O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Let 16/08/2022

Decepcionante
Não sei se foi só eu, se eu li errado, se eu não entendi o suficiente da história e do mundo, mas não gostei tanto do final.
Não posso negar que é uma história mto boa, diferente dos livros de fantasia "normal" que vemos por aí, mas a que custo?
De novo tive problemas com a narrativa que é extremamente devagar, teve várias coisas que eu não entendi e que não foram explicadas o suficiente, o final não acho que foi digno de todo o suspense que foi criado, a escrita não é de toda ruim, realmente me deixou curiosa e etc, mas não gostei tanto assim.
Pra mim só o primeiro livro da trilogia foi bom o bastante para uma nota realmente boa.
Teve muitas coisas desnecessárias e mal explicadas.
Esperava mais, poderia ter sido muito melhor.

Isa 18/08/2022

O céu de pedra
Último livro da trilogia e, para mim, o melhor deles. Essun e Nassun (mãe e filha) seguem suas jornadas separadas, cada uma ultrapassando desafios e medos e evoluindo cada vez mais. Conhecemos mais a fundo sobre os comedores de pedra, como e porquê foram criados milênios atrás. Desembarcamos em Garantia, terra dos Guardiões, onde fica localizado Ponto Central e também onde Essun e Nassun se reencontram para tentar concluir a missão em busca de um mundo melhor.
Sinceramente esse último livro, com um ótimo desfecho emocionante, me fez gostar mais dos livros anteriores. É uma série de ficção científica e fantástica densa mas muito bem escrita, não foi a toa que cada livro recebeu o prêmio Hugo Awards. Quem gosta de FC tem que ler essa série.

Leticia 30/08/2022

Fiquei feliz com o final
Eu sofri bastante, é um livro em que a ficção esta apenas no enredo. Porque os conflitos dos personagens são muitos fortes e reais. Po menos foi assim pra mim.
A mensagem que ficou é que a gente PRECISA acordar antes que a terra expulse a gente ? porque a gente só faz M, se divide e se desrespeita.

Eu vou ficar com saudade de você, você contou essa historia pra gente e fiquei feliz que teve seu bom final.Um bj H.

Lanny 26/10/2022

Precisa fazer sentido
Eu acho que, pra uma história ganhar o leitor, ela deve fazer sentido. A gente tem que entender o que tá acontecendo ali.

Então, aqui vai meus parabéns a todas as pessoas que deram 4, 5 estrelas a esse livro, dizendo que é uma obra de arte. Eu quero acreditar que a nota significa que vocês entenderam a mensagem. Eu já não tive essa capacidade. Só achei tudo chato, confuso e totalmente descabido.

Conde André 07/11/2022

Pelas deusas, uma das melhores sequências já lidas. Que história fascinante e que escrita primorosa! Nossa, uma das melhores e diferentes coisas que já li!!!!

Nath @biscoito.esperto 07/11/2022

"Para uma sociedade construída com base na exploração, não existe ameaça maior do que não restar ninguém mais para oprimir".
"O céu de pedra" é uma das melhores conclusões de saga literária que eu já li na vida. A história se torna tão GRANDE, o universo se expande tanto no tempo quanto no espaço. Conhecemos as origens deste planeta assolado por desastres naturais, e através do passado entendemos seu futuro. Os acontecimentos deste livro afetam os personagens, mas também afetam todo o planeta, até a galáxia.

É verdade que esta trilogia é sobre um povo sobrevivendo ao apocalipse e tentando compreender a história e a ciência do seu universo. No entanto, para mim, os temas sobre família (que encontramos e criamos para nós) e da maternidade são os mais importantes destes livros. Quase todas as perguntas que eu tinha foram respondidas, e aquilo que permaneceu desconhecido irá me assombrar por muito tempo.

Este livro é um dos melhores livros de fantasia e ficção científica que eu já li na vida, e é o melhor livro que eu li em 2022. Como estamos em novembro, me sinto confortável para bater o martelo.

A quinta estação: 4,5 ⭐️

O portão do obelisco: 4 ⭐️

O céu de pedra: 5 ⭐️

"Somos os monstros que eles criaram e mais, mas, na morte, seremos o tipo de monstro que queremos ser".

site: www.nathlambert.blogspot.com

Giordano.Bortolli 10/11/2022

Eu não sabia pra onde iriar o final do livro, e que final bom, alinhado com toda a história. Que trilogia perfeita ?? Essun, vc tem um lugar guardado no meu coração pra sempre ?

Robim 12/11/2022

O céu de pedra
Que jornada!!!! Infelizmente, sou incapaz de traduzir em palavras o que foi essa aventura. Que história, que escrita. Agora é fácil entender o porquê de todos os 3 livros serem premiados. Presenciar o fim do mundo diversas vezes não é fácil, ver como o ser humano trata seu "semelhante" me tocou demais, por saber que na vida real, muitas pessoas por serem "diferentes" são tratados tb de forma a ser menosprezado. Que viagem, obrigado N.K. seu livro me levou a lugares que eu nunca imaginei, o pai Terra é brabo, Essun vc é uma mãe maravilhosa...

Natália 13/11/2022

Um dia, um minuto ou mesmo uma eternidade...
Em "O Céu de Pedra" temos o desfecho do final do mundo, onde duas mulheres irão usar a tecnologia de uma civextinta aos seus propósitos.
Por um lado este livro respondeu muitas perguntas em aberto, principalmente sobre os comedores de pedra, Orogenes e esta Guerra, este foi o ponto alto para mim, porém alguns pontos da ficção científica me incomodaram e o grande final foi lento e previsível.
Valeu a pena para terminar a trilogia e entender mais sobre os comedores de pedra, mas pontos como o sistema de magia não conseguiram me prender.

Fernanda.Assis 19/11/2022

O que dizer sobre o último livro da trilogia a terra partida! Enfim chegamos ao final dessa jornada e que final meus amigos.
Com certeza essa é um história que vou reler, pois amei a história toda, sofri demais e tive várias descobertas, a N.K.Jemisin é foda demais, ela mereceu cada Hugo que ganhou com essa série!

Campos 28/11/2022

Não funcionou para mim
Olha primeiro tenho a destacar a escritora a história de vida dela e a representatividade são enormes, por isso é tão duro para mim dizer que não funcionou a trama para mim.
Não sei mas não consegui entrar na história, os personagens tinham pouca construção, você lê a apêndice e vê um universo rico, porém a história se fragmenta muito, sem construir os personagens de maneira que você se importe com eles. E as idas e vindas da trama para mim não são empolgantes. Para mim não funcionou talvez para quem está lendo isso sim.

Leilane 11/12/2022

Que final! Jemisin soube finalizar a trilogia de um jeito maravilhoso e sigo apaixonada pela escrita da autora. A dor, o sofrimento, a raiva das personagens por serem quem são e com o fim (ou fins) do mundo são evidentes de uma forma intensa. E amei a construção do universo ao longo dos três livros, cada um inserindo novas camadas, e O céu de pedra finalizando à altura de toda a história.

Henrique 15/12/2022

O Céu de Pedra
Último livro da trilogia a quinta estação e confesso que esse livro foi muito cansativo na maior parte dele ficando repetindo a mesma coisa desde o capítulo 1 até o final do livro prometendo o tão aguardado encontro e quando ele acontece não achei nada demais e no fim parecia que a autora ia seguir por um caminho mas voltou atrás e não teve coragem de fazer e isso me desanimou um pouco. Achei um bom livro e dei 3 estrelas pq a a história até é boa mais poderia ter mais ação em alguns momentos para não ficar tão parado e ficar cansativo e eu acho que o que essa trilogia como todos não é todo esse hype que falam lá fora.

Matheus1028 16/12/2022

Adeus Essun
Nunca é fácil se despedir de personagens que passaram dias com você, de um mundo do qual você conheceu cada detalhe, cada história, de cada momento que você presenciou como expectador. Não é fácil. Ainda mais quando a saga se tornou uma das suas favoritas...

Estava muito ansioso pela conclusão dessa trilogia e não fiquei nem um pouco decepcionado. Tudo foi explicado direitinho, ao meu ver não ficou nenhuma ponta solta. Foi muito legal saber como realmente tudo se originou, a origem dos comedores de pedra, como o mundo acabou e começou mais uma vez. A conexão entre os comedores de pedra e as pessoas que eles "escolhem como protegidos.".

Em alguns momentos a construção do mundo, o modo como foi narrado, se mostrou cansativo e até difícil de entender, por isso não vou dar 5 estrelas (e porque na minha opinião esse volume não se equipara ao primeiro da saga). Mas fora isso, é tudo muito bem construído, os personagens continuam cativantes, a história, o enredo.. E aquele final.. Aquele final foi simplesmente fantástico, li a última frase do livro emocionado!

Deixarão saudades. Até mais Quietude...