O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Wesley 24/04/2022

Uma conclusão digna
A Terra Partida é uma trilogia de fantasia e ficção científica absolutamente brilhante, única dentro do gênero. É inquestionável a importância de toda a gama de assuntos que NKJ aborda ao longo dos três livros: maternidade, amor, opressão, racismo, comportamento de sociedade. Que história completa, complexa, emocionante!

Como finalização, é mais um acerto, apesar de ter achado o livro mais lento de toda a trilogia. A primeira metade leva bastante tempo pra engatar a narrativa de fato. A segunda metade ainda sofre um pouco disso até começar a encaminhar as coisas que eram prometidas desde o início. Muitas coisas surpreendentes, Hoa um personagem brilhante e Essun uma protagonista que nós como leitores vamos amando mais e mais, com seus erros e acertos ao longo dos três livros. Já Nassun... Não sei se é exagero recorrer à suspensão de descrença pela trajetória da personagem desde o segundo livro, mas na falta da certeza, é o que temos. Se eu tivesse que apontar uma falha dentro de toda a trilogia, seria o seu desenvolvimento conveniente e que soa forçado em alguns momentos. Fora isso, que finalização!

A Terra Partida é aquela obra que chamamos de fundamental e obrigatória. Fascinante, brilhante, inovadora, revolucionária e emocionante. Leiam, só leiam!

Steh 16/08/2023

Dos 3, esse foi o livro mais fraco.
Não gostei da Nassun, então os povs dela foram arrastados para mim.
Mas me emocionei com Essun, com tudo o que ela ainda passou, com o que Alabaster passou, e isso fez o livro valer a pena.
A escrita dessa trilogia me lembrou bastante Mistborn (1 era), então fica aqui minha dica de leitura pra quem leu A Quinta Estação.

Angelita 13/07/2022

Associação de proteção aos comedores de pedra (e Essun)
"Quando dizemos que 'o mundo acabou', lembre-se: normalmente é mentira. O planeta está bem."

Após compreendermos e o portão do obelisco o que aconteceu para que a quietude passasse por estações tão violentas, acompanhamos no terceiro livro da trilogia da terra partida os esforços de Essun e Nassun para recuperarem a filha perdida do pai terra, a lua.
Porém Essun está muito longe de Nassun, e a mais jovem descobre em si o poder de domar os obeliscos e abrir o portão do obelisco, mas não para dar uma chance para a humanidade se reestruturar, mas para destruir tudo de vez.
Acompanhamos a saga de Essun em tentar de alguma forma recuperar a humanidade de sua filha e nesta obra podemos ter mais vislumbres sobre as criaturas exóticas e que preenchem o imaginário das pessoas da Quietude, os comedores de pedra. Quem são? De onde surgiram?
Devo dizer que se eu já tinha ficado interessada pela história da quietude e dos Orogenes antes, em céu de pedra temos a origem de tudo e é encantador poder ver o que desencadeou as estações, em como os comedores de pedra se tornaram o que se tornaram. O ritmo final da obra é uma explosão e paz após a tempestade. Tal qual sua inspiração Octavia Butler, N. K. Jemisin entrega uma finalização que é aberta à interpretação, podendo ser agridoce para quem esperava final feliz de uma obra de ficção distópica, mas entregando tudo e muito mais para enriquecer o mundo da literatura.

Monica Sobrinho 30/07/2022

Esse livro final foi intenso. A autora conseguiu me prender do início ao fim. Fiquei ansiosa para saber como a série iria terminar e foi surpreendente.

Body 10/04/2020

Tem um final aceitável. Tem algumas partes do livro meio desnecessárias

Giuliane.Souza 13/07/2020

Ah terra cruel!
Puta merda que final maravilhoso.. é pra aplaudir de pé. Toda essa trilogia é uma obra prima ??

Bruna - @libros.et.libri 23/02/2021

É assim que o mundo termina. Pela última vez.
O Céu de Pedra de N.K. Jemisin, encerra a trilogia da Terra Partida, publicada pela editora Morro Branco.

É assim que o mundo termina. Pela última vez.

Aqui acompanhamos o final da jornada de Nassun, Essun e seus companheiros.

Ambas tiveram suas histórias alteradas pelo preconceito dos quietos em relação aos orogenes. A percepção que cada uma teve desses acontecimentos e o impacto que cada uma delas sofreu as impulsiona a ficarem de lados opostos na guerra travada há centenas de anos entre o Pai Terra e os comedores de Pedra.

Essa é uma séria ímpar, que precisa ser lida. Fazia muito tempo que eu não encontrava uma fantasia dessa magnitude. Os personagens tem várias camadas, que são desvendadas ao longo do tempo, fazendo com que a gente se afeiçoe a eles, e sinta saudades ao finalizar a trilogia.

Os ambientes e as mudanças climáticas derivadas da estação são ricamente detalhadas, o que é outro diferencial do livro, pois muitas histórias falam sobre o fim do mundo, mas nessa mostra as alterações no nosso planeta e a adaptação dos seres humanos à nova realidade.

O final da trilogia foi incrível, fechando com chave de ouro, N.K. Jemisin manteve a sagacidade e o brilhantismo ao longo de toda a trajetória.

Depois dessa trilogia estou louca pelos próximos lançamentos dessa autora.

site: @LIBROS.ET.LIBRI

Priscila.Freitas 15/08/2021

Um final digno da grandeza desta série. Nunca li nada parecido com essa história e estou empolgada para conhecer os novos lançamento da autora. Indico muita a leitura dessa trilogia que além de ser muito original, é umas das melhores histórias que li nos últimos tempos. A reflexão sobre temas como preconceito , racismo, machismo vale muito a pena , a literatura é uma das mais belas formas de resistência e transformação.

Fernanda 14/04/2022minha estante
Nassun não abriu o portão ali. Ela usou o safira. Foi no mesmo momento q Esssun usava o portão pra matar rennanis.

A questão dis guardiões é simples. Não se pode fazer nada com orogenia contra eles. E fulcro nunca deixava um orogene chegar perto da magia. Essun só foi compreender magia junto com Alabaster em Castrima... somente com magia dá pra vencer um guardião, não com orogenia. Pq eles anulam orogenia.

Macartiney 15/04/2022minha estante
Huuumm, tá exclarecido agora. Obg Ymei,

Mary 05/02/2022

Eu sou ela, ela sou eu
Que história magnífica.
A N.K deu tudo dela nesse livro.
Eu senti de verdade tudo!!!! Cada emoção, cada acontecimento. A maneira como ela conseguiu me colocar dentro da história, foi incrível demais!!!
Eu não tenho nem palavras pra descrever a perfeição dessa obra.
Eu só quero chorar nesse momento.
Obrigada por esse livro N.K

Mialle @mialleverso 05/07/2022

majestoso
Essa resenha está atrasadíssima já que não consigo me forçar a escrever algo coerente sobre o final da trilogia da Terra Partida. Eu ainda estou sem saber direito o que escrever, vou tentar fazer sentido e sem spoilers.

Céu de Pedra é aquela conclusão épica que dá medo de dar errado. Eu temi muito quando comecei a ler, A Quinta Estação e O Portão do Obelisco foram impecáveis, muita coisa foi criada, muita tensão foi construída, muita coisa precisando de uma explicação e o medo de Jemisin não conseguir.

Tive pouca fé, mas meus medos não foram concretizados. Jemisin entregou uma obra que encerra a história de Essun com maestria. E foi incrível e definitivamente é uma das melhores obras que já li.

O desenvolvimento dos personagens, suas escolhas e suas vidas foram direcionados muito bem para a conclusão da história. Eu fiquei sem palavras por vários dias sem saber como lidar com tudo o que tinha acontecido.

Mesmo assim, acredito que O Céu de Pedra é o menos maravilhoso dos três livros. Ele precisa parar algumas vezes enquanto conta duas histórias distantes para o fechamento e uma delas foi um pouco difícil de acompanhar, mas isso realmente mal é uma crítica. Dos três, acho que o ritmo do Céu de Pedra é o que flui menos enquanto você lê, mas o final está bem ali e não dá para parar de ler.

No meu ranking, Jemisin é definitivamente uma das melhores autoras vivas no momento e a trilogia A Terra Partida é um trabalho espetacular.

olirodrigues 22/07/2022

Nunca fiquei tão triste com o término de um livro
Não tenho palavras para descrever o que está trilogia me fez sentir. É uma história singular, feita para mexer com o nosso interior. É uma escrita estanha, mas que você acaba se acostumando (até mesmo gostando). Amei e odiei os personagens, senti as suas emoções, torci por eles. Terminei o livro com o coração cheio, mas pesado pela tristeza de ter acabado.