O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Thais B 25/04/2021

A trilogia toda é muito bem construída do início ao fim e o livro três fecha de forma muito satisfatória.
O estilo de narrativa é uma das coisas mais geniais na escrita de Jemisin. O modo como o narrador dialoga com a história e com o leitor é estimulante, o arco interno dentro de cada capítulo é trabalhado de um jeito que poucos escritores conseguem fazer e a quebra ocasional da escrita em prosa tradicional é um extra que só reforça o estilo próprio da escritora.
Os personagens são igualmente bem trabalhados, cada um com sua história e personalidade, moldados de acordo com suas vivências nesse mundo brutal.
Gosto de como a história reinventa todo um gênero sem precisar se apoiar em clichês e em reproduções de elementos comuns. Tudo é muito único. Jemisin virou uma das autoras favoritas da vida.

Pedro Henrique 11/06/2021

Épico!
Que conclusão incrível de saga, minha gente! digna de apreciação coletiva hahaha. Nesse último volume, temos muitas respostas referente ao passado desse mundo onde se passa essa história, sobre civilizações que foram exploradoras e por último e não menos importante, o sentimentalismo do ser, seja ele humano ou não. Confesso que me emocionei muito com certas decisões que a autora resolveu optar por seguir, caminhos que nem sempre vão nos levar ao final feliz, mas sim ao que a história sempre se propôs a tratar, o verdadeiro instinto da humanidade. Essa história ainda vai ficar batucando na minha cabeça por um bom tempo, foi uma jornada muito querida e que espero guarda-lá sempre comigo.

Natalia 04/01/2023

Ambicioso e surpreendente!
Um milhão de coisas aconteceram nesse final, e todas foram chocantes e bem colocadas. Eu fiquei meio perdida e entediada com algumas explicações, mas ficou claro que tudo tinha o motivo. As melhores partes do livro foram as interações pessoais entre os personagens, principalmente entre o Hoa e a Essun.

Reinan.Barbosa 19/04/2021

Que final !!!!
Sinceramente não sei se vou suportar mais finais de séries desse nível, como me emocionei quando as respostas saltaram desse último livro, muito obrigado Deus por essa oportunidade !!!!

Moringan 20/02/2023

N. K. Jemisin é magistral.
1. Falando de um ponto de vista geral da trilogia: à medida que a leitura avança, em algum momento você vai sentindo falta de “alguma coisa”, que passa impressão de que há uma falha na história, uma escassez, uma ausência nesse então mundo fantástico. Vi diversos leitores relatando isso e não posso dizer que discordo. Há algo a mais que deveria ter, há algo a mais que não tem. Mas, posteriormente, esse é um sentimento que é substituído por outro assim que se fecha o livro, - seja para um intervalo ou porque o finalizou -, que é o de: "Uau, esse livro possui tudo!". E a medida que você entra em retrospecto, esse sentimento/analise se tornar mais latente, e por fim, oblitera por completa a ideia "de que algo está faltando".
Quando terminei A Quinta Estação (o volume 1 da trilogia), não me encontrei pensativa ou desesperada para a próxima parte, estava em um estado de "ok, vou continuar, não tem minha paixão, mas conquistou o meu interesse". Para então, semanas mais tardes começar a refletir sobre o mundo e assuntos abordados nesse livro...Ser uma ideia inédita, original, é fato. E logo, fui consumida nesse interim, de repente, precisava alucinadamente ler O Portão do Obelisco.
Já estava inteiramente rendida.

2. O Céu de Pedra cumpre com o anunciado, exceto o final, devo dizer. Esperava uma conclusão quem sabe épica (?), ao passo que terminou "real" e me questiono se esse não foi a propositalmente o conceito, visto que, não, nem todos os problemas seriam resolvidos num passe de mágica e ainda há muito trabalho a ser feito, mais muito trabalho.
É difícil não relembrar da conversa que Hoa e Nassun tem no topo da torre sobre o futuro dos orogenes e a sugestão de que ela agora é a responsável na construção desse novo mundo. E de que possivelmente ela "deverá forçar as pessoas a serem descentes umas com as outra", considerando que apenas "a metodologia é o problema".
Nunca vi um fardo tão pesado quanto as montanhas, repousar nos ombros de uma criança (que há tempos deixou de ser criança).

Mas ainda assim, ansiava por um final mais significativo.

3. Neste livro todas as perguntas e dúvidas são respondidas, a trama se desenvolve entre os fios da urdidura e nenhum ponto é deixado de fora. Apesar dos personagens serem bem desenvolvido - principalmente Alabaster e Nassun (em minha opinião) -, não consegui me ligar a nenhum, pouco me importava se vivessem ou morressem. Todavia, simpatizei muito com Hoa e Alabaster.

4. A trilogia é cheia de assuntos delicados e importantíssimos a serem vistos e discutidos, e é claro, o tema racismo é o mais pungente, com todos os seus desdobramentos até o genocídio.
Os livros desembocam ao sofrimento e com ele ao ódio, a fúria e a inquietação. Todas as gerações, até onde se pode entender – naquele mundo e no nosso (?)-, sofreram e continuarão sofrendo de certo modo, até que a mudança se torne real, até que a justiça ocorra.

5. N. K. Jemisin é maravilhosa e não é de se admirar que tenha ganhado o Hugo Awards três vezes com esta trilogia. O que é de se questionar é fato de ela ter sido a primeira pessoa negra a ganha um Hugo de Melhor Livro, entendem?
Nas últimas páginas de O Céu de Pedra há uma Nota Editorial e o Discurso de N.K. Jemisin da cerimônia de premiação do Hugo de 2018, não deixem de ler.

6. Conclusão:
Com certeza outras pessoas fizeram resenhas e analises criticas e pomposas considerando cada ponto do livro e não seria para menos! Se dispusesse de tempo, diligentemente de me daria o trabalho, mas isso não vem ao caso (apesar de este ter sido o primeiro livro/série do qual eu gostaria de me dedicar a falar sobre até os mínimos detalhes). O que é conveniente para você e para mim saber agora é, se o livro é bom. E minha resposta é: sim, o livro, a trilogia é bárbara e impecável.

Leiam, leiam, leiam, leiam, leiam.

Dei 5 estrelas para A Quinta Estação
4 Estrelas para o Portão do Obelisco.
E também 4 para O Céu de Pedra.

Porém, considerando a série em totalidade com este último volume, dou 5 estrelas e daria mais se fosse possível. Este não é o tipo de história que se esqueça facilmente e pode apostar que vez ou outra você se voltará para ela.

Leiam, A Terra Partida!

Vitu Nasuca 20/08/2021

Muitas pessoas por aqui podem, e fizeram, resenhas com muito mais propriedade sobre essa obra, e tudo que ela representa, em vários significados que essa palavra "representa" significa, então é só procura que as resenhas dessas pessoas para mais detalhes (eu indico as do Alec do um bookaholic)

Eu só queria deixa o comentário que essa é umas das leituras mais incríveis e fantásticas que eu já tive o oportunidade de ler, a forma como a Jemisin escreve, apresenta e conta as histórias é simplesmente impressionante, apaixonante e de tira o folego, meus favorito da vida.

Karen 16/07/2023

Acho que é a fantasia com a melhor e mais interessante construção de mundo que já li. eu só gostaria que os personagens tivessem me cativado mais. real só consegui me importar com o alabaster, a essun e o hoa.

Monica Sobrinho 30/07/2022

Esse livro final foi intenso. A autora conseguiu me prender do início ao fim. Fiquei ansiosa para saber como a série iria terminar e foi surpreendente.

Rute 30/08/2023

Sinceramente é uma bo triologia que tinha tudo para dar certo no entanto nao consegui ligar a personagem principal
Gostei do final no entanto acho q deixou demasiado aberto, com demasiado detalhes que nao nos levam a lado nenhum

Diego 26/12/2022

Um final digno para essa trilogia fantástica. Fantasia com crítica social, que nos faz pensar, refletir...
Recomendo fortemente essa leitura

Fumiga 21/04/2023

É sempre um vazio qnd acabo um livro
Tô pensando tanto.
Ás vezes eu entendia tudo, às vezes n entendia nada, e n sei se isso é bom ou ruim. Só sei que eu amei cada crítica a nosso mundo.
Adorei como a maternidade foi retratada.
Mas ele é um poucooo arrastado, o final foi lindo, mas n oq eu espera.

Amei de coração, e essa mulher me ganhou.

Renata 13/09/2020

não tão incrível quantos os anteriores, mas bom
esse terceiro livro tem um ritmo mais lento do que 'o portão do obelisco'. tem menos ação e menos emoção comparados com os anteriores. o que impera aqui são as divagações internas de essun, nassun e hoa. os capítulos são alternados entre as narrativas deles três.

demorei pra terminar esse livro. e não porque eu estava com pena de chegar logo ao fim, mas porque a história não estava envolvente o bastante que me compelisse a continuar lendo. parei várias vezes. me forcei a continuar porque não queria deixar o livro inacabado.

acredito que se você chegou até aqui, é porque leu os dois livros anteriores. e quer saber como se encerra a saga. então vai ler esse livro de um jeito ou de outro. mas queria deixar registrado aqui que ele não é tão bom quanto os anteriores (na minha opinião).

mas uma verdade seja dita: o final é incrível. os últimos capítulos são simplesmente sensacionais. então continue em frente caso bata um desânimo no meio da leitura.

obs: recomendo ler a seção de agradecimentos da autora antes de começar a leitura do livro em si, porque lá ela explica como ela escreveu esse livro. o que ajuda a compreender um pouco melhor as emoções de essun e nassun nessa obra.

kk3thess 11/09/2020

Ser oprimido por uma sociedade que não lhe vê como nada além de uma ferramenta e crescer escutando que você é menos do que um ser humano. Saber que a morte, o fim é inevitável, mas não permitir que isso faça com que você desista da vida. Experimentar tanta dor, mortes e sofrimentos e ser capaz de seguir em frente.

No fim, a trilogia da Terra Partida não é sobre obeliscos, orogenia, magia, estações e tudo isso. Essa é apenas a superfície. Como O Céu de Pedra deixa claro, essa história é sobre persistir, insistir, não desistir e sempre tentar, mesmo quando tudo lhe diz para fazer o oposto. Um encerramento lindo e trágico para uma trilogia que já é um marco do gênero.

Steh 16/08/2023

Dos 3, esse foi o livro mais fraco.
Não gostei da Nassun, então os povs dela foram arrastados para mim.
Mas me emocionei com Essun, com tudo o que ela ainda passou, com o que Alabaster passou, e isso fez o livro valer a pena.
A escrita dessa trilogia me lembrou bastante Mistborn (1 era), então fica aqui minha dica de leitura pra quem leu A Quinta Estação.