O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Moringan 20/02/2023

N. K. Jemisin é magistral.
1. Falando de um ponto de vista geral da trilogia: à medida que a leitura avança, em algum momento você vai sentindo falta de “alguma coisa”, que passa impressão de que há uma falha na história, uma escassez, uma ausência nesse então mundo fantástico. Vi diversos leitores relatando isso e não posso dizer que discordo. Há algo a mais que deveria ter, há algo a mais que não tem. Mas, posteriormente, esse é um sentimento que é substituído por outro assim que se fecha o livro, - seja para um intervalo ou porque o finalizou -, que é o de: "Uau, esse livro possui tudo!". E a medida que você entra em retrospecto, esse sentimento/analise se tornar mais latente, e por fim, oblitera por completa a ideia "de que algo está faltando".
Quando terminei A Quinta Estação (o volume 1 da trilogia), não me encontrei pensativa ou desesperada para a próxima parte, estava em um estado de "ok, vou continuar, não tem minha paixão, mas conquistou o meu interesse". Para então, semanas mais tardes começar a refletir sobre o mundo e assuntos abordados nesse livro...Ser uma ideia inédita, original, é fato. E logo, fui consumida nesse interim, de repente, precisava alucinadamente ler O Portão do Obelisco.
Já estava inteiramente rendida.

2. O Céu de Pedra cumpre com o anunciado, exceto o final, devo dizer. Esperava uma conclusão quem sabe épica (?), ao passo que terminou "real" e me questiono se esse não foi a propositalmente o conceito, visto que, não, nem todos os problemas seriam resolvidos num passe de mágica e ainda há muito trabalho a ser feito, mais muito trabalho.
É difícil não relembrar da conversa que Hoa e Nassun tem no topo da torre sobre o futuro dos orogenes e a sugestão de que ela agora é a responsável na construção desse novo mundo. E de que possivelmente ela "deverá forçar as pessoas a serem descentes umas com as outra", considerando que apenas "a metodologia é o problema".
Nunca vi um fardo tão pesado quanto as montanhas, repousar nos ombros de uma criança (que há tempos deixou de ser criança).

Mas ainda assim, ansiava por um final mais significativo.

3. Neste livro todas as perguntas e dúvidas são respondidas, a trama se desenvolve entre os fios da urdidura e nenhum ponto é deixado de fora. Apesar dos personagens serem bem desenvolvido - principalmente Alabaster e Nassun (em minha opinião) -, não consegui me ligar a nenhum, pouco me importava se vivessem ou morressem. Todavia, simpatizei muito com Hoa e Alabaster.

4. A trilogia é cheia de assuntos delicados e importantíssimos a serem vistos e discutidos, e é claro, o tema racismo é o mais pungente, com todos os seus desdobramentos até o genocídio.
Os livros desembocam ao sofrimento e com ele ao ódio, a fúria e a inquietação. Todas as gerações, até onde se pode entender – naquele mundo e no nosso (?)-, sofreram e continuarão sofrendo de certo modo, até que a mudança se torne real, até que a justiça ocorra.

5. N. K. Jemisin é maravilhosa e não é de se admirar que tenha ganhado o Hugo Awards três vezes com esta trilogia. O que é de se questionar é fato de ela ter sido a primeira pessoa negra a ganha um Hugo de Melhor Livro, entendem?
Nas últimas páginas de O Céu de Pedra há uma Nota Editorial e o Discurso de N.K. Jemisin da cerimônia de premiação do Hugo de 2018, não deixem de ler.

6. Conclusão:
Com certeza outras pessoas fizeram resenhas e analises criticas e pomposas considerando cada ponto do livro e não seria para menos! Se dispusesse de tempo, diligentemente de me daria o trabalho, mas isso não vem ao caso (apesar de este ter sido o primeiro livro/série do qual eu gostaria de me dedicar a falar sobre até os mínimos detalhes). O que é conveniente para você e para mim saber agora é, se o livro é bom. E minha resposta é: sim, o livro, a trilogia é bárbara e impecável.

Leiam, leiam, leiam, leiam, leiam.

Dei 5 estrelas para A Quinta Estação
4 Estrelas para o Portão do Obelisco.
E também 4 para O Céu de Pedra.

Porém, considerando a série em totalidade com este último volume, dou 5 estrelas e daria mais se fosse possível. Este não é o tipo de história que se esqueça facilmente e pode apostar que vez ou outra você se voltará para ela.

Leiam, A Terra Partida!

Tamara 12/02/2023

Sobre a trilogia inteira:
Quando eu terminei de ler o livro 1 da Trilogia Terra Partida (A quinta estação), da NK Jemisin, eu pensei: é isso, é por isso que eu gosto de ler. É pra descobrir esse universo que só um autor excelente pode imaginar e contar. É pra esse final, esse encaixe completo de uma história perfeitamente pensada e escrita - é isso que eu amo na literatura.

Hoje, quando eu terminei o último livro da trilogia, eu pensei: bom, é por isso que eu amo ser mulher negra. Porque só a gente pode viver as coisas que a gente vive e contar as coisas que a gente conta. Só a gente consegue realizar o que a gente realiza.

Sim, eu acho que mulheres negras são superiores.

Mas eu não achava isso até bem pouco tempo atrás. Foi através da leitura de mulheres negras que meu mundo expandiu. Que eu descobri sobre racismo, colonialismo, opressão. Eu não entendia de nada disso e eu queria que tivesse uma NK Jemisin quando eu estava crescendo para me mostrar o bê-á-bá de todos esses temas de forma tão simples, mas tão absurdamente inovador e delicado como ela faz aqui.

Na trilogia estamos em um mundo fictício - Quietude - e acompanhamos uma raça de humanos que se diferencia dos outros pelo uso da magia - os orogenes. Essa raça de humanos é explorada com o intuito de prover a "segurança" de todos que habitam a Quietude, mas, ao mesmo tempo, é desumanizada e temida; os não orogenes - quietos - são ensinados que é perigoso ficar perto dos orogenes, que eles tem que ser rechaçados a todo momento, que eles não são normais, aliás, nem humanos eles são. Te lembra algo? Parece com algo do nosso mundinho aqui? Poisé.

Uma civilização inteira construída na base da exploração do trabalho, da aniquilação de culturas, da colonização de massas, da completa barbárie. Um mundo que desapareceu com a lua e que, agora, tem que enfrentar a revolta da Mãe Terra que, de tempos em tempos, decide tentar extinguir a humanidade. No fim do terceiro livro, você pensa se seria tão ruim assim a Terra ganhar essa guerra. Será que a humanidade realmente merece mais tempo por aqui?!

Eu sempre questionei muito como que povos que tiveram sua cultura, seus antepassados, suas vivências, seus nomes, sua humanidade completamente destruídos continuam sobrevivendo. Qual é esse ímpeto que nos leva a continuar respirando mesmo diante de todas essas barreiras? O que leva pessoas continuarem se reproduzindo e deixando descendentes nesse mundo tão desonesto, desigual, violento, assustador?

Não posso dizer que ao final da trilogia encontrei respostas para essas minhas dúvidas, mas consegui aceitar um pouco da motivação humana de continuar existindo mesmo diante de tanta adversidade. Orogenes continuarão se reproduzindo e povoando a terra. Nós continuaremos por aqui.

****

Terra partida e As crônicas de gelo e fogo

Postei um vídeo no meu tiktok dias desses falando sobre como a NK Jemisin consegue escrever um livro de fantasia sobre colonialismo de forma tão realista e sem romantizar os colonizados. A trilogia é uma aula para quem ainda não entendeu o quanto o colonialismo é um poder destruidor de culturas e povos. Falei também que acho que George Martin nas Crônicas de Gelo e Fogo faz o contrário da NK: ele tem uma tendência a glamourizar uma família de colonizadores.

Continuo adorando as Crônicas de Gelo e Fogo e acho que o George faz um trabalho incrível em outros temas na série, mas é evidente a diferença entre uma autora negra contando uma história de colonização e um autor branco contando uma história de colonização. Por isso a importância de diversificar as referências, hein pessoal!! Você pode ler de tudo, mas talvez a tua fonte seja sempre a mesma. Não tem como ampliar a visão se a gente continua consumindo do mesmo gênero, da mesma raça, da mesma língua again and again.

site: elozorai.blogspot.com

Thais.Silvestre 28/01/2023

Uma das melhores séries de fantasia. Amei demais.
História geo-apocalíptica futuro-medievo incrível!!!

Oziryon 21/01/2023

A melhor ficção
Essa trilogia me pegou em diversos pontos: as habilidades, o mundo, a organização das cidades, os preconceitos claramente baseados nos preconceito do nosso mundo, a relação entre os personagens, os proprios personagens e suas caracteristas próprias, tudo nesses livros é impecável.
Com toda certeza foi e é serie de ficção/ fantasia mais bem escrita que ja li, a complexidade inicial foi uma certa dificuldade, mas no 2° e 3° livro fica muito mais simples de entender.
De longe o que eu mais gostei nessa historia é os misterios e segredos, principalmente da forma que eles foram apresentados e explicados, na qual voce mesmo tem que ler e tirar suas próprias conclusões, 90% delea sao explicados, mas no fim ainda fica alguns pontos meio abertos e isso para mim é perfeito.
Super recomendo a leitura.

"Eu a tranformei em mim. Que a Terra nos coma, eu a tranformei em mim."

carvalhoamd 19/01/2023

Então?
O primeiro continua sendo meu favorito, o jeito q as histórias se ligam e vc entende o plot é muito bom, mas confesso que talvez precise ler todos no futuro pois em muitas coisas não consegui captar a mensagem que a autora quis passar, ou talvez apenas não seja uma história pra mim. Mas valeu a experiência e que venham outros livros da N. K que funcionem pra mim

GG 17/01/2023

IMPACTADAH
Um livro que manteve a qualidade dos dois primeiros volumes e veio pra fechar o ciclo dando todas as respostas necessárias.

É a mistura perfeita de fantasia e ficção especulativa.

A trilogia é toda agridoce, com uma riqueza de temas gigante, de uma criatividade invejável e cada plot paralelo teve uma utilidade e foi se mesclando com o central, criando um texto maravilhoso.

O encerramento foi extremamente satisfatório. É bem verdade que embarguei a voz e tive aquele nó na garganta em vários momentos...ai, como valeu a pena.

Sem sombra de duvidas é uma das melhores trilogias de fantasia/sci-fi da atualidade. Que o digam os 3 anos e seguidos ganhando o Hugo Awards de melhor livro.

NK Jemisin rainha, o resto nadinha.

Natalia 04/01/2023

Ambicioso e surpreendente!
Um milhão de coisas aconteceram nesse final, e todas foram chocantes e bem colocadas. Eu fiquei meio perdida e entediada com algumas explicações, mas ficou claro que tudo tinha o motivo. As melhores partes do livro foram as interações pessoais entre os personagens, principalmente entre o Hoa e a Essun.

Fabricia 04/01/2023

Revolucionário
Essa série de livros foi uma surpresa pra mim em em um período que eu precisava ouvir palavras de força e de coragem. Vivemos nos últimos anos períodos muito sombrios, a terra partida fala sobre humanidade, força, identidade, preconceito, maternidade, medo, justiça social, colonização, meio ambiente, capitalismo, coisas que precisam ser ditas e escancaradas. Fala sobre a importância da história, da memória, de lembrar das falhas que cometemos no passado para que nao possamos repeti-las. São tantos tantos temas importantes que foram traduzidos nessa obra de forma tão incrível que fica fácil pra mim falar que é uma das minha obras preferidas da vida toda.
Eu só tenho muito a agradecer a N.K Jemisin.

Sarah 26/12/2022

Eu não sei bem como descrever esse livro. Avassalador. Apenas.
No início não tinha percebido, mas quando finalmente me dei conta, as analogias que a autora faz me quebraram.
O último capítulo me deixou muito emocionada.
A nota editorial e o discurso da autora colecionados ao final também fecharam com chave de ouro!
Essa leitura é uma experiência completa! Um universo que merece MUITO hype! Quero adaptação de série, filme e tudo o que tiver direito!!!!

Diego 26/12/2022

Um final digno para essa trilogia fantástica. Fantasia com crítica social, que nos faz pensar, refletir...
Recomendo fortemente essa leitura

Adriana 26/12/2022

Fechamento
As pontas soltas são fechadas, tudo explicado
factível, dentro do esperado.
Final .....vale a pena

Gu Vaz 24/12/2022

Potente e monumental!
Uma história acima de tudo sobre o amor de uma mãe e de uma filha em um mundo que nunca nutre, mas sempre consome; um mundo que também é constantemente estilhaçado com a indiferença daqueles que se alimentam de toda sua energia vital, e de uma relação que poderia ser harmônica vem a destruição total.
N.K. Jemisin simplesmente arrebata o leitor com sua construção de mundo e principalmente a relação humana, o amor que continua a perpetuar mesmo quando se perde tudo de novo e de novo, de maneiras diferentes e mais dolorosas.
A trilogia da terra partida é uma das melhores histórias que já tive o prazer de ler, é revigorante, angustiante, enternecedora e potente. Cada aspecto social vibra com sua importância; a perseguição étnica, invizibilização, escravização, genocídio, eugenia.
A escrita de Jemisin é tão urgente e necessária!!

Matheus1028 16/12/2022

Adeus Essun
Nunca é fácil se despedir de personagens que passaram dias com você, de um mundo do qual você conheceu cada detalhe, cada história, de cada momento que você presenciou como expectador. Não é fácil. Ainda mais quando a saga se tornou uma das suas favoritas...

Estava muito ansioso pela conclusão dessa trilogia e não fiquei nem um pouco decepcionado. Tudo foi explicado direitinho, ao meu ver não ficou nenhuma ponta solta. Foi muito legal saber como realmente tudo se originou, a origem dos comedores de pedra, como o mundo acabou e começou mais uma vez. A conexão entre os comedores de pedra e as pessoas que eles "escolhem como protegidos.".

Em alguns momentos a construção do mundo, o modo como foi narrado, se mostrou cansativo e até difícil de entender, por isso não vou dar 5 estrelas (e porque na minha opinião esse volume não se equipara ao primeiro da saga). Mas fora isso, é tudo muito bem construído, os personagens continuam cativantes, a história, o enredo.. E aquele final.. Aquele final foi simplesmente fantástico, li a última frase do livro emocionado!

Deixarão saudades. Até mais Quietude...

Henrique 15/12/2022

O Céu de Pedra
Último livro da trilogia a quinta estação e confesso que esse livro foi muito cansativo na maior parte dele ficando repetindo a mesma coisa desde o capítulo 1 até o final do livro prometendo o tão aguardado encontro e quando ele acontece não achei nada demais e no fim parecia que a autora ia seguir por um caminho mas voltou atrás e não teve coragem de fazer e isso me desanimou um pouco. Achei um bom livro e dei 3 estrelas pq a a história até é boa mais poderia ter mais ação em alguns momentos para não ficar tão parado e ficar cansativo e eu acho que o que essa trilogia como todos não é todo esse hype que falam lá fora.