O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

luizaegidio 25/07/2022

Extraí pouca coisa da história
Não sei se é a escrita da autora ou minha atenção que não foi suficiente para entender a história, mas extraí pouco dessa história. Os pontos de vistas em excesso me deixaram confusa e quantidade de personagens que iam surgindo ao longo da narrativa também. Talvez esse livro precise de uma releitura para poder entendê-lo melhor, mas isso é coisa que não pretendo fazer.

Ralibô 22/07/2022

Premiado
Se você chegou até esse terceiro livro, você sabe, vale cada página. Terminei o livro e fiquei admirando essa obra fantástica. É denso, emocionante e muito revelador. Fiquei pensando que cabecinha intensa e linda dessa mulher. Não há um herói que não tenha seu lado obscuro e nenhum vilão sem o seu lado, tive vontade de várias vezes de estrangular os protagonista e outras queria por no colo. Amei de mais.

olirodrigues 22/07/2022

Nunca fiquei tão triste com o término de um livro
Não tenho palavras para descrever o que está trilogia me fez sentir. É uma história singular, feita para mexer com o nosso interior. É uma escrita estanha, mas que você acaba se acostumando (até mesmo gostando). Amei e odiei os personagens, senti as suas emoções, torci por eles. Terminei o livro com o coração cheio, mas pesado pela tristeza de ter acabado.

Angelita 13/07/2022

Associação de proteção aos comedores de pedra (e Essun)
"Quando dizemos que 'o mundo acabou', lembre-se: normalmente é mentira. O planeta está bem."

Após compreendermos e o portão do obelisco o que aconteceu para que a quietude passasse por estações tão violentas, acompanhamos no terceiro livro da trilogia da terra partida os esforços de Essun e Nassun para recuperarem a filha perdida do pai terra, a lua.
Porém Essun está muito longe de Nassun, e a mais jovem descobre em si o poder de domar os obeliscos e abrir o portão do obelisco, mas não para dar uma chance para a humanidade se reestruturar, mas para destruir tudo de vez.
Acompanhamos a saga de Essun em tentar de alguma forma recuperar a humanidade de sua filha e nesta obra podemos ter mais vislumbres sobre as criaturas exóticas e que preenchem o imaginário das pessoas da Quietude, os comedores de pedra. Quem são? De onde surgiram?
Devo dizer que se eu já tinha ficado interessada pela história da quietude e dos Orogenes antes, em céu de pedra temos a origem de tudo e é encantador poder ver o que desencadeou as estações, em como os comedores de pedra se tornaram o que se tornaram. O ritmo final da obra é uma explosão e paz após a tempestade. Tal qual sua inspiração Octavia Butler, N. K. Jemisin entrega uma finalização que é aberta à interpretação, podendo ser agridoce para quem esperava final feliz de uma obra de ficção distópica, mas entregando tudo e muito mais para enriquecer o mundo da literatura.

Thiago.Moreira 06/07/2022

E assim acaba.. pela última vez
Curti bastante a trilogia, o final entre Essun e Nassun é simplesmente épico. A leitura foi um pouco arrastada em alguns momentos, entretanto, curti bastante a jornada pela quietude.

Mialle @mialleverso 05/07/2022

majestoso
Essa resenha está atrasadíssima já que não consigo me forçar a escrever algo coerente sobre o final da trilogia da Terra Partida. Eu ainda estou sem saber direito o que escrever, vou tentar fazer sentido e sem spoilers.

Céu de Pedra é aquela conclusão épica que dá medo de dar errado. Eu temi muito quando comecei a ler, A Quinta Estação e O Portão do Obelisco foram impecáveis, muita coisa foi criada, muita tensão foi construída, muita coisa precisando de uma explicação e o medo de Jemisin não conseguir.

Tive pouca fé, mas meus medos não foram concretizados. Jemisin entregou uma obra que encerra a história de Essun com maestria. E foi incrível e definitivamente é uma das melhores obras que já li.

O desenvolvimento dos personagens, suas escolhas e suas vidas foram direcionados muito bem para a conclusão da história. Eu fiquei sem palavras por vários dias sem saber como lidar com tudo o que tinha acontecido.

Mesmo assim, acredito que O Céu de Pedra é o menos maravilhoso dos três livros. Ele precisa parar algumas vezes enquanto conta duas histórias distantes para o fechamento e uma delas foi um pouco difícil de acompanhar, mas isso realmente mal é uma crítica. Dos três, acho que o ritmo do Céu de Pedra é o que flui menos enquanto você lê, mas o final está bem ali e não dá para parar de ler.

No meu ranking, Jemisin é definitivamente uma das melhores autoras vivas no momento e a trilogia A Terra Partida é um trabalho espetacular.

Emanuel 16/06/2022

um bom encerramento (mas decepcionante)
Dei 5 estrelas porque esse livro é muito bom mesmo, mas tem problemas. É melhor que o segundo, mas definitivamente é inferior ao primeiro.

Acredito que a história se perdeu na criação de conceitos. O mundo é bem construído, mas em diversos momentos você precisa fingir que entendeu a explicação que foi dada pra continuar a história porque se tentar entender nas minúcias vai se decepcionar (e se perder).

Entendo que ocorreu uma explicação muito complexa para conceitos que na realidade são bem simples. Principalmente nos capítulos entitulados "Syl Anagist", tudo o que acontece fica muito turvo na cabeça porque as coisas estão simplesmente acontecendo, quer você entenda, quer não. Há a justificativa de que "isso é assim porque é magia", mas é uma magia muito superficial.

Enquanto a orogenia foi desenvolvida e destrinchada à exaustão, a magia é um fenômeno até "bobinho" e que não foge construção genérica de magia que existe em outras obras. Acredito que se recebesse outro nome seria melhor, porque não existiria nenhum parâmetro comparativo. Essa observação é importante porque a magia é mais relevante para tudo o que acontece e aconteceu mais do que a própria orogenia.

É decepcionante pensar que uma obra tão original e complexa se encerra recorrendo a conceitos corriqueiros (que foram complexificados sem necessidade) e que de certa forma, são estranhos à proposta trazida no primeiro livro.

Tenho mais coisa pra falar, mas aí teria que recorrer a spoilers e escrever muito kkkkkk (enfim n quero escrever muito e nem dar spoilers)

Paula 06/06/2022

Gente! Espetacular!
Essa trilogia é fantástica! Complexa, triste, inteligente. Fala sobre a humanidade, sobre o preconceito, sobre a violência, sobre o amor. Tudo isso de um jeito absolutamente doido! Alucinante! Preciso de mais livros dessa autora!

Nathy 05/06/2022

O último livro e o fechamento mais que incrível que essa trilogia merecia!

A Lua está chegando e nos encaminhando pra salvação ou a total destruição de Quietude. Mãe de um lado, filha do outro. Essun e Nassun em lugares opostos, mas convergindo para um ponto em comum, só não com os mesmos objetivos. Enquanto Hoa nos leva pelo presente, nos conta também a história do seu passado, dos comedores de pedra e da civilização que existia ali antes.

Desde o começo, já dá pra perceber que ele é um pouco mais lento do que os outros dois da trilogia. Mas o desenvolvimento da história vai se dando de um jeito que você não sabe muito bem como vai acabar, só sabe que pode ou dar muito ruim ou dar MUITO ruim.

As personagens também ganham uma carga maior de responsabilidades, então vemos o crescimento e as escolhas que vão as levando. É uma história sobre jornada e caminhos, com grande emoções e grandes mudanças internas.

Nesse último livro, temos todas as pontas amarradas, tudo explicado e nada deixado de lado. Tudo tem sua finalização ou explicação e você não vai terminar a leitura com a sensação de algo deixado em aberto.

Foi um livro que eu demorei de mais pra ler por medo do fim. (???) Eu não queria que acabasse já que essa trilogia se tornou um xodózinho no meu coração!

O mundo criado pela autora é simplesmente espetacular, com seus seres e seus problemas tão perto dos nossos.
Essas críticas são cirúrgicas e super mascaradas dentro da história, fazendo a gente pensar sobre.

N. K. Jemisin é uma escritora mais que fantástica e que deveria ser lida por TODO MUNDO! Leiam N. K. Jemisin!!

Maisa @porqueleio 20/05/2022

Resenha / O céu de pedra /@porqueleio
Terceiro livro da trilogia, portanto pode ter spoiler dos livros anteriores.

Estamos em Quietude, um mundo instável, cujos eventos sísmicos levam ao caos de tempos em tempos. Os seres humanos têm dificuldade de lidar com isso, mas são resilientes, e contam – ainda que contrariados, com os orogênes, humanos com habilidade sobre a geologia, e que podem amenizar os possíveis desastres. Bom, mas foi um orogêne que desencadeou o fim do mundo...

Mais uma vez, temos capítulos intercalando os acontecimentos envolvendo Essum, que acordou do coma após a destruição de Castrima, e Nassum, que compreende como nenhum outro a orogenia e a magia que corre em suas veias, e nos veios do pai terra.

Além das duas protagonistas, também teremos inserções que nos ajudarão a compreender Hoa e os comedores de pedra. Desde o livro anterior, foi possível perceber que Hoa era o narrador e, ao chegar ao final de O Céu de Pedra, descobrimos o motivo da narração.

E é quando a magia da estória da Jemisin se revela: Quietude já foi Syl Anagist, uma sociedade com tecnologia avançada, que explorou a terra até o limite. Mas, o pai Terra resolve revidar, e começa uma guerra milenar, que criou os guardiões, comedores de pedra e os orogenes. A origem disso tudo se deu através da exploração da terra e de pessoas...

“Mas, para uma sociedade construída com base na exploração, não existe ameaça maior do que não restar mais ninguém para oprimir.”

E assim finalizou a saga de Essun, Alabaster, Nassun, Hoa e muitos outros, que me deixou com um aperto no coração e muitas saudades. Uma conclusão agridoce, com uma maestria de deixar sem palavras!

Eita, espere... o fim do livro trouxe o discurso da autora na cerimônia de premiação do Hugo Awards – leitura obrigatória, quando a autora menciona a tentativa de atrapalhar o brilho de uma mulher preta escrevendo ficção científica. Não passarão...

site: https://www.instagram.com/p/CdOipw4rvSc/

Debs @DeboraMaryn 04/05/2022

Eu tive bastante dificuldade em entender muita coisa dessa história, no geral. Nada nessa trilogia me cativou e achei que nem iria conseguir terminar.

Ju 04/05/2022

Enfim o fim, ou apenas o começo?
Como é o terceiro livro da trilogia, vou me atentar as minhas percepções e sentimentos durante a leitura para não dar spoiler.

Gosto muito de fantasia principalmente se tiver romance no meio, mas ficção científica é algo novo para mim.
Demorei quase 1 mês para ler apenas esse livro, sem leituras em paralelo, apenas ele mesmo, imagino que seja por essa não familiaridade com a ficção científica. Mas apesar disso eu gostei muito da história. (*se você gosta de fantasia e ficção-científica esse livro é para você!).

Gostei da escrita e da forma que a autora constrói a narrativa, da forma com que ela vai deixando as explicações no meio da história e vamos conectando as coisas enquanto vamos lendo os livros.

O final foi lindo. Uma obra de arte.

Como minha zona de conforto ser os romances e por não ter me trago a sensação de favorito (para mim o livro 5estrelas e favorito tem que me gerar sensações especiais, esse livro não me trouxe essas sensações, por isso não foi um 5 estrelas).