma leitura fácil. Você tem que ter estômago pra aguentar a apatia da personagem quanto a si mesma. E pra aguentar o que ela permite que façam com ela em nome da curiosidade e da busca incansável por amor.

"Lá vou eu de novo, sempre a mesma história. O que posso fazer, não consigo deixar de provocar quem está na minha frente e gosto disso. Faço isso com cada palavra e cada silêncio, e me sinto bem. É um jogo."

O final é feliz? Se por feliz, você entende que ela encontrou alguém que a ame verdadeiramente, então, sim, é feliz. Se por feliz, você acha que é encontrar o amor, então digo que é mais ou menos, pois na minha concepção amor e felicidade são sentimentos que dependem um bocado de outras pessoas, portanto, não são eternos.

Se eu recomendo? Depende. Eu li porque fiquei curiosa com a crítica. Li resenhas que massacravam e outras que enalteciam. Então, decidi ler e fazer a minha própria avaliação. Se você também tenta ter essa visão crítica do mundo, leia, mas vá preparado. Se você acha que não vai conseguir ter empatia com a personagem diante do exposto, nem tente.

Podia ser melhor? Acho que se não fosse escrito em forma de diário, talvez fosse menos "distante". E também gostaria que ela tivesse aprofundado melhor o final.

By the way, tem um filme do livro, ok? Não assisti, porque já saturei de baixa auto estima.

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/03/resenha-livro-100-escovadas-melissa.html
Chellot 25/03/2019minha estante
Tenho curiosidade para ler esse livro porque uma amiga falava muito bem dele.

Nu e As 1001 Nuccias 25/03/2019minha estante
As resenhas negativas são pq as pessoas pensam que é um livro hot e quebram a cara. Eu gostei. Poderia ter sido melhor em uns pontos, mas foi uma boa leitura.

Chellot 25/03/2019minha estante
Já sabia que não era hot. Mas com sua resenha entendi mais sobre a história.

Rodrigo 31/12/2019

100 Escovadas Antes de Ir para a Cama
O problema é que não conseguimos desenvolver empatia pela protagonista. Em outros romances semelhantes, isso faz toda a diferença. Me pergunto no final, quem realmente é Melissa? Uma inocente garota se descobrindo em busca do amor ou uma vilã promíscua que não controlava seus instintos. Ficou essa dúvida.
Wellington 31/12/2019minha estante
Li esse a muitos anos, adorei.a Mel ao meu ver era nada mais nada menos que uma menina procurando o amor em lugares errados, viu um caminho que achou que a faria feliz e foi por ele.

Rodrigo 31/12/2019minha estante
Pode ser mesmo...

André L. Pavesi 08/11/2010

Perda de tempo, papel e tinta de impressão
Provavelmente um dos piores livros que já li na minha vida, fútil e extremamente mal escrito. Só consigo entender o sucesso de vendas pelo suposto apelo erótico do livro, com sua personagem-narradora aborrescente querendo ser radical.
Blackassia 09/11/2010minha estante
Mas ela consegue ser radical ou é apenas uma historinha mal contada de aborrecentes para aborrecente?

Lucia Sousa 29/11/2010minha estante
O título não é nem um pouco atraente!

Gab 06/04/2015

50 tons de cu é rola
A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre esse livro é: 50 tons de cinza de cu é rola.

Tudo bem que são obras totalmente diferentes, talvez até mesmo com objetivos diferentes. Mas o tanto que estão falando sobre esse maldito livro da James, sobre ser uma “revolução sexual através da literatura” e o diabo, enquanto eu lia Cem Escovadas, mais eu via que as pessoas estavam erradas e que elas na verdade não sabiam bosta alguma de literatura e que deviam engolir Cem Escovadas pelo rabo. Não sou fã da literatura erótica — pelo menos não tinha encontrado nenhuma atrativa antes. Mas Cem Escovadas Antes de ir para a Cama me surpreendeu. Não só pela história, mas pelo realismo que nela existe.

Panarello nos apresenta Melissa — ironicamente ou propositalmente com o mesmo nome da autora —, uma personagem jovem, boba e inocente, que se deleita em “curtir o próprio corpo”, para não tornar essa resenha baixa demais em palavreado. Ela sonha em “fazer amor”, em ser amada, abraçada, mimada e o diabo: tudo o que garotinhas novinhas e inocentes querem, o amor. Ao se ver apaixonada por Daniele, um rapaz desprezível e que obviamente só quer transar com ela, Melissa não pensa duas vezes em se entregar para ele, estando completamente carente de atenção, amor e curiosíssima a respeito do sexo. Após o seu primeiro “peixe bola gato” em Daniele, sua terrível primeira vez com ele e as ofensas que ele lhe despejou após, Melissa resolve que aprenderia a amar. Não amar, no sentido romântico. Mas amar no sentido de saber chupar e foder alguém, para provar a Daniele que ela sabia o que estava fazendo, e que ele se arrependeria de tê-la largado e ofendido como fez.

É nessa vibe aí mesmo, migas.

Melissa nos apresenta o sexo de tantas formas que ficamos até zonzos. Ao mesmo tempo em que ela se torna uma perfeita ninfeta, em seu diário, onde ela narra os acontecimentos do dia a dia (com quem fodeu, quem quer foder, com quem ela deixou de foder e por que deixou de foder), Melissa se mostra uma garota completamente carente e que sua busca se resume a uma única coisa: a chance de ser amada verdadeiramente. Não pelo o que ela oferece (o sexo, no caso), mas por ela merecer, por ela precisar ser amada. Acima de tudo, de todas as etiquetas que ela tem, de todas as suas experiências, Melissa ainda é uma menina que precisa de amor, carinho e atenção.

Inclusive, vi uma penca de comentários negativos sobre a atitude de Melissa, sobre querer ser amada de verdade e pular de cama em cama. Mas acho que algumas pessoas não compreenderam que o fato é que, por ela não saber “fazer amor” direito, ela acreditava que ninguém iria amar ela; exatamente o que aconteceu entre ela e Daniele. Ela está em busca do príncipe encantado e acha que se entregar de corpo ela vai conseguir ser amada como quer. Acredito que algumas pessoas não conseguiram interpretar isso direito ou enxergar isso durante o livro.

Eu acho que não tenho palavras para descrever o quanto eu achei esse livro incrível. Panarello soube mesclar muito bem a cabeça de uma garota experiente, louca por sexo e amor, junto com a cabeça de uma menina inocente e carente, que no fundo, é o que a querida protagonista é. Também devo dizer que Melissa é muito parecida conosco. Virgem ou não, experiente ou não, Melissa mostra o perfeito lado de quem já correu atrás de alguém, quem já quis ou mudou por causa de uma pessoa e fez coisas que não gostaria. Nesse ponto, de querer mudar, ou de realmente mudar para agradar alguém e me desfazer toda por seus caprichos, eu me encontrei muito com ela, com uma Gabriella de muito tempo atrás; e também sei que ainda existem muitas Melissas por aí. Acho que toda pessoa tem uma Melissa dentro de si, pequena ou grande.

A lição que esse livro passa — milagrosamente, já que ultimamente tem sido complicado encontrar um livro que ensine alguma coisa para a gente — é de que o amor próprio é essencial. Você precisa se amar antes de qualquer coisa; e só então, o que vem depois é o que importa. Melissa precisou de humilhar, se entregar de todas as formas, fazer tudo o que esteve o seu alcance para aprender isso. Nisso, muitas de nós não somos diferentes dela. Inclusive, desde quando se entregar de corpo primeiro para alguém, desqualifica uma pessoa de encontrar o amor verdadeiro em algum ponto de sua vida? Melissa é merecedora de um amor. Assim como todas nós.

Posso dizer que super recomendo a leitura desse livro. Achei incrível, e está na minha listinha de favoritos desse ano.

site: www.pandorafairel.com
Jordane.Gomes 15/01/2017minha estante
Eita... melhoe resenha que ja li ahah

alves.elen.alves 26/02/2017minha estante
Tudo que gostaria de dizer sobre esse livro. Li ainda adolescente e nos dias atuais não me surpreendi com outros livros que tentam ser eróticos.

Canafístula 11/01/2012

100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama, de Melissa Panarello
De boa? Detestei esse livro. Isso, pra começar, não é livro erótico. É um livro sobre uma guriazinha rebelde que só porque não recebia amor dos pais, dava pra qualquer um que aparecesse na frente. Desculpem-me o linguajar, mas é assim mesmo.

Durante todo o livro, Melissa manteve relações sexuais com diversos homens diferentes e todos eles a machucaram de alguma forma. Ela tentava explicar que só fazia aquilo porque não recebia amor nenhum dos pais, então tentava encontrar amor nesses caras. Isso não é justificativa.

Não sou profissional, não sou psicóloga, psiquiatra ou o que for, mas não é por falta de amor que eu vou sair por aí fazendo o que ela fez. Isso depende do psicológico de cada um, cada um reage da forma que melhor lhe convier, mas isso é loucura. Não sei em que momento ela achou que isso iria melhorar as coisas – muito pelo contrário, só piorou.

O pior de tudo é que ela se contradiz o livro inteiro... Tem horas que diz que quer ser tratada como um objeto, como uma prostituta. Mas depois diz que só quer amor e carinho. Todo o livro ela diz ter esperanças de que um desses caras a olharia nos olhos e diria para ela que a ama. Minha filha, contigo dizendo que queria ser tratada como uma cadela fica difícil, não acha?

Gosto de livro erótico, mas isso não dá para ser classificado como tal. É uma menina rebelde que não sabia o que queria, caiu em contradições o tempo todo e só sofreu com isso. Isso não é erótico, é drama de quinta.

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/
Bruno 04/04/2012minha estante
achei engraçado sua resenha e seu linguajar sobre o livro

Zâmbia 29/07/2014minha estante
É mto bom ver tantas pessoas tão bem resolvidas,que sabem exatamente quem são, e o que virá para elas,que não tem dúvidas de nada,conhecem muito bem tudo e não são curiosas quanto a nada.

Anderson 07/04/2018minha estante
Eu já assisti o filme.

Ana 07/04/2018minha estante
Eu também. Gostei bastante.

Clio0 05/02/2024

Nem mesmo os mais ardorosos fãs de pornografia com a galera chegando na idade de votar vão conseguir uma argumentação convincente para defender isso aqui.

A história tão ruim que me faltam palavras.

Por que eu ainda me torturo desse jeito?...
souraquel 05/02/2024minha estante
Realmente, não tem nada pior do que ler um livro ruim kkkkkkk. Agora, se me permite, posso falar de um livro que me deixou com a mesma sensação de tempo perdido? Peço desculpas antecipadamente a quem gostou, mas lá vai: "Tudo é Rio". A história é fraca, as reviravoltas são quase risíveis, o enredo é cheio de buracos (não é de se admirar, a autora ama falar de "buracos")... enfim, pura desculpa pra escrever safadeza. Nada me tira da cabeça que, por trás desse livro, há um histórico do Google bem suspeito e anos de terapia pendentes kkkkkkk.

zMasrines 06/02/2024minha estante
Guerreira!!! Se sacrificou pra q nós nn precisássemos queimar nossos neurônios. Heroína!!

Mih Del Debbio 03/01/2010

Estranho...
É um livro estranho.
A protagonista, Melissa se contradiz do começo ao fim do livro. Ao mesmo tempo que diz que busca alguem que a ame de verdade, pula de cama em cama.
É um livro bastante erótico, com detalhes sordidos! A historia deixa bem claro que Melissa já experimentou de tudo e se tem arrependimento é bem pouco!

As escovadas em seu longo cabelo seria uma forma de purificação, porem ela adora a situção, ela se prende e se liberta em situações criadas, alimentadas e odiadas pela propria.

"A violência me mata, me estraga, me suja e se nutre em mim, mas com ela e por ela sobrevivo, dela me alimento"
Aninha 05/01/2010minha estante
Seu comentário me lembrou da tatuagem da Angelina Jolie. Está(va) escrito em latim: " O que me nutre, me destrói".

Dri Ornellas 01/08/2010minha estante
Eu não gostei desse livro, achei a história muito "largada".

Juh 06/02/2013

Sem Sentido
Tudo bem que a história é contada em forma de diário, mas parece que ela escreve no diário uma vez por mês e as histórias são contadas de formas aleatórias e fica meio sem sentido. O livro não meio, começo e fim. As histórias são até boas, mas acho o livro foi mal organizado
Cáhh 08/02/2013minha estante
Concordo. Pensei ser a única pessoa que havia reparado nisso

Paula Maria 14/05/2017

Ausência de amor próprio
Ok. Não posso dizer que "Cem escovadas antes de ir para cama", de Melissa Panarello, lançado pela editora Objetiva, seja um livro ruim. Mas ele está bem longe de ser bom.

Com pouco mais de 150 páginas, é uma obra para ser lida de uma só vez em uma única tarde. Na história, a personagem --que leva o mesmo nome da autora-- é uma jovem italiana de 15 anos que conta em um diário suas experiências sexuais. Você me pergunta: mas que tanto sexo essa menina fez a ponto de escrever um livro? Eis a questão...

Melissa tem o mesmo sonho de muitas meninas: amor, romance, cafuné. E ela parte em busca disso. E se presta a tudo o que as pessoas querem dela, para ver se "dessa vez" vai conseguir o que almeja. Sim, isso inclui agressão, dor e humilhação. A personagem se envolve em situações irritantemente degradantes e perigosas.

Não me considero puritana, mas confesso que me assusta um pouco que uma jovem dessa idade tenha tantas experiências sexuais... Violentas. Sexo grupal, sexo com desconhecidos, homossexualismo, sadomasoquismo... O grande problema, na verdade, não são os atos em si, mas a fala da personagem ser recheada de desejo e curiosidade (ok!), mas também de tristeza, repulsa e insegurança.

Sério, deu vontade sacudir, Melissa. Rs! Ainda mais depois de saber que trata-se de uma história supostamente real. A autora virou febre na Europa depois do lançamento desse livro. Bom, particularmente, achei o texto pobre, vulgar, superficial. Rs! Mas... Deve ter agradado muita gente.

Em tempo, não recomendo a leitura para menores de 16 anos. Rs!

PS: o livro virou filme --homônimo-- e foi lançado em 2006. Eu ainda não o assisti.  (Paula Maria Prado)

site: http://paulamariaprado.wixsite.com/literature-blog-pt/single-post/2017/05/14/Cr%C3%ADtica-100-escovadas-antes-de-ir-para-cama-de-Melissa-Panarello
Patricia 23/06/2017minha estante
undefined

Debora.Gauziski 29/09/2012

Patético
Esse livro é um desperdício de papel. Uma jovem idiota e vazia que crê que há algo de filosófico e profundo em seus atos promíscuos. Se o objetivo era narrar aventuras sexuais, podia ao menos ser bem escrito, mas nem isso a autora conseguiu. Não senti a mínima empatia pela personagem e a trama é enfadonha. É um daqueles exemplares que não acrescentam nada. Use para acender a churrasqueira.
João 11/10/2012minha estante
Concordo com você. O livro fala de outros assuntos também mas, fez sucesso mesmo por causa do relato das aventuras sexuais da autor. Joguei no lixo!

Rogéria 19/08/2016

O livro não é ruim, mas tb não é bom. Achei um pouco bobinho, a menina é uma perdida na vida, no sentido de não saber o que quer e sair fazendo um monte de besteiras. Se ao menos ela gostasse das experiências que tem, vá lá, mas nem isso acontecia. Então vc fica o tempo todo se perguntando a razão de toda aquela degradação. Enfim, não entendi a razão de todo o frisson sobre esse livro, não vi graça alguma.
Duda 06/09/2016minha estante
Tudo o que pensei sobre o livro você escreveu nessa resenha! KKKKKK
Muito obrigada! Pensei que estaria sozinha nessa.